CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a): Juliana
Turma: 6 e 7 anos
Disciplina: Eletiva – Contando
Histórias
Canal de resposta:
julianarod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: uma semana
Período de envio: 21/09 a 25/09
Material utilizado: Internet, caderno, caneta ou lápis.
Tarefas: 4 – Atividade do 3 bimestre
Análise de Texto e Interpretação
O homem e a galinha
Ruth Rocha
Era uma vez um homem que
tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
– Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
– Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até
sorvete. E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo todo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló… Muito
menos sorvete!
Vai que a mulher falou:
– É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
– Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim! – o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de
ouro.
Vai que o marido disse:
– Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer
milho.
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim. – respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava
um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o de-comer no
quintal!
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim – o marido falou.
Aí a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela.
Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a
pão-de-ló.
01 – O texto recebe o título de O homem e a galinha, por quê?
a) Porque eles são os
personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem x animal.
02 – O marido não queria tratar a galinha de forma especial para:
a) economizar dinheiro.
b) ganhar fama.
c) não acostumá-la mal.
d) não chamar atenção.
e) ser diferente.
03 – Na passagem “onde tratam dela a pão-de-ló”, a expressão destacada
significa:
a) desprezada.
b) infeliz.
c) humilhada.
d) bem tratada.
e) maltratada.
04 – A mulher tratava bem a galinha porque ela era:
a) comum.
b) diferente.
c) pequena.
d) velha.
e) grande.
05 – Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
e) hipocrisia
Orientações: Leia o texto antes de realizar as atividades, não precisa copiar o
texto no caderno, quem quiser imprimir e colar no caderno pode, mas não é
obrigatório;
- Colocar nome e série
ao enviar o e-mail com as perguntas ou respostas;
Observações:
- No caderno de Eletiva coloque a data da atividade a ser realizada e o
nome do texto;
- No caderno coloque somente a pergunta e as resposta;
- O texto é somente para leitura e análise;
- Na próxima aula teremos a continuação dessas perguntas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário