segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ATIVIDADE 15 - 6º A, B, C e D - PROFª SOLANGE

 Conteúdo Programático

 

Professora: Solange Cabral de Deus

Turma:6 º s anos: A, B, C, D do Ensino Fundamental II

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br


Código do Classroom: https://classroom.google.com/h:

Turma do 6º ano A: uauwxat

Turma do 6º ano B: 3watitm

Turma do 6º ano C: zfmu7ig

Turma do 6º ano D: r5powyq

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/

Prazo de envio: 15 dias após a postagem

Período de envio: 14/09 a 18/09/2020


Tempo previsto à realização: 4h.

Habilidade: EF06AR28: Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e compreender a relação entre elas nos processos de criação de personagem. BNCC: 3, 4, 8.

 

Objeto de conhecimento: Improvisação teatral. Jogo Cênico. Gestualidade.

 

Objetivo: Desbloqueio de possíveis constrangimentos ficando concentrado em tarefa de transmitir a mensagem e esquecer que está representando e que existe outros que o observa com atenção.

Tema: Jogos teatrais

 

Materiais: Espaço para livre circulação, aparelho de gravação de imagem, caderno, material escolar.

Tarefa: Ler, interpretar, refletir, interagir, realizar ações pedidas em três tarefas.

 

Apreciação:

TITÂNIA - Tudo isso é o ciúme que a inventar vos leva. Desde aquele verão, nunca podemos nos reunir na floresta, pelos prados, nas colinas, nos bosques, junto às fontes em que os juncos vicejam, pelas praias sonorosas do mar, para dançarmos em coro ao som dos ventos sibilantes, sem que em nossa alegria não nos víssemos perturbadas por tuas invectivas. Por isso os ventos, como em represália de em vão nos assobiarem, do mar vasto aspiraram vapores contagiantes, e estes, pelo país se derramando, tanto deixaram túmidos os rios, que as margens inundaram, de orgulhosos. Em vão os bois no jugo se cansaram; perdeu o suor o lavrador; o verde trigo podre ficou antes de a barba juvenil lhe nascer; os currais se acham vazios nas campinas alagadas; cevam-se os corvos no pastoso gado: as quadras de pelota estão desertas e cobertas de lama; quase desfeitos na verde relva os belos labirintos, porque ora já ninguém neles transita. Falta aos homens mortais o frio inverno; com hinos e canções, as noites claras já não são abençoadas como outrora. ...

OBERON - Dai o remédio, então; tendes os meios. Por que há de contrariar, sempre, Titânia seu Oberon? Não peço muito, apenas uma criança perdida, para dela fazer meu pajenzinho.

Sonho de uma Noite de Verão - William Shakespeare

http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/William%20Shakespeare-13.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=kTOhl-iNCFo

 

Sondagem/ Responda:

Você compreende tudo o que personagens dizem em uma peça de teatro? E se eles representassem as suas falas sem falar? Você os compreenderia?..................................................

.............................................................................................................................

O que você sabe sobre Artes Cênicas?..............................................................

.............................................................................................................................

Você já foi em um teatro? Já fez parte de uma peça teatral? Como foi?............

.............................................................................................................................

Você sabe o que é um jogo teatral?....................................................................

..............................................................................................................................

 

A proposta artística é você fazer de seu corpo um portador de significações.

Dessa forma, com seus gestos, movimentos expressões fisionômicos e corporais é que produzirá sentidos. Na verdade, no teatro você vivenciará uma realidade diferente da sua, do dia a dia. “emprestando” o seu corpo para que algo ou alguém tenha vida através dele, utilizando se do pensamento:” como se”. Assim, seu modo de andar, de gesticular, de falar, de agir etc. será sempre como se fosse os de um outro, daquele (ou daquilo) que se representa...

Improvisação teatral. Jogo Cênico. Gestualidade

Tarefa 1: Aquecimento

Siga as instruções:

(opcional: Filmar seu processo na atividade)

- Ande pelo espaço em silêncio, ocupando todos os espaços. Não se olhe em nenhum reflexo com espelho;

- Caminhe naturalmente. Apresse o passo. Pare. Ande de costas. Pare. Caminhe de forma bastante sinuosa, fazendo o maior número de curvas possível. Pare. Volte a andar normalmente, agora olhando nos olhos de alguém ou a si próprio no espelho. Feche os olhos e continue mais rápido que puder. Pare. Caminhe nas pontas dos pés. Pare e siga apoiando se nos calcanhares. Ande de “marcha à ré”. Siga em frente, com os joelhos levemente dobrados.

Pare. Erga os braços como se fosse apanhar uma fruta no galho mais alto de uma árvore.

Agora abaixe se para arrumar o calçado. Escreva seu nome no ar, no ponto mais alto que conseguir. Escreva agora o seu nome no ar com o pé direito, com o ombro esquerdo, com o quadril. Descanse. Continue a caminhar e agora, rapidamente, com a mão esquerda segure alguma coisa/ ou calcanhar direito de alguém. Congele. Siga andando e, rapidamente, segure com sua mão direita outro objeto ou a orelha esquerda de uma pessoa. Descanse.

 

 Tarefa 2: Jogos teatrais

 

O teatro mostra uma ação, não conta. Por exemplo, se uma personagem sente dor no estômago, não precisa ficar dizendo o tempo todo que sente dores. Seus gestos, seu rosto, todo o seu corpo deve mostrar a sua dor que o ponto de concentração, o foco de sua atuação.

Investigue/Pesquise a função de profissionais quem trabalham com teatro

 

 

Dinâmicas: Atividades

 

Jogo 1- Tema: O que estou comendo?

Neste jogo você deverá escrever em segredo, para mostrar à plateia, (Câmera) algo que está comendo. Seu desempenho deverá ser tão convincente que quem o vê deverá perceber não só a iguaria que degusta, como também seu aroma, sabor e temperatura. Para seja, à comida (quente, gelada, cheirosa...) que resolva mostrar.

 

Após a atividade, responda:

Você acha que alguém percebeu (ou vai perceber) o que você estava degustando? Por qual motivo?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

Jogo 2- Tema: Sorria para mim!

Neste jogo, você deverá fazer alguém sorrir, contar piadas, fazer caretas, só não pode tocar em ninguém. Assim que perceber que conseguiu fazer alguém sorrir, convide, desafie alguém para tentar fazer você sorrir.

 

Após o jogo 2, como você se sentiu tentado fazer alguém sorrir? Alguma vez você precisou fazer alguém sorrir? Por qual motivo?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

Jogo 3 – Tema: O nome do programa é...!

 O objetivo deste jogo é que você, exclusivamente transmitia através da mímica, uma frase escrita, deixada com nome de filmes populares: (pode mudar para outra categoria os nomes representativos, mas antes registrar lós):

O Rei Leão

Tarzan

Branca de Neve

Viagem à África

Alice no país das maravilhas

O Homem Aranha

E o Vento Levou

 

Você poderá mostrar os dedos, de quantas palavras se compões o título; Alguns artigos o, a os, as não precisam ser representados, podem ser desenhados com as mãos, mas apenas eles, pois o objetivo do jogo é a expressão corporal e não escrever com as mãos; assim, se precisar apresentar a palavra gato, você deverá interpretar corporalmente um gato e não escrever a palavra gato..

 

Tarefa 3: Registro

 

Registrar em seu caderno experiências, sensações adquiridas por meio das dinâmicas teatrais.

Pode registrar a experiência por meio de podcast.

 

 

Orientações:

Registros também no caderno ou pasta / portfólio digital...

Após a gravação, poderá interagir trocando atividade virtualmente com o colega e acompanhando virtualmente a efetivação, das etapas dos desafios nos jogos.

.

https://www.youtube.com/watch?v=l8j3ugOghXs

 

 

.

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático, cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras

Os jogos teatrais apresentam influências do cabaré alemão, e da commedia dell'arte (Los Angeles Times). Ela influenciou a primeira geração de artistas norte-americanos da arte da improvisação através do Compass Theater e do Second City, grupos teatrais de Chicago das décadas de 1950 e 1960

Conceito de Jogo Teatral O jogo teatral é um jogo de construção com a linguagem artística. Na prática com o jogo teatral, o jogo de regras é princípio organizador do grupo de jogadores para a atividade teatral. O trabalho com a linguagem desempenha a função de construção de conteúdos, por intermédio da forma estética

O termo Theater Game (jogo teatral) foi originalmente cunhado por Viola Spolin em língua inglesa. Mais tarde ela registrou o seu método de trabalho como Spolin Games.

 partir desta publicação Viola Spolin passa a denominar o ponto de concentração como Foco, além de utilizar em todas as suas publicações subsequentes o termo “três essências dos jogos teatrais” para se referir ao Foco, Instrução e Avaliação.

 

Sonho de uma Noite de Verão é uma peça teatral da autoria de William Shakespeare, uma comédia escrita em meados da década de 1590. Pensa-se que Shakespeare tenha escrito o "Sonho de uma noite de verão" sensivelmente ao mesmo tempo que escreveu a sua obra mais conhecida: Romeu e Julieta.

Willian Shakespeare é o maior poeta e dramaturgo da Inglaterra.... Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo e são consideradas quase todas obras-primas, dentre as quais citamos: Romeu e Julieta, Hamlet, Ricardo III, O rei Lear, Otelo, Macbeth, O mercador de Veneza, Júlio César, Muito barulho por nada, Antônio e Cleópatra, Coriolano, entre outros.

Nessas obras, Shakespeare descreveu de maneira admirável os sentimentos e as paixões humanas.

Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência , representada até hoje em palcos de muitos países do mundo e adaptada para o cinema  e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão). "William Shakespeare" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2020. Consultado em 19/09/2020 às 05:30. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/biografias/shakeaspeare/

 

http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/William%20Shakespeare-13.pdf

 

https://www.youtube.com/watch?v=kTOhl-iNCFo

 

 

Fontes:

Web

Livro: Ensinar e Aprender: Cenpec.

EFAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário