Conteúdo Programático
Professora: Solange Cabral de
Deus
Turma:6 º s anos: A,
B, C, D do Ensino Fundamental II
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br; solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código do Classroom: https://classroom.google.com/h:
Turma do 6º ano A: uauwxat
Turma do 6º ano B: 3watitm
Turma do 6º ano C: zfmu7ig
Turma do 6º ano D: r5powyq
Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/
Prazo de envio: 15
dias após a postagem
Período de envio: 14/09 a 18/09/2020
Tempo previsto à realização: 4h.
Habilidade: EF06AR28: Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais e compreender a relação entre elas
nos processos de criação de personagem. BNCC: 3, 4, 8.
Objeto de conhecimento: Improvisação
teatral. Jogo Cênico. Gestualidade.
Objetivo:
Desbloqueio de possíveis constrangimentos ficando concentrado em tarefa de
transmitir a mensagem e esquecer que está representando e que existe outros que
o observa com atenção.
Tema: Jogos
teatrais
Materiais:
Espaço para livre circulação, aparelho de gravação de imagem, caderno, material
escolar.
Tarefa: Ler,
interpretar, refletir, interagir, realizar ações pedidas em três tarefas.
Apreciação:
TITÂNIA
- Tudo isso é o ciúme que a inventar vos leva. Desde aquele verão, nunca
podemos nos reunir na floresta, pelos prados, nas colinas, nos bosques,
junto às fontes em que os juncos vicejam, pelas praias sonorosas do mar, para
dançarmos em coro ao som dos ventos sibilantes, sem que em nossa alegria não
nos víssemos perturbadas por tuas invectivas. Por isso os ventos, como em
represália de em vão nos assobiarem, do mar vasto aspiraram vapores
contagiantes, e estes, pelo país se derramando, tanto deixaram túmidos os
rios, que as margens inundaram, de orgulhosos. Em vão os bois no jugo se
cansaram; perdeu o suor o lavrador; o verde trigo podre ficou antes de a
barba juvenil lhe nascer; os currais se acham vazios nas campinas alagadas;
cevam-se os corvos no pastoso gado: as quadras de pelota estão desertas e
cobertas de lama; quase desfeitos na verde relva os belos labirintos,
porque ora já ninguém neles transita. Falta aos homens mortais o frio inverno;
com hinos e canções, as noites claras já não são abençoadas como outrora.
...
OBERON
- Dai o remédio, então; tendes os meios. Por que há de contrariar, sempre,
Titânia seu Oberon? Não peço muito, apenas uma criança perdida, para dela fazer
meu pajenzinho.
Sonho
de uma Noite de Verão - William Shakespeare
http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/William%20Shakespeare-13.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=kTOhl-iNCFo
Sondagem/ Responda:
Você compreende tudo o que
personagens dizem em uma peça de teatro? E se eles representassem as suas falas
sem falar? Você os
compreenderia?..................................................
.............................................................................................................................
O que você sabe sobre Artes
Cênicas?..............................................................
.............................................................................................................................
Você já foi em um teatro? Já
fez parte de uma peça teatral? Como foi?............
.............................................................................................................................
Você sabe o que é um jogo
teatral?....................................................................
..............................................................................................................................
A
proposta artística é você fazer de seu corpo um portador de significações.
Dessa
forma, com seus gestos, movimentos expressões fisionômicos e corporais é que produzirá
sentidos. Na verdade, no teatro você vivenciará uma realidade diferente da sua,
do dia a dia. “emprestando” o seu corpo para que algo ou alguém tenha vida
através dele, utilizando se do pensamento:” como se”. Assim, seu modo de andar,
de gesticular, de falar, de agir etc. será sempre como se fosse os de um outro,
daquele (ou daquilo) que se representa...
Improvisação
teatral. Jogo Cênico. Gestualidade
Tarefa 1: Aquecimento
Siga
as instruções:
(opcional:
Filmar seu processo na atividade)
- Ande
pelo espaço em silêncio, ocupando todos os espaços. Não se olhe em nenhum reflexo
com espelho;
-
Caminhe naturalmente. Apresse o passo. Pare. Ande de costas. Pare. Caminhe de
forma bastante sinuosa, fazendo o maior número de curvas possível. Pare. Volte
a andar normalmente, agora olhando nos olhos de alguém ou a si próprio no espelho.
Feche os olhos e continue mais rápido que puder. Pare. Caminhe nas pontas dos
pés. Pare e siga apoiando se nos calcanhares. Ande de “marcha à ré”. Siga em
frente, com os joelhos levemente dobrados.
Pare.
Erga os braços como se fosse apanhar uma fruta no galho mais alto de uma
árvore.
Agora
abaixe se para arrumar o calçado. Escreva seu nome no ar, no ponto mais alto
que conseguir. Escreva agora o seu nome no ar com o pé direito, com o ombro
esquerdo, com o quadril. Descanse. Continue a caminhar e agora, rapidamente,
com a mão esquerda segure alguma coisa/ ou calcanhar direito de alguém.
Congele. Siga andando e, rapidamente, segure com sua mão direita outro objeto
ou a orelha esquerda de uma pessoa. Descanse.
Tarefa 2: Jogos
teatrais
O
teatro mostra uma ação, não conta. Por exemplo, se uma personagem sente dor no
estômago, não precisa ficar dizendo o tempo todo que sente dores. Seus gestos,
seu rosto, todo o seu corpo deve mostrar a sua dor que o ponto de concentração,
o foco de sua atuação.
Investigue/Pesquise
a função de profissionais quem trabalham com teatro
Dinâmicas:
Atividades
Jogo
1- Tema: O que estou comendo?
Neste
jogo você deverá escrever em segredo, para mostrar à plateia, (Câmera) algo que
está comendo. Seu desempenho deverá ser tão convincente que quem o vê deverá
perceber não só a iguaria que degusta, como também seu aroma, sabor e
temperatura. Para seja, à comida (quente, gelada, cheirosa...) que resolva
mostrar.
Após a
atividade, responda:
Você
acha que alguém percebeu (ou vai perceber) o que você estava degustando? Por
qual motivo?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Jogo
2- Tema: Sorria para mim!
Neste
jogo, você deverá fazer alguém sorrir, contar piadas, fazer caretas, só não
pode tocar em ninguém. Assim que perceber que conseguiu fazer alguém sorrir,
convide, desafie alguém para tentar fazer você sorrir.
Após o
jogo 2, como você se sentiu tentado fazer alguém sorrir? Alguma vez você
precisou fazer alguém sorrir? Por qual motivo?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Jogo 3
– Tema: O nome do programa é...!
O objetivo deste jogo é que você,
exclusivamente transmitia através da mímica, uma frase escrita, deixada com
nome de filmes populares: (pode mudar para outra categoria os nomes
representativos, mas antes registrar lós):
O Rei
Leão
Tarzan
Branca
de Neve
Viagem
à África
Alice
no país das maravilhas
O Homem
Aranha
E o
Vento Levou
Você
poderá mostrar os dedos, de quantas palavras se compões o título; Alguns
artigos o, a os, as não precisam ser representados, podem ser desenhados com as
mãos, mas apenas eles, pois o objetivo do jogo é a expressão corporal e não
escrever com as mãos; assim, se precisar apresentar a palavra gato, você deverá
interpretar corporalmente um gato e não escrever a palavra gato..
Tarefa 3: Registro
Registrar
em seu caderno experiências, sensações adquiridas por meio das dinâmicas
teatrais.
Pode
registrar a experiência por meio de podcast.
Orientações:
Registros também no caderno ou
pasta / portfólio digital...
Após a gravação, poderá
interagir trocando atividade virtualmente com o colega e acompanhando
virtualmente a efetivação, das etapas dos desafios nos jogos.
.
https://www.youtube.com/watch?v=l8j3ugOghXs
.
Jogos Teatrais é o
termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa
ser utilizado no teatro, seja dramático, cenas, esboços ou improvisações, ou
também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras
Os jogos
teatrais apresentam influências do cabaré alemão, e da commedia dell'arte
(Los Angeles Times). Ela influenciou a primeira geração de artistas
norte-americanos da arte da improvisação através do Compass Theater e do Second
City, grupos teatrais de Chicago das décadas de 1950 e 1960
Conceito
de Jogo Teatral O jogo teatral é um jogo de
construção com a linguagem artística. Na prática com o jogo teatral,
o jogo de regras é princípio organizador do grupo de jogadores para a
atividade teatral. O trabalho com a linguagem desempenha a função de construção
de conteúdos, por intermédio da forma estética
O
termo Theater Game (jogo teatral) foi originalmente cunhado por Viola Spolin em
língua inglesa. Mais tarde ela registrou o seu método de trabalho como Spolin
Games.
partir
desta publicação Viola Spolin passa a denominar o ponto de
concentração como Foco, além de utilizar em todas as suas publicações
subsequentes o termo “três essências dos jogos teatrais” para se
referir ao Foco, Instrução e Avaliação.
Sonho
de uma Noite de Verão é uma peça teatral da autoria de William
Shakespeare, uma comédia escrita em meados da década de 1590. Pensa-se que
Shakespeare tenha escrito o "Sonho de uma noite de verão"
sensivelmente ao mesmo tempo que escreveu a sua obra mais conhecida: Romeu e
Julieta.
Willian
Shakespeare é o maior poeta e dramaturgo da Inglaterra....
Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154
sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras
são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo e são consideradas
quase todas obras-primas, dentre as quais citamos: Romeu e Julieta,
Hamlet, Ricardo III, O rei Lear, Otelo, Macbeth, O mercador de Veneza, Júlio
César, Muito barulho por nada, Antônio e Cleópatra, Coriolano, entre
outros.
Nessas
obras, Shakespeare descreveu de maneira admirável os sentimentos e as paixões
humanas.
Entre
suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se
tornou a história de amor por excelência , representada até
hoje em palcos de muitos países do mundo e adaptada para o cinema e Hamlet,
que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or
not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão). "William Shakespeare" em Só História.
Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2020. Consultado em 19/09/2020 às
05:30. Disponível na Internet
em http://www.sohistoria.com.br/biografias/shakeaspeare/
http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/William%20Shakespeare-13.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=kTOhl-iNCFo
Fontes:
Web
Livro: Ensinar e Aprender:
Cenpec.
EFAP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário