Professor
(a): Juliana
Turma: 8º e
9º anos
Disciplina:
Eletiva – Contando história
Canal de
resposta: julianarod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: uma semana
Período de envio:
26/10 a 29/10
Material
utilizado: Caderno, caneta ou lápis e o blog da escola
Tarefas: 1 - Atividade do 4
bimestre
Retomando – O conceito de conto
- O conto é um gênero textual narrativo relativamente
curto.
- A
estrutura do conto é baseada em elementos fundamentais da narrativa
(personagens, tempo, espaço, enredo e narrador).
- O conto
desenvolve uma história e tem apenas um clímax (conflito).
- A função
social destes textos geralmente é proporcionar prazer, desenvolver a
sensibilidade artística.
Conto de Mistério, Enigma ou Suspense
- Este
gênero tem como objetivo despertar no aluno o interesse e aguçar sua
curiosidade.
- Este é um
tipo de narrativa que seduz pelo conhecimento, surpreendendo e fascinando o
leitor.
Leia o trecho do conto – MARIA ANGULA
Maria Angula
era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por
uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os
outros. Por isso, tinha fama de leva-e-traz, linguaruda e era chamada de moleca
fofoqueira.
Assim viveu
Maria Angula até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os
vizinhos, sem ter tempo para aprender a preparar pratos saborosos
Quando Maria
Angula se casou, começaram seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe
que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como
prepará-la.
Queimando a
mão com uma mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um
caldeirão com água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia ideia
de como continuar.
Maria
lembrou-se então de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de
mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.
- Minha cara
vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?
- Claro, dona Maria. É assim: primeiro
coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se este pão no
caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.
- Só isso?
- Só,
vizinha.
- Ah – disse Maria Angula – mas isso eu já
sabia!
E voou para
a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.
No dia
seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com
toicinho, a história se repetiu:
- Dona
Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?
E como da
outra vez, tão logo sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula
exclamou:
- Ah! É só?
Mas isso eu já sabia! – E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo.
Após a leitura do trecho do conto e
responda:
1 – Por que podemos dizer que o texto
lido é um conto de mistério ou assombração?
2 – O que levou Maria Angula a procurar ajuda da
vizinha?
3 – Que fato motivou a história?
4 – Quem são as personagens?
5 – Onde acontecem os fatos?
6 – Quando acontecem os fatos?
7 – Em sua opinião, esta história acaba assim ou tem
continuação?
8 - Qual seria
um bom fim para o conto?
Orientações: Leia o texto antes de realizar as atividades, não precisa copiar o
texto no caderno, quem quiser imprimir e colar no caderno pode, mas não é
obrigatório;
Observações: - No caderno de Tecnologia devem ser copiados o título da atividade, as
perguntas e as respostas;
- No e-mail deve conter o nome, a série/ano;
- Pode tirar foto e mandar por e-mail;
- Na próxima aula
terá a continuação do conto e das atividades;
Nenhum comentário:
Postar um comentário