quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ATIVIDADE 16 - 8º e 9º anos - ELETIVA - PROFª JULIANA

 

Professor (a): Juliana

Turma: 8º e 9º anos

Disciplina: Eletiva – Contando história

Canal de resposta: julianarod@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: uma semana

Período de envio: 26/10 a 29/10

 

Material utilizado: Caderno, caneta ou lápis e o blog da escola

 

Tarefas: 1 -  Atividade do 4 bimestre

 

Retomando – O conceito de conto

- O conto é um gênero textual narrativo relativamente curto.

- A estrutura do conto é baseada em elementos fundamentais da narrativa (personagens, tempo, espaço, enredo e narrador).

- O conto desenvolve uma história e tem apenas um clímax (conflito).

- A função social destes textos geralmente é proporcionar prazer, desenvolver a sensibilidade artística.

 

Conto de Mistério, Enigma ou Suspense

- Este gênero tem como objetivo despertar no aluno o interesse e aguçar sua curiosidade.

- Este é um tipo de narrativa que seduz pelo conhecimento, surpreendendo e fascinando o leitor.

 

Leia o trecho do conto – MARIA ANGULA  

Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os outros. Por isso, tinha fama de leva-e-traz, linguaruda e era chamada de moleca fofoqueira.

Assim viveu Maria Angula até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os vizinhos, sem ter tempo para aprender a preparar pratos saborosos

Quando Maria Angula se casou, começaram seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.

Queimando a mão com uma mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um caldeirão com água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia ideia de como continuar.

Maria lembrou-se então de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.

- Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?

 - Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.

 - Só isso?

- Só, vizinha.

 - Ah – disse Maria Angula – mas isso eu já sabia!

E voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.

No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu:

- Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?

E como da outra vez, tão logo sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula exclamou:

- Ah! É só? Mas isso eu já sabia! – E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo.

 

Após a leitura do trecho do conto e responda:

1 Por que podemos dizer que o texto lido é um conto de mistério ou assombração?

2 – O que levou Maria Angula a procurar ajuda da vizinha?

3 – Que fato motivou a história?

4 – Quem são as personagens?

5 – Onde acontecem os fatos?

6 – Quando acontecem os fatos?

7 – Em sua opinião, esta história acaba assim ou tem continuação?

8 -  Qual seria um bom fim para o conto?

 

Orientações: Leia o texto antes de realizar as atividades, não precisa copiar o texto no caderno, quem quiser imprimir e colar no caderno pode, mas não é obrigatório;

 

Observações: - No caderno de Tecnologia devem ser copiados o título da atividade, as perguntas e as respostas;

- No e-mail deve conter o nome, a série/ano;

- Pode tirar foto e mandar por e-mail;

- Na próxima aula terá a continuação do conto e das atividades;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário