Professora: Solange Cabral de Deus
Turma: 3ªB, C do Ensino Médio
Disciplina: Arte
Canal de resposta:
resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
WhatsAAp: 999388106
+ contatossolangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h
Turma do 3º ano B: lahwadw
Turma do 3º ano C: 6aedegt
Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Prazo de envio: Uma semana após a publicação
Período de envio: 28/10/2020
Material utilizado: Escolar do aluno, caderno, folhas, lápis, borracha, régua, cola, tesoura, sucata...
Objetivo: Usar linguagem da arte em situação de planejamento e desenvolvimento de sua criação artística em um projeto.
Tema: Arte sob medidas
Tarefas: Realizar as atividades propostas e produzir uma Obra de arte com/por meio de um projeto (um plano de
intervenção) elaborado a partir do seu aprendizado nas atividades.
https://www.youtube.com/watch?v=JYJ-rn2G53A&list=PLkfviTXmcgFE8WQA54CWXS1oWxE6ECTU7
https://www.youtube.com/watch?v=bAXMdHVlbEs
Atividade
“Desvendando relações entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo”
1. Para
tratar das relações métricas no triângulo retângulo, é preciso conhecer e
nomear
os elementos
que serão postos em jogo. Para isso, assista apenas a parte 1 do vídeo
“Relações
métricas no triângulo retângulo” https://www.youtube.com/watch?v=OswU47BOwMk
a) Assinale
os triângulos ABC que são retângulos:
b) Sabendo
que cada lado de um triângulo é
nomeado de
acordo com o vértice oposto a ele,
como
indicado na figura ao lado, nomeie os lados,
a altura e
os segmentos m e n de cada triângulo
retângulo do
item anterior.
2. Assista
agora à parte 2 do vídeo “Relações métricas no triângulo retângulo”
https://www.youtube.com/watch?v=OswU47BOwMk
Usando o que aprendeu,
desenhe os
três triângulos que podem ser vistos no triângulo retângulo abaixo, nomeie
cada um de seus lados e assinale seus ângulos.
Antes de
começar, observe que se trata de um triângulo retângulo no qual foram
construídos
quadrados a partir de cada um de seus lados
4. Explique
o que ocorreu no quebra-cabeça que montou.
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5. Assista
ao vídeo “O barato de Pitágoras”
https://www.youtube.com/watch?v=tKRjJFaKlf4
e descubra a importância dos
triângulos e
a relação métrica mais importante do triângulo retângulo.
6. Você
está pronto para resolver problemas aplicando o teorema de Pitágoras.
Orientações:
... Com
lápis e papel na mão você pode procurar juntar-se virtualmente a um colega para
planejamento e discussões.
Escrever
também sua experiência com esta atividade em seu caderno
Acompanhar
as aulas remotas e aos Sábados.
Observações:
Fontes:
COPED
Youtube
Matemática
no Papel
Raquel Ogalla
KEP GHAK Life Hacks
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
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