Professora Dra: Ariella
Turmas: 1ªA, B e C
Disciplina: SOCIOLOGIA
Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula/Classroom
Prazo de envio: até 11/11/2020
Período envio: 26/10 a 30/10
Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
Quartas-feiras
1A: 08h45 às 9h30 e 10h15 às 11h00
1B: 09h30 às 10h15 e 11h45 às 12h30
1C: 08h00 às 08h45 e 11h00 às 11h45
Google Sala de Aula
Tutorial de acesso aqui anexado
Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:
1A: kqdalef
1B: 5eswwbx
1C: uqtittn
Material utilizado
Aula do CMSP e box-resumo
Tarefa
Assistir a aula de Sociologia do CMSP, consultar o box-resumo e responder as questões
Objetivo
Aprofundar a discussão sobre a unidade na diferença e como a Cultura é elemento fundamental para operar a
ligação entre esses dois pólos. Compreender como construímos as nossas diferenças e a nossa humanidade.
Habilidades
Reconhecer que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural. Reconhecer o
caráter social e culturalmente construído da humanidade.
Orientações
1) Assistir as aulas de Sociologia do CMSP
Sobre Cultura: construção de fronteiras e diferenças, aula do dia 01 de Outubro
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4145&id=11
2) Consultar o Box-resumo elaborado (final do texto)
Diretoria Regional de Ensino – Leste 2
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO.
E. E. PROF. JOSÉ BONIFÁCIO ANDRADA E SILVA JARDIM
3) Depois de assistir a aula do dia 01 de outubro, responder as seguintes questões:
a) De acordo com as aulas, como determinados autores que as professoras citam pensam cultura?
b) Quais são as características da Cultura?
c) Como aprendemos as nossas diferenças?
Observações:
São duas atividades: 1) assistir aula; b) responder as questões guia. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão
de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja,
para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a
atividade) Atividade 19, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em
casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google
Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP, para entrega de atividades e plantão de dúvidas.
Dúvidas? Escrevam no e-mail.
Box-resumo: Cultura e Sociedade
Nas atividades anteriores, referentes ao segundo bimestre, você entrou em contato com temas como
Socialização: o que é, características, e tipos (primária e secundária). Aprendeu que é um processo que passamos por
toda a nossa vida e não depende apenas da nossa família, pois aprendemos muitas coisas no Trabalho, na Escola, na
Igreja, nas Associações de Bairro, nos Clubes, entre amigos, e assim por diante. Entrou em contato também como a
socialização, mas também a interação, nos ajuda a formar a nossa identidade, através de grupos sociais em que temos
contatos por meio da Afinidade. Percebeu também que as nossas relações sociais por meio dos Grupos influenciam as
nossas formas de nos relacionarmos na internet, por exemplo.
A discussão apresentada agora na aula do dia 03 de setembro tem como objetivo retomar o tema da Cultura
como um elemento que simboliza todos esses valores aprendidos em Sociedade e é isso, além de outras coisas, que
nos diferencia dos animais. Além disso é por meio da socialização que a Cultura se expressa nos indivíduos e em suas
interações. Em todas as fases do desenvolvimento humano, o aprendizado – ato de um indivíduo apreender o mundo
ao seu redor – será algo essencial para aprendermos nossa cultura e vivermos em sociedade e também de
aprendermos a lidar com a diferença. A aula do dia 10 de setembro aprofundou o debate sobe Construção Social -
como construímos, moldamos e modificamos a Sociedade – colocando como central à ela a transmissão desses
saberes e valores aprendidos ao longo de gerações. Tratou-se de demonstrar como perpetuar a nossa Sociedade ao
longo da história e que ela muda também e se transforma.
Já nas aulas dos dias 17 e 24 de setembro trabalham temas relacionados, ou seja, etnocentrismo, relativismo e
cultura. Não podemos discutir etnocentrismo/relativismo sem atrelar esses conceitos à noção de cultura. E para isso
vocês aprenderam sobre as características da Cultura, tema que será retomado melhor na aula do dia 01 de
setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário