quinta-feira, 30 de abril de 2020

ATIVIDADE 2ª B - PROFª ARIELLA

Professora Dra: Ariella
Turmas: 2ª B
Disciplina: SOCIOLOGIA
Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até 14/05/2010
Período de envio: 27/04 à 30//04/20
Plantão de dúvidas:  Quinta-feira das 21h30 às 22h15

Material utilizado
Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola, volume 1, tópicos referentes à Sociologia e as Anotações de aulas

Tarefa 1
Retomar as atividades desenvolvidas em sala de aula referentes ao tópico Diversidade Nacional e Regional
trabalhadas na sala de informática no dia 09 de março.

Objetivo
Introduzir uma reflexão sobre a diversidade social brasileira que se expressa do ponto de vista cultural e
socioeconômico através de indicadores como acesso à educação, rendimento, saneamento básico e energia elétrica.

Habilidades
Desenvolver a sensibilidade da reflexão e do espírito crítico sobre a diversidade nacional e as desigualdades;
desenvolver a habilidade de leitura e produção de textos; desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de dados
e tabelas.

Orientações
1) fazer uma leitura dos textos 1 e 2
2) Responder as duas questões

Observações:
Os conteúdos são de retomada de assuntos já discutidos em sala de aula. Essa é uma etapa necessária para
retomarmos o andamento das aulas e as nossas próximas atividades.

Textos complementares sobre diversidade nacional brasileira

Texto 1 - Salário de pobre sobe mais que o de rico, mas diferença ainda é de 87 vezes 1

                    Entre 2009 e 2011, o rendimento médio mensal do trabalho subiu em todos os níveis sociais do Brasil, e os pobres tiveram ganhos maiores. Os salários deles subiram 6,5 vezes mais que os dos ricos. Mesmo assim, a desigualdade continua grande: o salário médio dos ricos é 87 vezes maior que o dos pobres. O ganho médio dos 10% mais pobres era de R$ 144, em setembro de 2009, e subiu para R$ 186 em setembro de 2011, uma alta de 29%. A renda do 1% dos brasileiros mais ricos era de R$ 15.437
em 2009 e passou a R$ 16.121 em 2011 (elevação de 4,4%). A inflação entre setembro de 2009 e setembro de 2011 foi de 12,36%, pelo IPCA. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada [...] pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar de os mais pobres terem tido um aumento maior que o dos ricos (29% contra 4,4%), a diferença de R$ 186 para R$ 16.121 é de 87 vezes. Em 2009, essa desigualdade era pior: 107 vezes (R$ 144 em relação
a R$ 15.437). Segundo o IBGE, todas as regiões apresentaram aumento do rendimento médio mensal real de trabalho entre 2009 e 2011, mas nenhuma teve pelo menos a mesma variação da inflação (12,36%). A maior alta no salário ocorreu na região Nordeste, com 10,7%, seguida pelo Centro-Oeste, com 10,6%. A variação mais baixa foi no Sul (4%). No Sudeste, o salário subiu 7,9%; no Norte, foi 7,7%.

Texto 2 - Pnad: Taxa de analfabetismo cai no país, mas atinge 9,1% da população com mais de 18 anos 2

                 A pesquisa Pnad 2011 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) aponta para a queda de 1% na taxa de analfabetismo das pessoas com dez anos ou mais de idade em relação ao índice de 2009. O número agora é de 7,9% dessa população. Em 2004, os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicavam que 10,5% da população com mais de dez anos de idade era analfabeta. Os números [...] demonstram que entre os jovens de 10 a 14 anos, 1,9% é analfabeto. Com 15 anos ou mais, a taxa de analfabetismo é de 8,6% – o que representa 12,9 milhões de brasileiros. O Nordeste é a região com os piores resultados em todas as faixas etárias. Ali, 15,3% da população com mais de 10 anos não sabe ler nem escrever. Se considerados apenas aqueles com mais de 25 anos, o índice chega a 21,3%. Na região Norte, o analfabetismo entre os maiores de 10 anos é de 9,2%. Na região Sudeste, a taxa de analfabetismo é de 4,4% entre a população com mais de dez anos de idade. Quando considerados, os jovens entre 15 e 17 anos, o índice chega a 0,8%.

Questão 1: O texto 1 informa que o rendimento médio mensal subiu em todos os estratos, representando 29% entre os 10% mais pobres e 4,4% entre os 1% mais ricos. Considerando a inflação citada no texto, o que esses dados revelam? Pode-se dizer que houve uma diminuição da desigualdade? Justifique

Questão 2: Que tipo de conclusão podemos chegar a partir dos dados da Pnad sobre analfabetismo ao compararmos a média nacional com as médias regionais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário