quinta-feira, 30 de abril de 2020

ATIVIDADE 6º ANOS PROFª SOLANGE


Professor (a):Solange Cabral de Deus
Turma: 6º anos (todos)
Disciplina: Arte
Canal de resposta:solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br(Google Classroomfrhqd3w)
Prazo de envio: 30/04/20 à 14/05/20
Período de envio:15 dias à partir da postagem

Material utilizado: Folha (caderno), caneta, lápis de cores e conteúdo de Arte do primeiro bimestre apresentado em aula presencial: Música no espaço bi e tri dimensional. (melodia e harmonia) Música folclórica e música tradicional-

Revisão (síntese do conteúdo) se for necessário:
A música tradicional é o conjunto de canções tradicionais de um povo. Tratam de quase todos os tipos de atividades humanas e muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem sua história. As canções tradicionais lendárias são geralmente de origem remota e têm caráter poético. (Wikipédia).
Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música tradicional por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música tradicional, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações. Como o nome mesmo já diz, é a música do povo. (Wikipédia)

Revisão de explicaçõesde sonoridades musicais:




Instrumentos não convencionais. https://www.youtube.com/watch?v=9D633WXN5yk 




Timbre


Tarefas: 2 atividades - Apreciação, reflexão e resposta
Tempo: 1 h. e 30 minutos cada
Tema: MÚSICA
Atividade 1: Desenho de paisagem sonora(3D)– Sugestão de canção à ouvir:Música/Canção Indígena: Tangara Mirim (MboraiMarae) - (Apresentada em aula presencial)
Tangara Mirim (MboraiMarae) é uma música guarani mbya. Os mbiás, também chamados Mbyá, M'byá, Guarani Mbya, Mbyá-Guarani ou embiás, são um subgrupo do povo guarani que habita a região meridional da América do Sul, em um amplo território, no qual se sobrepõem os Estados nacionais paraguaio, brasileiro, argentino e uruguaio.  Apesar de se reconhecerem cotidianamente pela forma "Mbyá", sua autodenominação é Nhandeva, termo que quer dizer "nós" ou "nossa gente", sendo também a autodenominação de vários outros grupos guaranis. Para se referirem ao grupo identificado pela literatura etnográfica como Nhandeva, os Mbyá usam geralmente a palavra Chiripá. Os dois grupos reivindicam para si, com exclusividade, a categoria de legítimos índios guarani... O termo guaranis refere-se a uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, tendo, como territórios tradicionais, uma ampla região da América do Sul que abrange os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro.( Wikipédia)
Tangará mirim, um pequeno pássaro da Mata Atlântica, sagrado para os guaranis.
A letra da canção Tangara Mirim traduzida, fala mais ou menos assim:
Pequeno Tangará
Pequeno Tangará
Quando o Sol se levanta
Canta e dança
Reverencia nosso Primeiro Pai
Nosso Primeiro Pai
Nosso Primeiro Pai(Luiz Carlos)


Canção: Tangara Mirim (MboraiMarae)
Tangará Mirim, Tangará Mirim
Nhamanduouaretamaetaetcha
Nhanderunhanderunhanderu
Tangará Mirim, Tangará Mirim
Nhamanduouaretamaetaetcha
YvydjúYvydjúYvydjú



2 comentários:

  1. Entre neste endereço de linK para ver/imprimir esta atividade mais atualizada:
    file:///C:/Users/Solange/Desktop/Atividade%20PDF%20Primeiro%20semestre%20Arte2020/6%C2%BAs%20anos%20ARTE%20atividade.pdf

    ResponderExcluir