sexta-feira, 15 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 - 9º A, B e C - PROFª JULIANA


Professor (a):Juliana Rodrigues de Lima
Turma:9º A, B e C
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Canal de resposta: julianarod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até o dia 29/05
Período de envio: 15 dias

Material utilizado: computador, CMSP e canais de televisão disponibilizados pela Secretaria da Educação.
Tarefas:Conhecendo o assunto:
Apesar de parecer recente, o termo 
fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o
dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular
em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

Como funcionam as fake news?
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com
o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar
um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns,
celebridades, políticos e empresas.
É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são
disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou
três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte
-americanas de 2016.
Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam
nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos
de buscas, ficando oculta ao grande público.

Como combater as fake news?
Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação
que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta
a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo
que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos
conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas 
fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.

Algumas páginas de fact-checking no Brasil:
Agência Lupa
Uol Confere
Boatos.org
E-farsas

Atividades:  
Escreva se as notícias abaixo são verdadeiras ou fake News e justifique:
a-      Ambev está distribuindo álcool gel de graça no WhatsApp. 
b-      Melissa está dando 3 mil pares de sandálias grátis em site no WhatsApp. 
c-       Cebola cortada na geladeira faz mal e se torna um imã para bactérias da gripe.
d-      Mandetta diz, em áudio, que final de abril será o topo da epidemia do coronavírus.
e-      Russia soltou leões na rua para que as pessoas fiquem em casa na quarentena.

Se algumas noticia te deixou confuso, entre em boatos.org

1 – Agora é a sua vez, encontre três fake News e descreva a notícia verdadeira.
2 – Você já compartilhou uma notícia e após descobriu que era falsa? Escreva essa história contando como aconteceu e como
se sentiu.
3 – Como você pode ajudar na diminuição da propagação das notícias falsas? Cite exemplos.
4 – Crie uma frase que ajude a conscientização sobre as fake news (pode ser num cartaz, numa folha de sulfite, numa foto,
etc.) e compartilhe se quiser em suas redes sociais enviando para seus professores.
5- Procure no dicionário ou em outra fonte de pesquisa as seguintes palavras e coloque o seus significados no caderno:
deep web,layouts, fact-checking,  fake news .

Orientações:
Essas questões foram elaboradas a partir das aulas do centro de mídia do dia 07/05 e nos canais disponíveis.


Observações: No caderno é para copiar os textos mencionados acima. As questões perguntas e respostas por e-mail.
Coloque nome e série.


Nenhum comentário:

Postar um comentário