Professor (a):Juliana Rodrigues de
Lima
Turma:9º A, B e C
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Canal de resposta:
julianarod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até o dia 29/05
Período de envio: 15 dias
Material utilizado: computador, CMSP
e canais de televisão disponibilizados pela Secretaria da Educação.
Tarefas:Conhecendo o assunto:
Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o
Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o
dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o
final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular
em todo o mundo para denominar informações falsas que são
publicadas, principalmente, em redes sociais.
Como funcionam as fake
news?
Os
motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos,
os autores criam manchetes absurdas com
o
claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade
digital.
No
entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar
um
pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira,
prejudicam-se pessoas comuns,
celebridades,
políticos e empresas.
É
isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais
empresas especializadas criam boatos, que são
disseminados
em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de
Justiça Americano denunciou
três
agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na
internet e influenciarem as eleições norte
-americanas
de 2016.
Existem
grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil
encontrar as empresas que atuam
nesse
segmento, pois elas operam na chamada deep
web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos
de
buscas, ficando oculta ao grande público.
Como combater
as fake news?
Para
as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa
muito difícil. No caso do Brasil, a legislação
que
prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas
rádio e televisão.
Alguns
sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes
portais de notícias, induzindo o internauta
a
pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na
internet.
A
maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas
aquilo
que
tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações
em outros veículos, especialmente nos
conhecidos
como grande mídia.
No
Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas
e de boatos, as chamadas
fact-checking.
Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de
informações.
Algumas
páginas de fact-checking no
Brasil:
Agência
Lupa
Uol
Confere
Boatos.org
E-farsas
Atividades:
Escreva
se as notícias abaixo são verdadeiras ou fake
News e justifique:
a- Ambev está distribuindo álcool gel de
graça no WhatsApp.
b- Melissa está dando 3 mil pares de
sandálias grátis em site no WhatsApp.
c- Cebola cortada na geladeira faz mal e se
torna um imã para bactérias da gripe.
d- Mandetta diz, em áudio, que final de
abril será o topo da epidemia do coronavírus.
e- Russia soltou leões na rua para que as
pessoas fiquem em casa na quarentena.
Se algumas noticia te deixou confuso, entre em boatos.org
1 – Agora é a sua vez, encontre
três fake News e descreva a notícia verdadeira.
2 – Você já compartilhou uma
notícia e após descobriu que era falsa? Escreva essa história contando como
aconteceu e como
se sentiu.
3 – Como você pode ajudar na
diminuição da propagação das notícias falsas? Cite exemplos.
4 – Crie uma frase que ajude a
conscientização sobre as fake news (pode ser num cartaz, numa folha de sulfite,
numa foto,
etc.) e compartilhe se quiser em
suas redes sociais enviando para seus professores.
5- Procure no dicionário ou em
outra fonte de pesquisa as seguintes palavras e coloque o seus significados no
caderno:
deep
web,layouts,
fact-checking, fake news .
Orientações:
Essas questões foram elaboradas a
partir das aulas do centro de mídia do dia 07/05 e nos canais disponíveis.
Observações: No caderno é para
copiar os textos mencionados acima. As questões perguntas e respostas por e-mail.
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