Professor
(a): Márcia Regina
Turma: 9º A
Disciplina: História
Canal de
resposta: e-mail marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: 21 de maio
Período de
envio: 15 dias
Material
utilizado:
Material que
será utilizado para as atividades: disponível no link abaixo e no Blog da
escola o material volume 1 do São Paulo Faz Escola.
Caderno do
aluno compreendendo às páginas97 até a 101
da versão estendida São Paulo Faz Escola
(que compreende todas as áreas). Nosso
tema é sobre:“ Processos de Urbanização da Sociedade Brasileira”.Situação
de Aprendizagem 2. Utilize também seu
livro de História para ajudar a realizar a atividade no Capítulo - 3 : A
Primeira República páginas 56 e 57. E
dicionário.
Tarefas:
1.
Assistir as aulas de História pela TV ou pelo aplicativo do Centro
de Mídias de São Paulo - CMSP
2.
Fazer a Leitura do resumo em anexo.
3.
Consultar o dicionário para palavras desconhecidas.
4.
Consultar seu livro didático História
5.
Responder as Atividades de História : Situação de Aprendizagem 2
- Do material São Paulo faz Escola vol. 1 páginas 97 – 101
6.
Exceto a atividade 4 referente a realização de filme em grupo que
ficará para o retorna às aulas presenciais.
Orientações:
A resolução das questões,
participação nas aulas on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas
pelo blog da escola e/ou na forma impressa, farão parte do acompanhamento da
aprendizagem. Também contará como atividades propostas a participação na AAP de
português.
As atividades deverão ser postadas no e-mail marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
- Todos os
registros que vocês alunos (as) realizarem, sejam das atividades ou da
organização e roteiros de estudos neste momento de isolamento social serão
de extrema importância para o acompanhamento do professor. Por isto conto
com as realizações das propostas de estudos e das atividades.
Observações:
Habilidade
a ser desenvolvida:
·
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos
sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no
Brasil.
·
(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização
da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que
vive.
Abaixo segue o resumo do texto : A República Velha significou na História do
Brasil o início de mudanças profundas na sociedade, como a modernização
econômica e a composição populacional.
Obrigado e bons estudos!!!
A República Velha significou na História do Brasil o início de mudanças
profundas na sociedade, como a modernização econômica e a composição
populacional.
O período da História brasileira conhecido como República
Velha, compreendido entre os anos de 1889 e 1930, representou profundas
mudanças na sociedade nacional, principalmente na composição da
população, no cenário urbano, nos conflitos sociais e na produção cultural.
Cabe aqui fazer uma indagação: com mudanças tão profundas, o que permaneceu
delas na vida social atual?
Uma mudança da sociedade da República Velha ocorreu
na economia. A produção agrícola ainda era o carro-chefe econômico da República
Velha e o café continuava a ser o principal produto de exportação brasileiro.
Mas o desenvolvimento do capitalismo e a criação de mercadorias que utilizavam
em sua fabricação a borracha (como o automóvel) fizeram com que a exploração do
látex na região amazônica se desenvolvesse rapidamente, chegando a competir com
o café como o principal produto de exportação. Porém, o período de auge da
borracha foi curto, pois os ingleses conseguiram produzir de forma mais
eficiente a borracha na Ásia, desbancando a produção brasileira.
Outro aspecto econômico da República Velha foi o
início da industrialização no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e
em São Paulo. O capital acumulado com a produção cafeeira possibilitou aos
grandes fazendeiros investir na indústria, dando novo dinamismo à sociedade
nestes locais. São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda
urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo
(bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres
dos centros das cidades. Mas não foi apenas nestas duas cidades que houve
mudanças, já que a mesma situação se verificou em Manaus, Belém e cidades do
interior paulista, como Ribeirão Preto e Campinas.
Esse processo contou também com a vinda ao Brasil
de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas
indústrias quanto nas grandes fazendas. O fluxo migratório na República
Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a
miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um
embranquecimento da população, aprofundando o preconceito contra os negros de
origem africana.
Mas a modernização na República Velha apresentou
também contradições sociais que resultaram em conflitos de várias ordens. Nas
cidades surgiram os movimentos operários, impulsionados pelos imigrantes
europeus e suas posições políticas ligadas principalmente ao anarquismo. Foi
nesta época que surgiram uma infinidade de movimentos grevistas por melhorias
nas condições de salário e trabalho, sendo o mais conhecido a Greve Geral
de 1917, em São Paulo. Em 1922, foi fundado o Partido Comunista Brasileiro,
consequência da Revolução Russa. Além disso, os homens alfabetizados e maiores
de 21 anos passaram a poder votar nas eleições.
Na vastidão do interior rural do Brasil, surgiram
movimentos messiânicos, como o Contestado, no Sul, e Canudos, na
Bahia, além do aparecimento do Cangaço, celebrizado pela figura
de Lampião. O controle político do interior do país na República Velha
ficava nas mãos dos coronéis, sendo o voto de cabresto a principal característica
do coronelismo. A Coluna Prestes que percorreu milhares de
quilômetros tentando buscar apoio popular a uma revolução social foi também um
fenômeno da República Velha.
No aspecto cultural da sociedade, surgiu
o choro e o samba, gêneros musicais que ainda fazem parte da
cultura popular nacional. Na elite, a influência europeia, principalmente
francesa, mudou o comportamento das pessoas ricas, em seu jeito de vestir,
falar e se portar em público, o que ficou conhecido como a Belle Époque (Bela
Época) no Brasil. Surgiu também na República Velha a Semana de Arte
Moderna de 1922, animada por vários artistas como Villa-Lobos e Mário de
Andrade, e que pretendia fazer uma antropofagia cultural, misturando elementos
das culturas europeia e brasileira na produção artística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário