quinta-feira, 7 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 - 9º A - PROFª MARCIA REGINA


Professor (a): Márcia Regina
Turma: 9º A
Disciplina: História
Canal de resposta: e-mail  marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 21  de maio
Período de envio: 15 dias

Material utilizado:
Material que será utilizado para as atividades: disponível no link abaixo e no Blog da escola o material volume 1 do São Paulo Faz Escola.


Caderno do aluno compreendendo às páginas97 até  a 101 da versão estendida  São Paulo Faz Escola (que compreende todas as áreas).   Nosso tema é sobre:“ Processos de Urbanização da Sociedade Brasileira”.Situação de Aprendizagem 2.   Utilize também seu livro de História para ajudar a realizar a atividade no Capítulo -  3 :  A Primeira República páginas 56 e 57.  E dicionário.
Tarefas:
1.      Assistir as aulas de História pela TV ou pelo aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo - CMSP
2.      Fazer a Leitura do resumo em anexo.
3.      Consultar o dicionário para palavras desconhecidas.
4.      Consultar seu livro didático História
5.       Responder as Atividades de História : Situação de Aprendizagem 2 -  Do material São Paulo faz Escola vol. 1  páginas 97 – 101
6.      Exceto a atividade 4 referente a realização de filme em grupo que ficará para o retorna às aulas presenciais.

Orientações:
 A resolução das questões, participação nas aulas on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da escola e/ou na forma impressa, farão parte do acompanhamento da aprendizagem. Também contará como atividades propostas a participação na AAP de português.
As atividades deverão ser postadas no e-mail marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
  • Todos os registros que vocês alunos (as) realizarem, sejam das atividades ou da organização e roteiros de estudos neste momento de isolamento social serão de extrema importância para o acompanhamento do professor. Por isto conto com as realizações das propostas de estudos e das atividades.
Observações:
Habilidade a ser desenvolvida:
·         (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

·         (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.


Abaixo segue o resumo do texto : A República Velha significou na História do Brasil o início de mudanças profundas na sociedade, como a modernização econômica e a composição populacional.


Obrigado e bons estudos!!!
A República Velha significou na História do Brasil o início de mudanças profundas na sociedade, como a modernização econômica e a composição populacional.
O período da História brasileira conhecido como República Velha, compreendido entre os anos de 1889 e 1930, representou profundas mudanças na sociedade nacional, principalmente na composição da população, no cenário urbano, nos conflitos sociais e na produção cultural. Cabe aqui fazer uma indagação: com mudanças tão profundas, o que permaneceu delas na vida social atual?
Uma mudança da sociedade da República Velha ocorreu na economia. A produção agrícola ainda era o carro-chefe econômico da República Velha e o café continuava a ser o principal produto de exportação brasileiro. Mas o desenvolvimento do capitalismo e a criação de mercadorias que utilizavam em sua fabricação a borracha (como o automóvel) fizeram com que a exploração do látex na região amazônica se desenvolvesse rapidamente, chegando a competir com o café como o principal produto de exportação. Porém, o período de auge da borracha foi curto, pois os ingleses conseguiram produzir de forma mais eficiente a borracha na Ásia, desbancando a produção brasileira.
Outro aspecto econômico da República Velha foi o início da industrialização no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. O capital acumulado com a produção cafeeira possibilitou aos grandes fazendeiros investir na indústria, dando novo dinamismo à sociedade nestes locais. São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades. Mas não foi apenas nestas duas cidades que houve mudanças, já que a mesma situação se verificou em Manaus, Belém e cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Campinas.
Esse processo contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas. O fluxo migratório na República Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população, aprofundando o preconceito contra os negros de origem africana.
Mas a modernização na República Velha apresentou também contradições sociais que resultaram em conflitos de várias ordens. Nas cidades surgiram os movimentos operários, impulsionados pelos imigrantes europeus e suas posições políticas ligadas principalmente ao anarquismo. Foi nesta época que surgiram uma infinidade de movimentos grevistas por melhorias nas condições de salário e trabalho, sendo o mais conhecido a Greve Geral de 1917, em São Paulo. Em 1922, foi fundado o Partido Comunista Brasileiro, consequência da Revolução Russa. Além disso, os homens alfabetizados e maiores de 21 anos passaram a poder votar nas eleições.
Na vastidão do interior rural do Brasil, surgiram movimentos messiânicos, como o Contestado, no Sul, e Canudos, na Bahia, além do aparecimento do Cangaço, celebrizado pela figura de Lampião. O controle político do interior do país na República Velha ficava nas mãos dos coronéis, sendo o voto de cabresto a principal característica do coronelismo. A Coluna Prestes que percorreu milhares de quilômetros tentando buscar apoio popular a uma revolução social foi também um fenômeno da República Velha.
No aspecto cultural da sociedade, surgiu o choro e o samba, gêneros musicais que ainda fazem parte da cultura popular nacional. Na elite, a influência europeia, principalmente francesa, mudou o comportamento das pessoas ricas, em seu jeito de vestir, falar e se portar em público, o que ficou conhecido como a Belle Époque (Bela Época) no Brasil. Surgiu também na República Velha a Semana de Arte Moderna de 1922, animada por vários artistas como Villa-Lobos e Mário de Andrade, e que pretendia fazer uma antropofagia cultural, misturando elementos das culturas europeia e brasileira na produção artística.



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