sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - 2ª B, C, D e E - PROFº GALDINO


Professor (a): Galdino Max. Santos
Turma: 2ª B, C, D e E ENSINO MÉDIO (Noturno)
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA - LITERATURA
Canal de resposta: gmaximiano@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 05/06/2020
Período de envio: 29/05 a 05/06

Material utilizado:  Caderno  SP FAZ ESCOLA, caderno escolar, lápis, caneta, smartphone, CMSP

Tarefas: Leitura  e análise  de texto
Leia   o  texto   e  responda   às   questões de 01  a  05

Orientações: Leia   o  texto,  responda  às questões  e envie as respostas.  Caso não consiga enviar,  escreva no  seu  caderno para ser visto  posteriormente.

O consumismo frente à poluição
          O comportamento consumista sempre esteve presente em nossa sociedade, desde as antigas civilizações. No entanto, esse fenômeno se intensificou nas civilizações modernas, com a exploração de matérias-primas e consumo excessivo de produtos, acarretando sérios danos ao meio ambiente.
          Entende-se por consumismo o ato de comprar excessivamente, visando não só o suprimento de necessidades vitais como alimentação, mas também, a satisfação e prestígio social. Contudo, o consumismo apresenta uma forte ligação com a poluição causada pelo lixo, uma vez que a compra excessiva gera um descarte excessivo.
          Émile Durkheim concebe a sociedade como um organismo vivo, cujas as partes – instituições e indivíduos – cumprem determinados papéis. Sua ideologia pressupõe o trabalho conjunto e isso se aplica a nossa atual sociedade, na medida que o descarte de lixo e responsabilidade de cada cidadão. E se trabalharmos juntos obteremos bons resultados.
          Portanto, conclui-se que, a relação consumismo e produção de lixo estão intimamente associadas. Contudo, se a população se conscientizar sobre os possíveis impactos subsequentes ao consumismo e, promover o descarte correto do lixo produzido, teremos uma sociedade mais sustentável sem comprometer o desenvolvimento das futuras gerações.

1)    Qual  o assunto do texto?
2)     O que o autor  defende?
3)    Identifique  um argumento usado pelo autor  para defender sua  ideia.
4)    No trecho “Contudo,se a população se conscientizar sobre os possíveis impactos...” ,  a palavra  em destaque dá  ideia de  

A.(  ) explicação        B.(  ) oposição    C.(  )adição      D.(   ) tempo

5)    Qual  a  proposta  de solução  apresentada  no texto? Você   concorda ?Explique.

Observações: Para  ampliar  seu conhecimento, assista à aula no CMSP/ youtube  do Professor Mauro – Contextualizando os conectivos



Nenhum comentário:

Postar um comentário