Professor
(a): NOEMI PEREIRA
DA COSTA SANTOS
Turma:
3ª série A ENSINO MÉDIO
Disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA - LITERATURA
Canal
de resposta: e-mail - noemipereira@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: 05/06/2020
Período
de envio: 29/05 a 05/06
Material
utilizado: Caderno SP FAZ ESCOLA, caderno
escolar, lápis, caneta, smartphone, CMSP
Tarefas:
Leitura e análise
de texto
Leia o
texto e responda
às questões de 01 a 05
Orientações:
Leia o
texto, responda às questões
e envie as respostas. Caso não
consiga enviar, escreva no seu
caderno para ser visto
posteriormente.
O consumismo frente à poluição
O comportamento consumista sempre
esteve presente em nossa sociedade, desde as antigas civilizações. No entanto,
esse fenômeno se intensificou nas civilizações modernas, com a exploração de
matérias-primas e consumo excessivo de produtos, acarretando sérios danos ao
meio ambiente.
Entende-se por consumismo o ato de comprar excessivamente, visando não só o
suprimento de necessidades vitais como alimentação, mas também, a satisfação e
prestígio social. Contudo, o consumismo apresenta uma forte ligação com a
poluição causada pelo lixo, uma vez que a compra excessiva gera um descarte
excessivo.
Émile Durkheim concebe a sociedade como um organismo vivo, cujas as partes –
instituições e indivíduos – cumprem determinados papéis. Sua ideologia
pressupõe o trabalho conjunto e isso se aplica a nossa atual sociedade, na
medida que o descarte de lixo e responsabilidade de cada cidadão. E se
trabalharmos juntos obteremos bons resultados.
Portanto, conclui-se que, a relação consumismo e produção de lixo estão
intimamente associadas. Contudo, se a população se conscientizar sobre os
possíveis impactos subsequentes ao consumismo e, promover o descarte correto do
lixo produzido, teremos uma sociedade mais sustentável sem comprometer o
desenvolvimento das futuras gerações.
https://blogviramundos.wordpress.com/redacao-de-marcos-cristhyam-rodrigues/
acesso em 28/05/2020 - fragmento
1) Qual o assunto do texto?
2) O que o autor
defende?
3) Identifique um argumento usado pelo autor para defender sua ideia.
4) No trecho
“Contudo,se a população se
conscientizar sobre os possíveis impactos...” ,
a palavra em destaque dá ideia de
A.( ) explicação B.( ) oposição C.( )adição D.( ) tempo
A.( ) explicação B.( ) oposição C.( )adição D.( ) tempo
5) Qual a proposta de solução apresentada no texto? Você concorda ?Explique.
Observações:
Para ampliar seu conhecimento, assista à aula no CMSP/
youtube do Professor Mauro – Contextualizando os conectivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário