sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - 9º A, B, C - PROFª GRAÇA


Professor (a):Graça Ramo
Turma: 9º A, B, C
Disciplina:Língua Portuguesa
Canal de resposta: gracasramo@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 23:59 do dia 05/06
Período de envio: 28/05/20

Material utilizado:  Linguagem formal (conhecida também como norma padrão), Linguagem informal (conhecida também como coloquial)  referente às aulas  CMSP do dia 15/05 e 19/05

Tarefas: 

1) Utilizamos a Linguagem coloquial em qual situação:
a)      Durante uma entrevista de emprego.
b)      Durante uma conversa com amigos ou familiares.
c)       Em uma palestra.
d)      Na sala de aulas com os professores.

2) Passe para a Linguagem formal as frases abaixo
a)      Doeu pra caramba aquela tombo
b)      Fui na casa da Mariana porque tava rolando uma festa manera.
c)       O avô ficô babando no neto.
d)      Têm uma galera muito sem noção.
e)      E aê brother, como se ta?

3)Marque V(verdadeiro) ou F(falso)
a)      A língua falada é espontânea. (  )  
b)      A língua escrita obedece à reprodução da fala. ( )
c)       A língua escrita é diferente da fala. ( )
d)      A língua escrita e a língua falada devem se adequar à situação de comunicação.( )
e)      Quando usamos a língua falada o nosso interlocutor não pode interagir imediatamente. ( )
f)       Na língua escrita o nosso interlocutor não pode interagir imediatamente. ( )

4) ATIVIDADES GRAMATICAIS  

(ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL, COLOCAÇÃO PRONOMINAL, CRASE E REGÊNCIA VERBAL)  

PARA EU – PARA MIM
PARA EU é usado:
      Antes de verbo no infinitivo (terminação: AR – ER – IR – OR).
Ex.: A professora trouxe o livro para eu ler. (eu é o sujeito da segunda oração – pronome pessoal do caso reto)
Obs.: Após a palavra menos, usa-se eu / Ex.: Todos foram ao cinema, menos eu.
PARA MIM é usado: 
      No final de frases.Ex.: Ele comprou flores para mim. 
(mim – pronome pessoal do caso oblíquo – objeto indireto)
      Entre vírgulas.        Ex.: Para mim, fazer isso é muito difícil.  / É muito difícil, para mim, fazer isso.
      Depois das preposições: entre, perante, sem, até.
Ex.: Entre mim e você não há mais nada. / Pode sair sem mim. / Perante mim e ti não há mais segredos.

EXERCÍCIOS – EMPREGUE O PRONOME EU OU MIM:
1.     Vim embora, pois lá não havia nada para ________ fazer.
2.     Eles pediram para _______ voltar logo.
3.     Para _______, voltar para lá será impossível.
4.     Para _____ passar no exame, tive que estudar muito.
5.     Será difícil, para ________, passar no exame.
6.     Eles enviaram o documento para ____ guardar.
7.     Eles enviaram o documento para ______.
8.     Ontem aconteceu entre _______ e ti um fato desagradável.
9.     Certamente haverá discussões entre ______ e ele.
10.  Os gritos chegaram até ________.
11.  Entre você e _______ há uma grande diferença de idade.
12.  Entregou as fotografias para _____ selecionar as melhores.
13.  Meu pai emprestou o carro para _______.
14.  Meu pai deu o carro para ______ dirigir.
15.  Entre _____ e ele existe confiança mútua.
16.  Corrigir os textos será fácil para _______.
17.  Para _____, corrigir os textos será fácil.
18.  Corrigir os textos, para _____, será fácil.
19.  Todos foram à excursão, menos ______.
20.  Nada há entre ________ e ti.

MAU – MAL

MAU é adjetivo (qualidade); refere-se a um substantivo ou a um pronome; é antônimo de bom; seu plural é maus; seu feminino é má.
            Ex.: Ele é mau.             Eles são maus.            É um mau aluno.
                        Ela é má.          Elas são más.              São maus alunos.

MAL é advérbio de modo (vem ao lado do verbo ou do adjetivo); eu antônimo é bem; não apresenta plural.
 Ex.: Júlio canta mal.    Júlio e Marina cantam mal.

MAL pode ser também substantivo, nesse caso, aparece ao lado do artigo ou pronome; seu plural é males.  
Ex.: Ele pratica sempre o mal.
            Já praticou muitos males.
            “Dos males, o menor.”

EXERCÍCIOS – USE MAL, MALES, MAU, MAUS, MÁ, MÁS.
1.       Ele estava de _______ humor.
2.       Dormi _______ essa noite.
3.       É preciso evitar esse ________.
4.       O seu trabalho está ________ redigido.
5.       A lição está _____ feita.
6.       Creio que eles estavam com ______ propósitos.
7.       É preciso combater o _____ pela raiz.
8.       Você escolheu uma ______ hora para vir aqui.
9.       O piloto teve uma ______ atuação durante a corrida.
10.   ________saímos da escola, começou a chover.
11.   Lucas é um ______ jogador de tênis.
12.   Não sei que _______ o tem atingido ultimamente.
13.   Carlos escreve ________, lê __________ e fala _________.
14.   Vive a praticar muitos ___________ por aí.
15.   Todas as pessoas que estavam naquela casa eram muito _______.

ONDE – AONDE
  
ONDE é empregado para verbos que não indicam movimento (estar, permanecer, trabalhar, estudar, residir, morar...) – verbos regidos pela preposição em.
Ex.: Onde você mora?Não sei onde ele trabalha.

AONDE é usado quando os verbos indicam movimentação (ir, levar, chegar...) – verbos regidos pela preposição a. aonde = para onde
Ex.: Aonde você foi domingo, Rodrigo?Não sei aonde isso irá te levar. 

Preposições de movimento: a – até – para.  
Ex.: Irei a Paris.  
            Iremos para casa.
            Fui até lá.
Obs.; O verbo ir é intransitivo (apresenta sentido completo), mas pede adjunto adverbial de lugar.

EXERCÍCIOS – COMPLETE COM ONDE OU AONDE.
1.       ______________você foi ontem à noite?
2.       __________estão as crianças?
3.       Você sabe _________ ela se hospedou?
4.       ___________levaremos o casal?
5.       ___________ fica a Rua Carolina Fonseca?
6.       Não sei ___________ Maria foi, mamãe.
7.       ________ você colocou o meu livro, Simone?
8.       A rua _________ mora é arborizada.
9.       Eu não sei ________ Márcia estuda.
10.   __________vais com tanta pressa?

MAIS – MAS – MÁS
     MAIS – é advérbio de intensidade e seu antônimo é MENOS.
Ex.: Eduardo é mais inteligente que o irmão.
     MAIS – também pode ser pronome indefinido, nesse caso deve aparecer ao lado de um substantivo.
Ex.: Há mais alunos na sala hoje.
     MAS – conjunção adversativa (liga uma oração à outra).
Ex.: Foi viajar, mas voltará logo.
     MÁS – é adjetivo (feminino, plural).
Ex.: Aquelas pessoas são muito más.

EXERCÍCIOS – COMPLETE COM A PALAVRA ADEQUADA:
1.       O rapaz é culto, _______ pouco simpático.
2.       Não devemos andar em ______ companhias.
3.       Estuda _____ e serás aprovado.
4.       Elas são ______ companheiras de trabalho.
5.       Papai foi à livraria, _____ não encontrou o livro.
6.       Leia ______ e você escreverá melhor.
7.       Durma menos e viva _______.
8.       Eu não acredito em ______ ideias.
9.        Faz sol, _______ está frio.
10.   Dois macacos fugiram do parque, _____ já foram localizados.
11.   Quanto _____ penso, _____ acerto os palpites.
12.   Existem pessoas muito _____ no mundo.
13.   Dois _____ dois é igual a quatro.
14.   São pessoas ______, ______ quem sabe um dia melhorem.
15.   ______ amor e menos guerra.

HÁ OU A (INDICATIVO DE TEMPO)

HÁ = V ERBO HAVER              HÁ=FAZ           (Indica tempo passado)
Ex.: Há dias que não o vejo.Faz dias que não o vejo.  

A = PREPOSIÇÃO (Indica tempo futuro)
Ex.: Sairemos daqui a pouco.

EXERCÍCIOS – USE HÁ OU A:
1.       _______três meses que não chove aqui.
2.       Volto daqui _____ cinco meses.
3.       Falei _______ pouco com seu irmão.
4.       Daqui ____ pouco, parte o último ônibus.
5.       Estamos sem água ______ dois dias.
6.       Viajo para o Exterior daqui ______ alguns dias.
7.       A expedição viajou para a Antártida _____ uma semana.
8.       O posto de gasolina fica ______ três quilômetros daqui.
9.       Apressem-se! A prova começará daqui _____ cinco minutos.
10.   Os alunos saíram da biblioteca ____ pouco, mas voltarão daqui ____ pouco.

VERBO SER PARA HORA DETERMINADA, DISTÃNCIA E DATAS
O verbo concorda com o numeral.
            Ex.: É uma hora.  São duas horas. 
            Ex.: Hoje é primeiro de outubro.   Hoje é dia dois de outubro.   Hoje são dois de outubro.
            Ex.: Daqui ao dentro de Itaquera é um quilômetro. Daqui à escola são dois quilômetros. 

EXERCÍCIOS – FAÇA A CONCORDÂNCIA DOS VERBOS:
1.       Poxa, já _____ três horas. (é – são)
2.       ______ cinco horas quando saímos. (Era – Eram)
3.       Já _____ seis horas e ela não me telefonou ainda. (é – são)
4.       _______meia-noite quando começou a chover. (Era – Eram)
5.       Já _____ meio-dia e meia e eles não haviam chegado ainda. (era – eram)
6.       Daqui a minha casa ______ um quilômetro. (é – são)
7.       Do shopping a minha casa _______  dois quilômetros.  (é – são)
8.       ________ primeiro de julho quando viajou para os Estados Unidos. (Era – Eram)
9.       ________ dez de julho quando viajou para os Estados Unidos. (Era – Eram)
10.   ________ dia dez de julho quando viajou para os Estados Unidos. (Era – Eram) 

VERBOS HOUVE / OUVE

HOUVE = verbo haver no Pretérito Perfeito do Modo Indicativo.
            Ex.: Houve muitas pessoas presentes à reunião.

OUVE = verbo ouvir no Presente do Modo Indicativo.
                        Ex.: Ele ouve muito bem.

EXERCÍCIOS – COMPLETE COM O VERBO ADEQUADO:
1.       Por que você não me ______ pelo menos uma vez?
2.       Quem fala o que quer, ______ o que não quer.
3.       Será que já ______ uma enchente como essa?
4.       ________ grande interesse em discutir o assunto.
5.       ________ poucas reclamações hoje.
6.       Aqui ninguém mais me _______.
7.       À tardinha, ______ uma concentração de trabalhadores na praça.
8.       Ele ______ atentamente a notícia pelo rádio.
9.       ____________ muitos comentários maldosos a seu respeito.
10.   Mamãe sempre me ______________.

VERBO FAZER

O verbo FAZER no sentido de tempo não apresenta plural, é impessoal.  
Para fenômenos da natureza e estações do ano, o verbo fazer não tem plural. Ele forma uma oração sem sujeito.
Ex.: Faz dias que não a encontro. / Fez dois meses que ele partiu. / Fará cinco anos que vovó faleceu.
           
EXERCÍCIOS: COMPLETE COM O VERBO ADEQUADO
1.       __________meses que não vou até lá. (Faz – Fazem)
2.       __________dois anos que não a vejo. (Faz – Fazem)
3.       __________alguns dias que não vejo minha mãe. (Faz – Fazem)
4.       __________verões maravilhosos no Brasil. (Faz – Fazem)
5.       __________invernos rigorosos no Sul. (Fez – Fizeram)
6.       __________domingo oito meses que ele esteve aqui. (Fará – Farão)
7.       __________sete anos, hoje, a Carol e a Beatriz. (Faz – Fazem)
8.       Ontem, mamãe ______ os bolinhos que eu tanto queria. (faz – fez)
9.       Elas ________ todos os trabalhos com muito capricho. (faz – fazem)
10.   Eles _______ aniversário em setembro. (farão – fazerão)

VERBOS: VER – VIR
     Veem é forma do verbo VER (na 3ª pessoa do plural).
Ex.: Ele defeito em tudo.Eles veem defeito em tudo.
     Vêm é forma do verbo VIR (na 3ª pessoa do plural).
Ex.: Ele vem todos os dias visitar os pais. 
Eles vêm todos os dias visitar os pais.
     Verbos derivados de ver e vir: conter, reter, deter... intervir, convir... 
Ex.: Ele retém o líquido. Ele intervém na decisão.  (acento agudo na sílaba tônica)
Ex.: Eles retêm o líquido. Eles intervêm na decisão. (acento circunflexo na sílaba tônica. 

EXERCÍCIOS – COMPLETE COM O VERBO ADEQUADO:
1.       Vivian e Karina _______ à escola a pé. (vem – vêm – veem)
2.       Antônio ________ até aqui quase que diariamente. (vem – vêm)
3.       Mamãe e papai _____ melhor de óculos. (vem – vêm – veem)
4.       Aquelas luzes _____ da floresta. (vem – vêm)
5.       Eles não _____ com bons olhos essa situação. (veem – vêm)
6.       Os retirantes _____ de muito longe. (vem – vêm)
7.       Os meninos pobres não _____ as ervilhas tenras. (veem – vêm)
8.       Ele sempre _____________ nas nossas decisões. (intervém – intervêm)
9.       Eles sempre ______________ nas nossas decisões. (intervém – intervêm)
10.   Este apartamento não nos _________________. (convém – convêm)
11.   Aquelas regras não nos ___________________. (convém – convêm)
12.   Ele _________________ na decisão familiar. (interveio – interviu)
13.   Se ele _________________ na decisão, será advertido. (intervier – intervir)

VERBO TER
     Tem é forma do verbo TER na 3ª pessoa do singular.
     Têm é forma do verbo TER na 3ª pessoa do plural.
Ex.: Ele tem muitos problemas.            Eles têm muitos problemas. (têem não existe)

EXERCÍCIOS – COMPLETE AS ORAÇÕES COM O VERBO ADEQUADO:
1.       Eles ______ diversos jogos de videogame.
2.       Renata e Marcelo _____ algo em comum.
3.       César ____ muitos problemas com a família.
4.       As pessoas _____ medo de amar. 
5.       O menino _____ mania de imitar as pessoas.





USO DOS PORQUÊS:
     POR QUE (separado e sem acento).
POR mais advérbio interrogativo QUE é empregado em frases interrogativas diretas e indiretas.
Ex.: Por que você partiu?              Não sei por que você partiu.
   POR mais pronome relativo QUE pode ser substituído por: PELO QUAL, PELA QUAL, POR QUAL...      Ex.: O lugar por que passamos é lindo.
     POR QUÊ (separado e com acento).
É usado em final de frases interrogativas ou quando vier sozinho.
Ex.: Você está falando assim por quê.Você é muito chato. Por quê?
     PORQUE (junto e sem acento).  É usado em respostas, funcionando como conjunção e pode ser substituído pela conjunção POIS.
Ex.: A festa foi cancelada, porque choveu muito.  (conjunção causal)
                        Venha logo, porque o trem vai partir. (conjunção explicativa)
     PORQUÊ (junto e com acento). Funciona com substantivo; pode ser substituído pela palavra motivo; aparece depois de um artigo ou de um pronome.
Ex.: Ninguém sabia o porquê de tanta briga. 
 Ele nos interrogou com vários porquês.
    
EMPREGUE O PORQUÊ CORRETAMENTE:
1.       ______________ você chorou?
2.       Desejamos saber ________ você chorou.
3.       A vitória __________ ele lutou foi merecida.
4.       O lugar ______ passamos era muito bonito.
5.       Eu sei _______ ele não veio.
6.       A festa foi cancelada _______ choveu muito.
7.       Volte durante o dia, _______ a estrada é ruim.
8.       Seus olhos estão vermelhos _________?
9.       A festa foi cancelada, mas ninguém sabe ___________.
10.   Ninguém explicou o ______ da demissão dele.
11.   Qual o _______ de sua revolta?
12.   __________ se revoltou?
13.   Ele nos interrogou com muitos _________.
14.   Ficaremos aqui ___________ ele precisa de nós.
15.   Eu desconheço o __________ de sua revolta.
16.   “____________ nascemos para amar, se vamos morrer?
_____________morrer, se amamos?”(Carlos Drummond. de Andrade)
17.   “Eu te amo _______ não amo bastante ou demais a mim./ __________ amor não se troca, não se conjuga nem se ama.” (Carlos Drummond. de Andrade)
18.   Aquele _______ irritou-me profundamente.
19.   “Estava inquieto. Não saberia dizer bem ___________”. (Érico Veríssimo)
20.   Você não gostou do filme ____________?


 Orientações: Atividades referentes ao CMSP 15/05 e 19/05

Observações: as atividades de Gramática e concordância caso não se recorde consulte livros didáticos e/ou sites.









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