Professor
(a):Graça Ramo
Turma: 9º A, B, C
Disciplina:Língua
Portuguesa
Canal de
resposta: gracasramo@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: 23:59 do dia 05/06
Período de
envio: 28/05/20
Material
utilizado: Linguagem formal (conhecida
também como norma padrão), Linguagem informal (conhecida também como
coloquial) referente às aulas CMSP do dia 15/05 e 19/05
Tarefas:
1)
Utilizamos a Linguagem coloquial em qual situação:
a)
Durante uma entrevista de emprego.
b)
Durante uma conversa com amigos ou familiares.
c)
Em uma palestra.
d)
Na sala de aulas com os professores.
2) Passe para a
Linguagem formal as frases abaixo
a)
Doeu pra
caramba aquela tombo
b)
Fui na
casa da Mariana porque tava rolando
uma festa manera.
c)
O avô ficô
babando no neto.
d)
Têm uma
galera muito sem noção.
e)
E aê brother,
como se ta?
3)Marque
V(verdadeiro) ou F(falso)
a) A
língua falada é espontânea. ( )
b)
A língua escrita obedece à reprodução da fala. ( )
c)
A língua escrita é diferente da fala. ( )
d)
A língua escrita e a língua falada devem se adequar à
situação de comunicação.( )
e)
Quando usamos a língua falada o nosso interlocutor não
pode interagir imediatamente. ( )
f)
Na língua escrita o nosso interlocutor não pode
interagir imediatamente. ( )
4) ATIVIDADES
GRAMATICAIS
(ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL,
COLOCAÇÃO PRONOMINAL, CRASE E REGÊNCIA VERBAL)
PARA EU – PARA MIM
PARA EU
é usado:
●
Antes de verbo
no infinitivo (terminação: AR – ER – IR – OR).
Ex.: A professora trouxe o livro para eu ler. (eu é o sujeito da segunda oração –
pronome pessoal do caso reto)
Obs.: Após
a palavra menos, usa-se eu / Ex.: Todos foram ao cinema, menos eu.
PARA MIM
é usado:
●
No final de
frases.Ex.: Ele comprou flores para mim.
(mim – pronome pessoal do caso oblíquo – objeto
indireto)
●
Entre vírgulas. Ex.: Para mim, fazer isso é muito
difícil. / É muito difícil, para mim,
fazer isso.
●
Depois das
preposições: entre, perante, sem, até.
Ex.: Entre mim e você não há mais nada. / Pode
sair sem mim. / Perante mim e ti não há mais segredos.
EXERCÍCIOS
– EMPREGUE O PRONOME EU OU MIM:
1. Vim embora, pois lá não havia nada para ________
fazer.
2. Eles pediram para _______ voltar logo.
3. Para _______, voltar para lá será impossível.
4. Para _____ passar no exame, tive que estudar
muito.
5. Será difícil, para ________, passar no exame.
6. Eles enviaram o documento para ____ guardar.
7. Eles enviaram o documento para ______.
8. Ontem aconteceu entre _______ e ti um fato
desagradável.
9. Certamente haverá discussões entre ______ e ele.
10. Os gritos chegaram até ________.
11. Entre você e _______ há uma grande diferença de
idade.
12. Entregou as fotografias para _____ selecionar as
melhores.
13. Meu pai emprestou o carro para _______.
14. Meu pai deu o carro para ______ dirigir.
15. Entre _____ e ele existe confiança mútua.
16. Corrigir os textos será fácil para _______.
17. Para _____, corrigir os textos será fácil.
18. Corrigir os textos, para _____, será fácil.
19. Todos foram à excursão, menos ______.
20. Nada há entre ________ e ti.
MAU – MAL
MAU é adjetivo (qualidade); refere-se a um substantivo ou a um pronome; é antônimo de bom; seu plural é maus; seu feminino é má.
Ex.: Ele é mau. Eles
são maus. É um mau aluno.
Ela é má. Elas
são más. São maus alunos.
MAL é advérbio de modo (vem ao lado do verbo ou do
adjetivo); eu antônimo é bem; não
apresenta plural.
Ex.:
Júlio canta mal. Júlio e Marina cantam
mal.
MAL pode ser também substantivo, nesse caso, aparece
ao lado do artigo ou pronome; seu plural é males.
Ex.: Ele pratica sempre o mal.
Já praticou muitos males.
“Dos males, o menor.”
EXERCÍCIOS
– USE MAL, MALES, MAU, MAUS, MÁ, MÁS.
1.
Ele estava de
_______ humor.
2.
Dormi _______
essa noite.
3.
É preciso
evitar esse ________.
4.
O seu trabalho
está ________ redigido.
5.
A lição está
_____ feita.
6.
Creio que eles estavam
com ______ propósitos.
7.
É preciso
combater o _____ pela raiz.
8.
Você escolheu
uma ______ hora para vir aqui.
9.
O piloto teve
uma ______ atuação durante a corrida.
10.
________saímos
da escola, começou a chover.
11.
Lucas é um
______ jogador de tênis.
12.
Não sei que
_______ o tem atingido ultimamente.
13.
Carlos escreve
________, lê __________ e fala _________.
14.
Vive a praticar
muitos ___________ por aí.
15.
Todas as
pessoas que estavam naquela casa eram muito _______.
ONDE –
AONDE
ONDE é empregado para verbos que não indicam
movimento (estar, permanecer, trabalhar, estudar, residir, morar...) – verbos
regidos pela preposição em.
Ex.: Onde você mora?Não sei onde ele trabalha.
AONDE é usado quando os verbos indicam movimentação
(ir, levar, chegar...) – verbos regidos pela preposição a. aonde = para onde
Ex.: Aonde você foi domingo, Rodrigo?Não sei
aonde isso irá te levar.
Preposições
de movimento: a – até – para.
Ex.: Irei a
Paris.
Iremos para casa.
Fui até lá.
Obs.; O verbo ir é intransitivo (apresenta
sentido completo), mas pede adjunto adverbial de lugar.
EXERCÍCIOS
– COMPLETE COM ONDE OU AONDE.
1.
______________você
foi ontem à noite?
2.
__________estão
as crianças?
3.
Você sabe
_________ ela se hospedou?
4.
___________levaremos
o casal?
5.
___________
fica a Rua Carolina Fonseca?
6.
Não sei
___________ Maria foi, mamãe.
7.
________ você
colocou o meu livro, Simone?
8.
A rua _________
mora é arborizada.
9.
Eu não sei
________ Márcia estuda.
10.
__________vais
com tanta pressa?
MAIS – MAS
– MÁS
● MAIS – é advérbio de intensidade e seu antônimo
é MENOS.
Ex.: Eduardo é mais inteligente que o irmão.
● MAIS – também pode ser pronome indefinido, nesse
caso deve aparecer ao lado de um substantivo.
Ex.: Há mais alunos na sala hoje.
● MAS – conjunção adversativa (liga uma oração à
outra).
Ex.: Foi viajar, mas voltará logo.
● MÁS – é adjetivo (feminino, plural).
Ex.: Aquelas pessoas são muito más.
EXERCÍCIOS – COMPLETE COM A PALAVRA ADEQUADA:
1.
O rapaz é
culto, _______ pouco simpático.
2.
Não devemos
andar em ______ companhias.
3.
Estuda _____ e
serás aprovado.
4.
Elas são ______
companheiras de trabalho.
5.
Papai foi à
livraria, _____ não encontrou o livro.
6.
Leia ______ e
você escreverá melhor.
7.
Durma menos e
viva _______.
8.
Eu não acredito
em ______ ideias.
9.
Faz sol, _______ está frio.
10.
Dois macacos
fugiram do parque, _____ já foram localizados.
11.
Quanto _____
penso, _____ acerto os palpites.
12.
Existem pessoas
muito _____ no mundo.
13.
Dois _____ dois
é igual a quatro.
14.
São pessoas
______, ______ quem sabe um dia melhorem.
15.
______ amor e
menos guerra.
HÁ OU A (INDICATIVO DE TEMPO)
HÁ = V ERBO HAVER HÁ=FAZ
(Indica
tempo passado)
Ex.: Há dias que não o vejo.Faz dias que não o vejo.
A = PREPOSIÇÃO (Indica tempo futuro)
Ex.: Sairemos daqui a pouco.
EXERCÍCIOS – USE HÁ OU A:
1.
_______três
meses que não chove aqui.
2.
Volto daqui
_____ cinco meses.
3.
Falei _______
pouco com seu irmão.
4.
Daqui ____
pouco, parte o último ônibus.
5.
Estamos sem
água ______ dois dias.
6.
Viajo para o
Exterior daqui ______ alguns dias.
7.
A expedição
viajou para a Antártida _____ uma semana.
8.
O posto de
gasolina fica ______ três quilômetros daqui.
9.
Apressem-se! A
prova começará daqui _____ cinco minutos.
10.
Os alunos
saíram da biblioteca ____ pouco, mas voltarão daqui ____ pouco.
VERBO SER PARA HORA DETERMINADA, DISTÃNCIA E
DATAS
O verbo concorda com o numeral.
Ex.: É uma hora.
São duas horas.
Ex.: Hoje é primeiro
de outubro. Hoje é dia dois de outubro. Hoje
são dois de outubro.
Ex.: Daqui ao dentro de Itaquera é um quilômetro. Daqui à escola são dois quilômetros.
EXERCÍCIOS – FAÇA A CONCORDÂNCIA DOS VERBOS:
1.
Poxa, já _____
três horas. (é – são)
2.
______ cinco
horas quando saímos. (Era – Eram)
3.
Já _____ seis
horas e ela não me telefonou ainda. (é – são)
4.
_______meia-noite
quando começou a chover. (Era – Eram)
5.
Já _____
meio-dia e meia e eles não haviam chegado ainda. (era – eram)
6.
Daqui a minha
casa ______ um quilômetro. (é – são)
7.
Do shopping a
minha casa _______ dois
quilômetros. (é – são)
8.
________
primeiro de julho quando viajou para os Estados Unidos. (Era – Eram)
9.
________ dez de
julho quando viajou para os Estados Unidos. (Era – Eram)
10.
________ dia
dez de julho quando viajou para os Estados Unidos. (Era – Eram)
VERBOS
HOUVE / OUVE
HOUVE
= verbo haver no Pretérito Perfeito do Modo Indicativo.
Ex.: Houve muitas pessoas presentes à reunião.
OUVE = verbo ouvir no Presente do Modo Indicativo.
Ex.: Ele ouve muito bem.
EXERCÍCIOS – COMPLETE COM O VERBO ADEQUADO:
1.
Por que você
não me ______ pelo menos uma vez?
2.
Quem fala o que
quer, ______ o que não quer.
3.
Será que já
______ uma enchente como essa?
4.
________ grande
interesse em discutir o assunto.
5.
________ poucas
reclamações hoje.
6.
Aqui ninguém
mais me _______.
7.
À tardinha,
______ uma concentração de trabalhadores na praça.
8.
Ele ______
atentamente a notícia pelo rádio.
9.
____________
muitos comentários maldosos a seu respeito.
10.
Mamãe sempre me
______________.
VERBO
FAZER
O verbo FAZER no sentido de tempo não apresenta
plural, é impessoal.
Para fenômenos da natureza e estações do ano, o
verbo fazer não tem plural. Ele forma uma oração sem sujeito.
Ex.: Faz dias que não a encontro. / Fez dois meses que ele partiu. /
Fará cinco anos que vovó faleceu.
EXERCÍCIOS: COMPLETE COM O VERBO ADEQUADO
1.
__________meses
que não vou até lá. (Faz – Fazem)
2.
__________dois
anos que não a vejo. (Faz – Fazem)
3.
__________alguns
dias que não vejo minha mãe. (Faz – Fazem)
4.
__________verões
maravilhosos no Brasil. (Faz – Fazem)
5.
__________invernos
rigorosos no Sul. (Fez – Fizeram)
6.
__________domingo
oito meses que ele esteve aqui. (Fará – Farão)
7.
__________sete
anos, hoje, a Carol e a Beatriz. (Faz – Fazem)
8.
Ontem, mamãe
______ os bolinhos que eu tanto queria. (faz – fez)
9.
Elas ________
todos os trabalhos com muito capricho. (faz – fazem)
10.
Eles _______
aniversário em setembro. (farão – fazerão)
VERBOS:
VER – VIR
● Veem é forma do verbo VER (na 3ª pessoa do plural).
Ex.: Ele vê
defeito em tudo.Eles veem defeito em
tudo.
● Vêm é forma do verbo VIR (na 3ª pessoa do plural).
Ex.: Ele vem
todos os dias visitar os pais.
Eles vêm
todos os dias visitar os pais.
● Verbos derivados de ver e vir: conter, reter, deter... intervir, convir...
Ex.: Ele retém
o líquido. Ele intervém na decisão.
(acento agudo na sílaba tônica)
Ex.: Eles retêm
o líquido. Eles intervêm na decisão.
(acento circunflexo na sílaba tônica.
EXERCÍCIOS – COMPLETE COM O VERBO ADEQUADO:
1.
Vivian e Karina
_______ à escola a pé. (vem – vêm – veem)
2.
Antônio
________ até aqui quase que diariamente. (vem – vêm)
3.
Mamãe e papai
_____ melhor de óculos. (vem – vêm – veem)
4.
Aquelas luzes
_____ da floresta. (vem – vêm)
5.
Eles não _____
com bons olhos essa situação. (veem – vêm)
6.
Os retirantes
_____ de muito longe. (vem – vêm)
7.
Os meninos
pobres não _____ as ervilhas tenras. (veem – vêm)
8.
Ele sempre
_____________ nas nossas decisões. (intervém – intervêm)
9.
Eles sempre
______________ nas nossas decisões. (intervém – intervêm)
10.
Este apartamento
não nos _________________. (convém – convêm)
11.
Aquelas regras
não nos ___________________. (convém – convêm)
12.
Ele
_________________ na decisão familiar. (interveio – interviu)
13.
Se ele
_________________ na decisão, será advertido. (intervier – intervir)
VERBO TER
● Tem é forma do verbo TER na 3ª pessoa do singular.
● Têm é forma do verbo TER na 3ª pessoa do plural.
Ex.: Ele tem muitos problemas. Eles têm muitos problemas. (têem não
existe)
EXERCÍCIOS – COMPLETE AS ORAÇÕES COM O VERBO
ADEQUADO:
1.
Eles ______
diversos jogos de videogame.
2.
Renata e
Marcelo _____ algo em comum.
3.
César ____
muitos problemas com a família.
4.
As pessoas
_____ medo de amar.
5.
O menino _____
mania de imitar as pessoas.
USO DOS PORQUÊS:
● POR QUE
(separado e sem acento).
POR mais advérbio
interrogativo QUE é empregado em frases interrogativas diretas e indiretas.
Ex.: Por que você partiu? Não sei por que você partiu.
POR mais pronome relativo QUE pode ser
substituído por: PELO QUAL, PELA QUAL, POR QUAL... Ex.: O lugar por que passamos é lindo.
● POR QUÊ
(separado e com acento).
É usado em final de frases interrogativas ou
quando vier sozinho.
Ex.: Você está falando assim por quê.Você é muito chato. Por quê?
● PORQUE
(junto e sem acento). É usado em respostas, funcionando como conjunção
e pode ser substituído pela conjunção POIS.
Ex.: A festa foi cancelada, porque choveu muito. (conjunção causal)
Venha logo, porque o trem vai partir. (conjunção
explicativa)
● PORQUÊ
(junto e com acento). Funciona
com substantivo; pode ser substituído pela palavra motivo; aparece depois de um
artigo ou de um pronome.
Ex.: Ninguém sabia o porquê de tanta briga.
Ele nos
interrogou com vários porquês.
EMPREGUE O PORQUÊ CORRETAMENTE:
1.
______________
você chorou?
2.
Desejamos saber
________ você chorou.
3.
A vitória
__________ ele lutou foi merecida.
4.
O lugar ______
passamos era muito bonito.
5.
Eu sei _______
ele não veio.
6.
A festa foi
cancelada _______ choveu muito.
7.
Volte durante o
dia, _______ a estrada é ruim.
8.
Seus olhos
estão vermelhos _________?
9.
A festa foi
cancelada, mas ninguém sabe ___________.
10.
Ninguém
explicou o ______ da demissão dele.
11.
Qual o _______
de sua revolta?
12.
__________ se
revoltou?
13.
Ele nos
interrogou com muitos _________.
14.
Ficaremos aqui
___________ ele precisa de nós.
15.
Eu desconheço o
__________ de sua revolta.
16.
“____________
nascemos para amar, se vamos morrer?
_____________morrer, se amamos?”(Carlos Drummond. de Andrade)
17.
“Eu te amo
_______ não amo bastante ou demais a mim./ __________ amor não se troca, não se
conjuga nem se ama.” (Carlos Drummond. de
Andrade)
18.
Aquele _______
irritou-me profundamente.
19.
“Estava inquieto.
Não saberia dizer bem ___________”. (Érico Veríssimo)
20.
Você não gostou
do filme ____________?
Observações: as
atividades de Gramática e concordância caso não se recorde consulte livros
didáticos e/ou sites.
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