sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 4 - 1ª E, F e G - PROFº EDUARDO


Professor (a): Eduardo Gomes da Silva
Turma: 1ª séries E, F, G.
Disciplina:Biologia.
Canal de resposta: eduardogomessilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 04 /06/2020
Período de envio:18/05/2020

Material utilizado:link: https://youtu.be/jKwXzte_cjM, site sobiologia.com.br.

Tarefas: Resolução das Atividades Múltipla escolha:

1.       As características gerais dos seres vivos são:
(a)    Possuir Células, se reproduzir e evoluir;
(b)   Nascer e morrer;
(c)    Possuir tecidos e órgãos.
(d)   Ter atividades metabólicas dependentes.

2.       No exemplo de nível de organização biológica, a união de tecidos forma:
(a)    Células;
(b)   Organismo;
(c)    Órgãos.
(d)   Biosfera

3.       Associe a 2ª coluna com a 1ª coluna de acordo com que você aprendeu sobre as características dos seres vivos.
(a)    Reprodução.
(b)   Metabolismo.
(c)    Evolução.
(d)   Homeostase.
(e)   Respostas à estímulos.
(  ) Conjunto de transformações num organismo vivo, pode ser catabolismo e anabolismo.
(  ) Capacidade de detectar estímulos ambientais e reagir a eles.
(  ) Capacidade do organismo de manter em equilíbrio seu meio interno.
(  ) Processos de modificações por que passam os seres vivos ao longo do tempo.
(  ) Capacidade de originar descendentes, com características semelhantes.

4.       São caracterizados como relações harmônicas intraespecíficas:
(a)    Mutualismo e Protocooperação;
(b)   Inquilinismo e Predatismo;
(c)    Colônia e Sociedade;
(d)   Comensalismo e Amensalismo.


5.       (ENEM) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação do Nitrogênio, disponibilizam Cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.
Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
(a)    Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
(b)   Disponibilização de Cálcio para o tomateiro.
(c)    Diminuição de quantidade de ferro disponível para o fungo.
(d)   Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.
(e)   Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.

Orientações:A resolução dessas atividades deve ser enviada noe-mail e prazo descrito acima, assistindo as aulas no link supracitado. Pode ser enviado em formato word. Se for feito no caderno deve ser escrito de caneta preta ou azul pra melhor visualização anexado em imagens. Atividades deve ter a identificação do aluno/aluna (nome e série)

Observações: Atividades conta como ferramenta de avaliação e para contabilizar presença. O conhecimento biológico muitas vezes ocorre na prática diária, como alimentação, prevenção de doenças e funcionamento do corpo e mente.
Se o email ou atividades não tiver a identificação do estudante poderá ficar sem a correção.









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