Professor
(a): Eduardo Gomes da Silva
Turma: 1ª
séries E, F, G.
Disciplina:Biologia.
Canal de
resposta: eduardogomessilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: 04 /06/2020
Período de
envio:18/05/2020
Material
utilizado:link: https://youtu.be/jKwXzte_cjM, site sobiologia.com.br.
Tarefas:
Resolução das Atividades Múltipla escolha:
1.
As características gerais dos seres vivos são:
(a)
Possuir Células, se reproduzir e evoluir;
(b)
Nascer e morrer;
(c)
Possuir tecidos e órgãos.
(d)
Ter atividades metabólicas dependentes.
2.
No exemplo de nível de organização biológica, a
união de tecidos forma:
(a)
Células;
(b)
Organismo;
(c)
Órgãos.
(d)
Biosfera
3.
Associe a 2ª coluna com a 1ª coluna de acordo
com que você aprendeu sobre as características dos seres vivos.
(a)
Reprodução.
(b)
Metabolismo.
(c)
Evolução.
(d)
Homeostase.
(e)
Respostas à estímulos.
( ) Conjunto de transformações num organismo
vivo, pode ser catabolismo e anabolismo.
( ) Capacidade de detectar estímulos ambientais
e reagir a eles.
( ) Capacidade do organismo de manter em
equilíbrio seu meio interno.
( ) Processos de modificações por que passam os
seres vivos ao longo do tempo.
( ) Capacidade de originar descendentes, com
características semelhantes.
4.
São caracterizados como relações harmônicas
intraespecíficas:
(a)
Mutualismo e Protocooperação;
(b)
Inquilinismo e Predatismo;
(c)
Colônia e Sociedade;
(d)
Comensalismo e Amensalismo.
5.
(ENEM) Existem bactérias que inibem o
crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o
ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação do Nitrogênio,
disponibilizam Cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente
o crescimento do tomateiro.
Qual dos processos biológicos mencionados indica uma
relação ecológica de competição?
(a)
Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
(b)
Disponibilização de Cálcio para o tomateiro.
(c)
Diminuição de quantidade de ferro disponível
para o fungo.
(d)
Liberação de substâncias que inibem o
crescimento do fungo.
(e)
Liberação de auxinas que estimulam o crescimento
do tomateiro.
Orientações:A
resolução dessas atividades deve ser enviada noe-mail e prazo descrito acima,
assistindo as aulas no link supracitado. Pode ser enviado em formato word. Se
for feito no caderno deve ser escrito de caneta preta ou azul pra melhor
visualização anexado em imagens. Atividades deve ter a identificação do
aluno/aluna (nome e série)
Observações:
Atividades conta como ferramenta de avaliação e para contabilizar presença. O
conhecimento biológico muitas vezes ocorre na prática diária, como alimentação,
prevenção de doenças e funcionamento do corpo e mente.
Se o email
ou atividades não tiver a identificação do estudante poderá ficar sem a
correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário