Professor
(a): Bruno
Turma: 1ª série A
Disciplina:
Biologia
Canal de
resposta: bsantiago@professor.educacao.sp.gov.br;
Prazo de envio: ATÉ 29/05
Período de
envio: 25/05 À 29/05/20
·
Livro didático;
·
Apostila (caderno do aluno);
·
Pesquisa na internet
Tarefas:
ATIVIDADE 4 BIOLOGIA
TEMA: Fluxo de matéria e energia nos
ecossistemas
1. (UFC) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são
plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a
erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as
bromélias apenas se apoiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e das
bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de:
a) parasitismo e epifitismo.
b) epifitismo e holoparasitismo.
c) epifitismo e predatismo.
d) parasitismo e protocooperação.
e) inquilinismo e epifitismo
b) epifitismo e holoparasitismo.
c) epifitismo e predatismo.
d) parasitismo e protocooperação.
e) inquilinismo e epifitismo
2. (ITA) A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no
espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres
vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica
que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose (C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável:
que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose (C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável:
a) controlar as atividades vulcânicas
b) transformar as florestas em zonas agrícolas
c) instalar hortas em grande parte das residências
d) impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento
e) diminuir a biodiversidade, facilitando os cálculos sobre as atividades respiratórias
b) transformar as florestas em zonas agrícolas
c) instalar hortas em grande parte das residências
d) impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento
e) diminuir a biodiversidade, facilitando os cálculos sobre as atividades respiratórias
3. (Fuvest) A maior parte do nitrogênio que compõe as
moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas pela ação de:
a) algas marinhas
b) animais
c) bactérias
d) fungos
e) plantas terrestres
b) animais
c) bactérias
d) fungos
e) plantas terrestres
4. (PUC). As cianobactérias podem ser consideradas
seres vivos auto-suficientes porque são capazes de:
a) fixar tanto N2 quanto CO2 sob
a forma de matéria orgânica
b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas
c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica
d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica
e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos
b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas
c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica
d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica
e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos
5. (Vunesp). Considere as três cadeias alimentares a
seguir.
(I) vegetação → insetos → anfíbios → cobras → fungos.
(II) vegetação → coelho → gavião.
(III) fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará:
(II) vegetação → coelho → gavião.
(III) fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará:
a) apenas na cadeia (I)
b) apenas nas cadeias (I) e (III)
c) apenas na cadeia (II)
d) apenas nas cadeias (I) e (II)
e) nas cadeias (I), (II) e (III)
b) apenas nas cadeias (I) e (III)
c) apenas na cadeia (II)
d) apenas nas cadeias (I) e (II)
e) nas cadeias (I), (II) e (III)
6. (UnB). Qual a afirmativa correta:
a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é
denominado de hábitat
b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais
c). Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat
d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente
e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região
b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais
c). Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat
d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente
e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região
7. (UERJ) Ibama recebe alerta sobre o risco de um
desastre ecológico em áreas de queimada
“Empregados da fazenda Felicidade, em Mato Grosso, observam gado
morto pelo incêndio que destrói pastagem
e matas no estado e não para de avançar. ”
e matas no estado e não para de avançar. ”
(O Globo,
30/08/2010).
Na descrição acima, podemos encontrar um consumidor
primário da cadeia alimentar de pastagem. Esse consumidor tem como
representante:
a) o gado
b) a mata
c) o capim
d) o homem
b) a mata
c) o capim
d) o homem
8. (USP). Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um
coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de:
a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem
b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem
c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem
d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem
e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor
b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem
c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem
d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem
e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor
9. (UERN). Uma característica inerente às teias
alimentares é:
a) o aumento da energia na passagem de um nível trófico para
outro;
b) a transferência cíclica de energia ao longo das cadeias alimentares;
c) um mesmo organismo pode ocupar mais de um nível trófico;
d) quanto mais elevado o nível trófico, maior o número de organismos que os ocupam;
e) o ciclo da matéria é desvinculado da ação de decompositores.
b) a transferência cíclica de energia ao longo das cadeias alimentares;
c) um mesmo organismo pode ocupar mais de um nível trófico;
d) quanto mais elevado o nível trófico, maior o número de organismos que os ocupam;
e) o ciclo da matéria é desvinculado da ação de decompositores.
10. (Enem). Considerando a riqueza dos recursos hídricos
brasileiros, uma grave crise de água em nosso país
poderia ser motivada por:
poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis
b) ausência de reservas de águas subterrâneas
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo
b) ausência de reservas de águas subterrâneas
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo
Orientações:
Exercício sobre fluxo de matéria e
energia nos ecossistemas. Vocês poderão encontrar:
·
Vídeo
aulas em canais no youtube;
·
Aulas
Centro de Mídias SP;
·
Livros
didáticos de biologia;
·
Pesquisa
em sites na internet;
·
Apostila
(caderno do aluno)
Observações:
Essa atividade valerá 10 pontos.
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