terça-feira, 5 de maio de 2020

ATIVIDADE 7ºD - PROFª SOLANGE


Professor (a): Solange Cabral de Deus
Turma:7º ano (D) do Ensino Fundamental II
Disciplina:Arte
Canal de resposta:solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br (Microsoft)
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br (Google)
Prazo de envio: 30/04/2020
Período de envio: 15 dias
Tempo: 1h. e meia

Material utilizado: folha, lápis e de cor, conteúdos estudados e materiais disponíveis.
Síntese do conteúdo:
Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios que se associam a sons. No contexto da música assistida por computador, a partitura, ao contrário das tablaturas, desempenha um papel crucial. (Wikipédia) https://www.youtube.com/watch?v=hiSdpwpRiA8
O rondó é uma forma musical instrumental, que começou a ser mais claramente estabelecida em meados do Barroco Musical (2º med. séc. XVII), mas foi solidificada durante a transição entre Barroco e Classicismo Musical (1ª med. séc. XVIII). No plano estrutural genérico, essa forma envolve a presença de diversas seções musicais (indicadas por letras maiúsculas) com variedade em número e conteúdo, começando e terminando com uma seção principal (A), que é normalmente reiterada durante peça, mas alternando com uma ou mais seções secundárias (B, C, D, etc.).https://www.youtube.com/watch?v=FogGyru3LTc . –
Instrumentos musicais eletrônicos, acústicos, sopro,cordas e percussãohttps://www.youtube.com/watch?v=RNdDBA1U0vQ
Música clássica, música de concerto ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música.A música erudita tem a função de enriquecimento a comunicação (Copyright © 2020, Gazeta do Povo.) Ela é utilizada a dar sentido, efeitos sonoros e tem função como veículos na comunicação e entretenimento.https://www.youtube.com/watch?v=bxhrgCyl6Og
Canto Coral Um coro (ou coral) é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes.Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos; incluindo, algumas vezes, as vozes intermediárias: Mezzo-soprano e Barítono, mais frequentemente ditas 2º Soprano e 2º Tenor (ou 1º Baixo), respectivamente, quando compõem um coro.Canto coral ou orfeão (do francês orphéon) é o nome dado ao conjunto de atividades ligadas a um coro ou a uma capela.O canto coral, o canto coletivo, sempre fez parte integrante dos rituais místicos e religiosos do ser humano. (Wikipédia)O canto coral tem a função de produzir sons variados como notas musicais não convencionais harmonizadas por meio de timbres.
Canto Coral: https://youtu.be/GZgnAadHuf0
Instrumentos musicais não convencionais:https://www.youtube.com/watch?v=atPmM1xzWek

Tarefas: São duas:1-          Descrever uma a canção por meio de partituras não convencionais
2-Apresentar informações de sonoridade de um instrumento musical não convencional
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 Música: Tá Escrito
Grupo Revelação (letra com partitura convencional)   

Tarefa 1Partituras  Não convencional                                                

Quem cultiva a semente do amor C7,
F
segue em frente não se apavora,
C7
se na vida encontrar dissabor,
F
vai saber esperar sua hora.
C7
Quem cultiva a semente do amor,
F
segue em frente não se apavora,
C
se na vida encontrar dissabor,
F F7
vai saber esperar sua hora.
Bb C7
Às vezes a felicidade demora a chegar,
F C7 F
aí é que a gente não pode deixar de sonhar,
G7 Gm7 C7
guerreiro não foge da luta não pode correr,
F F7 Cm F7
ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer.
Bb C7
É dia de sol mas o tempo vai fechar
F C7 F
a chuva só vem quando tem que molhar,
Gm7 C79
na vida é preciso aprender
F F7
se "colheu" tem que plantar,
Bb C7 F F7
é Deus quem aponta estrela que tem que brilhar.
Bb
Erga essa cabeça mete o pé e vai na fé,
C7 F
manda essa tristeza embora,
C Bb
basta acreditar um novo dia vai raiar,
F
tua hora vai chegar.
Erga essa cabeça mete o pé e vai na fé,
manda essa tristeza embora,
basta acreditar um novo dia vai raiar,
tua hora vai chegar.      (Fonte Vagalume)



Orientações: das tarefas:
1 No espaço da folha, registrar a música por meio de ilustração, descreve lá por meio de códigos, pode pintar.
2Pode gravar uma apresentação com produção de sons produzindo música e enviar por E-mail a gravação, ou desenhar ou confeccionar um instrumento para analisar o seu som

Observações: Nome..............................................................turma...................................Data da entrega.............................


Um comentário:

  1. ... Entre no link abaixo para ler, entender melhor/imprimir a Atividade de Arte, copie e cole o link abaixo na barra de endereço para abri lo:
    file:///C:/Users/Solange/Desktop/Atividade%20PDF%20Primeiro%20semestre%20Arte2020/7%C2%BA%20D%20ARTE%20atividade%20Solange%202020%20Primeiro%20semestre.pdf

    ResponderExcluir