Professor
(a):Juliana
Turma:8º e 9º anos
Disciplina:Eletivas
– Contando Histórias
Canal de
resposta: julianarod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio:27/05
Período de
envio: 15 dias
Material
utilizado: Caderno e computador.
Tarefas:Conto
– O Livro Mágico
Há muito tempo, numa época em
que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e
aventuras.
Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam a grande assembleia.
Consoantes e vogais se reuniam
anualmente
para formar novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as
palavras que existem hoje vieram
daqueles
encontros dentro do livro mágico.
Chegou o grande dia esperado por
todas, o dia em que eles ganhariam novas combinações e formariam novas palavras
Para a nossa
língua. Todas estavam ansiosas, menos a letra W que se considerava
desnecessária, pois pouco era usada.
Mas para formar novas palavra, as
letras precisavam dar uma volta ao redor o mundo, a fim de realizar descobertas
E fazer
novas amizades. E assim foi feito. Quando chegou a hora de retornar para o
livro mágico, todas estavam felizes, pois
Haviam
concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras foram
criadas naquele dia. Entretanto, uma delas
sentiu a
falta do W, ele não havia retornado.
Então as letras resolveram fazer
uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares onde acreditavam que o W
poderia
estar. Foram
ao Brasil, ao Chile, à Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T
o encontrou numa pequena ilha,
muito
triste, no Taiwan. O T foi logo perguntando:
- Por que você não foi com a
gente de volta para o livro mágico?
Enfaticamente a letra W respondeu:
- Sou desnecessário, pois sou
pouco usado, as palavras não gostam de me utilizar e quando me usam, é somente
para
substituir a
letra U ou a letra V.
- Você é importante – retrucou o
T, o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você estaríamos
truncados e
triste.
Volte conosco, precisamos de você!
A letra W pensou muito no que a
letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico e jurou de diante
de todo
o alfabeto
que algum dia encontraria uma palavra importante que fosse conhecida por todos
os seres humanos.
Negrão,
Agamenon Oliveira, Junho de 2018/ Escola João Moreira Barroso.
Após a
leitura do texto responda:
1)
A finalidade do texto é: 2- Pode –se deduzir que a letra W
a-
Informar. a)
chamava a atenção das palavras.
b-
Descrever. b)
se consideravam importante
c-
Convencer. c)
era importante no livro mágico.
d-
Entender. d)
estava animado com a assembleia.
3 – O
desfecho gira em torno de: 4 – No trecho: “que existem hoje...”, o pronome
destacado se refere:
a)
Uma aventura.
b)
Uma promessa. a)
às palavras. b)
às letras.
c)
Um pacto. c)
aos encontros. d)
às consoantes e vogais.
d)
Uma descoberta.
5 - Conflito central do enredo é desencadeado:
a – pela
assembleia que acontecia anualmente.
b – pelo
sentimento de inferioridade da letra W.
c – pelas
buscas feitas pelas letras ao redor do mundo.
d – pelo
juramento feito pela letra W diante do alfabeto.
6 –O texto
b – narra as
aventuras dos livros mágicos e de suas letras cheias de surpresas.
c – conta a
história empolgante de um livro mágico que pertencia ao mundo das letras.
d – narra a
história de um livro mágico e de uma letra que vivia triste.
7 – No
trecho: “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas
palavras.”, o termo grifado introduz.
a – uma
finalidade. c
– uma concessão
b – uma
consequência . d
– uma causa.
8 – No
trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra “truncados”, pode ser
substituída, sem alterar o sentido original
do texto,
por
a –
magoados. c
– perfeitos.
b-
incompletos. d
– inacabados.
9 – Há uma
opinião em:
a – “Chegou
o grande dia esperado por todas...”
b –
“Consoantes e vogais se reuniam anualmente para
formar novas palavras.”
c – “... o
alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados
e tristes.”
d – “A letra
W pensou muito no que a letra T havia dito.
10 – No
trecho: “ Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas
sentiu a falta do W, ele não havia retornado.”,
a palavra
grifada foi usada para introduzir
a – uma
explicação. c
– uma oposição.
b – uma
conclusão. d
– uma adição.
Orientações:
O texto deve ser copiado no caderno na disciplina de eletivas, pois irá valer
nota no retorno das aulas presenciais.
As questões
devem ser copiadas pergunta e respostas também no caderno.
Observações:
Somente as respostas devem ser mandada pelos os e-mails que constam acima, com
nome completo e série.
essa atividade de eletiva é valida para todas as turmas do 8º ano ou é apenas período da manhã???
ResponderExcluir