Professor
(a): Michele Aparecida Rodrigues
Turma:
Ensino Médio (matutino)
Disciplina:
Eletivas – Quem se ama dança
Canal de
resposta: michelerod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:
Até 12/06/2020
Período de
envio: 28/05/2020
Material utilizado:
- Folha com
esquema da atividade prática
- caderno
para análise da atividade
- Link do
metrônomo 80 BPM: https://www.youtube.com/watch?v=DwAHQ_AZ73w
- Link
Exemplo do exercício de musicalidade: https://youtu.be/_xEtA7icdzI
Tarefas: Exercício prático “O passo”
O passo é um
método utilizado para o desenvolvimento da percepção rítmica, combinado ao
movimento. Baseado em uma movimentação corporal específica, por meio da qual se
aprende tanto a realizar os ritmos quanto a entendê-los. Método de autoria de
Lucas Ciavatta de 2003.
O método
envolve o aprendizado corporal de: tempo, contratempo, pulsação, equilíbrio,
regularidade e reprodução da estrutura rítmica musical no corpo.
O Exercício
Acompanhando o som do metrônomo disponível nesse corpo de atividadevamos
à prática: você irá fazer quatro tempos de passos no seu pé, colocando pé
direito para frente em seguida pé esquerdo para frente, volte o pé direito para
trás e o pé esquerdo também, faça várias repetições desse movimento até que
fique mecânico. Quando estiver realizando o passo com facilidade, acompanhe o
painel acima e junto com a movimentação dos pés realize uma palma a cada número
sem parênteses, levando em consideração o tempo realizado com os pés de acordo
com o som do metrônomo.
Após
realizar o exercício responda:
1. Você
conseguiu completar o exercício?
2. Quais foram
suas dificuldades?
3. Qual
parte conseguiu realizar com mais facilidade?
Orientações:Para abrir o
áudio do metrônomo clique no link, coloquei tambémoutro link com o passo sendo
realizado, observe que faço o passo algumas vezes e depois começo com as
palmas, a saída com o pé direito equivale ao número 1 do início do painel, se
tiver dúvidas envie para o e-mail citado acima para envio da atividade. Faça
quantas vezes quiser é um ótimo exercício para adquirir ritmo e muito mais.
Divirta-se.
Observações:Conforme for
adquirindo habilidade com o passo, você pode aumentar a velocidade do
metrônomo, fazendo com um de velocidade de 100 BPM. As atividades contam como
ferramenta de avaliação e para contabilizar presença. Essa atividade é para os
alunos do ensino médio que estão nesta respectiva eletiva, mandar a atividade
com nome completo e série. Desejo a todos saúde e um bom estudo. Em breve nos
veremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário