Professora: Cleide Maria de Araújo.
Turma: 1ª série A, B, C, D, E, F e G.
Disciplina: Educação Física.
Canal de resposta: e-mail cleidearaujo@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 08 a 12/06.
Período de envio:05/06/2020.
Material utilizado: Material de apoio do São Paulo – Faz Escola, caderno do aluno, textos disponíveis nos meios digital e/ou outra forma que atenda às necessidades dos alunos.
Tarefas:
Atividade 1 – Variações do Ritmo páginas 130 e 131.
Atividade 2 – Vamos praticar? adaptada página 132.
Orientações:
ATIVIDADE 1 – VARIAÇÕES DO RITMO
Sabemos que, nas
diversas manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de
ritmo, seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o
arremesso no handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia
de dançarinos de street dance. Pois bem, fique sabendo que ritmo é movimento e,
sendo assim, ele pode ser lento ou rápido, simples ou complexo, cíclico ou
acíclico, etc. O movimento é caracterizado como cíclico, quando o gesto
realizado se repete sucessivamente, é contínuo; e acíclico, quanto tem um
início, uma acentuação rítmica e uma finalização, não se repete sucessivamente.
O aluno deverá realizar a atividade observando as imagens, descrevendo as características do ritmo presentes nas figuras, lembrando que: o ritmo é cíclico quando há continuidade de movimento, e acíclico quando não é notada continuidade deste movimento.
Nosso próprio corpo tem ritmos variados, como na produção de hormônios e na própria regulação da temperatura corporal. Durante o passar do dia, temos picos desses fenômenos biológicos. Pesquise sobre GH, cortisol, melatonina e temperatura corporal. Em seguida, elabore um texto relacionando esses fenômenos biológicos com o pico e a baixa de sua produção, como explanado no gráfico a seguir:
Após a construção do
texto, leia o fragmento: Na Cronobiologia, isto é, a ciência que estuda a
variação dos fenômenos biológicos temporais, o ritmo é dividido em endógeno,
que recebe influência pelo próprio corpo (como a menstruação, o sono, etc.) e
exógeno, que recebe influência de algo externo (como a temperatura do ambiente,
a luz, alimentação, etc.). O desempenho esportivo pode ficar comprometido na
medida em que o ritmo do indivíduo não é respeitado. Uma noite mal dormida, ou
comer demasiadamente antes de praticar atividade física, são exemplos de
influências que modificam o ritmo biológico.
Agora responda: 1.
Qual é o assunto do texto? 2. Qual é a finalidade do texto? 3. Qual é a relação
entre o gráfico e o texto?
Em seguida você deverá
classificar as situações a seguir em ritmos endógenos e exógenos. Justificando
suas respostas.
• No dia 15 de
dezembro, uma equipe de futebol do Rio de Janeiro vai representar o Brasil em
um torneio na Rússia, que está a 6 horas de fuso horário a frente em relação ao
Brasil. O voo está marcado para um dia antes do jogo e deve durar 16 horas.
Seis das jogadoras titulares estão menstruadas e nesta época do ano lá é
inverno. A previsão é que a chegada ao estádio seja cerca de meia hora antes do
jogo, onde terão que fazer sua refeição. Como estes fatores irão afetar o
desempenho e ritmo das atletas? • Uma equipe masculina de ginástica artística
irá participar neste ano da Fig World Challenge Cup. Ela será promovida pela
Confederação Internacional de Ginástica, em março, na cidade de Melbourne,
Austrália, cujo verão é um dos mais quentes. Já os atletas que treinam na
cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, estão acostumados com um clima frio,
típico de uma região serrana. Na chegada da equipe ao hotel de destino, alguns
atletas adquiriram resfriados e alergias. Como estes fatores irão afetar o
desempenho e ritmo dos atletas?
ATIVIDADE 2 – Você já
deve ter observado todas essas situações de jogo, agora classifique-as em
movimento cíclico e acíclico, assim como suas variações, registre na tabela abaixo:
132 CADERNO DO ALUNO
Situações de jogo: |
Cíclico/ Acíclico? |
Quais são as variações de ritmo encontradas? Fortes,
fracas, longas, curtas, suaves, intensas, baixo, alto, moderado, pausado, sem
interrupções, contínuo, etc. |
Vôlei (bloqueio, cortada, saque,
levantamento, manchete, toque). |
|
|
Basquete (arremesso, lançamento,
enterradas, dribles, corta-luz, defesa, contra-ataque).
|
|
|
Handebol (passes, dribles, arremesso ao
gol, três passos, defesa do gol).
|
|
|
Futsal (toques, chutes ao gol, defesa
do goleiro, cobranças de tiros de meta, lateral, faltas).
|
|
|
Luta (boxe, jiu-jitsu, muaythay, judô).
defesa, ataque, jab, direto, chutes, cotoveladas, imobilizações,)
|
|
|
Dança (equilíbrios, giros, saltos,
acrobacias).
|
|
|
Observações:Após a
realização das atividades envie para o endereço eletrônico citado a cima,
qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do blog, nos comentários, e no
Facebook.
as resposta seria uma boa opção para os professores.
ResponderExcluir