Professora Dra:
Ariella
Turma:
3ª séries B e C
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:
até dia 12/06/2020
Plantão de Dúvidas
3B segunda-feira das 22h15 às 22h50 e
sexta-feira das 21h30 às 22h15
3C segunda-feira das 19h45 às 20h30 e
quinta-feira das 20h45 às 21h30
Material utilizado:
Livro
didático de Filosofia e vídeos do Youtube
Tarefa 1
Ler
o capítulo 18 do livro Filosofando (páginas 242, 243, 246 e 247, aqui também anexado) (páginas 242, 243, 246 e 247, aqui
também anexado), sessões entre a Vigência e a eficácia;Direitos
humanos: para quem? Direitos Humanos no cotidiano; Caso específico do trote
universitário
Objetivo
Abordar
os direitos humanos de maneira ampla e como parte constitutiva do processo de
desenvolvimento dos Direitos de Cidadania; desmistificar noções que permeiam o
imaginário social de que Direitos Humanos são direitos relativos à “defesa de
bandidos” e identificar situações cotidianas de violação dos direitos humanos
Habilidades
Distinguir,
reconhecer nos textos osDireitosHumanos e quando eles são violados. Interdisciplinaridade
com Filosofia.
Orientações
1)
Ler os
textos indicados do livro Filosofando (material anexado)
2)
Assistir
o vídeo aula sobre Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDlSs;
https://www.youtube.com/watch?v=KzEKd5fFLmY
3)
Fazer um resumo do texto e dos
vídeos
4)
Responder as seguintes questões
a)
Quando e por que surgem os chamados
direitos humanos segundo os vídeos?
b)
Quais documentos foram utilizados para
compor os documentos que tratam dos Direitos Humanos?
c)
Quais movimentos históricos foram
precursores para a formação dos direitos humanos e dos documento Declaração
Universal dos Direitos do Homem e do
Cidadão?
d)
O que significa síndrome do pequeno
poder de acordo com o texto? Que relação tem essa síndrome com as violências do
cotidiano?
e)
Que direitos humanos são violados no
cotidiano? Cite exemplos
Observações
São
duas atividades: 1) fazer o resumo do texto e dos vídeos; 2) responder as
questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As
atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não
ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do
e-mail Atividade 4, Nome e Série para que seja rapidamente identificada.
Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila
por meio de fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário