segunda-feira, 1 de junho de 2020

ATIVIDADE 4 - 3ª B e C - PROFª ARIELLA


Professora Dra: Ariella
Turma: 3ª séries B e C
Disciplina: SOCIOLOGIA
Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até dia 12/06/2020

Plantão de Dúvidas
3B  segunda-feira das 22h15 às 22h50 e sexta-feira das 21h30 às 22h15 
3C  segunda-feira das 19h45 às 20h30 e quinta-feira das 20h45 às 21h30

Material utilizado:

Livro didático de Filosofia e vídeos do Youtube

Tarefa 1

Ler o capítulo 18 do livro Filosofando (páginas 242, 243, 246 e 247, aqui também anexado) (páginas 242, 243, 246 e 247, aqui também anexado), sessões entre a Vigência e a eficácia;Direitos humanos: para quem? Direitos Humanos no cotidiano; Caso específico do trote universitário

Objetivo
Abordar os direitos humanos de maneira ampla e como parte constitutiva do processo de desenvolvimento dos Direitos de Cidadania; desmistificar noções que permeiam o imaginário social de que Direitos Humanos são direitos relativos à “defesa de bandidos” e identificar situações cotidianas de violação dos direitos humanos

Habilidades

Distinguir, reconhecer nos textos osDireitosHumanos e quando eles são violados. Interdisciplinaridade com Filosofia.

Orientações

1)      Ler os textos indicados do livro Filosofando (material anexado)

2)      Assistir o vídeo  aula sobre Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDlSs; https://www.youtube.com/watch?v=KzEKd5fFLmY

3)      Fazer um resumo do texto e dos vídeos 

4)      Responder as seguintes questões

a)      Quando e por que surgem os chamados direitos humanos segundo os vídeos?
b)      Quais documentos foram utilizados para compor os documentos que tratam dos Direitos Humanos?
c)      Quais movimentos históricos foram precursores para a formação dos direitos humanos e dos documento Declaração Universal dos Direitos do  Homem e do Cidadão?
d)     O que significa síndrome do pequeno poder de acordo com o texto? Que relação tem essa síndrome com as violências do cotidiano?
e)      Que direitos humanos são violados no cotidiano? Cite exemplos

Observações

São duas atividades: 1) fazer o resumo do texto e dos vídeos; 2) responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 4, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos




Nenhum comentário:

Postar um comentário