segunda-feira, 15 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 1ª A, B, E, F e G - PROFª ANA VASCONCELOS

Professor (a): ANA VASCONCELOS

Turma: 1ª A, B, E, F e G

Disciplina: FILOSOFIA

Canal de resposta: e-mail institucional: vasconcelossantos@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: atividade para conhecimento

Período de envio: 08/06 à 12/06/20

 Material utilizado:aula do Centro de Mídias de 28/05/20

Tarefas:Leia o texto complementar abaixo:

A Filosofia está dividida em ocidental e oriental. Para efeitos de estudo, costuma-se dividir a ocidental em quatro grandes períodos: Filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea.

FILOSOFIA ANTIGA: Nesse período, estuda-se o surgimento da filosofia e seu desenvolvimento pelos gregos antigos. Em geral, ela é repartida, tomando-se Sócrates como referência. Assim, há o período pré-socrático e o pós-socrático. Corresponde ao período compreendido aproximadamente entre os séculos VI e V a.C. Sócrates, Platão e Aristóteles são os filósofos mais conhecidos desse período. Além deles, também encontramos, Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides, Empédocles e Demócrito. A transição entre esta etapa e a filosofia medieval não é muito nítida. Ela se dá quando o cristianismo ganha status e recorre ao pensamento grego, para dar fundamento teórico a suas teses. Cronologicamente, esse período coincide aproximadamente com a queda de Roma, no século V.

FILOSOFIA MEDIEVAL: Se estende até aproximadamente o século XV, quando ocorre a Renascença. Seus principais representantes são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Há, ainda, alguns filósofos de origem árabe ou judaica, mas que não fazem parte da tradição filosófica ocidental, embora seus trabalhos tenham sido fundamentais para que o pensamento antigo atingisse nossos dias. Nesse período ficou conhecida a filosofia patrística e a escolástica.

FILOSOFIA MODERNA: É o período que vai do final da Idade Média até fins do século XIX. Há propostas de que seja dividido em filosofia da Renascença e filosofia moderna. A primeira é marcada pela descoberta de obras desconhecidas de Platão e Aristóteles, além de outras obras do mundo grego, sendo seus principais filósofos Maquiavel, Montaigne, Erasmo e Giordano Bruno. Na segunda, predomina "a ideia de conquista científica e técnica de toda a realidade, a partir da explicação mecânica e matemática do Universo e da invenção das máquinas. Seus principais representantes são: Galileu, Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, Locke, Newton, Hume e Kant.

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: Ocorre de meados do século XIX até nossos dias. É um período bem complexo e sofreu influência da Revolução Francesa (1789-1799). Marcada pelos ideais iluministas: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os filósofos mais conhecidos desse período são: Augusto Comte, Karl Marx, Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche e outros.

Orientações:O texto acima apresentado é complementação da aula apresentada no CENTRO DE MÍDIAS.

 Observações: eventuais dúvidas entrar em contato via e-mail institucional informado ou blog da escola. O texto é complementar a aula apresentada no CENTRO DE MÍDIAS.

 

Bons estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário