segunda-feira, 8 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 1ª E, F e G - PROFª ARIELLA


Professora Dra: Ariella
Turmas: 1ª séries E, F e G (noturno)
Disciplina: SOCIOLOGIA
Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
Período de envio: até 22/06/2010

Plantão de dúvidas
1E Quinta-Feira das 22h15  às 22h50. Sexta Feira das 21h30 às 22h15)
1F Segunda-Feira das 19h00 às 19h45. Sexta-Feira das 21h30 às 22h15)
1GSegunda-Feira das 20h45 às 21h30. Quinta-Feira 4 das 10h20 às 11h05)

Material utilizado

Livro didático Sociologia para Jovens do Século XXI (textos aqui anexados) e Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP)

Tarefa 1

Ler o texto adaptado do livro e responder as questões relacionada à ele e ao texto Vida Divertida ou Vida interessante? de ContardoCalligaris. Depois produzir um texto em conexão com as reflexões que você tem feito sobre sua perspectiva profissional ou trajetória de vida. Essa atividade é um aprofundamento da pesquisa sobre Senso Comum e Conhecimento Científico e exercício prático da Imaginação Sociológica.

Objetivo

Exercitar o olhar sociológico através da interdisciplinaridade com os objetos de conhecimento das Ciências Sociaise outros ramos do conhecimento

Habilidades

Desenvolver a habilidades da leitura, interpretação, produção textual e interdisciplinaridade.

Orientações

1)      Ler o texto adaptado E quando alguns adultos dizem que os jovens não se interessam pelas discussões da Sociologia?
2)      Assistir a vídeo-aula dada no CMSP dia  21/05/2020 sobre o que é “natural” e o que “estranho”
3)      Verificar o box-resumo aqui exposto
4)      Responder as seguintes questões:

a)      Qual a necessidade de estudar Sociologia?
b)      Qual a diferença entre Senso Comum e Sociologia?

5)      Produzir um texto reflexivo sobre a sua escolha profissional e os  motivos dessa sua escolha. Se ainda não escolheu uma profissão, responda: a sociedade influenciará na sua escolha ou você terá autonomia para fazer uma opção?


Observações:

São duas atividades: 1) responder os exercícios; 2) fazer a redação. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades.Coloquem no assunto do e-mail Atividade 5, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos.

Texto adaptado: “E quando alguns adultos dizem que os jovens não se interessam pelas discussões da Sociologia?”

Provavelmente você já deve ter ouvido na escola e/ou na sociedade afirmações do tipo: “Jovens não se interessam pelas discussões da Sociologia”. Ou “é uma  matéria que não serve para nada” e que há coisas mais interessantes, inclusive, fora da escola. Porém, quando perguntas desse tipo são feitas por muitos jovens sobre “para que afinal serve a Sociologia”, e quando afirmam que é uma disciplina “chatas”, é preciso compreender o que está por trás desses comentários. Para iniciarmos uma reflexão, leia o artigo abaixo escrito por ContardoCalligaris (psicanalista italiano que vive no Brasil) e publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 12/12/2002, que relata a exigência dos jovens acerca dos estudos:


O que esse texto e os pensamentos diante da Sociologia revelam? Mostram a interpretação de muitos adolescentes sobre o que é viver e divertir-se, que difere da visão de  gerações anteriores.

Trata-se de dizer que a diversão não é necessária? Não, não é disso que se trata, mas de evidenciar que nós devemos ter tempo para tudo na vida. Assim como devemos reservar tempo para a distração e o lazer, também devemos reserva reservar parte do  nosso tempo para dar conta das responsabilidades, como o estudo e, depois de formados, o trabalho.

Devemos acrescentar ainda que a nossa vida ea  nossa sociedade também merecem ser pensadas, compreendidas e, por que não, modificadas e daí que surge a  inspiração e o compromisso da Sociologia. Além de nos levar  ao entendimento da realidade social,  o papel da Sociologia consiste em contribuir para que repensemos a nossa visão de mundo, deixando de lado nossas ingenuidades e preconceitos. Sua tarefa teórica é se contrapor ao chamado senso comum, nesse caso, o que se considera como útil, ou seja, o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Não se deixando guiar pelo senso comum, embora parte dela, a Sociologia nos ajuda com conhecimentos para nos tornarmos conscientes de nós mesmos e das ações de homens e mulheres que desejam profundamente a liberdade e a felicidade.

Box-Resumo:O Senso Comum X Sociologia

Senso Comum: com base na sua pesquisa sobre Senso Comum pode-se dizer que ele se caracteriza por opiniões pessoais, generalizantes, em coisas aparentes, sem fundamentos no real. Ou seja, julgam-se coisas ou fatos específicos como se fossem coisas ou fatos universais. Enfim, falsas certezas sem fundamentação científica, como por exemplo, “todo bandido é favelado”, “todo político é corrupto”, “o povo brasileiro é preguiçoso”, “tudo o que vem de fora do país é melhor”, “o Sol é menor do que a Terra e é ele que gira ao redor dela”, etc. Pegando o exemplo do Sol, esse tipo de visão pode parecer correta, já que partimos da própria Terra como ponto de referência e a forma como observamos pode parecer que essas afirmações são corretas. Porém, só parece, pois a Astronomia (ramo da Física) com seus cálculos matemáticos e suas considerações físicas verifica na realidade que o Sol é muitas vezes maior que a Terra, e desde Nicolau Copérnico confirma-se na realidade que é a Terra que se move em torno do Sol (teoria do Heliocentrismo). Da mesma forma que este simples exemplos, a Sociologia recorrentemente defronta-se com o senso comum das pessoas, desdobrando-se em imobilidades, discriminações e preconceitos.

Mas o que é uma atitude científica em Sociologia?

É a atitude de, a partir da constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação, pesquisar e estudar com maior profundidade o assunto e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato possa ocorrer em razão de determinados motivos.

Exemplo de uma atitude científica em Sociologia: primeiro, delimitados um problema social como o desemprego (é “social” porque atinge vários indivíduos). Depois formulamos uma hipótese como “a política econômica de um governo promove o desemprego”. Em seguida, passamos a observar a realidade utilizando dados estatísticos em mãos, pesquisas com desempregados para ver os motivos que levaram ao desemprego e etc.

O que esses dados, e outros materiais utilizados revelam? Eles servem para comprovar ou refutar a nossa hipótese inicial e assim verificamos se determinadas decisões políticas governamentais tendem a provocar o desemprego em massa num país.

Outro exemplo: as possíveis causas da violência. Ao contrário do senso comum, não devemos partir para generalizações ao primeiro contato com um fenômeno social. É necessário investigar as relações entre os fatos e acontecimentos e também suas raízes históricas, como, por exemplo, a questão do racismo na sociedade brasileira. Certamente, este fenômeno social tem fortes raízes na escravidão, mas principalmente nas relações que o homem branco europeu estabeleceu com os povos africanos e indígenas a partir do século XV. Portanto, posteriormente, trabalharemos com várias teorias sociológicas, conceitos e temas que nos ajudam a exercitar a nossa imaginação sociológica. Ou seja, vamos partir do senso comum sobre como são entendidos os fenômenos sociais, sobre as relações que existem entre os indivíduos e problematizar esse senso comum. E aquilo que pode nos parecer “natural” nas relações sociais pode ser “desnaturalizado”, deixando de ser visto como natural e até mesmo imutável, para ser compreendido como é, algo social; ou, como nos diz Wright Mills, para compreender nosso mundo cotidiano, vamos olhar além dele.

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