Professor (a): Vicente Alves da Silva
Turma: 2ª B, C, D e E
Disciplina: Química
Canal de resposta: https://forms.gle/eHd2qt9oqtTY5taH7
Prazo de envio: entregar até 13/07/2020
Período de envio: 29/06/2020 à 03/07/2020
Material utilizado: Texto e questões no google formulários
Tarefas: Leia o texto e responda as questões.
Orientações: Faça a leitura do texto e responda as questões através do link que está no final da atividade. Após responder as questões envie as respostas.
Poluições das águas.
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. É a quantidade de oxigênio utilizada na oxidação bioquímica da matéria orgânica, num determinado período de tempo, é expressa geralmente em miligramas de oxigênio por litro.
A Demanda Bioquímica de Oxigênio é o parâmetro mais empregado para medir a poluição, a determinação de DBO é importante para verificar-se a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica.
Esta medida da quantidade de oxigênio consumido no processo biológico de oxidação da matéria orgânica permite chegar à conclusão: grandes quantidades de matéria orgânica utilizam grandes quantidades de oxigênio, assim, quanto maior o grau de poluição, maior a DBO.
O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com estes valores é possível calcular qual a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar esta matéria orgânica nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).
Processos de transformação da matéria orgânica que permitem determinar a DBO:
Demanda carbonácea (presença de CO2): inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono em CO2;
Demanda nitrogenada (nitratos e nitritos): os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-).
De acordo com o ministério da saúde a água para consumo humano deve ter no mínimo 0,5g/L.
Leia o texto e responda as questões
.
Acesse o link responda e envie.
1) O principal efeito da poluição em um curso d'água é o decréscimo dos teores de Oxigênio Dissolvido (OD) causado pela respiração dos micro-organismos que se alimentam da matéria orgânica. No tratamento de esgotos por processo aeróbio, para a manutenção do índice de OD é fundamental:
a) a filtração do efluente.
b) o maior fornecimento de matéria orgânica para decomposição metabólica.
c) o fornecimento de oxigênio para os micro-organismos realizarem os processos metabólicos.
2) A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) retrata a quantidade de oxigênio requerida para estabilizar, através de processos bioquímicos, a matéria orgânica carbonácea existente em uma amostra. O aumento da DBO está associado
a) à diluição da amostra.
b) à agitação da amostra.
c) aos micro-organismos decompositores.
3) As águas destinadas ao consumo humano devem passar por cloração para atender a padrões de potabilidade. Nas águas naturais, encontram-se, em maior ou menor escala, íons resultantes da dissolução de minerais, despejos industriais ou águas utilizadas para irrigação. A presença do íon Cloro em determinadas concentrações nas águas destinadas ao consumo humano pode conferir a ela:
a) sabor doce.
b) sabor azedo.
c) sabor salgado.
3) Na água destinada ao consumo humano, o cloro residual tem a função de agente:
a) filtrante.
b) de sedimentação.
c) bactericida
4) De acordo com o Ministério da Saúde, a concentração mínima de cloro residual livre, deve ser de:
a) 0,5 mg/L.
b) 2,0 mg/L.
c) 0,2 mg/L.
Nenhum comentário:
Postar um comentário