quinta-feira, 30 de julho de 2020

ATIVIDADE 11 - 1ª D - PROFº VINICIUS

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 1ª D

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 14/08/2020

Período de envio: 27 a 31 de julho de 2020

            

  Oláaa meus alunos/as queridos/as! Caminhamos para a atividade 11, ressaltando a importância de desenvolver as atividades anteriores. A temática Grécia antiga é o tema que estamos estudando ao longo das ultimas aulas, desde a cultura seus mitos, Heróis e a política entre nações. No episódio de hoje estudaremos Grécia antiga: Athenas e a Democracia. Qual a relação com a Democracia Brasileira? Vamos a atividade 11.

Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades anteriores.                                         

 - Não esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização de sua               tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).

- Assistir aula no do centro de mídias: Grécia antiga: Athenas e a democracia do dia 22/07/2020

https://www.youtube.com/watch?v=WoooqN9Ak-w

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno, livro didático.

-Internet.

Assista o bate papo com o Professor Vinicius  https://www.youtube.com/watch?v=8VtzmKd75-k&t=17s

Bons estudos meus queridos/as.

História1ºD

 

Atividade 11

 Tema : Grécia antiga: Atenas e a Democracia

Imagem: https://www.politize.com.br/democracia-direta-guia-rapido/

Iniciando a conversa: Política e cultura das cidades gregas

      Após as guerras persas, Atenas conheceu o apogeu de sua democracia e cultura. Estabeleceu-se na cidade uma democracia direta, em que os próprios cidadãos, e não representantes eleitos, criavam as leis que seriam de todos. Nessa democracia não havia soldados e marinheiros profissionais, nem juízes mantidos pelos Estados ou legisladores eleitos.

    Na assembléia, da qual podiam participar todos o cidadãos adultos do sexo masculino, e que se reunia mais ou menos 40 vezes por ano, os atenienses discutiam e votavam os principais problemas do estado. Declaravam guerra, firmavam tratados e decidiam onde aplicar os recursos públicos. Do mais pobre sapateiro ao mais rico comerciante, todos tinham oportunidade de expressar sua opinião, votar e exercer um cargo no governo.

Democracia e exclusão política

    Embora Atenas fosse uma democracia, os aristocratas continuaram a dominar a vida política durante a maior parte do século V a.C. Os generais eleitos pelo povo e os políticos mais destacados da assembléia provinham de famílias nobres. Os estrangeiros residentes eram quase totalmente excluídos da cidadania e, portanto da participação política. Os escravos, que constituíam aproximadamente um quarto da população de Atenas, não desfrutavam de nenhuma das liberdades que os atenienses tinham em tão alta conta. Pelo contrario os gregos consideravam a escravidão essencial á democracia. A existência de escravos liberava tempo ao cidadão para se dedicar ás atividades políticas e culturais.

- Assistir aula no do centro de mídias: Grécia antiga: Athenas e a democracia do dia 22/07/2020

https://www.youtube.com/watch?v=WoooqN9Ak-w

Agora que você leu o texto e assistiu a aula sobre Grécia antiga: Athenas e a democracia do dia 22/07/2020 no centro de mídias, responda:

1 - O que é Oligarquia?

2 - Qual significado  de democracia direta?

3 – Embora Atenas partisse de princípios democráticos, todos participavam realmente da vida política? Explique.

4 – O que significa democracia representativa?

5 – Descreva a pirâmide da sociedade e política em Atenas.

6 – O que significa a palavra eupátridas?

7 – No Brasil vivemos uma democracia plena?

8 – Hoje no Brasil a risco de declínio da democracia? Quais dispositivos legais para a sua proteção?

Necessário assistir a aula do centro de mídias na integra!

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

Observações:

- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.

Objetivo do trabalho:

Habilidades

- Apresentar a formação, características e um breve histórico da organização política de Atenas, bem como o estabelecimento da democracia no mundo grego, comparando-a com a democracia no Brasil.

Competências

- Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

- Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário