Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 1ª D
Disciplina: História
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 14/08/2020
Período de envio: 27 a 31 de julho de 2020
Oláaa
meus alunos/as queridos/as! Caminhamos para a atividade 11, ressaltando a
importância de desenvolver as atividades anteriores. A temática Grécia antiga é
o tema que estamos estudando ao longo das ultimas aulas, desde a cultura seus
mitos, Heróis e a política entre nações. No episódio de hoje estudaremos Grécia antiga:
Athenas e a Democracia. Qual a relação com a Democracia Brasileira?
Vamos a atividade
11.
Observações :
- Muito
importante desenvolver as atividades anteriores.
- Não esquecer de colocar o nome completo e
turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e observações
descritas na atividade, para melhor desempenho e organização de sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
- Caso escolha
desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores
diferentes( Não utilizar lápis).
- Assistir aula no do centro de
mídias: Grécia antiga: Athenas e a democracia do dia 22/07/2020
https://www.youtube.com/watch?v=WoooqN9Ak-w
Material
utilizado:
- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).
-Celular ou notebook(caso tenham).
-Caderno do aluno, livro didático.
-Internet.
Assista o bate
papo com o Professor
Vinicius https://www.youtube.com/watch?v=8VtzmKd75-k&t=17s
Bons estudos meus queridos/as.
História – 1ºD
Atividade 11
Tema :
Grécia antiga: Atenas e a Democracia
Imagem: https://www.politize.com.br/democracia-direta-guia-rapido/
Iniciando a
conversa: Política e cultura
das cidades gregas
Após as guerras persas,
Atenas conheceu o apogeu de sua democracia e cultura. Estabeleceu-se na cidade
uma democracia direta, em que os próprios cidadãos, e não representantes
eleitos, criavam as leis que seriam de todos. Nessa democracia não havia
soldados e marinheiros profissionais, nem juízes mantidos pelos Estados ou
legisladores eleitos.
Na assembléia, da qual podiam
participar todos o cidadãos adultos do sexo masculino, e que se reunia mais ou
menos 40 vezes por ano, os atenienses discutiam e votavam os principais
problemas do estado. Declaravam guerra, firmavam tratados e decidiam onde
aplicar os recursos públicos. Do mais pobre sapateiro ao mais rico comerciante,
todos tinham oportunidade de expressar sua opinião, votar e exercer um cargo no
governo.
Democracia e exclusão política
Embora Atenas fosse uma democracia, os aristocratas continuaram a
dominar a vida política durante a maior parte do século V a.C. Os generais
eleitos pelo povo e os políticos mais destacados da assembléia provinham de famílias
nobres. Os estrangeiros residentes eram quase totalmente excluídos da cidadania
e, portanto da participação política. Os escravos, que constituíam
aproximadamente um quarto da população de Atenas, não desfrutavam de nenhuma
das liberdades que os atenienses tinham em tão alta conta. Pelo contrario os
gregos consideravam a escravidão essencial á democracia. A existência de
escravos liberava tempo ao cidadão para se dedicar ás atividades políticas e
culturais.
- Assistir aula no do centro de
mídias: Grécia antiga: Athenas e a democracia do dia 22/07/2020
https://www.youtube.com/watch?v=WoooqN9Ak-w
Agora que você leu o texto e assistiu a aula sobre Grécia antiga: Athenas e a democracia do dia 22/07/2020
no centro de mídias,
responda:
1 - O que é
Oligarquia?
2 - Qual
significado de democracia direta?
3 – Embora
Atenas partisse de princípios democráticos, todos participavam realmente da
vida política? Explique.
4 – O que
significa democracia representativa?
5 – Descreva a pirâmide da sociedade e política em Atenas.
6 – O que significa a palavra eupátridas?
7 – No Brasil vivemos uma democracia plena?
8 – Hoje no Brasil a risco de declínio da democracia? Quais dispositivos
legais para a sua proteção?
Necessário assistir a
aula do centro de mídias na integra!
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.
- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)
- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do trabalho:
Habilidades
- Apresentar a formação, características e um breve histórico da
organização política de Atenas, bem como o estabelecimento da democracia no
mundo grego, comparando-a com a democracia no Brasil.
Competências
- Compreender
as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
- Compreender a
produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas,
associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
- Compreender
a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes
contextos históricos e geográficos.
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