quinta-feira, 30 de julho de 2020

ATIVIDADE 12 - 2ª C, D e E - PROFª ARIELLA

ProfessorDra: Ariella 

Turmas: 2ª C, D e E 

Disciplina: SOCIOLOGIA 

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Sala de Aula 

Período de envio: até 13/08/2020 

Período de envio27/07 a 31/07 

 

Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula 

2C: Quinta-feira das 21h2às 21h50 

2D: Sexta feira 20h50 às 21h20 

2E: Quinta-feira das 20h20 às 20h50 

 

Google Sala de Aula 

  

Tutorial de acesso aqui anexado 

Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos: 

2C: 47azegf 

2D: wzi7nke 

2E: q7egkh6 

 

Material utilizado 

Aula do Centro de Mídia São Paulo Faz Escola e box resumo 

 

Tarefa  

Assistir a aula do CMSPconsultar o box resumo, e responder as questões-roteiro da aula  

 

Objetivo 

Refletir de maneira crítica tanto a produção quanto o consumo de massa, atentando para situações que entendiam como “naturais”. Distinguir a diferença entre consumo e consumismo.  

 

Habilidades (2.4) 

Refletir criticamente a respeito da produção de massa 

 

Orientações 

 

  1. Assistir os seguintes vídeos:  

Aula de Sociologia do CMSP do dia 09 de julho  sobre Consumo e Consumismohttps://www.youtube.com/watch?v=aT-6I-3MWw0 

 

 

  1. Responder as seguintes questões-guia para compreender a aula 

 

  1. Qual a diferença entre consumo e consumismo? 

  1. A partir da definição anterior e da aula, você se considera consumista 

  1. Qual o papel da  propaganda na influência do Consumismo?  

 

  1. Produza um texto, baseado nas noções de consumo e consumismo, com o seguinte temaVocê já refletiu sobre o que você compraSuas compras são baseadas em necessidades reais ou necessidades criadas (fazer a seguinte pergunta para si mesmo para sabe: eu preciso ou eu quero?) Você já se colocou em situações de endividamento para atender uma demanda social (por exemplo, comprar um celular novo só porque ele estava na moda ou era de última geração?).   

 

Observações: 

São duas atividades: 1) assistir aula e responder as questões; b) fazer a redaçãoFiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a atividade) Atividade 12, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP,  para entrega de atividades e plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.  

 

Box-Resumo: 

 

Na atividade 5, e na aula do CMSP do dia 25 de junho vocês aprenderam um pouco com a noção de cultura é entendida como desenvolvimento mental e organizacional das sociedades; como um  todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças religiosas, a arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que o homem adquire enquanto membro da sociedade. É também compreendida como um fenômeno essencialmente humano. Mas por que podemos dizer que é essencialmente humana  e que, portanto, nos distingue dos animais? Porque demanda algumas habilidades, como: 1) somos dotados da capacidade de criar símbolos e significados; 2) somos dotados da capacidade de transformamos o meio em que vivemos, ao contrário dos animais, que apenas alteram seu  comportamento quando há modificações no  ambiente que os obriguem a isso; 3) somos capazes de transmitir a nossa cultura de geração em geração dentro do grupo, devido a nossa linguagem, ou seja, a nossa capacidade de falar  

 

Na aula do dia 02 de julho você aprendeu sobre a diferença entre cultura de forma geral e a cultura de massaque também foi abordada na aula do dia 25Distinto dos conceitos de cultura popular (produzida pelas classes populares) e cultura erudita (produzida pelas elites), a cultura de massa é um conceito que ao contrário do que ele sugere não é produzido pelas massas (ou seja, por uma grande quantidade de pessoas), mas para as massas. É quando práticas, saberes e costumes das diferentes classes são transformados em mercadoria.  Há uma grande influência das mudanças tecnológicas na produção cultural e na massificação de uma cultura de “gosto médio”, ou seja, quando esses gostos, práticas e costumes de diferentes classes são produzidos artificialmente para agradar determino público através chamada Indústria Cultural. É essa indústria  (conjunto de empresas ligadas às classes dominantes) é a responsável  por produzir  “cultura”. 

Mas como produzir artificialmente/industrialmente algo que surge das práticas cotidianas de diferentes classes sociais? Isso acontece pela massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados como referência pelas classes dominadas. É nesse sentido que a propaganda e os meios de comunicação possuem um papel fundamental para difundir e vender os produtos da Indústria Cultural e com isso estimular o consumismo, tema da aula do dia 09 de julho do CMSPCom essa aula, você aprenderá as diferenças entre Consumo e Consumismo e como estão diretamente ligados à cultura da nossa sociedade.  Na atividade 13 trabalharemos melhor esses conceitos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário