quinta-feira, 30 de julho de 2020

ATIVIDADE 12 - 6º A, B, C e D- PROFº CLAUDIO e PROFª MARCIA REGINA

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão

Turma: 6º  A, B, C e D

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Canal de resposta: E- Mail 6 A :  marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br

Código da turma do 6º Ano A no Google Classroom, ou seja, Google Sala de Aula e: arervws

Prazo de entrega:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: 27 a 31/07/2020.

Cronograma dos plantões de dúvidas: Nas observações desta atividade.

 

Material utilizado:

Utilizaremos apenas a atividade postada no blog e o e-mail institucional.

Tarefas:

Durante o segundo bimestre estudamos sobre algumas civilizações antigas. Nessa atividade de revisão faremos um passeio pela mitologia de algumas delas. Como vimo o mito é uma narrativa, geralmente utilizada pelos povos antigos para explicar fatos da natureza e da realidade do cotidiano.

Nessa atividade será necessário enviar para o professor/a, apenas o nome do deus que mais gostou e responder.

Se eu fosse um deus em alguma dessas civilizações antigas, qual gostaria de ser? Ou seja, que deus sou eu?

Lembre-se a atividade dessa semana é uma revisão de conteúdo.

 

Deuses da mitologia grega e da mitologia romana.

 

 

  1. Zeus

Também chamado o Pai dos Deuses, Zeus é a autoridade suprema entre os deuses.

1. Júpiter

Júpiter é o Zeus do Olimpo. Na mitologia grega, é o chefe supremo, Senhor do Céu e das Nuvens, e por isso é representado empunhando um raio.

 

 

 

  1. Poseidon

Deus dos mares e oceanos, Poseidon detém poder sobre as águas, suas ondas, correntes marítimas, tempestades e terremotos, sendo o segundo deus mais forte na mitologia grega.

 

 

2. Netuno

Na mitologia grega, Netuno é Poseidon, irmão de Zeus. Na divisão do Universo, coube a Poseidon as águas salgadas. Por isso, tornou-se Senhor do Mar

 

 

  1. Atena.

Deusa da Sabedoria, da guerra estratégica e da justiça. Nasceu da cabeça de Zeus e nunca teve a oportunidade de conhecer sua mãe.

 

 

 

3. Minerva

Minerva corresponde à Atena da mitologia grega, a filha de Zeus que, segundo o mito, não foi gerada por nenhum ventre. Representa, entre outras coisas, a sabedoria, e seu símbolo é a coruja.

 

 

  1. Ares.

Deus da Guerra. Era meio-irmão de Atenas e filho de Zeus e Hera. Com Afrodite, é dito ser pai de Eros, o deus da paixão.

 

 

4. Marte

Era cultuado como o Deus da Guerra, da primavera e da juventude. Associou-se a ele Ares, deus pouco cultuado entre os gregos.

 

 

 

 

  1. Hera.

Deusa da maternidade e protetora das esposas. Era irmã e esposa de Zeus e possui inúmeras histórias que revelam sua personalidade vingativa e impiedosa.

 

 

5. Juno

Corresponde à deusa grega Hera. É a esposa e a irmã de Júpiter. Originalmente, era chamada de Lucina, nome que vem da palavra luz. Por isso, Juno é a Deusa da Luz, bem como a divindade responsável por cuidar das mulheres.

 

 

 

  1. Apolo.

 

 

É filho de Zeus, responsável por matar a terrível serpente Píton com suas flechas certeiras.

 

 

6. Apolo.

Este deus preservou o nome grego quando foi introduzido na religião romana. É filho de Zeus, responsável por matar a terrível serpente Píton com suas flechas certeiras.

 

 

 

  1. Dionísio

Dioniso – Deus do Vinho e das festas. Era filho de Zeus e da mortal Sémele. Quando sua mãe faleceu, Zeus pegou seu coração e o costurou em sua coxa, até que Dioniso nascesse.

 

 

7. Baco

 

Originalmente, é o Liber Pater ("Pai Livre"), deus itálico ligado à fertilidade da terra e, por consequência, à fecundidade. Baco é o outro nome do deus grego Dionísio, Deus do Vinho, que os romanos associaram a Liber Pater.

 

 

 

 

  1. Hermes.

O mensageiro dos deuses, deus do comércio, da riqueza, da sorte e protetor das viagens. Era filho de Zeus e da ninfa Maia e uma de suas principais funções era guiar os mortos ao submundo do deus Hades.

 

 

 

8. Mercúrio

É o deus romano do comércio. Mercúrio vem da raiz latina merx, que significa "mercadoria". De protetor dos comerciantes, tornou-se também protetor dos viajantes após a identificação com o deus grego Hermes, conhecido mensageiro de Zeus.

 

 

 

  1. Afrodite.

Afrodite – Deusa do amor, da beleza e da fecundidade. Ela foi casada com Hefesto, com quem teve sete filhos. Afrodite teve casos extraconjugais com outros deuses, como Dionísio e Apolo.

 

 

 

9. Vênus.

Vênus é uma antiga divindade romana da vegetação. É identificada com a grega Afrodite, Deusa do Amor e da Beleza. E tal como Afrodite, era descrita pelos poetas romanos como a manifestação maior da beleza.

 

 

 

 

 

  1. Cronos e Reia.

Antes da Era dos Deuses ter início na Mitologia Grega, existiram duas gerações que reinaram no mundo. os Deuses Primordiais, que surgiram no momento da criação. O rei dos Titãs era Cronos. Com a esposa Reia teve 6 filhos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

 

 

 

 

 

10. Saturno.

 

Diz o mito que Saturno, para contrariar uma profecia que dizia que ele seria destronado por um filho, devorou todos os seus filhos logo após o nascimento. Só Júpiter escapou, salvo pela sua mãe, Reia. Anos mais tarde, a profecia se cumpriu. Saturno, então, deixou a Grécia e foi morar no Capitólio, local onde seria erguida a futura Roma.

Alguns Deuses da mitologia Nórdica e da Mitologia Africana.

 

 

 

 

 

  1. Odin.

Odin é considerado o pai de todos os deuses e governante de Asgard - o reino dos Æsir. Odin também é o deus da guerra e da batalha, da música, da mágica e poesia. Odin é filho de Borr e da gigante Bestla. Ele possui dois irmãos, chamados de Vili e Ve, e juntos eles criaram o mundo.

 

1.Olorum

Olorum significa literalmente Dono do Céu (Orum). É também chamado de Olodumare, embora nas religiões afro-brasileiras o Deus Supremo seja mais conhecido por Olorum. Como grande pai, ele é o criador dos orixás e responsável pela divisão entre o mundo sobrenatural, Orum, e o mundo dos homens, Aiê.

 

 

 

  1. Hugin e Munin

Dois corvos se sentam a lado de Odin em seu trono. Eles são uma parte espiritual dele mesmo, e se chamam Hugin e Munin, que significa “pensamento” e “memória”.

 

 

 

2.Oxalá

Oxalá, o Grande Orixá, é um deus muito importante no panteão iorubá, pois ele é o criador da humanidade. É também chamado de Obatalá, que significa Rei do Pano Branco. Além da cor branca, representa a pureza e o princípio de tudo.

 

 

 

 

  1. Frigg

Frigg é a deusa-mãe, relacionada ao casamento, à família e à maternidade. Ela é a esposa de Odin, e governa ao seu lado sobre os Æsir, sendo a única autorizada a se sentar com ele no trono e olhar através dos nove reinos.

 

 

 

 

3.Ossaim

 

 

Ossaim. Também chamado de Ossanha, Ossaim é o orixá das folhas e conhecido por sua capacidade de revigorar ou afastar a morte por meio do uso de ervas medicinais.

 

 

 

 

 

 

  1. Thor

Thor é o Deus do Trovão, sendo encarregado de proteger tanto Asgard quanto Midgard, o reino dos humanos.Esse deus costuma viajar em uma carruagem puxada pelas duas cabras, chamadas Tanngrisnir e Tanngnjóstr. As rodas de sua carruagem criam faíscas, que os humanos em Midgard chamam de relâmpago.

 

 

 

 

4.Ogum

 

 

Ogum é o orixá da guerra, das lutas, geralmente representado com uma espada na mão. É o deus da metalurgia, por ter recebido do grande pai Olodumare a incumbência de governar o ferro e todas as coisas que se pode fazer a partir dele.

 

 

  1. Týr

Týr é o patrono da justiça é por isso decide quem vence as batalhas. Ele também é frequentemente considerado o Deus da Guerra e da Paz.

 

 

5.Oxóssi

Oxóssi é o orixá da caça. Por isso, quem é filho de Oxóssi está ligado ao mato, à floresta. De um modo geral, esse orixá está ligado à provisão de alimentos e à fartura.

 

 

  1. Loki

Loki é conhecido como o deus da trapaça, da mentira e traição. Considerado "pai dos monstros", foi Loki quem gerou criaturas como o lobo Fenrir, a serpente Jörmungandr, e Sleipnir, o cavalo de oito pernas de Odin. Ele também é o pai da Deusa Hel, a rainha do submundo.

 

 

6.Exu

 

Exu é o orixá mensageiro. Nos mitos iorubás, não há nenhuma relação dele com o mal. Na tradição africana, Exu é o transportador, comunicador ou mensageiro entre a Terra, Aiê, e Orum, o outro mundo, a morada dos deuses. Além disso, é o guardião das portas das casas.

 

 

 

  1. Balder

Balder é o deus da luz e da pureza, considerado o mais amado entre os deuses e louvado por sua beleza e graça. Ele é filho de Odin e Frigg, e irmão gêmeo de Hod, o deus cego.

 

 

 

7.Oxumarê

 

Oxumarê é o orixá do arco-íris. Segundo a mitologia iorubá, é o criado encarregado de transportar água da Terra para o palácio de Xangô, que fica no céu.

 

 

 

  1. Vidar

 

Vidar é o segundo mais forte de todos os Æsir, filho de Odin e da gigante Grid. Apesar de toda sua força, ele é um deus pacífico, que vive em um grande salão em Asgard chamado Vidi.

 

 

 

 

8.Xangô

Xangô foi uma pessoa de carne e osso. Quarto rei de Oió, império fundado no século XV na África Ocidental, onde hoje é a Nigéria e Benin, foi divinizado depois de sua morte. É o orixá do trovão, exercendo domínio sobre as chuvas e orixá da justiça, já que enquanto rei era o magistrado responsável pela aplicação das leis no mundo dos homens.

 

 

 

  1. IÐun

Ao contrário dos deuses de outras mitologias, os deuses nórdicos não são imortais; eles precisam comer de um fruto que garante sua longevidade. Esse fruto é distribuído por Idun, a deusa da juventude, e seu nome significa "o rejuvenescedor ".

 

 

 

 

9.Oxum

 

 

Oxum é o orixá dos rios e das fontes. É a deusa do rio Oxum, que fica no sudoeste da Nigéria, na África. Assim como Iemanjá é a deusa dos mares, Oxum é a deusa de todas as águas doces. Uma das esposas de Xangô, é a divindade da beleza e do amor.

 

 

 

  1. Hela

Deusa do submundo, também chamado Helheim, Hel era filha de Loki e da gigante Angrboda. Era sua função julgar e decidir o destino das almas que entravam em seu reino, e dentro dele, ela é mais poderosa até mesmo que o próprio Odin.

 

 

 

10. Iansã

Chamada de Oiá, é a orixá dos ventos, das tempestades e dos raios. É a responsável por guiar os mortos em sua viagem a Orum, o dos deuses. Por isso, Iansã é a orixá responsável pela cerimônia fúnebre do axexê, na qual se fazem oferendas festivas à pessoa que acabou de falecer.


Fontes utilizadas para montar essa atividade:

Disponível em: https://www.hipercultura.com/deuses-mitologia-grega/. Acessado em 27 de jul. de 2020.

Disponível em: https://www.hipercultura.com/mitologia-romana-principais-deuses/. Acessado em 27 de jul. de 2020.

Disponível em: https://www.hipercultura.com/principais-deuses-da-mitologia-nordica/. Acessado em 27 de jul. de 2020.

Disponível em: https://www.hipercultura.com/deuses-mitologia-africana/. Acessado em 27 de jul. de 2020.

 

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos.

● Ter ao alcance todos os materiais necessários.

● Separe um tempo para revisões.

● Evitar distrações.

 

Caros estudantes e responsáveis, a atividade sugerida para a semana, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.

 

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

 

Conteúdo: Revisão: Povos da Antiguidade na África, na Grécia, em Roma e a cultura nórdica, analisando o aspecto mitológico.

Habilidades e competências gerais: (EF06HI07B) Reconhecer a importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas.

Objetivos: Apresentar a história dos povos antigos, com base na mitologia.

 

Observações:

Cronograma dos plantões para os sextos anos do Ensino Fundamental II. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.

Cronograma Plantão de dúvidas História nas Turmas dos 6º Anos do Fundamental II, Prof. Claudio Fernandes

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Julho

SEG

6º ano B do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

SEG

6º ano do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

SEG

6º ano do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

TER

6º ano B do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

TER

6º ano C do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

TER

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

TER

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

TER

6º ano C do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

QUAR

6º ano C do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

QUAR

6º ano D do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

QUAR

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Julho

QUAR

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas


Plantões de dúvidas da disciplina de História, professora Marcia Galvão no sexto ano A.

Julho

SEG

6º ano A do EF II

00:16:00

00:18:00

00:02:00

Plantão de dúvidas

Julho

TER

6º ano A do EF II

00:16:00

00:18:00

00:02:00

Plantão de dúvidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário