quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADE 12 - 6º A, B, C e D - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 6º A, B, C e D

Disciplina:Arte

Canal de resposta:solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h

Turma do 6º ano A: uauwxat

Turma do 6º ano B: 3watitm

Turma do 6º ano C: zfmu7ig

Turma do 6º ano D: r5powyq

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

Atendimento: Todas as Quintas feiras das 13h. as 14h30m.

 

Prazo de envio: Uma semana após a publicação

Período de envio: 29/07/2020

Tempo: 1h40

Hab.: EF06AR9. EF06AR10, EF06AR11...

BNCC: 1,3,4,5,8,9,10.

Objeto de conhecimento:Figurinos de danças folclóricas brasileiras; Fatores do movimento em dança.

Objetivo:Analisar diferentes formas de representação e encenação de danças folclóricas por meio de figurinos típicos de danças folclóricas.

Tema: Identificação por meio do figurino         

 

Material utilizado: Caderno, material básico do aluno e revisão do conteúdo e atividades anteriores.

 

Tarefa: Atribuir identificação e elementos básicos da dança as imagens apresentadas por meio dos figurinos; Desenhar um figurino atribuindo características culturais e compartilha ló nas Redes sociais.

Exemplo:

Figurino A: Xaxado,movimento corporal: tempo moderado; peso,firme;fluxo,eixo; espaço, nível baixo...

 

Apreciação:

A)  https://dancabrasilia.com.br/danca/historia-do-forro/  


B)  escolaeducacao.com.br


C)dancasfolcloricas.blogspot.com


D)   

             https://www.efdeportes.com/efd184/dancas-circulares-tradicionais-brasileiras.htm


E)    jmonline.com.br


F)   www.brasildefato.com.br


Atividades

1-

Figurino B:...........................................................................................................................

Figurino C..........................................................................................................................

Figurino D............................................................................................................................

Figurino E...........................................................................................................................

Figurino F............................................................................................................................

 

2-Reflexão:

Responda: Qual a importância de um figurino em uma dança?


Interação

3- Desenhe um figurino,atribua características a ele a um contexto cultural e o compartilhe.

 

Orientações:

 

Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. (Wikipédia)

 

O figurinista é o artífice que elabora o figurino utilizado por personagens de uma produção artística, seja ela no formato cinematográfico, televisivo ou teatral. Ele tem em suas mãos a responsabilidade de criar indumentárias que atendam a um roteiro anteriormente produzido e a ele concedido pelos produtores da obra em questão. Este profissional tem a tarefa de providenciar peças que contemplem as exigências psicológicas e simbólicas de um determinado ser fictício.

O vestuário de uma pessoa diz muito sobre ela, expressa suas características mais íntimas, seu estilo, sua personalidade. O mesmo se dá com relação a um personagem, mas é preciso levar em conta o contexto do enredo, tempo e espaço nos quais ele está inserido, o cenário das gravações, o corpo do ator, que será o ponto de referência para a produção do figurino, e os elementos que compõem sua psique. Sem falar nas condições de luz e de cor ditadas pelos diretores de arte e de fotografia.

 

Este especialista deve, a partir do conhecimento prévio do enredo e de suas peculiaridades, providenciar, além das indumentárias dos personagens principais, as peças que contemplarão os figurantes, e também os acessórios necessários, tais como bengalas, bolsas, chapéus, luvas, óculos, entre outros elementos.Ele submete sua criação ao cineasta, que a direciona ao diretor de arte, o qual irá orientar seu uso e, se o projeto for aceito, será realizado então um orçamento. Uma vez adquirida a matéria-prima necessária, tais como tecidos e detalhes que comporão o vestuário, é constituída uma oficina e é escolhido o grupo de artífices que irá elaborar o figurino – normalmente eles são selecionados pelo próprio figurinista.

 

O corpo do artista é fundamental na escolha do figurino, mas é levado em conta não apenas seus atributos físicos, mas principalmente seus aspectos emocionais e sua dimensão histórica, o meio cultural de que ele também se compõe e a influência social decisiva sobre a mentalidade e o comportamento de cada um. Uma pessoa não é igual a outra, portanto a singularidade do ser e o personagem interpretado deverão determinar a produção do figurino.

Este profissional deverá possuir uma boa educação cultural e intelectual. Em países como a Itália, França e Estados Unidos, esta profissão é bem valorizada, mas no Brasil esta modalidade profissional ainda não conquistou o reconhecimento devido e não são muitas as escolas que preparam adequadamente o bom profissional. Normalmente eles provêm de oficinas de corte e costura ou de cursos direcionados para estilistas, em instituições como o Senai. O especialista deve estar ciente de tudo sobre a moda, sua história e evolução, as indumentárias e acessórios necessários.

https://www.infoescola.com/profissoes/figurinista/

 

 

Orientações:

A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. Wikipédia

 

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo, os quais são fragmentados em elementos constitutivos do movimento dançado em dança:

 

Famílias de movimentos: Os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.

 

1-Movimento corporal:

Ki esfera – é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.

Fluxo: é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;

Eixo: Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;

Giros: Rodar com o corpo no seu próprio eixo;

Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;

Saltos: são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;

Rolamentos: quando o corpo rola no espaço;

 

2. Espaço:

Níveis: Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);

Direção: É para onde o corpo se movimenta (frente, traz, para baixo, para cima, diagonal);

Deslocamento: Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;

Dimensão: É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;

 

3. Tempo:

 Rápido, moderado, lento;

Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.

Moderado: É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.

Lento: Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente, quase até parar

 

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 

Performance: é uma linguagem artística híbrida baseada na prática teatral, que o artista se utiliza de outras linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo etc.) em seu processo de criação e apresentação performática. Durante a performance, não existe a participação do público, sendo este apenas um observador em relação à proposta do artista. https://foradopalco.wordpress.com/performance/

 

Observações:

O figurino na atividade 4 pode ser colagem, em um boneco ou uma vestimenta pessoal. Usar a criatividade e enviar por meio das tecnologias.

 

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Um comentário:

  1. A atividade corresponde a atividade 13, pois a atividade anterior a esta é a atividade 12...

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