Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma: 6º A, B, C e D
Disciplina:Arte
Canal
de resposta:solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Código
de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h
Turma
do 6º ano A: uauwxat
Turma
do 6º ano B: 3watitm
Turma
do 6º ano C: zfmu7ig
Turma
do 6º ano D: r5powyq
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Atendimento:
Todas as Quintas feiras das 13h. as 14h30m.
Prazo
de envio: Uma semana após a publicação
Período
de envio: 29/07/2020
Tempo:
1h40
Hab.:
EF06AR9. EF06AR10, EF06AR11...
BNCC:
1,3,4,5,8,9,10.
Objeto
de conhecimento:Figurinos de danças folclóricas brasileiras; Fatores do
movimento em dança.
Objetivo:Analisar
diferentes formas de representação e encenação de danças folclóricas por meio
de figurinos típicos de danças folclóricas.
Tema:
Identificação por meio do figurino
Material
utilizado: Caderno, material básico do aluno e revisão do conteúdo e atividades
anteriores.
Tarefa: Atribuir identificação e
elementos básicos da dança as imagens apresentadas por meio dos figurinos;
Desenhar um figurino atribuindo características culturais e compartilha ló nas
Redes sociais.
Exemplo:
Figurino
A: Xaxado,movimento corporal: tempo moderado;
peso,firme;fluxo,eixo; espaço, nível baixo...
Apreciação:
B) escolaeducacao.com.br
C)dancasfolcloricas.blogspot.com
D)
https://www.efdeportes.com/efd184/dancas-circulares-tradicionais-brasileiras.htm
E) jmonline.com.br
F) www.brasildefato.com.br
Atividades
1-
Figurino
B:...........................................................................................................................
Figurino
C..........................................................................................................................
Figurino
D............................................................................................................................
Figurino
E...........................................................................................................................
Figurino
F............................................................................................................................
2-Reflexão:
Responda:
Qual a importância de um figurino em uma dança?
Interação
3-
Desenhe um figurino,atribua características a ele a um contexto cultural e o
compartilhe.
Orientações:
Figurino é o
traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa,
teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o
figurino. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser
tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.
(Wikipédia)
O
figurinista é o artífice que elabora o figurino utilizado por personagens de
uma produção artística, seja ela no formato cinematográfico, televisivo ou
teatral. Ele tem em suas mãos a responsabilidade de criar indumentárias que
atendam a um roteiro anteriormente produzido e a ele concedido pelos produtores
da obra em questão. Este profissional tem a tarefa de providenciar peças que
contemplem as exigências psicológicas e simbólicas de um determinado ser
fictício.
O
vestuário de uma pessoa diz muito sobre ela, expressa suas características mais
íntimas, seu estilo, sua personalidade. O mesmo se dá com relação a um
personagem, mas é preciso levar em conta o contexto do enredo, tempo e espaço
nos quais ele está inserido, o cenário das gravações, o corpo do ator, que será
o ponto de referência para a produção do figurino, e os elementos que compõem
sua psique. Sem falar nas condições de luz e de cor ditadas pelos diretores de
arte e de fotografia.
Este
especialista deve, a partir do conhecimento prévio do enredo e de suas
peculiaridades, providenciar, além das indumentárias dos personagens
principais, as peças que contemplarão os figurantes, e também os acessórios
necessários, tais como bengalas, bolsas, chapéus, luvas, óculos, entre outros
elementos.Ele submete sua criação ao cineasta, que a direciona ao diretor de
arte, o qual irá orientar seu uso e, se o projeto for aceito, será realizado
então um orçamento. Uma vez adquirida a matéria-prima necessária, tais como
tecidos e detalhes que comporão o vestuário, é constituída uma oficina e é
escolhido o grupo de artífices que irá elaborar o figurino – normalmente eles
são selecionados pelo próprio figurinista.
O
corpo do artista é fundamental na escolha do figurino, mas é levado em conta
não apenas seus atributos físicos, mas principalmente seus aspectos emocionais
e sua dimensão histórica, o meio cultural de que ele também se compõe e a
influência social decisiva sobre a mentalidade e o comportamento de cada um.
Uma pessoa não é igual a outra, portanto a singularidade do ser e o personagem
interpretado deverão determinar a produção do figurino.
Este
profissional deverá possuir uma boa educação cultural e intelectual. Em países
como a Itália, França e Estados Unidos, esta profissão é bem valorizada, mas no
Brasil esta modalidade profissional ainda não conquistou o reconhecimento
devido e não são muitas as escolas que preparam adequadamente o bom
profissional. Normalmente eles provêm de oficinas de corte e costura ou de
cursos direcionados para estilistas, em instituições como o Senai. O
especialista deve estar ciente de tudo sobre a moda, sua história e evolução,
as indumentárias e acessórios necessários.
https://www.infoescola.com/profissoes/figurinista/
Orientações:
A
dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos
previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior
parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e
envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. Wikipédia
A
dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço
e tempo, os quais são fragmentados em elementos constitutivos do movimento
dançado em dança:
Famílias
de movimentos: Os diferentes movimentos são organizados em
famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e
elevações.
Ki
esfera – é o que delimita o espaço natural do corpo.
Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.
Fluxo: é
a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
Eixo:
Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;
Giros:
Rodar com o corpo no seu próprio eixo;
Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao
movimentar-se;
Saltos: são
movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;
Rolamentos:
quando o corpo rola no espaço;
2. Espaço:
Níveis:
Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);
Direção: É
para onde o corpo se movimenta (frente, traz, para baixo, para cima, diagonal);
Deslocamento:
Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da
coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos
marcados;
Dimensão: É a
orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e
profundidade;
3.
Tempo:
Rápido, moderado, lento;
Rápido:
Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem
alterações.
Moderado: É o
meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.
Lento:
Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente,
quase até parar
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado
ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e
notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos
comentar na sequência.
ESPAÇO
–
É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO –
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO
–
É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
Performance: é
uma linguagem artística híbrida baseada na prática teatral, que o artista se
utiliza de outras linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação,
fotografia, vídeo etc.) em seu processo de criação e apresentação performática.
Durante a performance, não existe a participação do público, sendo este apenas
um observador em relação à proposta do artista.
https://foradopalco.wordpress.com/performance/
Observações:
O
figurino na atividade 4 pode ser colagem, em um boneco ou uma vestimenta
pessoal. Usar a criatividade e enviar por meio das tecnologias.
Registrar
experiência no caderno
Interagir com o material pedagógico escolar
A atividade corresponde a atividade 13, pois a atividade anterior a esta é a atividade 12...
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