sexta-feira, 3 de julho de 2020

ATIVIDADE 6 - 6º C e D - PROFª MICHELE

Professor (a): Michele Aparecida Rodrigues

Turma: 6º C e D

Disciplina: Ciências

Canal de resposta: michelerod@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: ATÉ 15 dias APÓS A POSTAGEM

Período de envio: 29/06/2020 a 03/07/2020

 

Material utilizado:

Livro didático de ciências

Aula CMSP de 22/06/2020

Caderno e caneta

 

Tarefas: 1)Analise a tirinha e responda as questões a e b: 


a) Que instrumentos o personagem está tentando usar? Ele é apropriado para observar corpos celestes como a lua?

b) Cite uma semelhança e uma diferença entre o funcionamento desse instrumento e o de um microscópio composto.

 

2) Assinale com F para afirmação falsa e V para afirmação verdadeira:

(   ) As partes fundamentais que formam a maioria das células são o núcleo, o neurônio e o citoplasma.

(  )as células são estrutura básica do ser vivo. São elas que determinam a forma dos seres vivos, assim como também as funções de cada parte do corpo.

 

(    )as células formam os seres vivos. Mas, existem seres vivos que são formados apenas por uma célula.

 

(  )no corpo humano existem vários tipos de células e elas desempenham as mesmas funções.

 

(  )as células no corpo humano são unidades minúsculas e só podem ser vistas com o auxílio do microscópio.

 

3) Quais as funções das principais partes que formam a maioria das células:

 

a) membrana plasmática

b) citoplasma

c) núcleo

 

4) No mapa conceitual a baixo estão relacionados os níveis de organização das células no ser humano. Então os organismos humanos são formados por células que juntas formam os tecidos que juntos formam os órgãos que juntos formam os sistemas. Complete o mapa conceitual com os tipos de tecidos referente aos quadrinhos A, B, C e D.

 


Resp:

A –

B –

C –

D -

 

Orientações: Para auxilia-los na atividade consulte o livro didático de ciências nas páginas 63 a 73. Pode ainda rever a aula do CMSP https://www.youtube.com/watch?v=TE8e2FsFrUQ. Na atividade 3 deve explicar a função de cada parte citada na letra a,b e c. Na 4 deve colocar os nomes dos tecidos existentes nos seres humanos referente ao quadradinho A, B, C e D.

 

Observações: As atividades contam como ferramenta de avaliação e para computar presença, se souber de algum colega que não esteja realizando as atividades avise-os da existência e importância do blog. Desejo saúde e bom estudo a todos. Logo estaremos todos juntos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário