quinta-feira, 2 de julho de 2020

ATIVIDADE 6 - 8º D e E - PROFº EDGAR

Professor (a): EDGAR DA SILVA SIQUEIRA

Turma:8º ano D e E.

Disciplina: História

Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 15 dias

Período de envio:29/06/2020 até 03/07/2020.

Material utilizado: Lápis, Borracha e caderno para registro da atividade.

Tarefas: Atividade Avaliativa composta por (6) seis questões de múltipla-escolha e (1) uma questão para reflexão sobre o contexto História do Negro no Brasil Império, Século XIX.

Atividade– Tema: O Negro no Brasil Império, Século XIX - A chegada da Corte Portuguesa, as Leis Imperiais e o Fim da Escravidão, as questões são de múltipla-escolha, cálculos matemáticos e dissertação reflexiva.

Para realizar a atividade será necessário organizar a leitura e análise das questões e caso necessário realizar um estudo sobre o tema com apoio do Caderno do Aluno – História, 8º ano, Livro Didático 8º ano História, Aula on-line CMSP, Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar e ou sites de internet regulamentados e oficiais sobre o tema de estudo.

Orientações:

Atividade – Para realizar a atividade será necessário leitura e análise de texto e responder as questões de acordo com o raciocínio lógico, pois será necessário a compreensão de texto e cálculos matemáticos conforme solicitado na atividade.

 

Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividade VI

Tema I:A Questão Negra no Brasil Império – Século XIX.

            O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão negra, pois mesmo como a sua Independência em 1822, o sistema escravista esteve presente na realidade brasileira, apoiada por interesses elite. Sendo assim, vamos estudar e aprender sobre as LEIS criadas pelo Governo Imperial Brasileira, para retardar a abolição da escravidão até a substituição da mão-de-obra escrava para a mão-de-obra assalariada com a chegadas dos imigrantes europeus.    

Leia, calcule e responda:

1-     Quantos anos após a Independência do Brasil de 1822, ocorreu a aprovação da lei “EUSÉBIO DE QUEIROZ” de 1850, o “FIM DO TRÁFICO DE ESCRAVOS”?

 

a) 28 anos       

b) 38 anos

c) 267 anos

d) 2682 anos

 

2-     Quantos anos após a lei do fim do tráfico de escravos (Eusébio de Queiroz), foi aprovada a lei do ‘VENTRE LIVRE” de 1871, os “FILHOS NASCIDOS DE ESCRAVOS SERIAM LIVRES”?

 

a)     21 anos

b)    132 anos

c)     2621 anos

d)    2832 anos

 

3-     Quantos anos após a lei do ventre livre, que os filhos nascidos de escravos estariam livres do cativeiro, ocorreu a aprovação da lei dos “SEXAGENÁRIOS” de 1885, “SÃO LIBERTOS OS ESCRAVOS DE 60 ANOS DE IDADE OU MAIS”?

 

a)     14 anos

b)    56 anos

c)     2656 anos

d)    2667 anos

 

4-     Quantos anos após a lei dos sexagenários, foi aprovada lei “ÁUREA” de 1888, “É DECLARADA EXTINTA A ESCRAVIDÃO NO BRASIL”?

 

a)     3 anos

b)    13 anos

c)     2673 anos

d)    3773 anos

 

5-     Quantos anos após a Independência do Brasil, foi aprovada a lei Áurea?

 

a)     38 anos

b)    66 anos

c)     2611 anos

d)    3710 anos

 

 

6-     Em 2020, completou quantos anos do fim da escravidão no Brasil?

 

a)     132 anos

b)    268 anos

c)     1868 anos

d)    3908 anos

 

7-     Pesquise e faça uma reflexão sobre o tema: Ainda existe escravidão no Brasil?

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