quarta-feira, 1 de julho de 2020

ATIVIDADE 8 - 6º A, B, C e D- PROFº CLAUDIO e PROFª MARCIA REGINA

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão

Turma: 6º A, B, C e D

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Canal de resposta: E- Mail 6º A :  marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br

Código da turma do 6º Ano A no Google Classroom, ou seja, Google Sala de Aula e: arervws

Prazo de entrega:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: 29/06 a 03/07/2020.

Cronograma dos plantões de dúvidas: Nas observações desta atividade.

 

Material utilizado

Caderno do aluno volume 2 – parte 2, dicionários, livros didáticos, aulas do CMSP. Para realização dessa atividade o livro didático “História escola e democracia”, recebido pelo aluno, também é recomendado, tendo em vista auxiliar nas respostas das questões abaixo, bem como o Google Classroom.

 

Tarefas:

 

Atividade 1

a)      Assistir o vídeo, prestar atenção na história contada;

b)      https://www.youtube.com/watch?v=AWVeC6kbNH0    - material do São Paulo Faz escola

c)       Agora você será um griô ou uma griote. 

d)      Faça um vídeo você contando a história.

e)      Envie o vídeo nos canais de comunicação. Que poderá ser no e-mail institucional ou no Google Sala de aula.

f)       Griot (também grafado griô, egriote para a grafia no gênero feminino)é o indivíduo que na África Ocidental tem por vocação preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo. Curiosidade:  Existem griots músicos e griots contadores de histórias.

 

Atividade 2

a)      Assistir o vídeo sobre a linguagem oral dos indígenas brasileiros e responder as seguintes perguntas:

b)      https://www.youtube.com/watch?v=UaCEY4gnyY0-  Itaú Cultural

1.       Quantos povos indígenas brasileiros aparecem no vídeo?

2.       Qual a importância da natureza na cultura indígena?

3.       Qual a importância da oralidade para os povos indígenas?

4.       Como é a educação das crianças indígenas

5.       Comente o que mais chamou a atenção neste vídeo?

 

Você sabia?

O Toré está presente nas manifestações culturais de diversos povos indígenas que vivem no Nordeste.O Toré é um ritual que une e dança, religião, luta e brincadeira! Ele pode variar de acordo com a cultura de cada povo, mas é praticado por muitos, como os Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Xocó, Potiguara, Pankararé, Pankakarú, Truká e os Funil-ô.

No Toré do povo Pankararu, por exemplo, existem algumas figuras muito importantes: os Encantados, os Praiá, os pais do Praiá e os dançadores. Quem vai "levantar o Praiá”, deve fazer uma roupa e uma máscara de palha de ouricuri, que serve para encobrir a personalidade do dançador. Durante o ritual, que pode durar várias horas, esse dançador materializa os seres espirituais - ou encantados.

A dança do Toré é regida por uma música chamada Toante, que é cantado por apenas um “cantador” ou “cantadora” e acompanhado pelos gritos ritmados do grupo de bailarinos. Confira no vídeo o Toré dos Pankararu que vivem em Brejo dos Padres, em Pernambuco! Ele aconteceu durante a festa da Corrida do Umbu, em 2012.

Pode ser visualizado no seguinte canal: https://youtu.be/bwPZZHvK65I?t=330.

Disponível em: https://mirim.org/node/2334. Acessado em 29 de jun. de 2020.

 

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos.

● Ter ao alcance todos os materiais necessários.

● Separe um tempo para revisões.

● Evitar distrações.

 

Caros estudantes e responsáveis, a atividade sugerida para a semana, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.

 

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

 

Conteúdo: A invenção do Mundo Clássico e o contraponto com outras sociedades.Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais sociais.

Habilidades e competências gerais: (EF06HI07A) Identificar as diferentes formas de linguagens, registros, técnicas e artes nas sociedades antigas (África, Ásia e Américas) e (EF06HI07B) Reconhecer a importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas).

 

Observações:

Cronograma dos plantões para os sextos anos do Ensino Fundamental II. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.

Cronograma Plantão de dúvidas História nas Turmas dos 6º Anos do Fundamental II, Prof. Claudio Fernandes

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Junho

SEG

6º ano B do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

6º ano do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

6º ano do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano B do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano C do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano C do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano C do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano D do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas


Plantões de dúvidas da disciplina de História, professora Marcia Galvão no sexto ano A.

Junho

SEG

6º ano A do EF II

00:16:00

00:18:00

00:02:00

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano A do EF II

00:16:00

00:18:00

00:02:00

Plantão de dúvidas

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário