Professor
(a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão
Turma: 6º A, B, C e D
Disciplina: História
Canal
de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Canal
de resposta: E- Mail 6º A : marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Código da turma do 6º Ano A no
Google Classroom, ou seja, Google Sala de Aula e: arervws
Prazo
de entrega: Até 15 dias após a
postagem da atividade.
Período
da postagem: 29/06 a 03/07/2020.
Cronograma dos plantões de dúvidas: Nas observações
desta atividade.
Material
utilizado
Caderno do aluno volume 2 – parte 2, dicionários, livros didáticos,
aulas do CMSP. Para realização dessa atividade o livro didático “História escola
e democracia”, recebido pelo aluno, também é recomendado, tendo em vista auxiliar
nas respostas das questões abaixo, bem como o Google Classroom.
Tarefas:
Atividade
1
a)
Assistir o vídeo, prestar atenção na história
contada;
b)
https://www.youtube.com/watch?v=AWVeC6kbNH0 - material do São Paulo Faz escola
c)
Agora você será um griô ou uma griote.
d)
Faça um vídeo você contando a história.
e)
Envie o vídeo nos canais de comunicação. Que
poderá ser no e-mail institucional ou no Google Sala de aula.
f)
Griot (também grafado griô, egriote para a grafia no gênero
feminino)é o indivíduo que na África Ocidental tem por vocação preservar e
transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo.
Curiosidade: Existem griots músicos
e griots contadores de histórias.
Atividade
2
a)
Assistir o vídeo sobre a linguagem oral dos
indígenas brasileiros e responder as seguintes perguntas:
b)
https://www.youtube.com/watch?v=UaCEY4gnyY0- Itaú Cultural
1.
Quantos povos indígenas brasileiros aparecem
no vídeo?
2.
Qual a importância da natureza na cultura
indígena?
3.
Qual a importância da oralidade para os povos
indígenas?
4.
Como é a educação das crianças indígenas
5.
Comente o que mais chamou a atenção neste
vídeo?
Você
sabia?
O Toré
está presente nas manifestações culturais de diversos povos indígenas que vivem
no Nordeste.O Toré é um ritual que une e dança, religião, luta e brincadeira!
Ele pode variar de acordo com a cultura de cada povo, mas é praticado por
muitos, como os Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Xocó, Potiguara, Pankararé,
Pankakarú, Truká e os Funil-ô.
No Toré
do povo Pankararu, por exemplo, existem algumas figuras muito importantes: os
Encantados, os Praiá, os pais do Praiá e os dançadores. Quem vai "levantar
o Praiá”, deve fazer uma roupa e uma máscara de palha de ouricuri, que serve
para encobrir a personalidade do dançador. Durante o ritual, que pode durar
várias horas, esse dançador materializa os seres espirituais - ou encantados.
A dança
do Toré é regida por uma música chamada Toante, que é cantado por apenas um
“cantador” ou “cantadora” e acompanhado pelos gritos ritmados do grupo de
bailarinos. Confira no vídeo o Toré dos Pankararu que vivem em Brejo dos
Padres, em Pernambuco! Ele aconteceu durante a festa da Corrida do Umbu, em
2012.
Pode ser
visualizado no seguinte canal: https://youtu.be/bwPZZHvK65I?t=330.
Disponível
em: https://mirim.org/node/2334.
Acessado em 29 de jun. de 2020.
Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível,
para ajudar na realização das atividades à distância.
●
Manter horários fixos.
●
Ter ao alcance todos os materiais necessários.
●
Separe um tempo para revisões.
●
Evitar distrações.
Caros estudantes e responsáveis, a atividade
sugerida para a semana, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina
de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min
cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no
modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos
a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência
e assim juntos fazermos a adequação necessárias.
PS: Não esqueça de citar
a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.
Conteúdo: A invenção do Mundo Clássico e o contraponto
com outras sociedades.Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente
Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); os povos indígenas
originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais sociais.
Habilidades e competências gerais: (EF06HI07A) Identificar
as diferentes formas de linguagens, registros, técnicas e artes nas sociedades
antigas (África, Ásia e Américas) e (EF06HI07B) Reconhecer a importância da
tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do
conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas).
Observações:
Cronograma dos plantões para os sextos anos do Ensino Fundamental II.
O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não
consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos
fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.
Cronograma
Plantão de dúvidas História nas Turmas dos 6º Anos do Fundamental II, Prof.
Claudio Fernandes |
||||||
Data/mês |
Dia da Semana |
Etapa/Ano/Série & Outras clas. |
Horário início |
Horário fim |
Duração |
Componente |
Junho |
SEG |
6º ano B do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
SEG |
6º ano do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
SEG |
6º ano do EF II |
00:16:20 |
00:17:05 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano B do EF II |
00:13:00 |
00:13:45 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano C do EF II |
00:13:45 |
00:14:30 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano D do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano B do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano C do EF II |
00:16:20 |
00:17:05 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano C do EF II |
00:13:00 |
00:13:45 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano D do EF II |
00:13:45 |
00:14:30 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano D do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano B do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Plantões de dúvidas da disciplina de
História, professora Marcia Galvão no sexto ano A. |
||||||
Junho |
SEG |
6º ano A do EF II |
00:16:00 |
00:18:00 |
00:02:00 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano A do EF II |
00:16:00 |
00:18:00 |
00:02:00 |
Plantão de dúvidas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário