Professor
(a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: 1ª A, B e C do Ensino Médio.
Disciplina:
História
Canal de resposta:
E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo
para devolutiva: Até 15
dias após a postagem da atividade.
Período
da postagem: Semana de 29/06 a 03/07/2020
Cronograma
dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta
atividade.
Material
utilizado:
Para o desenvolvimento desta
atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:
ü
Serão
utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o
aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas materiais
disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom) e pela unidade escolar Blog de
atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz Escola, volume 2.
Tarefas:
Para
atividade desta semana utilizaremos as seguintes estratégias: Propostas.
ü
Analisar os principais aspectos econômicos,
sociais, políticos, religiosos e culturais das civilizações da Antiguidade
Oriental, que compreende a Mesopotâmia, Egito, Fenícia, Hebreus e Pérsia.
ü
Entender a importância dos grandes rios da
região do Crescente Fértil (Nilo, Tigre e Eufrates) para o surgimento e
desenvolvimento das principais civilizações como a egípcia e mesopotâmica, baseadas
no modo de produção asiático.
ü
Para auxiliar nas questões, será necessário
consultar as suas anotações da aula de História exibida no CMSP, no dia
29/06/2020.
Responda:
Questão
da UEPG 2013.
1.
Sobre o povo Hebreu, assinale a alternativa
correta.
a.
Foram escravizados pelos egípcios, tempos
depois, liderados por Moisés, fugiram, episódio que ficou conhecido como êxodo.
b.
Povo que se destacou pela sua característica
religiosa: o politeísmo.
c.
c.Criaram uma forma de registro escrito, que
ficou conhecido como escrita cuneiforme.
d.
Tinham como líder religioso o faraó,
considerado intermediário entre as pessoas e os deuses.
e.
Uma das principais fontes de estudo da sua
história são as pirâmides.
2.
Questão elaborada em 2006 pela UFPB.
Sobre os povos da Antiguidade Oriental suas
relações e heranças comerciais, é correto afirmar que:
a.
A agricultura foi o principal fator de
enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das
águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
b.A
religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém
o monoteísmo judaico.
c.O
comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram
contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d.A
guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que
construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e.A
escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito,
produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo
que habitou a Mesopotâmia.
3.
Defina o que é monoteísmo ético.
4.
Observe os mapas abaixo e responda:
a.
Os palestinos eram então ampla maioria
populacional, na região até 1947?
b.
As terras ocupadas por Israel atualmente,
provocou a expulsão sistemática, de parte de um de povo da região. Qual?
Fonte 1º mapa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Israel_e_Jud%C3%A1.
Acessado em 29 de jun. de 2020.
Fonte 2º mapa:
https://blogdaboitempo.com.br/2014/08/01/a-palestina-apagada-do-mapa/.
Acessado em 29 de jun. de 2020.
5.
Relacione a Coluna 2, que apresenta afirmações relativas a povos da
Antigüidade, com a Coluna 1, que identifica os mesmos (UFRGS-(1998)
Coluna 1 |
Coluna 2 |
I. Fenícios II. Hebreus III. Babilônios IV. Egípcios V. Persas |
( ) Os sinais de sua escrita sagrada são
conhecidos como hieróglifos. ( ) Buscavam e levavam mercadorias por toda a
bacia do Mediterrâneo. ( ) Seu império era controlado pelo sistema desatrapias. ( ) Os invasores de seu território provocaram a
diáspora. ( ) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria
até a Caldeia. |
Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização
das atividades à distância.
● Manter horários fixos;
● Ter ao alcance todos os materiais necessários;
● Separe um tempo para revisões;
● Evitar distrações;
Conteúdo: Construir uma breve narrativa sobre a História
do povo Hebreu.
Habilidades e competências gerais: Identificar os principais
traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em
sua estruturação e organização.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas.
Observações:
Cronograma
dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá
prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados
móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras
plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.
Cronograma Plantão de dúvidas
História das 1ª Séries do Ensino Médio |
||||||
Data/mês |
Dia da Semana |
Etapa/Ano/Série & Outras clas. |
Horário início |
Horário fim |
Duração |
Componente |
Junho |
SEG |
1ª série A do EM |
00:08:30 |
00:09:15 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
SEG |
1ª série C do EM |
00:09:35 |
00:10:20 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
SEG |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
SEG |
1ª série C do EM |
00:11:05 |
00:12:35 |
00:01:30 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
QUAR |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
QUAR |
1ª série C do EM |
00:11:05 |
00:11:50 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Junho |
QUAR |
1ª série A do EM |
00:11:50 |
00:12:35 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário