quarta-feira, 1 de julho de 2020

ATIVIDADE 8 - 1ª A, B e C - PROFº CLAUDIO

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes

Turma: 1ª A, B e C do Ensino Médio.

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo para devolutiva:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: Semana de 29/06 a 03/07/2020

Cronograma dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta atividade.

 

Material utilizado:

Para o desenvolvimento desta atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas materiais disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom) e pela unidade escolar Blog de atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz Escola, volume 2.

 

Tarefas:

Para atividade desta semana utilizaremos as seguintes estratégias: Propostas.

ü  Analisar os principais aspectos econômicos, sociais, políticos, religiosos e culturais das civilizações da Antiguidade Oriental, que compreende a Mesopotâmia, Egito, Fenícia, Hebreus e Pérsia.

ü  Entender a importância dos grandes rios da região do Crescente Fértil (Nilo, Tigre e Eufrates) para o surgimento e desenvolvimento das principais civilizações como a egípcia e mesopotâmica, baseadas no modo de produção asiático.

ü  Para auxiliar nas questões, será necessário consultar as suas anotações da aula de História exibida no CMSP, no dia 29/06/2020.

 

Responda:

Questão da UEPG 2013.

1.      Sobre o povo Hebreu, assinale a alternativa correta.

 

a.       Foram escravizados pelos egípcios, tempos depois, liderados por Moisés, fugiram, episódio que ficou conhecido como êxodo.

b.      Povo que se destacou pela sua característica religiosa: o politeísmo.

c.       c.Criaram uma forma de registro escrito, que ficou conhecido como escrita cuneiforme.

d.      Tinham como líder religioso o faraó, considerado intermediário entre as pessoas e os deuses.

e.       Uma das principais fontes de estudo da sua história são as pirâmides.

 

2.      Questão elaborada em 2006 pela UFPB.

Sobre os povos da Antiguidade Oriental suas relações e heranças comerciais, é correto afirmar que:

 

a.       A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.

b.A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.

c.O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.

d.A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.

e.A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.

3.      Defina o que é monoteísmo ético.

4.      Observe os mapas abaixo e responda:

a.       Os palestinos eram então ampla maioria populacional, na região até 1947?

b.      As terras ocupadas por Israel atualmente, provocou a expulsão sistemática, de parte de um de povo da região. Qual?



Fonte 1º mapa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Israel_e_Jud%C3%A1. Acessado em 29 de jun. de 2020.

Fonte 2º mapa:  https://blogdaboitempo.com.br/2014/08/01/a-palestina-apagada-do-mapa/. Acessado em 29 de jun. de 2020.

5.    Relacione a Coluna 2, que apresenta afirmações relativas a povos da Antigüidade, com a Coluna 1, que identifica os mesmos (UFRGS-(1998)

Coluna 1

Coluna 2

I. Fenícios

II. Hebreus

III. Babilônios

IV. Egípcios

V. Persas

( ) Os sinais de sua escrita sagrada são conhecidos como hieróglifos.

( ) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo.

( ) Seu império era controlado pelo sistema desatrapias. 

( ) Os invasores de seu território provocaram a diáspora.

( ) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria até a Caldeia.















Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos;

● Ter ao alcance todos os materiais necessários;

● Separe um tempo para revisões;

● Evitar distrações;

Conteúdo: Construir uma breve narrativa sobre a História do povo Hebreu.

Habilidades e competências gerais: Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização.

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

Observações:

Cronograma dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.


Cronograma Plantão de dúvidas História das 1ª Séries do Ensino Médio

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Junho

SEG

1ª série A do EM

00:08:30

00:09:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

1ª série C do EM

00:09:35

00:10:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

1ª série C do EM

00:11:05

00:12:35

00:01:30

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

1ª série C do EM

00:11:05

00:11:50

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

1ª série A do EM

00:11:50

00:12:35

00:00:45

Plantão de dúvidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário