quarta-feira, 1 de julho de 2020

ATIVIDADE 7 - 6º e 7º - ELETIVAS (Música) - PROFº VINICIUS

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 6º e 7º anos

Disciplina: Eletiva/Música

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:  até 17/07/2020

Período de envio: 29/06  Ã¡ 03/07/2020

Plantão de duvidas: Sexta-feira das 14:00 as 17:00 (Utilizar email do Professor)

 

      Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudaaaade!Estamos chegando a um numero interessante de atividades trabalhadas e estudadas. Com os conhecimentos adquiridos até aqui, vocês terão maior facilidade de interpretação e execução das aulas práticas que viram a seguir. Lembrando que as vídeo aulas estarão disponíveis no canal no Youtube do Professor Vinicius(Eu kk..), criado especialmente para nossas aulas. Importantíssimo que desenvolvam as atividades anteriores(Aqueles que ainda não entregaram). No episódio anterior estudamos A origem da bateria. A aula de hoje será: Partitura e Pauta musical

 

Observações:

 - Muito importante não esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

    

Material utilizado:

-Caderno

-Canetas (duas cores diferentes)

-Celular ou notebook(caso tenham)

-Internet

 Bons estudos meus queridos/as

Tarefas: 

- Ler o texto de apoio.

- Responder as questões encaminhadas pelo Professor.


Eletiva - Música

 

Atividade 7

Tema: Partitura e Pauta musical

https://www.pinterest.es/pin/534732155733120922/

A importância da notação musical

 

     Para o homem conseguir a forma de notação que temos hoje em dia não foi nada fácil. Foram necessários séculos de pesquisas e experimentações para fixar essa forma. Na Antiguidade, a música sofreu muito por causa da falta de notação, pois várias criações musicais caíram no esquecimento ou sofreram modificações consideráveis.

Partitura

     A partitura é a mais tradicional forma de grafia musical. Com ela podemos interpretar de forma bem próxima o que qualquer compositor escreveu, sem necessáriamente ter que ouvir a música.

Pauta musical ou pentagrama

   Para diferenciar a altura das notas, elas são escritas através de uma pauta que foi feita especificamente para a grafia musical. Essa pauta musical possui cinco linhas horizontais e quatro espaços, podendo ser chamada também de pentagrama.

 

Pentagrama

Contamos as linhas e os espaços de baixo para cima como demonstra o pentagrama.

Imagem 1:  RevistaBateria/EditMinuano São Paulo.

   Imagem 2: RevistaBateria/EditMinuano São Paulo.

Agora que você leu o texto e analisou o pentagrama e a imagem 1 responda :

1 – Qual a importância da notação musical?

2 – O que é partitura? Para que serve?

3 – Marque no quadrado. A posição das notas no pentagrama:

Imagem 3

RevistaBateria/EditMinuano São Paulo.

Desenhar a imagem 3 no caderno para responder a questão 3. Importante que o numero de linhas e a posição das notas sejam respeitada ao desenhar o pentagrama no seu caderno.

 

Orientações:

Estrutura do trabalho:

- Nome completo da escola

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

-Caso faça a atividade no caderno tirar foto legível e enviar ao Professor.

-A questão 3 obrigatoriamente deve ser feita no caderno.

- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

- Não se preocupar em relação a devolutiva das atividades, o Professor vai encaminhar as correções, respondendo o email da própria atividade


Observações:

- Fazer a leitura com calma do conteúdo.

-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.

Objetivo

Habilidades:

 (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.

(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

(EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

Competências Gerais:

Artes

- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário