Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 6º e 7º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Canal de
resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:
até 17/07/2020
PerÃodo de
envio: 29/06 á 03/07/2020
Plantão de
duvidas: Sexta-feira das 14:00 as 17:00 (Utilizar
email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as,
saudaaaade!Estamos chegando a um numero interessante de atividades trabalhadas
e estudadas. Com os conhecimentos adquiridos até aqui, vocês terão maior
facilidade de interpretação e execução das aulas práticas que viram a seguir.
Lembrando que as vÃdeo aulas estarão disponÃveis no canal no Youtube do
Professor Vinicius(Eu kk..), criado especialmente para nossas aulas. ImportantÃssimo
que desenvolvam as atividades anteriores(Aqueles que ainda não entregaram). No
episódio anterior estudamos A origem da bateria. A aula de hoje será: Partitura
e Pauta musical
Observações:
- Muito importante não esquecer de colocar o
nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e
observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de
sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante respeitarem
os prazos de entrega das atividades.
Material utilizado:
-Caderno
-Canetas (duas cores diferentes)
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Bons estudos meus queridos/as
Tarefas:
- Ler o texto de apoio.
- Responder as questões encaminhadas pelo
Professor.
Eletiva - Música
Atividade 7
Tema: Partitura
e Pauta musical
https://www.pinterest.es/pin/534732155733120922/
A importância da
notação musical
Para o homem conseguir a forma de notação que temos hoje em dia não foi nada fácil. Foram necessários séculos de pesquisas e experimentações para fixar essa forma. Na Antiguidade, a música sofreu muito por causa da falta de notação, pois várias criações musicais caÃram no esquecimento ou sofreram modificações consideráveis.
Partitura
A partitura é a mais tradicional forma de grafia musical. Com ela podemos interpretar de forma bem próxima o que qualquer compositor escreveu, sem necessáriamente ter que ouvir a música.
Pauta musical ou pentagrama
Para diferenciar a altura das notas, elas são escritas através de uma pauta que foi feita especificamente para a grafia musical. Essa pauta musical possui cinco linhas horizontais e quatro espaços, podendo ser chamada também de pentagrama.
Pentagrama
Contamos as linhas e os espaços de baixo para
cima como demonstra o pentagrama.
Imagem
1: RevistaBateria/EditMinuano São Paulo.
Imagem 2: RevistaBateria/EditMinuano São
Paulo.
Agora que você leu o texto e analisou o pentagrama e a imagem 1 responda :
1 – Qual a importância da notação musical?
2 – O que é partitura? Para que serve?
3 – Marque no quadrado. A posição das notas
no pentagrama:
Imagem 3
RevistaBateria/EditMinuano
São Paulo.
Desenhar a imagem 3 no caderno para responder a
questão 3. Importante que o numero de linhas e a posição das notas sejam
respeitada ao desenhar o pentagrama no seu caderno.
Orientações:
Estrutura
do trabalho:
- Nome
completo da escola
- Nome
do Professor
- Nome
completo do aluno, turma e disciplina.
-Caso
faça a atividade no caderno tirar foto legÃvel e enviar ao Professor.
-A
questão 3 obrigatoriamente deve ser feita no caderno.
- O
trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da
disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
- Não se preocupar em relação a devolutiva das atividades, o Professor vai encaminhar as correções, respondendo o email da própria atividade
Observações:
-
Fazer a leitura com calma do conteúdo.
-Acompanhar as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de MÃdias SEE SP (As aulas serão
utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar
seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
-
As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o
trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro
de mÃdias é um canal em construção e é uma ferramenta importantÃssima para
nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado,
e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de MÃdias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo
Habilidades:
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e
recursos digitais (multimÃdias, animações, jogos eletrônicos, gravações em
áudio e vÃdeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artÃstica.
(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar
intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e
práticas diversas de apreciação musical.
(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar
pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos,
brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.
(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros
musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes paÃses.
(EF04AR15) Explorar e caracterizar
instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos
constitutivos da música.
Competências Gerais:
Artes
- Mobilizar recursos tecnológicos como formas
de registro, pesquisa e criação artÃstica.
- Analisar e valorizar o patrimônio artÃstico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário