terça-feira, 4 de agosto de 2020

ATIVIDADE 12 - 6º B, C e D - PROFª VANESSA

Professor (a): Vanessa

Turma: 6º B, C e D

Disciplina: Língua Portuguesa

Canal de resposta: vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: ATÉ 10/08/2020

Período de envio: 27/07/2020 a 31/07/2020

Plantão de dúvidas:Blog da escola (em comentários na postagem da atividade),E-mail (endereço citado no canal de resposta) e→ Grupo no WhatsApp (número (11) 9 82853481).


Material utilizado:Caderno do Aluno 6º ano Língua Portuguesa Volume 2 / Centro de Mídias SP / Vídeo Aula do Youtube.

Tema:  Gênero textual Enigmas

Tarefas:

1-       Assista a aula do CMSP -  link-  https://youtu.be/ZSDyIWEoXzQ

2-        Caderno do Aluno 6º ano, de Língua Portuguesa Volume 2

Atividade 5 – Decifrando Enigmas

ü  Vamos retomar o que você aprendeu na aula anterior

3-       Na aula passada, vimos algumas obras de Leonardo da Vinci. Você se lembra? Quais obras vimos? Cite-as

ü  Contextualizando

ü  Retome a leitura do texto: “O gênio da Vinci” (página 29)

ü  Leonardo Da Vinci, como já descrito, foi um gênio de talento admirável em várias áreas do conhecimento, sua vida e obra inspirou da ciência à arte. Uma das mais famosas obras literárias, que até já virou filme, é “O Código Da Vinci”, uma história com muitos mistérios e grandes enigmas que vão se revelando durante a narrativa. Conheça mais a respeito em <http://www.adorocinema.com/filmes/filme- 54226/> (acesso em: 29 nov. 2019).

4-       Você sabe o que é um enigma? Explique (Pesquisar)

5-       Já decifrou algum enigma? Quais?

6-       Analise a imagem da Atividade 5- Decifrando Enigmas e responda as questões (página 31) Caderno do Aluno 6º ano, de Língua Portuguesa Volume 2

7-       Use sua criatividade e produza um enigma. (Pratique o que aprendeu até agora: linguagem verbal e não verbal e uso adequado das linguagens informal e formal.)

8-       O que é sentido figurado ou conotativo? (Pesquisar)

9-       Você já tinha ouvido falar sobre sentido figurado ou conotativo?

10-   O que sentido figurado ou conotativo tem a ver com o enigma que vimos?

11-   Leia o texto abaixo:

-Prof. Luiz, não é difícil ser professor de natação?

-Às vezes, mas na verdade é muito gratificante quando se ensina e alguma criança ou adulto cai na água e nada. Mas por que a pergunta?

-É que, às vezes, você ensina, ensina e o aluno nada.

a)       Destaque a palavra que podemos enxergar seu uso denotativo e conotativo. Explique o modo como foi usada e o seu sentido.


1-   12    Leia


Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

(  ) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”.

(  ) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.

(  ) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.

(  ) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.

 

1-       Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado:
a) O vento acariciava meus cabelos.
b) Minha vida é um livro aberto.
c) Estou com uma fome de leão.
d) A propaganda é a alma do negócio.
e) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.

 

2-       A frase em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

a)       “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”

b)        “…com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”

c)        “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado…”

d)       “… a indústria disparou gordos investimentos.”

e)        “Colheu uma revelação surpreendente: …”

 

 

 Orientações:

                Siga a sequência da tarefa para realizar a atividade 5 do Caderno do Aluno 6º ano de Língua Portuguesa Volume 2

                               

Observações:

Ø  Utilize a internet como fonte de pesquisa.

1-       

Nenhum comentário:

Postar um comentário