Professor (a): Vanessa
Turma: 6º B, C e D
Disciplina: Língua Portuguesa
Canal de resposta: vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: ATÉ 10/08/2020
Período de envio: 27/07/2020 a 31/07/2020
Plantão de dúvidas:→Blog da escola (em comentários na postagem da atividade),→E-mail (endereço citado no canal de resposta) e→ Grupo no WhatsApp (número (11) 9 82853481).
Material utilizado:Caderno do Aluno 6º ano Língua Portuguesa Volume 2 / Centro de Mídias SP / Vídeo Aula do Youtube.
Tema: Gênero textual Enigmas
Tarefas:
1-
Assista a aula do CMSP - link- https://youtu.be/ZSDyIWEoXzQ
2-
Caderno do Aluno 6º ano, de Língua Portuguesa
Volume 2
Atividade 5 – Decifrando Enigmas
ü Vamos retomar o que você aprendeu na aula anterior
3- Na aula passada, vimos algumas obras de Leonardo da Vinci. Você se
lembra? Quais obras vimos? Cite-as
ü Contextualizando
ü Retome a leitura do texto: “O gênio da Vinci” (página 29)
ü Leonardo Da Vinci, como já descrito,
foi um gênio de talento admirável em várias áreas do conhecimento, sua vida e
obra inspirou da ciência à arte. Uma das mais famosas obras literárias, que até
já virou filme, é “O Código Da Vinci”, uma história com muitos mistérios e
grandes enigmas que vão se revelando durante a narrativa. Conheça mais a
respeito em <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-
54226/> (acesso em: 29 nov. 2019).
4- Você sabe o que é um enigma? Explique (Pesquisar)
5- Já decifrou algum enigma? Quais?
6- Analise a imagem da Atividade 5- Decifrando Enigmas e responda as
questões (página 31) Caderno do Aluno 6º ano, de Língua Portuguesa Volume 2
7- Use sua criatividade e produza um enigma. (Pratique o que aprendeu
até agora: linguagem verbal e não verbal e uso adequado das linguagens informal
e formal.)
8- O que é sentido figurado ou conotativo? (Pesquisar)
9- Você já tinha ouvido falar sobre sentido figurado ou conotativo?
10- O que sentido figurado ou conotativo tem a ver com o enigma que
vimos?
11- Leia o texto abaixo:
-Prof. Luiz, não é difícil ser professor de natação?
-Às vezes, mas na verdade é muito gratificante quando se ensina e
alguma criança ou adulto cai na água e nada. Mas por que a pergunta?
-É que, às vezes, você ensina, ensina e o aluno nada.
a) Destaque a palavra que podemos enxergar seu uso denotativo e
conotativo. Explique o modo como foi usada e o seu sentido.
1- 12 Leia
Entre
as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou
negativa) que transmitem
Analisando
as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões
utilizadas em seu sentido conotativo:
( ) “Você vai comer
asfalto” e “estou morto”.
( ) “No quinto
período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.
( ) “Ameaça terrorista”
e “aula de educação física”.
( ) “Ameaça
terrorista” e “estou morto”.
1- Assinale a
alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado:
a) O vento acariciava meus cabelos.
b) Minha vida é um livro aberto.
c) Estou com uma fome de leão.
d) A propaganda é a alma do negócio.
e) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
2-
A frase em que o termo sublinhado está empregado no sentido
denotativo é:
a) “Além
dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
b) “…com percentuais capazes de
causar inveja ao presidente.”
c) “Os genéricos estão abrindo
as portas do mercado…”
d) “…
a indústria disparou gordos investimentos.”
e) “Colheu uma revelação surpreendente: …”
Orientações:
Siga
a sequência da tarefa para realizar a atividade 5 do Caderno do Aluno 6º ano de
Língua Portuguesa Volume 2
Observações:
Ø Utilize
a internet como fonte de pesquisa.
1-
Nenhum comentário:
Postar um comentário