segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ATIVIDADE 13 - 1ª E, F e G - PROFª SOLANGE

Conteúdo Programático 

Professora: Solange Cabral de Deus

Turma:1ª E, F e G

Disciplina:Arte

Canal de resposta:solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Prazo de envio: 15 dias após a postagem

Período de envio: 31/08/2020 À 09/09/2020

Tempo previsto à realização: 4h.

 

Código de acesso a plataforma Classroom:

Turma do 1º ano E: xhdlt65

Turma do 1º ano F: chbmj36

Turma do 1º ano G: e3n3hxl

Plantão de dúvidas: Todas as sextas feiras das 13h. as 14h45m.


ARTES VISUAIS: Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte. Visualidade da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criação.

DANÇA: Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança, música e teatro. O corpo como suporte físico na dança.

 

Objetos de conhecimentos: • Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos.

Visualidade da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criação. Texto/escritura/temas de intervenção cênica. Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais; • O corpo como suporte físico na dança. •Texto/escritura/temas de intervenção cênica.

Objetivo: Possibilitar ao estudante vivenciar e explorar as possibilidades de criação artística em espaços

Alternativos, agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando projeto cultural de intervenção artística e experimentações de flash mob.

Tema: Intervenção artística, produção e mediação cultural.


Material utilizado: Material escolar do aluno, de arte, caderno, Livro didático, aula CMSP, papel para cartaz, equipamento com câmara,

 

Tarefas: experimentações e estudos dos conceitos de intervenção artística, mediação e produção cultural por meio de 5 atividades:

 

Atividade 1:

Pesquisar e registrar no caderno sobre:

Intervenções Urbanas, Instalações, Arte conceitual, Site specific, Painéis, Design, Comunicação visual e Fanzines

.

Apreciação: Intervenções artísticas: 


Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú                 Flash Mob na cidade de São Paulo – Brasil

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencaoCultural

https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/intervencao-artistica-urbana/

Responda:

 

1. Quais modalidades artísticas foram apresentadas?

2. Quais são os elementos, os objetos, as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?

3. Ao imaginar o tema das obras apresentadas, quais poderiam ser os seus títulos?

4. Quais materiais foram utilizados por esses artistas nas obras analisadas?

5. Quais ferramentas e procedimentos foram necessários para a produção e criação artística das obras apresentadas?

6. Pela observação das obras, quais objetos podem se transformar em matéria para as intervenções?

7. Quais materiais descartados pela sociedade poderiam ser usados em obras e construções para materializar ideias expressivas?

8. O que precisaria ser pesquisado para a elaboração de um projeto tendo como referência os artistas apresentados?

9. Que formas, conteúdos e matérias se interpenetram para a criação de uma produção

estética?

10. Que ideias estas imagens suscitam em você, em relação ao seu projeto de intervenção?

11. Em qual modalidade das artes visuais você gostaria de desenvolver esse projeto?


Eduardo Srurhttp://www.eduardosrur.com.br/https://www.youtube.com/watch?v=9DPj3icMfBQ

 

 Ação expressiva II

Às vezes, estamos tão imersos no cotidiano enquanto transeuntes, que nosso olhar não consegue mais ver os detalhes importantes. EFAP

A “automatização” pela qual as pessoas podem passar no dia a dia, quando não mais prestam atenção àquilo que as rodeia

 

Atividade 2:

Curadoria (exposição fotográfica). Proposta de Intervenção artística

Orientação:

Caminhe pelo seu ambiente com olhar atento, sensível e crítico, analisando cada cantinho da paisagem no seu entorno, fotografando os espaços, objetos etc. e escolhendo o melhor ângulo.

Finalizado o processo de registro fotográfico, reúne as imagens, crie um ou mais espaços de exposição das fotos, interferindo no cotidiano ambiental. Pode confeccionar murais e pendurar nos corredores de algum lugar, no quintal, na árvore; montar totens de caixa de papelão etc. e imprimir a seguinte frase: “Estas são fotos do aluno da nossa escola e do nosso bairro. O que você sente ao ver essas imagens?”.

 

A exposição precisa ter um espaço para que o público, alguém possa fazer intervenções e interações,

deixando mensagens (recados, frases, poesias, trechos de músicas etc.).

 

Ação expressiva III

Atividade 3:  

A: Realizar a Elaboração de um Projeto – Intervenção em espaço que frequenta.

Sugestão: A partir de experiência como na atividade anterior, elaborar projeto para intervim em espaço não convencional.

B: Iniciar a escrita de um planejamento para um projeto artístico. (descrever sua experiência, planejando a como seria a sua realização na escola, em espaço não convencional).

 

Atividade 4

Apresentar uma imagem ou vídeo utilizando o corpo como suporte de expressão artístico em um espaço não convencional e descrever um roteiro, descrevendo todo o percurso realizado por você até chegar na produção da sua imagem.

 

Atividade 5

Responder atividades da Apostila do terceiro bimestre até atividade 4 – ação expressiva II

 

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf

 

 

ORIENTAÇÃO:

Elaboração de Projetos – Intervenção no espaço Escolar

A ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROJETO É DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS SEQUENCIAIS:

 

•CONCEITUAÇÃO: Desenvolvimento da ideia central;

•PLANEJAMENTO: O esboço, o desenho, o rascunho, do projeto;

1.O que você pretende desenvolver? Quais linguagens artísticas utilizará?

2.Por que pretende realizar o projeto na linguagem artística escolhida?

3.A quem se destinará o produto gerado pelo projeto? Comunidade escolar, pais e/ou responsáveis, comunidade do entorno da escola?

4.Quem fará parte da equipe de trabalho para a realização do projeto?

5.De que forma será realizado o projeto?

6.Quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários?

7.Em que período/data o projeto será realizado?

8.Quanto tempo de duração o projeto terá desde a elaboração até a sua conclusão?

9. Onde será realizado? Na quadra, no pátio, na sala de aula, no anfiteatro da escola etc.

•EXECUÇÃO: A execução de um projeto é o seu processo de criação - Nessa etapa, serão realizados o acompanhamento e o controle das atividades, além de se fazer ajustes, necessários para que tudo dê certo.

•CONCLUSÃO: A conclusão de um projeto acontece quando se avalia se os objetivos e as metas foram devidamente alcançados através de uma roda de conversa, da escrita de um relatório com uma análise crítica de todo o processo vivido. Características de um projeto:

1. Duração limitada: necessariamente tem início, meio e fim.

2. Objetivo específico: tem como foco um objetivo específico, concreto e viável

 

Orientação para realização da atividade 4:

Experimentações e estudos dos conceitos de flash mob.

Para a realização desta vivência, escolha um em um ambiente em que seja possível a realização de movimentação corporal. Você pode trabalhar em um espaço amplo, sem carteiras ou cadeiras, como espaço mais aberto, ou mesmo na sala. Selecione músicas com diferentes ritmos, explorando músicas instrumentais e/ou de cultura popular. Encha balões de ar. Faça um aquecimento, caminhem interagindo com seus balões, sem deixá-los cair no chão. Durante a caminhada ande bem devagar como se estivesse andando na lua; pule poças de água; passe por baixo de uma linha imaginária; explore linhas retas; desenhe curvas com o quadril; desenhe curvas com as mãos.

Explore todo espaço disponível para a vivência e movimentações corporais em diferentes níveis do espaço (baixo, médio e alto), movimentando e observando os estímulos sonoros durante o trabalho de experimentação.

(Esta atividade também pode ser realizada com pedaços de tecido leve ou papel de seda, desde que possam equilibrar e movimentar seus corpos, interagindo com ele.)

Após a vivência, questione se sobre as dificuldades e facilidades observadas no decorrer do jogo.

 

Dicionário:

Projetando a intervenção em artes visuais: Faz parte do processo criativo de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar. É preciso registrar esse processo, seguindo orientações específicas e aspectos gerais a serem considerados nesta escrita, como as experiencias pessoais individuais e/ou coletivas anteriores, o surgimento de novas ideias, e o conhecimento da estrutura e das características do processo para a Elaboração de Projetos de Intervenção no espaço Escolar.

 

Materialidade: está conectada às questões de forma-conteúdo, A forma estética impulsiona significados inerentes a ela ou ao modo como está articulada com outras, ditando significações, mesmo que sejam de sentido sensorial, abstrato, aberto aos leitores, como um jardim ou uma composição não figurativa.

O espaço. Qual será o local físico escolhido para a intervenção? Escolha o lugar onde acontecerá a intervenção e façam uma investigação sobre este espaço. Quais seriam os espaços inusitados para a produção? Colunas? Postes? Árvores? Embaixo da escada ou no corrimão? Lixeira? Portas? Paredes?

Há várias possibilidades para gerar um tema: a partir de um poema; de um quadro; de um recorte ou de uma notícia de jornal; de uma música; de um fato que tenha marcado a vida de alguém de uma situação do cotidiano da escola ou dos alunos; do desejo de uma denúncia ou da mudança de uma situação da realidade da escola ou dos alunos; de um sonho que alguém do grupo queira relatar; de uma escultura; do fragmento de uma peça etc. Uma outra possibilidade é estabelecer a temática a partir da frase motivadora trabalhada na atividade 4. Em qual modalidade das artes visuais os alunos vão trabalhar? Quais formas de produções em artes visuais vão escolher tirar fazer?

 

 

Mediação cultural – Envolve processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a arte e a cultura. Para além dos espaços dos museus, a mediação cultural envolve todas as linguagens artísticas, o patrimônio cultural, os profissionais, os produtores culturais, curadores, críticos de arte, historiadores, professores, educadores de museus e as mídias, além dos materiais produzidos para essa aproximação, como catálogos, materiais educativos, programas de dança, música, teatro, conversas antes e depois dos espetáculos e desenhos museográficos, entre outras atividades que têm como objetivo, acolher e aproximar o público e que, quando feitas de modo não cuidadoso, podem afastá-lo. A mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio maior é potencializar a experiência estética e estésica em contato com o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência.

Produtor Cultural: profissional que realiza atividades de produção cultural (atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no projeto.

Intervenção Artística: São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. 13 Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas.

 

Um flash mob é um grupo de, no mínimo 10 pessoas, “que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido. Entre os motivos do movimento, há anseios de entretenimento, crítica e expressão artística. Flash mobs rotineiramente organizados por redes sociais, mensagens virais por e-mail ou outros meios de telecomunicação.”

Observações:

Atividades registrada, fotografadas ou filmadas,

Pesquisa e respostas das atividades registradas no caderno ou pasta / portfólio digital...

https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/

 

Projetando a intervenção em dança – Ao projetar uma intervenção em dança, deve-se levar em consideração aspectos como: o tema; o espaço físico onde vai acontecer; as formas de dança; os figurinos e o cenário; o modo de realização: várias intervenções no  mesmo dia, em lugares diferentes da escola; durante alguns dias; todos os dias da semana; sempre no mesmo dia da semana etc.; a(s) data(s) para a realização da intervenção.

 

Fonte da Atividade: Material de Apoio do Professor: EFAP

 

 

Um comentário:

  1. Qualquer dúvida, procurar a professora Solange ou consultar esta atividade no Classroom. A palavra "ATE" no campo do prazo de envio não foi escrita pela professora mas apesar de tudo ter prazo, esta atividade houve um prazo prorrogado. A professora não tem acesso a postagem de nenhuma atividade no Blog:https://classroom.google.com/w/MTI0NjI1MTUzMDAw/t/all

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