Conteúdo Programático
Professora: Solange Cabral de Deus
Turma:1ª E, F e G
Disciplina:Arte
Canal de resposta:solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Prazo de envio: 15 dias após a postagem
Período
de envio: 31/08/2020 À 09/09/2020
Tempo previsto à realização: 4h.
Código
de acesso a plataforma Classroom:
Turma
do 1º ano E: xhdlt65
Turma
do 1º ano F: chbmj36
Turma
do 1º ano G: e3n3hxl
Plantão
de dúvidas: Todas as sextas feiras das 13h. as 14h45m.
ARTES
VISUAIS: Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte. Visualidade
da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criação.
DANÇA:
Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em
artes visuais, dança, música e teatro. O corpo como suporte físico na dança.
Objetos
de conhecimentos: • Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos
e inventivos.
Visualidade da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criação. Texto/escritura/temas de intervenção cênica. Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais; • O corpo como suporte físico na dança. •Texto/escritura/temas de intervenção cênica.
Objetivo: Possibilitar
ao estudante vivenciar e explorar as possibilidades de criação artística
em espaços
Alternativos, agir como
produtor cultural, pensando, planejando e executando projeto cultural de
intervenção artística e experimentações de flash mob.
Tema: Intervenção
artística, produção e mediação cultural.
Material utilizado: Material
escolar do aluno, de arte, caderno, Livro didático, aula CMSP, papel para
cartaz, equipamento com câmara,
Tarefas:
experimentações
e estudos dos conceitos de intervenção artística, mediação e produção cultural
por meio de 5 atividades:
Atividade 1:
Pesquisar e registrar no
caderno sobre:
Intervenções Urbanas,
Instalações, Arte conceitual, Site specific, Painéis, Design, Comunicação
visual e Fanzines
.
Apreciação: Intervenções artísticas:
Reprodução fotográfica Sérgio
Guerini/Itaú Flash Mob na
cidade de São Paulo – Brasil
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencaoCultural
https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/intervencao-artistica-urbana/
Responda:
1. Quais modalidades
artísticas foram apresentadas?
2. Quais são os elementos, os
objetos, as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?
3. Ao imaginar o tema das
obras apresentadas, quais poderiam ser os seus títulos?
4. Quais materiais foram
utilizados por esses artistas nas obras analisadas?
5. Quais ferramentas e
procedimentos foram necessários para a produção e criação artística das obras
apresentadas?
6. Pela observação das obras,
quais objetos podem se transformar em matéria para as intervenções?
7. Quais materiais descartados
pela sociedade poderiam ser usados em obras e construções para materializar
ideias expressivas?
8. O que precisaria ser pesquisado
para a elaboração de um projeto tendo como referência os artistas apresentados?
9. Que formas, conteúdos e
matérias se interpenetram para a criação de uma produção
estética?
10. Que ideias estas imagens
suscitam em você, em relação ao seu projeto de intervenção?
11. Em qual modalidade das
artes visuais você gostaria de desenvolver esse projeto?
Eduardo
Srurhttp://www.eduardosrur.com.br/https://www.youtube.com/watch?v=9DPj3icMfBQ
Às vezes, estamos tão imersos
no cotidiano enquanto transeuntes, que nosso olhar não consegue mais ver os
detalhes importantes. EFAP
A “automatização” pela qual as
pessoas podem passar no dia a dia, quando não mais prestam atenção àquilo que
as rodeia
Atividade 2:
Curadoria (exposição
fotográfica). Proposta de Intervenção artística
Orientação:
Caminhe
pelo seu ambiente com olhar atento, sensível e crítico, analisando cada
cantinho da paisagem no seu entorno, fotografando os espaços, objetos etc. e
escolhendo o melhor ângulo.
Finalizado
o processo de registro fotográfico, reúne as imagens, crie um ou mais espaços
de exposição das fotos, interferindo no cotidiano ambiental. Pode confeccionar
murais e pendurar nos corredores de algum lugar, no quintal, na árvore; montar
totens de caixa de papelão etc. e imprimir a seguinte frase: “Estas são fotos do
aluno da nossa escola e do nosso bairro. O que você sente ao ver essas
imagens?”.
A exposição
precisa ter um espaço para que o público, alguém possa fazer intervenções e
interações,
deixando
mensagens (recados, frases, poesias, trechos de músicas etc.).
Ação expressiva III
Atividade 3:
A: Realizar
a Elaboração de um Projeto – Intervenção em espaço que frequenta.
Sugestão:
A partir de experiência como na atividade anterior, elaborar projeto para
intervim em espaço não convencional.
B: Iniciar a escrita de um
planejamento para um projeto artístico. (descrever sua experiência, planejando
a como seria a sua realização na escola, em espaço não convencional).
Atividade 4
Apresentar uma imagem ou vídeo
utilizando o corpo como suporte de expressão artístico em um espaço não
convencional e descrever um roteiro, descrevendo todo o percurso realizado por
você até chegar na produção da sua imagem.
Atividade 5
Responder atividades da
Apostila do terceiro bimestre até atividade 4 – ação expressiva II
ORIENTAÇÃO:
Elaboração de Projetos –
Intervenção no espaço Escolar
A ESTRUTURA BÁSICA DE UM
PROJETO É DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS SEQUENCIAIS:
•CONCEITUAÇÃO: Desenvolvimento
da ideia central;
•PLANEJAMENTO: O esboço, o
desenho, o rascunho, do projeto;
1.O que você pretende
desenvolver? Quais linguagens artísticas utilizará?
2.Por que pretende realizar o
projeto na linguagem artística escolhida?
3.A quem se destinará o
produto gerado pelo projeto? Comunidade escolar, pais e/ou responsáveis,
comunidade do entorno da escola?
4.Quem fará parte da equipe de
trabalho para a realização do projeto?
5.De que forma será realizado
o projeto?
6.Quais recursos humanos,
materiais e financeiros serão necessários?
7.Em que período/data o
projeto será realizado?
8.Quanto tempo de duração o
projeto terá desde a elaboração até a sua conclusão?
9. Onde será realizado? Na
quadra, no pátio, na sala de aula, no anfiteatro da escola etc.
•EXECUÇÃO:
A execução de um projeto é o seu processo de criação - Nessa etapa, serão realizados
o acompanhamento e o controle das atividades, além de se fazer ajustes, necessários
para que tudo dê certo.
•CONCLUSÃO:
A conclusão de um projeto acontece quando se avalia se os objetivos e as metas
foram devidamente alcançados através de uma roda de conversa, da escrita de um relatório
com uma análise crítica de todo o processo vivido. Características de um
projeto:
1. Duração limitada:
necessariamente tem início, meio e fim.
2. Objetivo específico: tem
como foco um objetivo específico, concreto e viável
Orientação para realização da
atividade 4:
Experimentações e estudos dos
conceitos de flash mob.
Para a
realização desta vivência, escolha um em um ambiente em que seja possível a
realização de movimentação corporal. Você pode trabalhar em um espaço amplo,
sem carteiras ou cadeiras, como espaço mais aberto, ou mesmo na sala. Selecione
músicas com diferentes ritmos, explorando músicas instrumentais e/ou de cultura
popular. Encha balões de ar. Faça um aquecimento, caminhem interagindo com seus
balões, sem deixá-los cair no chão. Durante a caminhada ande bem devagar como
se estivesse andando na lua; pule poças de água; passe por baixo de uma linha
imaginária; explore linhas retas; desenhe curvas com o quadril; desenhe curvas
com as mãos.
Explore
todo espaço disponível para a vivência e movimentações corporais em diferentes
níveis do espaço (baixo, médio e alto), movimentando e observando os estímulos
sonoros durante o trabalho de experimentação.
(Esta
atividade também pode ser realizada com pedaços de tecido leve ou papel de
seda, desde que possam equilibrar e movimentar seus corpos, interagindo com
ele.)
Após a
vivência, questione se sobre as dificuldades e facilidades observadas no
decorrer do jogo.
Dicionário:
Projetando
a intervenção em artes visuais: Faz parte do processo criativo
de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar. É
preciso registrar esse processo, seguindo orientações específicas e aspectos
gerais a serem considerados nesta escrita, como as experiencias pessoais
individuais e/ou coletivas anteriores, o surgimento de novas ideias, e o
conhecimento da estrutura e das características do processo para a Elaboração
de Projetos de Intervenção no espaço Escolar.
Materialidade:
está
conectada às questões de forma-conteúdo, A forma estética impulsiona
significados inerentes a ela ou ao modo como está articulada com outras,
ditando
significações, mesmo que sejam de sentido sensorial, abstrato, aberto aos
leitores, como um jardim ou uma composição não figurativa.
O
espaço. Qual será o local físico escolhido para a intervenção? Escolha o lugar
onde acontecerá a intervenção e façam uma investigação sobre este espaço. Quais
seriam os espaços inusitados para a produção? Colunas? Postes? Árvores? Embaixo
da escada ou no corrimão? Lixeira? Portas? Paredes?
Há
várias possibilidades para gerar um tema: a partir de um poema; de um
quadro; de um recorte ou de uma notícia de jornal; de uma música; de um fato
que tenha marcado a vida de alguém de uma situação do cotidiano da escola ou
dos alunos; do desejo de uma denúncia ou da mudança de uma situação da
realidade da escola ou dos alunos; de um sonho que alguém do grupo queira
relatar; de uma escultura; do fragmento de uma peça etc. Uma outra
possibilidade é estabelecer a temática a partir da frase motivadora trabalhada
na atividade 4. Em qual modalidade das artes visuais os alunos vão trabalhar?
Quais formas de produções em artes visuais vão escolher tirar fazer?
Mediação
cultural – Envolve processos de diferentes naturezas que atuam,
investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida
escolar ou social), a arte e a cultura. Para além dos espaços dos museus, a
mediação cultural envolve todas as linguagens artísticas, o patrimônio
cultural, os profissionais, os produtores culturais, curadores, críticos de
arte, historiadores, professores, educadores de museus e as mídias, além dos
materiais produzidos para essa aproximação, como catálogos, materiais
educativos, programas de dança, música, teatro, conversas antes e depois dos
espetáculos e desenhos museográficos, entre outras atividades que têm como
objetivo, acolher e aproximar o público e que, quando feitas de modo não
cuidadoso, podem afastá-lo. A mediação cultural implica uma ação fundamentada e
que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está
entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da
mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade
do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu
desafio maior é potencializar a experiência estética e estésica em contato com
o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência.
Produtor
Cultural: profissional que realiza atividades de produção cultural
(atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos
como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows
musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural
envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se
prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações
culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por
parceiros interessados em investir financeiramente no projeto.
Intervenção
Artística: São manifestações criadas e organizadas por artistas,
utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do
público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas,
pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um
local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a
população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um
deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. 13 Imagine dois ou mais intérpretes
de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ
ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas
paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine
essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça
central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de
modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão
transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte
tem inspirado muitas pessoas.
Um flash
mob é um grupo de, no mínimo 10 pessoas, “que se reúnem repentina e
instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um
curto período e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse
acontecido. Entre os motivos do movimento, há anseios de entretenimento,
crítica e expressão artística. Flash mobs rotineiramente organizados por redes
sociais, mensagens virais por e-mail ou outros meios de telecomunicação.”
Observações:
Atividades registrada,
fotografadas ou filmadas,
Pesquisa e respostas das
atividades registradas no caderno ou pasta / portfólio digital...
https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/
Projetando
a intervenção em dança – Ao projetar uma intervenção em dança,
deve-se levar em consideração aspectos como: o tema; o espaço físico onde vai
acontecer; as formas de dança; os figurinos e o cenário; o modo de realização:
várias intervenções no mesmo dia, em
lugares diferentes da escola; durante alguns dias; todos os dias da semana;
sempre no mesmo dia da semana etc.; a(s) data(s) para a realização da
intervenção.
Fonte da Atividade: Material
de Apoio do Professor: EFAP
Qualquer dúvida, procurar a professora Solange ou consultar esta atividade no Classroom. A palavra "ATE" no campo do prazo de envio não foi escrita pela professora mas apesar de tudo ter prazo, esta atividade houve um prazo prorrogado. A professora não tem acesso a postagem de nenhuma atividade no Blog:https://classroom.google.com/w/MTI0NjI1MTUzMDAw/t/all
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