CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Professora Dra:
Ariella
Turmas:
1A, 1B, 1C
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula/Classroom
Prazo de envio:
até 23/09/2020
Período envio: 08/09
a 11/09
Plantão de dúvidas por
meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
Quartas-feiras
1A: 08h45 às 9h30 e 10h15 às 11h00
1B: 09h30 às 10h15 e 11h45
às 12h30
1C: 08h00 às 08h45 e 11h00
às 11h45
Google Sala de Aula
Tutorial de acesso aquianexado
Caso você tenha seguido
todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes
códigos:
1A: kqdalef
1B: 5eswwbx
1C:
uqtittn
Material
utilizado
Aula
do CMSP e e box-resumo
Tarefa
Assistir a aula de Sociologia do
CMSP e responder as questões
Objetivo
Compreender como funcionam a socialização primária e
secundária, levando em consideração instituições como Família, Escola e
Trabalho. Nas aulas são apresentados exemplos concretos, com aprofundamento da
discussão sobre socialização.
Habilidades (2. 3)
Compreender
as dinâmicas de interação e relações sociais
Orientações
1)
Assistir as
aulas de Sociologia do CMSP
Sobre Socialização: família e escola, aula do
dia 09 de julho
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x1WjIxXkaQs
Sobre
Grupos Sociais: socialização secundária, aula do dia 16 de julho
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mLAxKXyGYXA
2) Consultar o Box-resumo elaborado (final do texto)
3) Depois
de assistir as duas aulas (09 e 16 de julho), responder as seguintes questões:
a)
De acordo com a aula e com a Constituição
Federal de 1988, o que é família?
b)
Quais são os valores que são aprendidos,
internalizados, dentro da família?
c)
O que as professoras querem dizer com
“família é uma instituição, mas também um Grupo Social?
d)
De acordo com as aulas, com a função da
Escola? Você acha que ela cumpre as funções/ papéis apresentadas?
e)
O que são Grupos Sociais? Como eles são
definidos?
f)
Como ocorre a socialização no Trabalho?
Observações:
São
duas atividades: 1) assistir aula; b) responder as questões guia. Fiquem
atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das
ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência,
ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto
do e-mail (se enviar por e-mail a atividade) Atividade 14, Nome e Série
para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são
aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que
procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat
do CMSP, para entrega de atividades e
plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.
Box-resumo: Socialização primária e socialização
secundária
Nas
atividades e aulas anteriores (principalmente a do dia 25 de junho) você
aprendeu de forma geral o que é Socialização, entendida como o resultado
de um processo que aprendemos na convivência com outros seres humanos (desde o
nosso nascimento até a morte), com base em valores, ideias, atitudes e fazeres
comuns. Ou seja, seus sentimentos sobre uma criança, sua ideia sobre um
assunto, seu tratamento de respeito aos idosos ou seu modo de vestir, são
aprendidos através do seu contato com as gerações anteriores
Mas
se a Socialização consiste em um processo de aprendizagem, da interiorização de
valores e costumes, como exatamente introjetamos esses valores, costumes,
normas dentro de nós?
A
esse processo acontece em dois níveis e nós Sociólogos chamamos de Socialização
primária e secundária, que é o tema da aula do dia 02 de julho.
Denominamos
socialização primária os contatos caracterizados por alto grau de
afetividade, que constituem relações diretas e de forte proximidade entre os
integrantes, as interações face a face. É nessa fase que os indivíduos
internalizam suas experiências e estabelecem, na maioria dos casos, relações
sólidas e permanentes. Isso ocorre principalmente na infância e no meio
familiar . Em outros termos significa dizer que são valores aprendidos
primariamente dentro da família, portanto, a família é o principal agente
socializador
A
socialização secundária, por outro lado, pode ser entendida como um
processo que se inicia na infância e se estende por toda a nossa vida. É um
momento em que é introduzida na fase da infância novos e diferentes valores
vivenciados fora da família. Ocorre principalmente na escola, nos locais de
trabalho, nos grupos de amigos, nas práticas esportivas em grupo, em
associações, etc. Diferente da socialização primária, os agentes
impulsionadores da disseminação de novos valore são mais diversificados.
Atualmente
há que se considerar a influência dos meios de comunicação de massa como
agentes de socialização capazes de causar impacto na formação dos indivíduos
desde a primeira infância, por meio do programas televisivos e da publicidade
direcionada ao público infantil. Caso queira aprofundar o seu conhecimento
sobre isso, consultar o documentário chamado “Criança, a alma do negócio”,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ur9lIf4RaZ4
Na aula do dia 09 e 16 de julho são
aprofundados, de forma prática, esses conceitos de socialização primária e
secundária, ao apresentar como a Família, a Escola e o Trabalho socializam e
educam o indíviduo para viver em Sociedade. Quando são tratados Grupos Sociais,
você compreenderá como, apesar de valores padrões serem nos ensinamos,
conseguimos construir um certo tipo de autonomia através de um conceito muito
importante chamado Afinidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário