Professora: Solange Cabral de
Deus
Turma:3ºs anos: B, C do Ensino
Médio
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso a plataforma
Classroom:
Turma do 3º ano B: lahwadw
Turma do 3º ano C: 6aedegt
Prazo de envio: 30/08/2020
Período de envio: 08/09 a 11/09/2020
Tempo previsto à realização: 4h.
Habilidades: Pesquisar
Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música;
Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso
das tecnologias nas linguagens artísticas; compreender e relacionar as diversas
linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe; Usar
linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projetos
artísticos musical. BNCC: 3, 4, 5. SAEB: D5, D14, D17. SAEB: D5, D14, D17
Objetos
de conhecimentos: Profissionais e Profissões • Produção e
execução de um projeto de evento artístico • Organização de atividades
complementares ao projeto • Produção e execução de um projeto artístico musical
utilizando tecnologia e mídias digitais.
Objetivo: Ampliar
possibilidades de escolhas na construção e incorporação de conhecimentos e
valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o
desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI
Tema:
Profissão musical
Material utilizado: Escolar do
aluno, livros, revistas, computador, internet, acesso a Rede social.
Tarefas são cinco:
1.Pesquisar
sobre as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de música e
as
possibilidades que o mercado
de trabalho oferece, vislumbrando diferentes cenários e possibilidades para sua
formação acadêmica e profissional e socializar o material pesquisado por meio
de cartazes, podcast ou Feira de Profissões.
2. Pesquisar
sons de fontes variadas, organiza lós em uma sequência musical criando uma
sequência melódica e apresentar esta sua produção musical com um título na Rede
social
3. Criar
um videoclipe com assunto, tema, título e socializar com/a sua criação,
compartilha lá em rede social. (Ex.: Facebook) https://www.facebook.com/groups/370814286391847/
4. Registrar o seu processo de
criação vivenciado no caderno.
Início das ações:
1.Sondagem:
Responda:
O que você sabe a respeito de profissionais e profissões contemporâneas
diretamente ligadas à Linguagem da música e como o uso da tecnologia e das
mídias digitais modificou a escuta e a produção musical?..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2: Movendo a apreciação:
●
Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que
faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao
viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal
característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada
em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
● Com
o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente de
sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir
reproduzir sons do cotidiano com maior fidelidade. Como exemplo citamos as
experiências do grupo alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos
críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele
são utilizadas pela maioria dos músicos atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum
“Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo, descreve
umusicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações
e localidades.
Villa-Lobos - Bachianas
Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do caipira). Minczuk. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=wIG4h7lvj4Y ;
Kraftwerk - Trans Europe
Express (Original Video): https://www.youtube.com/watch?v=kv8_EZrNhpY.
Há muitos motivos podem gerar a inspiração do
artista: emoções, paixões, relacionamentos, elementos da natureza, pessoas,
experiências e repertório cultural.
Descreva o que você pensa sobre como surgem as composições musicais.
Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a
criar músicas, cantadas ou instrumentais. ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3: Ações/ Tarefas:
Tarefa 1
Pesquisar em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre:
1. Uso da tecnologia e das
mídias digitais em produções de espetáculos musicais;
2. Profissionais e profissões
contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música.
... e divulgar a sua pesquisa
em rede social
Tarefa 2
Pesquisa e registro sonoro
1. Pesquisar e registrar os
diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição
musical.:
● trilhas brancas (livres de
direitos autorais) na Internet;
● sons produzidos pelo ser
humano;
● sons produzidos por
equipamentos e máquinas;
● sons produzidos por animais;
● sons produzidos pela
natureza.
2. Escolha um tema ou situação
do cotidiano que possa ser fonte de inspiração para uma composição musical
eletrônica. Depois de escolhidos os temas, pesquisar e registrar os diferentes
tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical.
Tarefa 3
Organizar os sons pesquisados em uma
sequência musical produzindo e criando uma sequência melódica.
(Exemplo de uma sequência
organizada de sons digitais que formam, de maneira harmônica, referência a
homem máquina do título sonoro:
https://www.youtube.com/watch?v=cQe9eK_4U0U Kraftwerk - The Man Machine.
https://www.youtube.com/watch?v=jYMIkq3NIgE. Kraftwerk
- Boing Boom Tschak)
Tarefa 4
Criar uma produção artística musical contendo assunto, tema, título e
socializa lá em Rede social
Apreciação e inspiração para a
criação e produção artística musical:
Editores de vídeos para
celular gratuitos: https://www.appgeek.com.br/editor-de-video-celular/
Links: Música: Na sua estante: https://www.youtube.com/watch?v=DP3j6hgS4VY.
Música: O sol e a lua: https://www.youtube.com/watch?v=HbIC6c3p3Qo
Música: All About That Bass: https://www.youtube.com/watch?v=7PCkvCPvDXk
Tarefa 5
Registrar, em seu caderno, o que e como aprendeu,
descrevendo as experimentações e vivências na construção do processo de
produção artística.
Orientações:
(para pesquisa da tarefa 1):
●
Regente (maestro) - Rege orquestras ou bandas, criando composições, melodias
arranjos, dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais.
●
Produtor Musical - Profissional responsável por controlar a sessão de gravação,
guiar os músicos e cantores e participar de todo o processo da produção;
●
Professor de Música - Ministra aulas teóricas e práticas de Música na Rede
Municipal, Estadual, Particular e/ ou Projetos sociais;
●
Pesquisador Musical - Realiza pesquisas acadêmicas, de investigação e de
resgate de cultura na área de música, a partir de metodologias científicas e
culturais;
●
Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou
luthieres - Profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais;
●
Cantor ou vocalista- É um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu
instrumento musical;
●
Musicoterapeuta - Profissional que se utiliza da música e seus elementos (som,
ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e
social de indivíduos ou grupos;
●
Instrumentista - Integra conjuntos vocais e instrumentais, manipulando
instrumentos melo-rítmicos.
●
Crítico musical - Profissional que escreve e publica em livros, jornais ou
internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e Shows
musicais;
● DJ
ou disc jockey - Artista responsável por transmitir música (muitas vezes de sua
autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (baladas,
shows etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos
diferentes de DJs que adotam estilos diferentes para atender a diferentes tipos
de público.
● Cantor de jingle - Profissional que tem
conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, e consegue
interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado
ao público".
(Tarefa 2)
O Registro sonoro, pode ser na
sala de aula (gravando os colegas marcando o ritmo com palmas, outros sons
corporais, onomatopeias etc.), durante o intervalo (gravando as vozes, ruídos,
sons, barulhos etc.), na Sala de Multimídias ou em seus celulares pesquisando
sons, trechos de músicas (que não necessitem de direitos autorais para serem
utilizadas). Registre sobre suas impressões e preferências sonoras, pois o
cotidiano é repleto de sons, ou seja, sequências de ruídos e silêncios.
(Tarefa 3): Para esta
organização, poderão fazer uso do software Audacity, ou outro de livre escolha
para realizar a edição musical de modo fácil e acessível. Além do Audacity,
existem alguns aplicativos no smartphone que permitem a criação sequencial de
sons que reproduzem instrumentos musicais e sintéticos, semelhantes aos
utilizados pelo grupo Kraftwerk. O aplicativo Walkband ou similar poderão ser
utilizados para este fim.
O programa Audacity no
computador é utilizado para edição de sons. Ele é uma ferramenta que ajuda na
edição e mixagem de músicas.
(Tarefa 4)
Assunto, tema e título são termos com
significados diferentes que causam muita confusão, principalmente, no contexto
de uma redação. O assunto é mais amplo, uma referência geral a um fato. O tema
está contido no assunto possibilitando uma discussão específica, podendo
existir vários temas dentro de um mesmo assunto. Por exemplo, dentro do
assunto” futebol” é possível discutir vários temas como: Campeonato Paulista,
Campeonato Brasileiro, a demissão de tal técnico etc. Em uma produção
artística, pode-se entender o tema como a preocupação inicial do artista, ou
sobre o que tratava a referência inicial que deu origem à obra. O título é uma
síntese, uma sugestão, um enigma e precisa ser criativo sem ser trivial. O
título pode ser uma simples palavra que faça parte do conteúdo da obra, um
termo poético de algum detalhe contido no trabalho. No contexto artístico, os
títulos são, geralmente, poéticos sem intenção descritiva ou literal para
explicar a obra. Muitas vezes, encontra-se na etiqueta informativa de uma obra
a descrição “Sem Título”. Isso ocorre quando o artista não deseja fazer a
relação da obra com um elemento verbal, não deseja dar um título à obra. O nome
do título funciona como uma montagem na mente do público, uma vez que, além dos
elementos materiais presentes na obra que detonam uma série de sentimentos e
pensamentos, acrescenta-se uma palavra ou frase, que, também, traz outras
informações, relacionando-se com as informações visuais, sonoras, táteis e
outras da obra. De certa maneira, o título pode influenciar a interpretação da
obra. 19 A manifestação artística a ser produzida, durante o processo de
execução do projeto, deverá ter um assunto, um contexto sobre algum fato da
vida pessoal, coletiva ou do mundo, em que será trabalhado um tema e alguma especificidade
desse assunto. O tema, na arte, está presente na obra de forma explícita ou
implícita. Quando a obra é interessante, o tema tratado parece ampliar-se para
vários outros temas, tornando-se uma obra aberta permitindo várias
interpretações. Por exemplo, dentro do assunto “A falta de água em São Paulo”,
um fato genérico do qual poderiam surgir várias discussões como o tema “Os
reflexos dessa situação no cotidiano de uma família”. Esse tema, no contexto do
jornalismo, já não poderia ter várias interpretações, pois o objetivo seria
informar ao público dados verdadeiros sobre o fato em uma linguagem clara e
objetiva. A arte trabalha com a subjetividade possibilitando uma abertura às
interpretações. A “falta de água em São Paulo” é tratada, nos jornais, por meio
da linguagem jornalística, enquanto numa peça de teatro esses elementos podem
estar presentes em segundo plano, predominando mais as relações individuais,
amorosas e políticas que surgem dentro desse contexto da falta de água. Um
filme pode parecer que trata apenas do problema de vida de um indivíduo, mas
pode envolver várias discussões, seja sobre amor, ciência, medicina e outros
assuntos, como temas que vão se entrelaçando, mas que acabam formando um todo
sistêmico. O assunto deve ser definido pelo grupo, podendo ter como referência
um contexto social, cultural, científico ou mesmo artístico. Poderão ser usados
como assunto fatos do próprio contexto da escola, do bairro, da cidade, ou
questões pessoais, que são sempre muito universais, pois afetam a todos. Para
aprofundar o assunto, é importante discutir com outros professores, além do de
arte, realizar pesquisas e conversar no grupo, de forma descontraída, como um
brainstorming, deixando a criatividade fluir. Fonte: Texto elaborado pelos
autores especialmente para Orientações Curriculares e Didáticas de Arte – 3a.
série do Ensino Médio.
(Tarefa 5)
(Registrar no caderno ou pasta
/ portfólio digital... Usar criatividade)
https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/
Observações:
10 profissões que um músico
pode seguir em sua carreira.
https://musicasemlimites.com/10-profissoes-que-um-musico-pode-seguir-em-sua-
4 profissões para quem gosta
de música:
https://metropolitanafm.com.br/universitarios/4-profissoes-para-quem-gosta-de-musica
Saiba tudo sobre a faculdade
de Música e veja onde estudar.
https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-musica.
Guia do estudantehttps://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/musica
Faculdade de Música Vale a
Pena? Descubra Como Tomar a Decisão Certa.: https://hotstages.com/faculdade-de-musica
Como a tecnologia transformou
a indústria da música.
https://www.tecmundo.com.br/musica/45704-como-a-tecnologia-transformou-a-industria
-da-musica.htm
Cantores de jingle falam sobre
o talento e técnica para trabalhar na área. https://gente.ig.com.br/cultura/2018-08-25/cantor-de-jingle-carreira.html
Como usar o audacity:
https://www.tecmundo.com.br/audacity/623-como-usar-o-audacity.htm
Tutorial Audacity.: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf.
Entende-se
manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de
pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um
determinado assunto. Porém, no contexto deste projeto, tais sentimentos serão
apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as
imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses
elementos criem um diálogo. Esses elementos todos podem ser encontrados em
muitas apresentações artísticas, mas nem sempre dialogando e interagindo entre
eles. Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de
uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se
partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem
muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam
uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das
imagens na edição.
A tecnologia digital permite
interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto –
Manifestação Artística –, pode-se pensar em: Uma apresentação musical,
explorando a atuação corporal dos músicos na cenografia e está interagindo com
a projeção de imagens;
Um
vídeo sobre algum aspecto da escola ou região, misturando ficção com
representação cênica dos alunos e entrevistas e/ou depoimentos de outras
pessoas – da comunidade, por exemplo; um vídeo de uma performance individual ou
grupal que dialogue com as imagens, sons, o espaço e o próprio sistema de
vídeo; Uma dança em que o corpo esteja presente fisicamente ou não;
Uma
videodança explorando os sons, o espaço e dialogando com a
própria linguagem do vídeo;
Uma
peça de teatro cujos sons, imagens e cenografia estão
presentes por meio da tecnologia, explorando seus recursos com projeções, usos
de vídeo, celulares e dispositivos tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que
os movimentos dialogam com o som e com as imagens; que explore as imagens não
apenas como paisagem de fundo e os sons não só como trilha sonora, mas
dialogando com a atuação dos corpos num espaço pensado para isso;
Manifestações
culturais com danças e folguedos populares, hip hop –
culturas que se integram hoje ao uso da tecnologia e que podem ser
manifestações artísticas. Enfim, o importante é explorar todas as linguagens
artísticas de forma integrada, explorando/usando os recursos tecnológicos no
processo e no produto. Ressalta-se a importância de diferenciar a forma da
linguagem artística, da forma de outras linguagens, pois, embora cada qual, ao
seu modo, pode tratar do mesmo assunto, cada uma possui sua especificidade,
seja do ponto de vista jornalístico, sociológico, psicológico etc.
Fonte:
Texto Produzido especialmente para ‘Orientações Curriculares e Didáticas de
Arte - 3a. série do Ensino Médio.”
TUTORIAL
MOVIE MAKER
1.
Abrir o programa Movie Maker (obs.: ele apresenta duas versões – a diferença
entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?!)
2. Clicar em adicionar vídeos e fotos.
Escolher na sua pasta as fotos que deverão ser adicionadas. Não importa a
sequência, pois na tela do programa é possível mudar a posição das fotos, basta
clicar na foto e arrastar para o local que ela deverá ficar. Caso queira
repetir a cena, é só copiar e colar. Se for excluir, clicar na foto e clicar em
deletar. Porém, é importante que todas as imagens, sons, vídeos que for
utilizar neste projeto, estejam todos na mesma pasta.
3. No
ícone iniciar – clicar em título e créditos para adicionar as informações do
projeto. Caso queira mudar a cor de fundo, letra ou fonte, também é possível.
No ícone Ferramentas de vídeo é possível marcar o tempo de passagem da foto,
assim como a forma que o texto vai aparecer – tanto no início, legenda ou
créditos – se vai surgir pela lateral, vai deslizar na tela etc. ( podendo ser
mais ou menos entre 3 a 4 segundos dependendo do que se quer mostrar). Caso
tenha texto, a imagem e texto devem ter o mesmo tempo e, para isso, no ícone
Ferramentas de texto, você terá as opções para adequar o tempo também.
4.
Para colocar música, clicar em Adicionar uma música, escolher um arquivo de
música da sua pasta. No ícone Ferramentas de música, você encontra opções de
definição quando a música começa ou termina, por exemplo, ou mesmo adicionar
fade in ou fade out para como a música começa ou termina.
5. No
ícone Animações, é possível adicionar como um slide passa para o outro – tipo
cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em Aplicar a todos.
6. No
ícone Efeitos Visuais é possível brincar com as cores e brilho das fotos.
7. No
ícone Projeto, é possível realçar música, narração, entre outras coisas.
8. O
ícone exibir apresenta formas de zoom da tela, layout das ondas da música.
9. Ao
iniciar um projeto, clicar em Salvar projeto – pois dessa forma você pode mexer
no vídeo à vontade.
10. Ao
terminar, clicar em Salvar filme. A partir desse momento, não será possível mexer
nesse novo arquivo, pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois
postar no Youtube, por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato
movie maker, esse sim, você poderá mudar quantas vezes quiser.
11.
Após o filme pronto, salvo na sua pasta do computador, entrar na sua conta do
Gmail e clicar em Google Apps, clicar em Youtube – Meu canal – Enviar ou
Upload.
12.
Selecione o arquivo de vídeo que você gravou o filme... (obs.: cuidado para não
confundir com o arquivo salvo em formato movie maker).
13.
Faça o upload, coloque um nome e descrição e aguarde o processamento. Após
isso, é só clicar em Publicar e divulgar seu vídeo para que todos vejam sua
produção.
Não se esquecer de informar
fontes de suas pesquisas
Responder atividade da
Apostila do terceiro bimestre de Arte:
Fonte: Material de Apoio: EFAP.
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