quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ATIVIDADE 14 - 3º B e C - PROFª SOLANGE

 

 Conteúdo Programático


Professora: Solange Cabral de Deus

Turma:3ºs anos: B, C do Ensino Médio

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                                solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código de acesso a plataforma Classroom:

Turma do 3º ano B: lahwadw

Turma do 3º ano C: 6aedegt

 

Prazo de envio: 30/08/2020

Período de envio: 08/09 a 11/09/2020

Tempo previsto à realização: 4h.


Habilidades: Pesquisar Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música; Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas; compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe; Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artísticos musical. BNCC: 3, 4, 5. SAEB: D5, D14, D17. SAEB: D5, D14, D17

Objetos de conhecimentos: Profissionais e Profissões • Produção e execução de um projeto de evento artístico • Organização de atividades complementares ao projeto • Produção e execução de um projeto artístico musical utilizando tecnologia e mídias digitais.

 

Objetivo: Ampliar possibilidades de escolhas na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI

Tema: Profissão musical

 

Material utilizado: Escolar do aluno, livros, revistas, computador, internet, acesso a Rede social.

 

Tarefas são cinco:

 

1.Pesquisar sobre as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de música e as

possibilidades que o mercado de trabalho oferece, vislumbrando diferentes cenários e possibilidades para sua formação acadêmica e profissional e socializar o material pesquisado por meio de cartazes, podcast ou Feira de Profissões.

 

2. Pesquisar sons de fontes variadas, organiza lós em uma sequência musical criando uma sequência melódica e apresentar esta sua produção musical com um título na Rede social

 

3. Criar um videoclipe com assunto, tema, título e socializar com/a sua criação, compartilha lá em rede social. (Ex.: Facebook) https://www.facebook.com/groups/370814286391847/

 

4. Registrar o seu processo de criação vivenciado no caderno.

 

Início das ações:

1.Sondagem:

Responda:

O que você sabe a respeito de profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical?..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

2: Movendo a apreciação:

 

● Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.

● Com o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente de sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do cotidiano com maior fidelidade. Como exemplo citamos as experiências do grupo alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo, descreve umusicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.

Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do caipira). Minczuk. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wIG4h7lvj4Y ;

Kraftwerk - Trans Europe Express (Original Video): https://www.youtube.com/watch?v=kv8_EZrNhpY.

 

 Há muitos motivos podem gerar a inspiração do artista: emoções, paixões, relacionamentos, elementos da natureza, pessoas, experiências e repertório cultural.

 

Descreva o que você pensa sobre como surgem as composições musicais.

Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais. ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

3: Ações/ Tarefas:

 

Tarefa 1

Pesquisar em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre:

1. Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos musicais;

2. Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música.

... e divulgar a sua pesquisa em rede social

 

Tarefa 2

Pesquisa e registro sonoro

1. Pesquisar e registrar os diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical.:

● trilhas brancas (livres de direitos autorais) na Internet;

● sons produzidos pelo ser humano;

● sons produzidos por equipamentos e máquinas;

● sons produzidos por animais;

● sons produzidos pela natureza.

2. Escolha um tema ou situação do cotidiano que possa ser fonte de inspiração para uma composição musical eletrônica. Depois de escolhidos os temas, pesquisar e registrar os diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical.

 

Tarefa 3

Organizar os sons pesquisados em uma sequência musical produzindo e criando uma sequência melódica.

 

(Exemplo de uma sequência organizada de sons digitais que formam, de maneira harmônica, referência a homem máquina do título sonoro:

https://www.youtube.com/watch?v=cQe9eK_4U0U  Kraftwerk - The Man Machine.

 https://www.youtube.com/watch?v=jYMIkq3NIgE. Kraftwerk - Boing Boom Tschak)

 

Tarefa 4

Criar uma produção artística musical contendo assunto, tema, título e socializa lá em Rede social

 

Apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical:

 

Editores de vídeos para celular gratuitos: https://www.appgeek.com.br/editor-de-video-celular/  

Links: Música: Na sua estante: https://www.youtube.com/watch?v=DP3j6hgS4VY.  

Música: O sol e a lua: https://www.youtube.com/watch?v=HbIC6c3p3Qo   

Música: All About That Bass: https://www.youtube.com/watch?v=7PCkvCPvDXk 

 

Tarefa 5

Registrar, em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção do processo de produção artística.

 

 

Orientações:

(para pesquisa da tarefa 1):

● Regente (maestro) - Rege orquestras ou bandas, criando composições, melodias arranjos, dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais.

● Produtor Musical - Profissional responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores e participar de todo o processo da produção;

● Professor de Música - Ministra aulas teóricas e práticas de Música na Rede Municipal, Estadual, Particular e/ ou Projetos sociais;

● Pesquisador Musical - Realiza pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura na área de música, a partir de metodologias científicas e culturais;

● Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres - Profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais;

● Cantor ou vocalista- É um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical;

● Musicoterapeuta - Profissional que se utiliza da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos;

● Instrumentista - Integra conjuntos vocais e instrumentais, manipulando instrumentos melo-rítmicos.

● Crítico musical - Profissional que escreve e publica em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e Shows musicais;

● DJ ou disc jockey - Artista responsável por transmitir música (muitas vezes de sua autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (baladas, shows etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam estilos diferentes para atender a diferentes tipos de público.

 ● Cantor de jingle - Profissional que tem conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, e consegue interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao público".

 

(Tarefa 2)

O Registro sonoro, pode ser na sala de aula (gravando os colegas marcando o ritmo com palmas, outros sons corporais, onomatopeias etc.), durante o intervalo (gravando as vozes, ruídos, sons, barulhos etc.), na Sala de Multimídias ou em seus celulares pesquisando sons, trechos de músicas (que não necessitem de direitos autorais para serem utilizadas). Registre sobre suas impressões e preferências sonoras, pois o cotidiano é repleto de sons, ou seja, sequências de ruídos e silêncios.

 

(Tarefa 3): Para esta organização, poderão fazer uso do software Audacity, ou outro de livre escolha para realizar a edição musical de modo fácil e acessível. Além do Audacity, existem alguns aplicativos no smartphone que permitem a criação sequencial de sons que reproduzem instrumentos musicais e sintéticos, semelhantes aos utilizados pelo grupo Kraftwerk. O aplicativo Walkband ou similar poderão ser utilizados para este fim.

O programa Audacity no computador é utilizado para edição de sons. Ele é uma ferramenta que ajuda na edição e mixagem de músicas.

 

(Tarefa 4)

 Assunto, tema e título são termos com significados diferentes que causam muita confusão, principalmente, no contexto de uma redação. O assunto é mais amplo, uma referência geral a um fato. O tema está contido no assunto possibilitando uma discussão específica, podendo existir vários temas dentro de um mesmo assunto. Por exemplo, dentro do assunto” futebol” é possível discutir vários temas como: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, a demissão de tal técnico etc. Em uma produção artística, pode-se entender o tema como a preocupação inicial do artista, ou sobre o que tratava a referência inicial que deu origem à obra. O título é uma síntese, uma sugestão, um enigma e precisa ser criativo sem ser trivial. O título pode ser uma simples palavra que faça parte do conteúdo da obra, um termo poético de algum detalhe contido no trabalho. No contexto artístico, os títulos são, geralmente, poéticos sem intenção descritiva ou literal para explicar a obra. Muitas vezes, encontra-se na etiqueta informativa de uma obra a descrição “Sem Título”. Isso ocorre quando o artista não deseja fazer a relação da obra com um elemento verbal, não deseja dar um título à obra. O nome do título funciona como uma montagem na mente do público, uma vez que, além dos elementos materiais presentes na obra que detonam uma série de sentimentos e pensamentos, acrescenta-se uma palavra ou frase, que, também, traz outras informações, relacionando-se com as informações visuais, sonoras, táteis e outras da obra. De certa maneira, o título pode influenciar a interpretação da obra. 19 A manifestação artística a ser produzida, durante o processo de execução do projeto, deverá ter um assunto, um contexto sobre algum fato da vida pessoal, coletiva ou do mundo, em que será trabalhado um tema e alguma especificidade desse assunto. O tema, na arte, está presente na obra de forma explícita ou implícita. Quando a obra é interessante, o tema tratado parece ampliar-se para vários outros temas, tornando-se uma obra aberta permitindo várias interpretações. Por exemplo, dentro do assunto “A falta de água em São Paulo”, um fato genérico do qual poderiam surgir várias discussões como o tema “Os reflexos dessa situação no cotidiano de uma família”. Esse tema, no contexto do jornalismo, já não poderia ter várias interpretações, pois o objetivo seria informar ao público dados verdadeiros sobre o fato em uma linguagem clara e objetiva. A arte trabalha com a subjetividade possibilitando uma abertura às interpretações. A “falta de água em São Paulo” é tratada, nos jornais, por meio da linguagem jornalística, enquanto numa peça de teatro esses elementos podem estar presentes em segundo plano, predominando mais as relações individuais, amorosas e políticas que surgem dentro desse contexto da falta de água. Um filme pode parecer que trata apenas do problema de vida de um indivíduo, mas pode envolver várias discussões, seja sobre amor, ciência, medicina e outros assuntos, como temas que vão se entrelaçando, mas que acabam formando um todo sistêmico. O assunto deve ser definido pelo grupo, podendo ter como referência um contexto social, cultural, científico ou mesmo artístico. Poderão ser usados como assunto fatos do próprio contexto da escola, do bairro, da cidade, ou questões pessoais, que são sempre muito universais, pois afetam a todos. Para aprofundar o assunto, é importante discutir com outros professores, além do de arte, realizar pesquisas e conversar no grupo, de forma descontraída, como um brainstorming, deixando a criatividade fluir. Fonte: Texto elaborado pelos autores especialmente para Orientações Curriculares e Didáticas de Arte – 3a. série do Ensino Médio.

 

(Tarefa 5)

(Registrar no caderno ou pasta / portfólio digital... Usar criatividade)

https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/

 

Observações:

 

10 profissões que um músico pode seguir em sua carreira.

https://musicasemlimites.com/10-profissoes-que-um-musico-pode-seguir-em-sua-

 

4 profissões para quem gosta de música:

https://metropolitanafm.com.br/universitarios/4-profissoes-para-quem-gosta-de-musica

 

Saiba tudo sobre a faculdade de Música e veja onde estudar.

https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-musica.

Guia do estudantehttps://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/musica

 

Faculdade de Música Vale a Pena? Descubra Como Tomar a Decisão Certa.: https://hotstages.com/faculdade-de-musica

 

Como a tecnologia transformou a indústria da música.

 https://www.tecmundo.com.br/musica/45704-como-a-tecnologia-transformou-a-industria -da-musica.htm

 

Cantores de jingle falam sobre o talento e técnica para trabalhar na área. https://gente.ig.com.br/cultura/2018-08-25/cantor-de-jingle-carreira.html

 

Como usar o audacity:

https://www.tecmundo.com.br/audacity/623-como-usar-o-audacity.htm

 

Tutorial Audacity.: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf.

 

Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém, no contexto deste projeto, tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo. Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem sempre dialogando e interagindo entre eles. Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens na edição.

 A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –, pode-se pensar em: Uma apresentação musical, explorando a atuação corporal dos músicos na cenografia e está interagindo com a projeção de imagens;

Um vídeo sobre algum aspecto da escola ou região, misturando ficção com representação cênica dos alunos e entrevistas e/ou depoimentos de outras pessoas – da comunidade, por exemplo; um vídeo de uma performance individual ou grupal que dialogue com as imagens, sons, o espaço e o próprio sistema de vídeo; Uma dança em que o corpo esteja presente fisicamente ou não;

Uma videodança explorando os sons, o espaço e dialogando com a própria linguagem do vídeo;

Uma peça de teatro cujos sons, imagens e cenografia estão presentes por meio da tecnologia, explorando seus recursos com projeções, usos de vídeo, celulares e dispositivos tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que os movimentos dialogam com o som e com as imagens; que explore as imagens não apenas como paisagem de fundo e os sons não só como trilha sonora, mas dialogando com a atuação dos corpos num espaço pensado para isso;

Manifestações culturais com danças e folguedos populares, hip hop – culturas que se integram hoje ao uso da tecnologia e que podem ser manifestações artísticas. Enfim, o importante é explorar todas as linguagens artísticas de forma integrada, explorando/usando os recursos tecnológicos no processo e no produto. Ressalta-se a importância de diferenciar a forma da linguagem artística, da forma de outras linguagens, pois, embora cada qual, ao seu modo, pode tratar do mesmo assunto, cada uma possui sua especificidade, seja do ponto de vista jornalístico, sociológico, psicológico etc.

Fonte: Texto Produzido especialmente para ‘Orientações Curriculares e Didáticas de Arte - 3a. série do Ensino Médio.”

 

TUTORIAL MOVIE MAKER

1. Abrir o programa Movie Maker (obs.: ele apresenta duas versões – a diferença entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?!)

 2. Clicar em adicionar vídeos e fotos. Escolher na sua pasta as fotos que deverão ser adicionadas. Não importa a sequência, pois na tela do programa é possível mudar a posição das fotos, basta clicar na foto e arrastar para o local que ela deverá ficar. Caso queira repetir a cena, é só copiar e colar. Se for excluir, clicar na foto e clicar em deletar. Porém, é importante que todas as imagens, sons, vídeos que for utilizar neste projeto, estejam todos na mesma pasta.

3. No ícone iniciar – clicar em título e créditos para adicionar as informações do projeto. Caso queira mudar a cor de fundo, letra ou fonte, também é possível. No ícone Ferramentas de vídeo é possível marcar o tempo de passagem da foto, assim como a forma que o texto vai aparecer – tanto no início, legenda ou créditos – se vai surgir pela lateral, vai deslizar na tela etc. ( podendo ser mais ou menos entre 3 a 4 segundos dependendo do que se quer mostrar). Caso tenha texto, a imagem e texto devem ter o mesmo tempo e, para isso, no ícone Ferramentas de texto, você terá as opções para adequar o tempo também.

4. Para colocar música, clicar em Adicionar uma música, escolher um arquivo de música da sua pasta. No ícone Ferramentas de música, você encontra opções de definição quando a música começa ou termina, por exemplo, ou mesmo adicionar fade in ou fade out para como a música começa ou termina.

5. No ícone Animações, é possível adicionar como um slide passa para o outro – tipo cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em Aplicar a todos.

6. No ícone Efeitos Visuais é possível brincar com as cores e brilho das fotos.

7. No ícone Projeto, é possível realçar música, narração, entre outras coisas.

8. O ícone exibir apresenta formas de zoom da tela, layout das ondas da música.

9. Ao iniciar um projeto, clicar em Salvar projeto – pois dessa forma você pode mexer no vídeo à vontade.

10. Ao terminar, clicar em Salvar filme. A partir desse momento, não será possível mexer nesse novo arquivo, pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois postar no Youtube, por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato movie maker, esse sim, você poderá mudar quantas vezes quiser.

11. Após o filme pronto, salvo na sua pasta do computador, entrar na sua conta do Gmail e clicar em Google Apps, clicar em Youtube – Meu canal – Enviar ou Upload.

12. Selecione o arquivo de vídeo que você gravou o filme... (obs.: cuidado para não confundir com o arquivo salvo em formato movie maker).

13. Faça o upload, coloque um nome e descrição e aguarde o processamento. Após isso, é só clicar em Publicar e divulgar seu vídeo para que todos vejam sua produção.

 

Não se esquecer de informar fontes de suas pesquisas

 

Responder atividade da Apostila do terceiro bimestre de Arte:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites/7/downloads/3a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf

Fonte: Material de Apoio: EFAP.

 

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