CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a): Juliana
Turma: 7 anos A, C e D
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Canal de resposta: julianarod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: uma semana
Período de envio: 21/09 a 25/09
Material utilizado: Internet, caderno, caneta ou lápis
Tarefas: 4 - Atividade do 3 bimestre
Exclusão Digital
A exclusão digital no mundo e por que provoca desigualdade
As TIC (Tecnologias da Informação e a Comunicação) oferecem inúmeras vantagens: mais acesso à informação, redução de custos no setor trabalhista, mais conectividade entre as pessoas, etc. Porém, a digitalização não está acontecendo de forma igualitária em todo o mundo. Também existe um desequilíbrio e o nome para isto é exclusão digital.
A desigualdade no acesso à Internet e às TICs se chama exclusão digital.
Em só alguns dias, o coronavírus SARS-CoV-2 nos trancou em casa e tivemos que estudar, trabalhar e olhar uns para os outros por meio de câmeras. O acesso à Internet permitiu que muitas pessoas seguissem com suas vidas apesar da pandemia, graças a modalidades como o home office ou a educação online, mas esta realidade não é igual em todo o mundo. De fato, quase a metade dos habitantes do planeta — cerca de 3,6 bilhões de pessoas — não tem sequer acesso à Internet, segundo advertiu no final de 2019 a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o organismo especializado da Organização das Nações Unidas (ONU).
O QUE É A EXCLUSÃO DIGITAL
A desigualdade no acesso à Internet e às TICs se chama exclusão digital e afeta 52 % das mulheres e 42 % dos homens do mundo. Este fosso se torna ainda maior quando falamos de regiões: segundo dados extraídos do portal Internet World Stats em maio de 2020, na África só 39,3 % de seus habitantes vivem conectados, com relação a 87,2 % dos europeus e 94,6 % dos norte-americanos.
Os dados evidenciam o abismo tecnológico que separa alguns países de outros, apesar de que as redes 3G e 4G, à espera da expansão maciça do 5G, já chegam a quase todos os cantos do planeta. Neste ponto, convém matizar entre o acesso à Internet e a alfabetização digital, ou seja, o processo de aprendizagem que permite que uma pessoa adquira competências para entender e aproveitar o potencial educativo, econômico e social das novas tecnologias.
O mapa mundial da Internet.
CAUSAS E TIPOS DE EXCLUSÃO DIGITAL
Num primeiro momento, a exclusão digital atribuiu-se ao subdesenvolvimento e foi percebida como algo passageiro que desapareceria com a popularização da tecnologia. Por outro lado, a fratura persiste hoje apesar da comercialização maciça de dispositivos eletrônicos com acesso à Internet. As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital:
Exclusão de acesso: Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso. Aqui entram em jogo, entre outras, as diferenças socioeconômicas entre as pessoas e os países, pois a digitalização exige investimentos e infraestruturas muito caras para as regiões menos desenvolvidas e as áreas rurais.
Exclusão de uso: Faz referência à falta de competências digitais que impede o manejo da tecnologia. Neste sentido, e para dar um exemplo, a UIT indica que há 40 países onde mais da metade de seus habitantes não sabem anexar um arquivo em um e-mail.
Exclusão de qualidade de uso: Algumas vezes, existem as competências digitais para usar a Internet, mas não os conhecimentos para fazer um bom uso da rede e tirar o máximo proveito possível da mesma. Por exemplo, no referente ao acesso à informação de qualidade.
A UIT estabeleceu, faz alguns anos, o Índice de Acesso Digital (IAD), que mede a capacidade global dos cidadãos de um país para acessar e utilizar as TICs. Este índice leva em conta diversas variáveis agrupadas em cinco categorias: qualidade, infraestrutura, conhecimento, acessibilidade A UIT estabeleceu, faz alguns anos, o Índice de Acesso Digital (IAD), que mede a capacidade global dos cidadãos de um país para acessar e utilizar as TICs. Este índice leva em conta diversas variáveis agrupadas em cinco categorias: qualidade, infraestrutura, conhecimento, acessibilidade e utilização.
CONSEQUÊNCIAS DA EXCLUSÃO DIGITAL
A discriminação tecnológica constitui uma forma de pobreza e exclusão social ao privar uma parte da população de recursos essenciais para se desenvolver e gerar riqueza. Pudemos ver isso com frequência durante a pandemia da COVID-19. Muitos estudantes e trabalhadores tiveram dificuldades para trabalhar remotamente e seguir suas aulas online. A seguir, revisamos os principais efeitos da exclusão digital:
Incomunicação e isolamento
Os habitantes de áreas remotas onde a Internet não chega estão incomunicados. Algo parecido acontece com os residentes de áreas urbanas que vivem desconectados ao provocar isolamento social.
Barreira ao estudo e ao conhecimento
ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR A EXCLUSÃO DIGITAL
A ONU contempla em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 9) a redução da exclusão digital. Por essa razão, em muitos lugares, foram implementadas iniciativas para facilitar o acesso à tecnologia. Aqui mencionamos algumas das mais relevantes:
Programas de alfabetização digital. Instruem os habitantes das áreas menos favorecidas no uso da Internet para melhorar seu bem-estar pessoal.
Aliança para uma Internet Acessível (A4AI). Este projeto, liderado por uma coalizão internacional de governos, empresas e sociedade civil, visa abaratar o custo da banda larga em áreas concretas da África, Ásia e América Latina.
Free Basics. Esta iniciativa, promovida pelo Facebook e outras seis empresas tecnológicas, pretende dar acesso gratuito a uma série de webs através de um aplicativo móvel.
Star link. Este projeto, promovido pelo magnata Elon Musk, está lançando satélites ao espaço para oferecer Internet de alta velocidade e cobertura global com preços acessíveis.
ATIVIDADE
1 -Qual o continente que tem menos acesso à internet, segundo o mapa da internet?
A - ( ) Ásia
B - ( ) África
C - ( ) Europa
D - ( ) América do norte
2- Qual o continente que tem o maior acesso a internet, segundo o mapa da internet?
A -( ) Ásia
B -( ) América do Norte
C -( ) Europa
D -( ) África
3 - A desigualdade no acesso à Internet e às TICs se chama?
A- ( ) Inclusão digital
B- ( ) Exclusão digital
C- ( ) Meia exclusão digital
D- ( ) Nenhuma exclusão digital
4 - O que a discriminação tecnológica constitui?
A- ( ) Pobreza e inclusão digital
B- ( ) Pobreza e exclusão social
C- ( ) Riqueza e exclusão digital
D -( ) Pobreza e integração social
5 -Este projeto, liderado por uma coalizão internacional de governos, empresas e sociedade civil, visa abaratar o custo da banda larga em áreas concretas da África, Ásia e América Latina.
A- ( ) Programas de alfabetização digital
B- ( ) Aliança para uma Internet Acessível (A4AI)
C- ( ) Star link
D -( ) Free Basics
Orientações: Leia o texto antes de realizar as atividades, não precisa copiar o texto no caderno, quem quiser imprimir e colar no caderno pode, mas não é obrigatório;
Observações: - No caderno de Tecnologia devem ser copiados o título da atividade, as perguntas e as respostas;
- No e-mail deve conter o nome, a série/ano;
- Pode tirar foto e mandar por e-mail.
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