Conteúdo Programático
Professor (a): EDGAR DA SILVA SIQUEIRA
Turma: 8º ano D e E.
Disciplina: História
Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 7 dias
Período de envio: 21/09/2020 até 25/09/2020.
Atividade Avaliativa.
Material utilizado: Livro Didático História 8º ano, Caderno São Paulo
Faz Escola 8º ano História, Aula on-line CMSP, Multimídia sites registrados de
modo oficial, Iconografia, Cartografias e Bibliografia de consulta, Caderno de
atividade diária.
Tarefas: História e Arte; Pesquisa Histórica, Investigação e Informação.
Atividade XIV – Proposta Interdisciplinar composta por 4 (quatro)
questões de múltipla-escolha, composta por pesquisa Histórica e
Historiográfica, leitura, escrita, compreensão e interpretação dos conceitos,
fatos e contexto Histórico em diferentes códigos de linguagem e códigos
numéricos.
Orientações: Realizar a atividade de modo individual por se tratar de
uma Atividade Avaliativa e a proposta pedagógica tem como princípio o
desenvolvimento das habilidades e o aprendizado de novas competências. Utilizar
folha de caderno, lápis e borracha, Livro Didático História 8º ano páginas 136
até 163, Caderno São Paulo Faz Escola 8º ano História, Aula on-line CMSP,
Cartografias de consulta, Bibliografias e Biografias de consulta, site de
internet oficial e registrado.
Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade XIV
– Pesquisa Histórica, Leitura e Análise de Texto.
Atividade
Avaliativa
Tema: O Brasil
Império - Século XIX.
Leia, Pesquise
e Responda:
1 – O que
foi a Assembleia Constituinte de 1823?
a)
Os Abolicionistas queriam apoiar o Imperador
do Pedro I, na organização de um novo Governo no Brasil e dar mais autonomia,
além da manutenção da escravidão.
b)
As províncias queriam mais autonomia além de
organizar o Estado de modo parlamentar, assim diminuir o poder de Dom Pedro I
que foi recusado pelo Imperador.
c)
As Elites Agrárias queriam incorporar ao
Brasil o sistema de trabalho Inglesa da Revolução Industrial e o fim da
Escravidão.
d)
Lei que garantia aos povos indígenas,
escravos e libertos, o direito ao voto.
2 – Calcule
e Responda: Em 2020, completa-se quantos anos da Assembleia Constituinte?
a)
97 anos
b)
197 anos
c)
1.293 anos
d)
3.843 anos
3- Em 1824,
o Imperador Dom Pedro I, com o apoio de aliados políticos aprovaram a
Constituição do Brasil, que consistia em:
a)
Poder Legítimo, Originário e Imperial.
b)
Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
c)
Poder Monárquico, Imperial, Moral e Hereditário.
d)
Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e
Moderador.
4- O que
foi a Confederação do Equador?
a)
Os escravizados se rebelaram e criaram o
Quilombo de Palmares com base na Assembleia chamada de Confederação dos Estados
Equatoriais.
b)
A Elite Pernambucana iniciou uma revolta
contra o governo. Sua proposta era separar-se do resto do país e criar sua
Confederação Republicana com províncias do Nordeste.
c)
Os Abolicionistas receberam apoio da Elite
Cafeeira Paulista para abolir a escravidão no Brasil.
d)
Foi a efetivada do Rio de Janeiro como
capital do Império português no Brasil, pois esse era o desejo do Imperador Dom
João VI, quando atracaram em Salvador em 1808.
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