Atividade
6, 3º bimestre.
Professor
(a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma:
Primeiros Anos A, B e C do Ensino Médio.
Disciplina:
História
Canal de resposta:
E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo
para devolutiva: Até 15
dias após a postagem da atividade.
Período
da postagem: Semana de 21 a 25/09/2020
Cronograma
dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta
atividade.
Material
utilizado:
Para o desenvolvimento desta
atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:
ü
Serão
utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o
aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas materiais
disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom) e pela unidade escolar Blog de
atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz Escola, volume 3.
Tarefas:
Para
realizar essa atividade será necessário seguir a seguinte estratégia:
ü
Assistir a aula da disciplina de História no
CMSP, do dia 23/09/2020;
ü
Disponível em: https://youtu.be/YfZ6DLrJ3x4;
ü
Resolva as questões a seguir.
Questões:
1.
Quem era Clóvis?
2.
Quem foi Carlos Martel?
3.
Qual Papa ofereceu apoio político a Pepino, o
Breve, filho de Carlos Martel?
4.
O que foi a Batalha de Poitiers (732)?
5.
Quais as dinastias apresentadas na aula?
6.
De acordo com o mapa apresentado na aula, quais
os territórios conquistados por Carlos Magno?
7.
Com a queda do Império Romano do Ocidente
(476), qual instituição exerceu um papel centralizador, ocupando o lugar das
instituições romanas?
8.
Como foi organizada a administração
Carolíngia?
9.
Quais as principais funções da escola
eclesiástica e da escola palatina?
10.
Como se organizaram as bases do mundo
medieval, de acordo com as Tradições Romanas e as Tradições Germânicas?
Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização
das atividades à distância.
● Manter horários fixos;
● Ter ao alcance todos os materiais necessários;
● Separe um tempo para revisões;
● Evitar distrações;
Conteúdo: O Reino dos Francos e a formação do mundo
feudal.
Habilidades e competências gerais: Identificar
as principais causas e características dos movimentos de migração que
caracterizam o processo de ocupação territorial.
Objetivos da aula: Apresentar as principais características do
Império Carolíngio e as contribuições para a formação do Oriente Medieval e do
sistema feudal; identificar as relações entre religião, religiosidade e poder
político no Reino dos Francos/Império Carolíngio.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas.
Observações:
Cronograma
dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá
prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados
móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras
plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.
Cronograma Plantão de dúvidas
História das 1ª Séries do Ensino Médio |
||||||
Data/mês |
Dia da Semana |
Etapa/Ano/Série & Outras clas. |
Horário início |
Horário fim |
Duração |
Componente |
Setembro |
SEG |
1ª série A do EM |
00:08:30 |
00:09:15 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Setembro |
SEG |
1ª série C do EM |
00:09:35 |
00:10:20 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Setembro |
SEG |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série C do EM |
00:11:05 |
00:11:50 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série A do EM |
00:11:50 |
00:12:35 |
00:00:45 |
Plantão de dúvidas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário