quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ATIVIDADE 16 - 1ª A, B e C - PROFº CLAUDIO

 


Conteúdo programático

Atividade 6, 3º bimestre.

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes

Turma: Primeiros Anos A, B e C do Ensino Médio.

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo para devolutiva:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: Semana de 21 a 25/09/2020

Cronograma dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta atividade.

 

Material utilizado:

Para o desenvolvimento desta atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas materiais disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom) e pela unidade escolar Blog de atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz Escola, volume 3.

 

Tarefas:

Para realizar essa atividade será necessário seguir a seguinte estratégia:

ü  Assistir a aula da disciplina de História no CMSP, do dia 23/09/2020;

ü  Disponível em: https://youtu.be/YfZ6DLrJ3x4;

ü  Resolva as questões a seguir.

Questões:

1.       Quem era Clóvis?

2.       Quem foi Carlos Martel?

3.       Qual Papa ofereceu apoio político a Pepino, o Breve, filho de Carlos Martel?

4.       O que foi a Batalha de Poitiers (732)?

5.       Quais as dinastias apresentadas na aula? 

6.       De acordo com o mapa apresentado na aula, quais os territórios conquistados por Carlos Magno?

7.       Com a queda do Império Romano do Ocidente (476), qual instituição exerceu um papel centralizador, ocupando o lugar das instituições romanas?

8.       Como foi organizada a administração Carolíngia? 

9.       Quais as principais funções da escola eclesiástica e da escola palatina?

10.   Como se organizaram as bases do mundo medieval, de acordo com as Tradições Romanas e as Tradições Germânicas?

 

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos;

● Ter ao alcance todos os materiais necessários;

● Separe um tempo para revisões;

● Evitar distrações;

Conteúdo: O Reino dos Francos e a formação do mundo feudal.

Habilidades e competências gerais: Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizam o processo de ocupação territorial.

Objetivos da aula: Apresentar as principais características do Império Carolíngio e as contribuições para a formação do Oriente Medieval e do sistema feudal; identificar as relações entre religião, religiosidade e poder político no Reino dos Francos/Império Carolíngio.

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

Observações:

Cronograma dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.


Cronograma Plantão de dúvidas História das 1ª Séries do Ensino Médio

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Setembro

SEG

1ª série A do EM

00:08:30

00:09:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

1ª série C do EM

00:09:35

00:10:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série C do EM

00:11:05

00:11:50

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série A do EM

00:11:50

00:12:35

00:00:45

Plantão de dúvidas

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário