CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Professora Dra Ariella
Turma:
3B/3C
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
ou Google Sala de Aula
Prazo
de envio: até dia 09/10/2020
Período de envio:
21/09 a 25/09
Plantão
de Dúvidas por meio do e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala
de Aula
3B segunda-feira das 22h00 às 22h30 e
sexta-feira das 21h00 às 21h30
3C segunda-feira das 20h30
às 20h30 e quinta-feira das 21h00 às 21h30
Google Sala de Aula
Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado
Caso não apareça a sua turma mesmo depois de
seguido todos os passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:
3B: 5gbzqz6
3C:
fxftopf
Material utilizado:
Aula
do Centro de Mídia São Paulo (CMSP) e box-resumo
Tarefa
Assistir
as aulas de Sociologia do CMSP e responder as questões.
Objetivo
Refletir o
conceito de Estado e seus elementos característicos. Distinguir Estado de
governo.
Habilidade
Compreender o conceito geral de Estado e suas formas.
Orientações
1) Assistir as aulas de Sociologia do Centro de Mídia
de São Paulo
Sobre O conceito de Estado, aula do
dia 20 de agosto
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2386&id=67
2) Depois
de assistir a aula do dia 20 de agosto, consultar o box-resumo, responder as
seguintes questões:
a) De
acordo com a aula, como se pode definir atualmente Estado? Quais outras definições ele teve ao
longo da história? Qual é a definição dada pelo sociólogo Max Weber?
b) O
que é o poder? Ele existe só na Política?
c) Qual
foi o papel de Nicolau Maquiavel para definir o conceito moderno de Estado?
d) Quais
são as características e os elementos
constituintes do Estado?
e) De
acordo com a constituição, quais são os fundamentos do Estado?
f) Qual
a função das leis e da Constituição? Quantas e quais constituições o Brasil
teve desde 1822?
g) De
acordo com a Constituição, qual é o objetivo do Estado brasileiro?
h) Qual
a diferença entre Estado e Governo?
Observações
Atenção,
são duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) responder as questões. Fiquem
atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são
utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem
as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 16, Nome e Série
para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são
aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que
procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega
de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP. Dúvidas? Escrevam no e-mail.
Box-resumo
Na
aula do dia 25 de junho foram discutas as revoltas/movimentos populares do
século XIX e início do XX por direitos (terra, melhores condições sociais, à
educação, à saúde). Já na aula do dia 02
de julho vocês puderam perceber como as demandas de movimentos abordados na
aula do dia 25 de junho foram incorporadas nas leis, ou seja, como o
Estado acolheu essas reivindicações e as materializou na forma de normas, como
na Constituição de 1988. A participação política, que não é apenas partidária e
nem se resumo ao voto, possibilitou essa incorporação de demandas e desejos da
população de forma geral, como os direitos do trabalho que vieram através dos
Sindicatos e do movimento dos trabalhadores.
Na
aula do dia 09 de julho (e eu complemento aqui ) como mencionado, você aprendeu
sobre dois movimentos importantes e considerados tradicionais (ou de
vanguarda), que são os movimentos operários e sindicais (ver atividade anterior
para mais detalhes).
Já
na aula do dia 16 de julho, você aprendeu sobre movimentos que
reivindicam direito de acesso à terra, no meio rural, e de acesso à moradia no
meu urbano. Os movimentos sociais do campo são aqueles que
envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas
principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições
de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no
meio agropecuário. Apesar de haver as mais variadas siglas, e você aprendeu as
mais variadas formas de movimento social do campo na aula, os movimentos
sociais do campo constituíram-se, historicamente, a partir de duas principais
frentes: as Ligas Camponesas, entre as décadas de 1940 e 1960, e o Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado na década de 1980. Já os movimentos sociais urbanos são
movimentos que se organizam em torno de trabalhadores urbanos a partir do local
em que vivem, como os bairros periféricos, e desejam acesso a moradia e
melhores condições de vida na cidade. Apesar de você ter conhecido inúmeros
movimentos sociais urbanos, hoje o movimento de trabalhadores sem-teto (MTST) é
um dos principais expoentes na luta por moradia e por uma Reforma Urbana
popular e classista
Na
aula do dia 23 de julho você
aprendeu um outro movimento importante para a conquista de direitos, no
caso, o movimento feminista. Aqui levou-se em consideração a luta das mulheres
por direitos considerados básicos (como educação e trabalho) e pela conquista
de equidade (mesmo trabalho e mesmo trabalho, por exemplo) entre homens e
mulheres. Na aula do dia 30 de julho você aprendeu sobre os direitos das mulhres na atualidade.
Na prática você perceberá, através de dados, como as desigualdades entre homens
e mulheres se manifestam e, inclusive, entre brancos e negros (homens brancos,
homens negros, mulheres brancas e mulheres negras) em termos de rendimentos
diferentes, diferentes condições de trabalho. Aprendeu também sobre violência
doméstica : como pode ser definida, como ela acontece, quem as pratica, quem
são as maiores vitímas e serã mostrados dados para dar suporte a essas
argumentações.
Já aula do dia 06 e 13 de agosto
você aprendeu sobre outros outros
movimentos sociais muito importantes, como, onde e porquê surgem e quais são as
principais bandeiras de luta desses movimentos. Entre eles, vocês aprenderam
sobre o Movimento Negro, o Movimento LGBTQI+ e o movimento ambientalista. Em
Geral, esses movimentos são conhecidos como Novos Movimentos Sociais, não
porque são novos no tempo, ou seja, no período histórico que surgiram, mas
porque foram bandeiras que ganharam mais visibilidade na metade dos anos 1960,
principalmente por causa do Maio de 1968 na França. O que eu quero dizer com
isso? É que as causas combatidas pelo movimento negro, como racismo e igualdade
de condições, não são novas. O mesmo vale para as discussões de gênero, levadas
a cabo pelo movimento LGBTQI+, e a degradação ambiental e o questionamento das
nossa formas de consumo (movimento ambientalista) que não são também novas.
Esses “novos” sujeitos apenas conseguiram ganhar mais atenção com essas pautas.
A aula do dia 20 de agosto,
aparentemente, introduz um tema descolado das discussões anteriores, que é o
conceito e as características o que se entende por Estado. Por que
aparentemente “descolado”, desconectado? Porque é por meio do Estado, e suas
instituções, que conseguimos garantir direitos e promover mudanças, inclusive
com a introdução de novas pautas para discussão. Essa aula é fundamental para,
entre outras coisas, você compreender como o Estado se organiza, quais são seus
fundamentos e objetivos, quais são suas
principais características e a diferençaç entre Estado e Governo. Na próxima
atividade, eu descreverei melhor esses pontos para ficar mais nítido na
compreensão de vocês e dar seguimento à compreensão do que seria Estado de
Direito que acredito você já ouviu falar.
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