sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ATIVIDADE 16 - 3ª B e C - PROFª ARIELLA


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professora Dra Ariella

Turma: 3B/3C

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou Google Sala de Aula

Prazo de envio: até dia 09/10/2020

Período de envio: 21/09 a 25/09

 

 

Plantão de Dúvidas por meio do e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula

3B  segunda-feira das 22h00 às 22h30 e sexta-feira das 21h00 às 21h30 

3C segunda-feira das 20h30 às 20h30 e quinta-feira das 21h00 às 21h30

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado

Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:

3B: 5gbzqz6

3C: fxftopf

 

Material utilizado:

Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP) e box-resumo

 

Tarefa

Assistir as aulas de Sociologia do CMSP e responder as questões.

 

Objetivo

Refletir  o conceito de Estado e seus elementos característicos. Distinguir Estado de governo.

 

Habilidade

Compreender o conceito geral de Estado e suas formas.

 

Orientações

 

1)      Assistir as aulas de Sociologia do Centro de Mídia de São Paulo

 

Sobre O conceito de Estado, aula do dia 20 de agosto

Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2386&id=67

 

 

2)      Depois de assistir a aula do dia 20 de agosto, consultar o box-resumo, responder as seguintes questões:

 

a)      De acordo com a aula, como se pode definir atualmente  Estado? Quais outras definições ele teve ao longo da história? Qual é a definição dada pelo sociólogo Max Weber?

b)      O que é o poder? Ele existe só na Política?

c)      Qual foi o papel de Nicolau Maquiavel para definir o conceito moderno de Estado?

d)      Quais são as características  e os elementos constituintes do Estado?

e)      De acordo com a constituição, quais são os fundamentos do Estado?

f)       Qual a função das leis e da Constituição? Quantas e quais constituições o Brasil teve desde 1822?

g)      De acordo com a Constituição, qual é o objetivo do Estado brasileiro?

h)      Qual a diferença entre Estado e Governo?

 

 

 

Observações

 

Atenção, são duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 16, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP.  Dúvidas? Escrevam no e-mail.

 

 

Box-resumo

 

Na aula do dia 25 de junho foram discutas as revoltas/movimentos populares do século XIX e início do XX por direitos (terra, melhores condições sociais, à educação, à saúde).  Já na aula do dia 02 de julho vocês puderam perceber como as demandas de movimentos abordados na aula do dia 25 de junho foram incorporadas nas leis, ou seja, como o Estado acolheu essas reivindicações e as materializou na forma de normas, como na Constituição de 1988. A participação política, que não é apenas partidária e nem se resumo ao voto, possibilitou essa incorporação de demandas e desejos da população de forma geral, como os direitos do trabalho que vieram através dos Sindicatos e do movimento dos trabalhadores.

 

Na aula do dia 09 de julho (e eu complemento aqui ) como mencionado, você aprendeu sobre dois movimentos importantes e considerados tradicionais (ou de vanguarda), que são os movimentos operários e sindicais (ver atividade anterior para mais detalhes).

 

Já na aula do dia 16 de julho, você aprendeu sobre movimentos que reivindicam direito de acesso à terra, no meio rural, e de acesso à moradia no meu urbano.  Os movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no meio agropecuário. Apesar de haver as mais variadas siglas, e você aprendeu as mais variadas formas de movimento social do campo na aula, os movimentos sociais do campo constituíram-se, historicamente, a partir de duas principais frentes: as Ligas Camponesas, entre as décadas de 1940 e 1960, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado na década de 1980.  os movimentos sociais urbanos são movimentos que se organizam em torno de trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem, como os bairros periféricos, e desejam acesso a moradia e melhores condições de vida na cidade. Apesar de você ter conhecido inúmeros movimentos sociais urbanos, hoje o movimento de trabalhadores sem-teto (MTST) é um dos principais expoentes na luta por moradia e por uma Reforma Urbana popular e classista

 

Na aula do dia 23 de julho você  aprendeu um outro movimento importante para a conquista de direitos, no caso, o movimento feminista. Aqui levou-se em consideração a luta das mulheres por direitos considerados básicos (como educação e trabalho) e pela conquista de equidade (mesmo trabalho e mesmo trabalho, por exemplo) entre homens e mulheres. Na aula do dia 30 de julho você aprendeu  sobre os direitos das mulhres na atualidade. Na prática você perceberá, através de dados, como as desigualdades entre homens e mulheres se manifestam e, inclusive, entre brancos e negros (homens brancos, homens negros, mulheres brancas e mulheres negras) em termos de rendimentos diferentes, diferentes condições de trabalho. Aprendeu também sobre violência doméstica : como pode ser definida, como ela acontece, quem as pratica, quem são as maiores vitímas e serã mostrados dados para dar suporte a essas argumentações.

aula do dia 06 e 13 de agosto você aprendeu sobre outros  outros movimentos sociais muito importantes, como, onde e porquê surgem e quais são as principais bandeiras de luta desses movimentos. Entre eles, vocês aprenderam sobre o Movimento Negro, o Movimento LGBTQI+ e o movimento ambientalista. Em Geral, esses movimentos são conhecidos como Novos Movimentos Sociais, não porque são novos no tempo, ou seja, no período histórico que surgiram, mas porque foram bandeiras que ganharam mais visibilidade na metade dos anos 1960, principalmente por causa do Maio de 1968 na França. O que eu quero dizer com isso? É que as causas combatidas pelo movimento negro, como racismo e igualdade de condições, não são novas. O mesmo vale para as discussões de gênero, levadas a cabo pelo movimento LGBTQI+, e a degradação ambiental e o questionamento das nossa formas de consumo (movimento ambientalista) que não são também novas. Esses “novos” sujeitos apenas conseguiram ganhar mais atenção com essas pautas.

A aula do dia 20 de agosto, aparentemente, introduz um tema descolado das discussões anteriores, que é o conceito e as características o que se entende por Estado. Por que aparentemente “descolado”, desconectado? Porque é por meio do Estado, e suas instituções, que conseguimos garantir direitos e promover mudanças, inclusive com a introdução de novas pautas para discussão. Essa aula é fundamental para, entre outras coisas, você compreender como o Estado se organiza, quais são seus fundamentos e objetivos,  quais são suas principais características e a diferençaç entre Estado e Governo. Na próxima atividade, eu descreverei melhor esses pontos para ficar mais nítido na compreensão de vocês e dar seguimento à compreensão do que seria Estado de Direito que acredito você já ouviu falar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário