CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Professora Dra:
Ariella
Turmas:
1A, 1B, 1C
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula/Classroom
Prazo de envio:
até 14/10/2020
Período envio: 28/09 a 02/10
Plantão de dúvidas por
meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
Quartas-feiras
1A: 08h45 às 9h30 e 10h15 às 11h00
1B: 09h30 às 10h15 e 11h45
às 12h30
1C: 08h00 às 08h45 e 11h00
às 11h45
Google Sala de Aula
Tutorial de acesso aqui anexado
Caso você tenha seguido
todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes
códigos:
1A: kqdalef
1B: 5eswwbx
1C:
uqtittn
Material
utilizado
Aula
do CMSP e e box-resumo
Tarefa
Assistir a aula de Sociologia do
CMSP e responder as questões
Objetivo
Perceber que a humanidade possui uma unidade na diferença
e como a Cultura é elemento fundamental para operar a ligação entre a unidade e
diferença. Como construímos a Sociedade
por meio desses valores e aprendizagens interiorizados por meio da
Socialização.
Habilidades
Reconhecer que a
unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural.
Reconhecer o caráter social e culturalmente construído da humanidade.
Orientações
1)
Assistir as
aulas de Sociologia do CMSP
Sobre Cultura: unidade na diferença, aula do
dia 03 de Setembro
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2565&id=11
Sobre
Construindo Nossa Sociedade, aula do dia 10 de Setembro
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2727&id=11.
2) Consultar o Box-resumo elaborado (final do texto)
3) Depois
de assistir as duas aulas (03 e 10 de setembro), responder as seguintes
questões:
a)
De acordo com as aulas, quais são as
principais diferenças entre nós e os animais?
b)
Como Cultura pode ser definida a partir
das aulas?
c)
De acordo com a aula, como aprendemos as nossas
diferenças? O que nos une enquanto humanos?
d)
O que pode ser considerado uma Construção
Social?
e)
Quando as professoras dizem que “nada é
natural, tudo é uma construção social”, elas extraem de um autor. Que autor é
esse e o que ele quer dizer com isso?
Observações:
São
duas atividades: 1) assistir aula; b) responder as questões guia. Fiquem
atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das
ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência,
ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto
do e-mail (se enviar por e-mail a atividade) Atividade 17, Nome e Série
para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são
aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que
procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat
do CMSP, para entrega de atividades e
plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.
Box-resumo: Socialização primária e socialização
secundária
Nas
atividades e aulas anteriores (principalmente a do dia 25 de junho) você
aprendeu de forma geral o que é Socialização, entendida como o resultado
de um processo que aprendemos na convivência com outros seres humanos (desde o
nosso nascimento até a morte), com base em valores, ideias, atitudes e fazeres
comuns. Ou seja, seus sentimentos sobre uma criança, sua ideia sobre um
assunto, seu tratamento de respeito aos idosos ou seu modo de vestir, são
aprendidos através do seu contato com as gerações anteriores
Mas
se a Socialização consiste em um processo de aprendizagem, da interiorização de
valores e costumes, como exatamente introjetamos esses valores, costumes,
normas dentro de nós?
A
esse processo acontece em dois níveis e nós Sociólogos chamamos de Socialização
primária e secundária, que é o tema da aula do dia 02 de julho.
Denominamos
socialização primária os contatos caracterizados por alto grau de
afetividade, que constituem relações diretas e de forte proximidade entre os
integrantes, as interações face a face. É nessa fase que os indivíduos
internalizam suas experiências e estabelecem, na maioria dos casos, relações
sólidas e permanentes. Isso ocorre principalmente na infância e no meio
familiar . Em outros termos significa dizer que são valores aprendidos
primariamente dentro da família, portanto, a família é o principal agente
socializador
A
socialização secundária, por outro lado, pode ser entendida como um
processo que se inicia na infância e se estende por toda a nossa vida. É um
momento em que é introduzida na fase da infância novos e diferentes valores
vivenciados fora da família. Ocorre principalmente na escola, nos locais de
trabalho, nos grupos de amigos, nas práticas esportivas em grupo, em
associações, etc. Diferente da socialização primária, os agentes
impulsionadores da disseminação de novos valore são mais diversificados.
Atualmente
há que se considerar a influência dos meios de comunicação de massa como
agentes de socialização capazes de causar impacto na formação dos indivíduos
desde a primeira infância, por meio do programas televisivos e da publicidade
direcionada ao público infantil. Caso queira aprofundar o seu conhecimento
sobre isso, consultar o documentário chamado “Criança, a alma do negócio”,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ur9lIf4RaZ4
Na aula do dia 09 e 16
de julho foram aprofundados, de forma prática, esses conceitos de
socialização primária e secundária, ao apresentar como a Família (que nos
ensina os primeiros valores, ou aquilo que consideramos regras básicas e
éticas), a Escola (que tem função de nos ensinar saberes historicamente
acumulamos, mas também a viver em Sociedade) e o Trabalho (apesar de ter regras
e comportamentos específicos, aprofunda os que já são introjetados na escola)
socializam e educam o indíviduo para viver em Sociedade. Quando são tratados
Grupos Sociais (que podem ser os mais variados possíveis), você compreendeu
como, apesar de valores padrões serem nos ensinados, conseguimos construir um
certo tipo de autonomia através de um conceito muito importante chamado
Afinidade, que nada mais é do que a tendência de nos relacionarmos a partir de
valores e costumes comuns. Mas observe que na Sociologia a Afinidade assume
outros contornos em autores como Max Weber, que elaborou o conceito de
Afinidade Eletiva (a partir de uma visão da Química) para discutir a
convergência entre ética protestante e o “espírito do capitalismo” na
amadurecimento do capitalismo na Inglaterra, na Holanda e nos Estados nos
séculos XVIII ao XIX.
Na aula do dia 23 de julho você irá
entender como se constrói a Identidade a partir dos processos de socialização
(primária e secundária) e da interação do indivíduo-sociedade ao longo da vida
(desde o nascimento até a morte). Irá compreender que Identidade não é fixa,
mas algo em permanente construção, tema aprofundado na aula do dia 30 de
julho, que trabalhou, inclusive, como isso acontece e que papel ela desempenha em nossas vida a
partir da visão de dois sociólogos imporantes: Stuart Hall e Peter Berger.
Essas perspectivas remetem à compreensão de que um indivíduo comporta várias
“personas”, no sentido de que aprendemos e somos ensinados em formas
consideradas adequadas para diversas ocasiões dentro dos muitos grupos sociais
dos quais participamos. É justamente sobre esses grupos sociais que
participamos que serão as aulas do dia 06 de 13 de agosto, em que você
aprenderá como a construção dessa identidade ocorre por meio da interação com
Grupos Sociais fora da família e da Escola.
A ideia é conseguir estabelecer uma conexão também com a influência que
a Internet exerce hoje na formação não apenas de Grupos Sociais, mas também na
conformação de relacionamentos como amizade e namoro. Para além da aula, eu
completo aqui que esses temas de relacionamentos
por internet foram abordados pelo sociólogo polonês Zygmund Bauman, em Amor
Líquido e, de forma mais breve, em Modernidade Líquida, e também por Eva Blu.
Para Bauman, essa característica fluída da modernidade, de que nada mais é
feito para durar, produz impactos,
inclusive, na forma como nos relacionamos
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