terça-feira, 8 de setembro de 2020

ATIVIDADE 8 - 8º A e B - PROFª MARCIA CRISTINA

 Professor (a): Marcia C Alves

Turma: 8 º A  e B

Disciplina: Ciências

Canal de resposta:marciaca@prof.educacao.com.br

Prazo de envio: ATÉ 10 dias após a postagem 

Período de envio:08/09 À 11/09/2020

 

Material utilizado:Caderno do aluno, canal centro de mídias, blog da escola

 

Tarefas:

Responder as questões solicitadas sobre o tema prevenção.


 

Orientações: Consultar a apostila e materiais disponibilizados anteriormente no blog da escola .

 

 

Leia antes de realizar a atividade.

 

A importância da prevenção

 

Preservativo masculino e feminino Você já ouviu falar em camisinha? Este é o nome popular do preservativo masculino e feminino. O preservativo é um método contraceptivo que apresenta inúmeras vantagens: é acessível e consegue proteger tanto uma gravidez não planejada quanto as infecções sexualmente transmissíveis (IST). É por isso que os preservativos masculinos e femininos oferecem o que chamamos de “dupla proteção”. A opção pelo uso dos preservativos é um método de prevenção muito importante, mas também é fundamental saber usá-los corretamente. Por exemplo: não se deve usar o preservativo masculino e o feminino ao mesmo tempo pois, além de não aumentar a proteção, há um enorme risco de que eles sejam rompidos. O mesmo vale para o uso de dois preservativos masculinos, um sobre o outro. Também é importante colocar o preservativo corretamente, e sempre antes do início da relação sexual.

Contraceptivo de emergência (Pílula do dia seguinte) Reflita sobre o seguinte questionamento: E se o método contraceptivo escolhido falhar? O que devemos fazer? A primeira ação é procurar um profissional da saúde para que possa ajudá-los. Os riscos de uma gravidez não planejada ou de contaminação por uma IST existem e podem acontecer com qualquer pessoa. Para evitar a gravidez, há a possibilidade do uso do contraceptivo de emergência, conhecido popularmente como “pílula do dia seguinte”. Mas, atenção: o seu uso é somente para ocasiões de emergência e não deve ser feito continuamente. Cabe ao profissional da saúde, o médico ginecologista, orientar quanto ao que é recomendável para cada pessoa. Uma forma de prevenção emergencial para algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco). Esta medida de prevenção de urgência

 

consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de infecções pelo HIV, hepatites virais e outras IST. O uso deve ser iniciado preferencialmente logo nas duas primeiras horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde. Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencaocombinada/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv.

 

De quem é a responsabilidade? A contracepção é uma responsabilidade tanto do menino quanto da menina e, portanto, a escolha do método contraceptivo deve ser compartilhada. Por isso, é fundamental que meninas e meninos conheçam as características de cada método e quais são as expectativas e dificuldades em relação a cada um deles. Não existe o “melhor” método contraceptivo, pois cada adolescente é diferente, tem histórias e projetos de vida diferentes, características, estilos de vida e condições de saúde próprios. Por isso é muito importante conversar com um profissional da saúde para decidir qual é o método mais adequado (ou os métodos mais adequados) para si mesmo(a). Fonte: Adolescentes e jovens para a educação entre pares: Sexualidades e Saúde Reprodutiva. Texto adaptado especialmente para o SP faz Escola. Fonte: Saúde e prevenção nas Escolas.

 

Responda em seu caderno.

 

Com base em tudo o que foi visto até aqui e em todas as informações que conseguiram levantar a respeito dos métodos contraceptivos, responda às seguintes questões em seu caderno:

 1- É importante um método contraceptivo oferecer dupla proteção? Por quê?

 2- O que mais é importante considerar na escolha de um método contraceptivo?

 3- Em sua opinião, qual é o método contraceptivo mais adequado? Justifique.

4- Quem deve ficar como responsável pela escolha e pela utilização do método escolhido? Justifique.

5- Quais critérios você utilizou para responder à questão anterior?

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