sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Atividade 14 - 6º e 7º - ELETIVAS MINHA VIDA CABE DENTRO DE UMA HQ - PROFª ALICE

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Professor (a):Alice Rodrigues de Oliveira

Turma: 6º e 7º ano

Disciplina: Eletiva "Minha vida cabe dentro da História em Quadrinho"

Canal de resposta: : alirodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:10 dias

Período de envio: 28/09 a 02/10

 

Material utilizado:

Caderno, internet blog da escola, lápis .


Tarefas:

 

HISTÓRIA EM QUADRINHOS


As histórias em quadrinhos são histórias compostas pela linguagem verbal e não verbal.

Essas histórias são apresentadas dentro de quadrinhos, local onde os personagens são expostos e a fala é escrita dentro de diversos tipos de balões. Há também histórias em que não se usa nenhum tipo de balão. A mensagem é transmitida somente através dos desenhos e das expressões faciais.

Há também as onomatopeias que são os sons, ruídos reproduzidos por letras e desenhos. Também há os recursos gráficos que em sua maioria são os símbolos e sinais que aplicados aos  desenhos, acrescentam-lhe sensações, movimentos, etc.

Alguns significados de onomatopeias

 
As onomatopeias


 



Recursos gráficos

 



Alguns tipos de balões:


Os sinais de pontuação são variados, pois além de reforçar as vozes dos personagens expressam o modo como eles representam seus sentimentos como: raiva, emoção, medo, tristeza, etc.

A história em quadrinhos tudo acontece em um cenário que pode representar uma fazenda, uma cidade, um parque de diversão, etc.

Há também nas HQs as legendas ou letreiros que são recursos utilizados na história como introdução ou no decorrer desta, ligando um quadro ao outro. Elas apresentam a descrição de um  fato ou uma informação importante para a interpretação da história.

 



Dicas:

Software Hagáquê para baixar e criar sua história no seu computador.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=10982

Para criar uma Hagaquê online.

https://criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm

Histórias em quadrinhos para ler e interagir.

http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/

 

1.Analise as cenas abaixo, em seguida,  crie um diálogo e escreva dentro dos balões. Não esqueça de dar um título para a sua história.

 

     Título:__________________________________________________


2.Agora com auxílio do seu professor elabore uma história em quadrinhos utilizando os recursos estudados. O tema pode ser livre. Não esqueça do título. Bom trabalho!


Orientações:

Leia com atenção sobre HQs e seus recursos.


Observações:

Estou disponível no e mail e no whatsApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário