quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ATIVIDADE 15 - 1ª D - PROFº VINICIUS

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 


Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 1ºD

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 14 de Outubro

Período de envio: 28 de setembro á 2 de Outubro.

            

  Oláaa meus alunos/as queridos/as! Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuaremos a nossa jornada em busca do conhecimento! Nesta aula estudaremos a República Romana( VI a.C-I a.C) e seus desdobramentos que culminarão nos alicerces da construção do Império Romano. Em especial neste episódio, daremos uma  super atenção para a aula de História: Política e sociedade na República Romana no Centro de mídias. Fundamental assistir na integra!  Vamos a aula 15

Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades anteriores.                        

 - Não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização

de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno, livro didático.

-Internet.

 

Bons estudos meus queridos/as.


História – 1ºD

Atividade 15Política e sociedade na República Romana


Imagem: https://www.todamateria.com.br/republica-romana/

 

Iniciando a conversa: Muito importante assistir esta aula de História no centro de mídias, para comprendermos a estrutura Política e sociedade na República Romana, e como seus desdobramentos se refletem até os dias de Hoje.

Aula no Centro de mídias: Política e sociedade na República Romana

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=liI7Uj-95mM&list=PL1EAsbCb8zERkY-hsGMZlix607V3X-otv&index=7

 

Agora que você assistiu a aula : Política e sociedade na República Romana no Centro de mídias, responda:

1 - Quais as diferenças entre plebeus e patrícios?

2 – Havia privilégios entre esses grupos? Quais eram?

3 – Quais foram esses direitos estabelecidos pela República Romana?

4  - Explique o significado da conquista da lei: 12 tábuas.

5 – “Somos servos da lei para poder ser livres” (Cícero advogado e Cônsul da republica Romana). Com base na frase de Cícero, responda: O que as leis estabelecidas durante a República significaram para plebeus e patrícios em Roma?

6 – Como funcionava a escravidão na República Romana?

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

Observações:

- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo do trabalho:

Habilidades

H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

H2- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

 

Competências

- Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

- Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário