CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Turma: 1ºD
Disciplina: História
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 14 de Outubro
Período de envio: 28 de
setembro á 2 de Outubro.
Oláaa meus alunos/as queridos/as!
Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuaremos a nossa jornada em
busca do conhecimento! Nesta aula estudaremos a República Romana( VI a.C-I a.C)
e seus desdobramentos que culminarão nos alicerces da construção do Império
Romano. Em especial neste episódio, daremos uma
super atenção para a aula de História: Política e sociedade na República
Romana no Centro de mídias.
Fundamental assistir na integra! Vamos a aula 15
Observações :
-
Muito importante desenvolver as atividades anteriores.
- Não se esquecer de colocar o nome completo e
turma a qual pertence.
- Fazer a leitura
das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e
organização
de sua tarefa.
-
Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das
atividades.
- Caso escolha
desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores
diferentes( Não utilizar lápis).
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante
ter duas cores diferentes).
-Celular
ou notebook(caso tenham).
-Caderno
do aluno, livro didático.
-Internet.
Bons estudos meus queridos/as.
História – 1ºD
Atividade 15 – Política e
sociedade na República Romana
Imagem:
https://www.todamateria.com.br/republica-romana/
Iniciando
a conversa: Muito importante assistir esta aula de
História no centro de mídias, para comprendermos a estrutura Política e
sociedade na República Romana, e como seus desdobramentos se refletem até os
dias de Hoje.
Aula
no Centro de mídias: Política e sociedade na República
Romana
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=liI7Uj-95mM&list=PL1EAsbCb8zERkY-hsGMZlix607V3X-otv&index=7
Agora que você assistiu a aula : Política e sociedade na República
Romana no Centro de
mídias, responda:
1 - Quais as diferenças
entre plebeus e patrícios?
2 – Havia privilégios
entre esses grupos? Quais eram?
3 – Quais foram esses
direitos estabelecidos pela República Romana?
4 - Explique o significado da conquista
da lei: 12 tábuas.
5 – “Somos servos da lei para poder ser livres” (Cícero advogado e
Cônsul da republica Romana). Com base na frase de Cícero, responda: O que as
leis estabelecidas durante a República significaram para plebeus e patrícios em
Roma?
6 – Como funcionava a
escravidão na República Romana?
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e
disciplina.
- Leia o texto e desenvolva a tarefa
com calma.
- importante organizar um lugar
tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes(
Não utilizar lápis)
- Fazer a leitura com calma do
conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter
melhor rendimento nos estudos.
-O trabalho sugerido foi pensando no
tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva
com calma sua tarefa.
-Utilizar ,livro didático,caderno do
aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As orientações estão bem detalhadas,
mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do
Professor e blog da unidade
escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é
uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá
novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com
os avisos e novidades do aplicativo Centro
de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do trabalho:
Habilidades
H1-Interpretar historicamente e/ou
geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2- Analisar a produção da memória pelas
sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais
do presente aos seus processos históricos.
H11 - Identificar registros de práticas de
grupos sociais no tempo e no espaço.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos
sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo
poder.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na
organização das sociedades.
Competências
-
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
-
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas
e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos
sociais.
- Compreender a sociedade e a
natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos
históricos e geográficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário