sexta-feira, 2 de outubro de 2020

ATIVIDADE 15 - 1ª E, F e G - PROFª SOLANGE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Atividade III do terceiro bimestre

 e de recuperação

 

Professora: Solange Cabral de Deus

Turmas: 1ºs E, F, G do Ensino Médio

Disciplina: Arte

Contatos:

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

 

Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h:

Turma do 1º ano E: xhdlt65

Turma do 1º ano F: chbmj36

Turma do 1º ano G: e3n3hxl

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

 

Prazo de envio: duas semanas após a postagem

Período de envio: 28/09 a 02/10/2020

Tempo previsto à realização: 3h.

 

Habilidade: EM13TEC01 – Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas.

Objetivos: Saber mais sobre os seus direitos no universo da Internet, criar dicas e ferramentas para compartilhar, interagir socialmente por meio de ação da comunicação do campo da arte

Tema: Arte da comunicação interagindo na tecnologia

Material utilizado: Escolar do aluno, acesso às pesquisas

 

Tarefas: Diagnosticar competências no acesso de páginas de redes sociais

 

Sondagem

Responda:

1.O que pensa sobre a Internet? Para que ela deve servir? Compartilhe conosco as suas ideias

 

Apreciação:

YORICK, estudante, 22 anos, holandês

“A Internet… um dos principais meios para entrar em contato com as pessoas, especialmente para negócios, desenvolver parcerias e trocar ideias com escolas de outros países”.

 

CHARLOTTE, estudante, 17 anos, francesa

“Apenas uma pergunta, será que hoje podemos viver sem a Internet? Sinceramente, acho que não, pois precisamos dela até para ver o tempo que faz lá fora. Ela se tornou parte das nossas vidas. Até criaram componentes que podem ser controlados a partir do nosso celular! Tem os lados positivos e negativos, você pode procurar o que quiser e quando quiser, o que é incrível”.

 

TEREZA, estudante de Medicina, 20 anos, tcheca

“Um local seguro, inspirador e sem restrições, onde as pessoas podem apresentar as suas opiniões ou pensamentos sem se exporem a comentários abusivos e excessivamente críticos dos outros (dependendo da lei no país)”.

 

FLORAN, estudante, 20 anos, holandês

“A Internet em si é uma coisa boa, mas foi feita para favorecer a livre expressão, então, se um conteúdo já está online, você deveria poder baixá-lo”.

 

ISABELLE, estudante, 12 anos, holandesa

“…procurar informações, jogar e usar o e-mail”.

 

LIVI, estudante, 22 anos, inglesa

“A Internet é uma excelente ferramenta de comunicação. Faço tudo pela Internet. Aprendo sozinha a fazer algumas coisas com a ajuda dos vídeos do YouTube. Faço todas as minhas leituras para a universidade na Internet, onde sempre está tudo atualizado”.

 

ĽUBOŠ, estudante, 14 anos, eslovaco

“A Internet – queremos um espaço aberto e seguro para todos”.

 

IOANNA, estudante secundarista, 17 anos, grega

“A Internet devia ser como um quebra cabeça. Cada pessoa no mundo compartilha um pouco dos seus

conhecimentos na net e assim as pessoas ‘’constroem’’ um mundo de informações que é constantemente atualizado e desenvolvido”.

 

JOSH, estagiário de Engenharia, 18 anos, inglês

“A Internet é um meio de me comunicar com os meus amigos e de gerenciar a minha vida social – especialmente com o Facebook – e é também uma forma rápida de obter informação”.

 

https://internetsegura.br/desafios/

 

Um direito protege pessoas ou grupos da injustiça; permite às pessoas crescerem na plenitude das suas capacidades e tornarem-se membros ativos da sociedade; é uma responsabilidade que cada pessoa ou grupo tem em relação aos outros; tem a ver com o respeito de si próprio e dos outros. Um direito cria uma obrigação moral e jurídica que as nações e as pessoas devem cumprir.

 Australian Broadcasting Corporation (2000),Human Rights: What and When http://www.abc.net.au/civics/rights/what.htm

 

Educação, Segurança pessoal, Liberdade de expressão, Direito de resposta, Privacidade, Informação, confiável, Respeito Propriedade / Autoria, Ambiente seguro, Participação, Acesso à informação

Responda:

Quais destes conceitos você acha que são os seus direitos e deveres na Internet? Podem ser os dois

simultaneamente? Você também pode escrever outras palavras que acha que estão relacionadas com

direitos e deveres quando está online................................................................................................

 

Tarefa 1

Pesquise e responda:

1.    Você acha que alguns direitos são diferentes para a um jovem de 14 anos e outro de 18 anos?

Eles tem responsabilidades diferentes?.................................................................................

2.    Qual é a diferença entre direitos e responsabilidades? Dê exemplos

............................................................................................................................................

3.    Quando os seus direitos não são respeitados?

..........................................................................................................................................

4.    Onde é que podemos denunciar as violações na internet como por exemplo, em uma compra de um app na Internet com o valor do produto debitado indevidamente várias vezes na conta do consumidor?

.............................................................................................................................................................

5.    Que direitos você acha que foram violados neste caso? Você denunciaria uma situação como esta? Onde faria isso?

.....................................................................................................................................................

 

6.    Um comentário inconveniente foi deixado no seu perfil nas redes sociais – contendo linguagem inapropriada e violenta, o que você?

(Indicação: Falar com a pessoa que colocou o post, bloquear o usuário se for preciso…)

 

7.    Identifique alguns exemplos de como os seus direitos na Internet podem ser infringidos e qual seria a melhor solução para cada uma das violações de direitos na internet?

 

8.    Você acha que as ações abaixo são consideradas violações no nosso país? Registre sim ou não e qual seria a consequência para cada violação:

A.   Marcações (tags) falsas de pessoas em fotografias.................................................................

 

B.   Uma pessoa foi presa por piratear um telefone, mas não foi condenada. Mesmo assim, escreve no

seu perfil: “X é um hacker de telefone!!!!!” .........................................................................................

 

C.   Ouve boatos sobre manifestações violentas na sua região. Não participa, mas coloca um post na sua conta: “Ótimo, tumulto nas ruas da minha cidade, adoro!” ..................................................

 

D.   Abrir uma conta no Facebook com um nome falso. Uma menina de 15 anos tira uma foto de si

mesma nua e envia para o namorado ...........................................................................................

 

E.   Postar um ícone cultural protegido por direitos autorais (um logotipo, símbolo, rosto, etc., algo

que todos reconhecem), dando ou não o devido reconhecimento ao proprietário...................................

 

F.    Postar uma selfie em um show quando o ingresso especifica que são proibidas fotografias e

gravações em vídeo...............................................................................................................................

 

G.   Um/a professor/a coloca uma imagem de uma turma no site de uma rede social sem o consentimento de todos os pais..................................................................................................

 

H.   Você acha que as ações abaixo são consideradas violações no seu país? Qual seria a consequência para cada violação?...................................................................................

 

 

Tarefa 2

 

Tema: Termos e Condições de serviço na internet

Condições gerais e especiais, disposições, requisitos, regras, especificações e normas que fazem parte

integral de um acordo ou contrato.

BusinessDictionary (2012), Terms and Conditions http://www.businessdictionary.com/definition/terms-and-conditions.html

 

Atividade:

Sem dúvida você já marcou um (concordo) em algum site para aceitar os termos e condições de um serviço. Mas você sabe exatamente o que está aceitando?..............................................................

Imprima os termos e condições de um site que utiliza regularmente e resuma os pontos principais.

Q1 De onde este texto foi retirado? (preencher a linha relativa à referência acima)

Q2 Você aceitou estes termos e condições? SIM NÃO

Q3 No espaço abaixo, você consegue reescrever este texto numa linguagem mais fácil de entender?

 

Tarefa 3:

“Uma imagem vale mais que 1000 palavras”

É por isso que muitas vezes utilizamos símbolos quando nos comunicamos.

Atividade:

Identifique o significado do seguinte símbolo:


Agora tente desenhar ícones que possam simbolizar os principais pontos de internet que provavelmente você encontrará nos termos e condições e escreva o seu significado.

 

Tarefa 4

Responda:

1.O que você aprendeu com esta atividade?

 

2.E quanto as atividades do terceiro bimestre, o que você aprendeu?

 

 

 

Orientações:

Violação: Agir de forma contrária a uma lei ou regra. Uma infração não é automaticamente um crime.

 Em termos jurídicos, a palavra violação5 é empregada com frequência, como por exemplo, a

expressão violação dos direitos autorais.

Os seus direitos na Internet podem ser violados ou infringidos de várias maneiras. Embora

algumas vezes isto esteja relacionado com a Netiqueta ou com o comportamento eticamente

previsível na Internet, em outras ocasiões pode se tratar de uma violação da lei, que pode

acabar em uma ação em tribunal.

 

Uma pessoa levaria 76 dias de trabalho para ler as políticas de privacidade de todos os sites que visita ao longo de um ano. Por isso, não é de admirar que as pessoas apenas rolem a página para baixo e apenas cliquem em “Aceito todos os termos e condições”

Existem ferramentas para te ajudar a traduzir termos e condições de difícil entendimento. Você pode conferir, por exemplo, o EULAlyzer.

 

Para o conteúdo coberto pelas leis de direitos de propriedade intelectual, como fotos e vídeo (conteúdo

IP), você nos concede especificamente a seguinte permissão, sujeita às configurações de privacidade

e aplicativos: você nos concede uma licença mundial não exclusiva, transferível, sublicenciável, livre de

royalties, para usar qualquer conteúdo IP publicado por você ou associado ao Facebook (Licença IP). Essa licença IP termina quando você exclui seu conteúdo de IP ou sua conta, a menos que seu conteúdo tenha sido compartilhado com outros e eles não o tenham excluído.

Referência: ...............................................................

Você sabia que no Brasil é crime invadir um dispositivo informático? A lei 12.737/2012 alterou o Código Penal para incluir delitos informáticos, como destacamos abaixo.

 Lei 12.737/2012 - Delitos Informáticos - Extrato

 Art. 154-A

Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita:

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

 

https://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/educacao-para-o-consumo/codigo-de-protecao-e-defesa-do-consumidor-2016.pdf

 

https://cartilha.cert.br/criptografia/

 

 

Observações

 

Fontes:

The Atlantic (2012), Reading the Privacy Policies You Encounter in a Year Would Take 76 Working Days

 http://www.theatlantic.com/technology/archive/2012/03/reading-the-privacy-policies-you-encounter-in-a-year-would-take-76-work-days/253851/

 

Merriam-Webster (2012), Violation (online), http://www.learnersdictionary.com/search/violation

 Ibid, Infringement http://www.learnersdictionary.com/search/infringement

Nenhum comentário:

Postar um comentário