CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Atividade III do terceiro bimestre
e de recuperação
Professora: Solange Cabral de
Deus
Turmas: 1ºs E, F, G do
Ensino Médio
Disciplina: Arte
Contatos:
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br; solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso ao Classroom:
https://classroom.google.com/h:
Turma do 1º ano E: xhdlt65
Turma do 1º ano F: chbmj36
Turma do 1º ano G: e3n3hxl
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Prazo de envio: duas semanas
após a postagem
Período de envio: 28/09 a 02/10/2020
Tempo previsto à realização: 3h.
Habilidade: EM13TEC01 –
Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos
disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de
problemas.
Objetivos: Saber
mais sobre os seus direitos no universo da Internet, criar dicas e ferramentas para
compartilhar, interagir socialmente por meio de ação da comunicação do campo da
arte
Tema: Arte
da comunicação interagindo na tecnologia
Material utilizado: Escolar do
aluno, acesso às pesquisas
Tarefas: Diagnosticar
competências no acesso de páginas de redes sociais
Sondagem
Responda:
1.O que pensa sobre a Internet? Para que ela deve servir? Compartilhe conosco as suas ideias
Apreciação:
YORICK, estudante, 22 anos,
holandês
“A
Internet… um dos principais meios para entrar em contato com as pessoas,
especialmente para negócios, desenvolver parcerias e trocar ideias com escolas
de outros países”.
CHARLOTTE, estudante, 17 anos,
francesa
“Apenas
uma pergunta, será que hoje podemos viver sem a Internet? Sinceramente, acho
que não, pois precisamos dela até para ver o tempo que faz lá fora. Ela se
tornou parte das nossas vidas. Até criaram componentes que podem ser
controlados a partir do nosso celular! Tem os lados positivos e negativos, você
pode procurar o que quiser e quando quiser, o que é incrível”.
TEREZA, estudante de Medicina,
20 anos, tcheca
“Um
local seguro, inspirador e sem restrições, onde as pessoas podem apresentar as
suas opiniões ou pensamentos sem se exporem a comentários abusivos e
excessivamente críticos dos outros (dependendo da lei no país)”.
FLORAN, estudante, 20 anos,
holandês
“A
Internet em si é uma coisa boa, mas foi feita para favorecer a livre expressão,
então, se um conteúdo já está online, você deveria poder baixá-lo”.
ISABELLE, estudante, 12 anos,
holandesa
“…procurar informações, jogar
e usar o e-mail”.
LIVI, estudante, 22 anos,
inglesa
“A
Internet é uma excelente ferramenta de comunicação. Faço tudo pela Internet.
Aprendo sozinha a fazer algumas coisas com a ajuda dos vídeos do YouTube. Faço
todas as minhas leituras para a universidade na Internet, onde sempre está tudo
atualizado”.
ĽUBOŠ, estudante, 14 anos,
eslovaco
“A Internet – queremos um
espaço aberto e seguro para todos”.
IOANNA, estudante
secundarista, 17 anos, grega
“A
Internet devia ser como um quebra cabeça. Cada pessoa no mundo compartilha um
pouco dos seus
conhecimentos
na net e assim as pessoas ‘’constroem’’ um mundo de informações que é
constantemente atualizado e desenvolvido”.
JOSH, estagiário de
Engenharia, 18 anos, inglês
“A
Internet é um meio de me comunicar com os meus amigos e de gerenciar a minha
vida social – especialmente com o Facebook – e é também uma forma rápida de
obter informação”.
https://internetsegura.br/desafios/
Um direito protege
pessoas ou grupos da injustiça; permite às pessoas crescerem na plenitude das
suas capacidades e tornarem-se membros ativos da sociedade; é uma
responsabilidade que cada pessoa ou grupo tem em relação aos outros; tem a ver
com o respeito de si próprio e dos outros. Um direito cria uma obrigação moral
e jurídica que as nações e as pessoas devem cumprir.
Australian Broadcasting
Corporation (2000),’Human
Rights: What and When’
http://www.abc.net.au/civics/rights/what.htm
Educação, Segurança pessoal, Liberdade
de expressão, Direito de resposta, Privacidade, Informação, confiável, Respeito
Propriedade / Autoria, Ambiente seguro, Participação, Acesso à informação
Responda:
Quais destes conceitos você
acha que são os seus direitos e deveres na Internet? Podem ser os dois
simultaneamente? Você também
pode escrever outras palavras que acha que estão relacionadas com
direitos e deveres quando está
online................................................................................................
Tarefa 1
Pesquise e responda:
1. Você
acha que alguns direitos são diferentes para a um jovem de 14 anos e outro de
18 anos?
Eles tem responsabilidades
diferentes?.................................................................................
2. Qual é
a diferença entre direitos e responsabilidades? Dê exemplos
............................................................................................................................................
3. Quando
os seus direitos não são respeitados?
..........................................................................................................................................
4. Onde é
que podemos denunciar as violações na internet como por exemplo, em uma compra de
um app na Internet com o valor do produto debitado indevidamente várias
vezes na conta do consumidor?
.............................................................................................................................................................
5. Que
direitos você acha que foram violados neste caso? Você denunciaria uma situação
como esta? Onde faria isso?
.....................................................................................................................................................
6. Um
comentário inconveniente foi deixado no seu perfil nas redes sociais – contendo
linguagem inapropriada e violenta, o que você?
(Indicação: Falar
com a pessoa que colocou o post, bloquear o usuário se for preciso…)
7. Identifique
alguns exemplos de como os seus direitos na Internet podem ser infringidos e qual
seria a melhor solução para cada uma das violações de direitos na internet?
8. Você
acha que as ações abaixo são consideradas violações no nosso país? Registre sim
ou não e qual seria a consequência para cada violação:
A. Marcações
(tags) falsas de pessoas em fotografias.................................................................
B. Uma pessoa
foi presa por piratear um telefone, mas não foi condenada. Mesmo assim, escreve
no
seu perfil: “X é um hacker de
telefone!!!!!”
.........................................................................................
C. Ouve
boatos sobre manifestações violentas na sua região. Não participa, mas coloca
um post na sua conta: “Ótimo, tumulto nas ruas da minha cidade, adoro!”
..................................................
D. Abrir
uma conta no Facebook com um nome falso. Uma menina de 15 anos tira uma foto de
si
mesma nua e envia para o namorado ...........................................................................................
E. Postar
um ícone cultural protegido por direitos autorais (um logotipo, símbolo, rosto,
etc., algo
que todos reconhecem), dando ou não o devido reconhecimento
ao proprietário...................................
F. Postar
uma selfie em um show quando o ingresso especifica que são proibidas
fotografias e
gravações em vídeo...............................................................................................................................
G. Um/a
professor/a coloca uma imagem de uma turma no site de uma rede social sem o
consentimento de todos os pais..................................................................................................
H. Você
acha que as ações abaixo são consideradas violações no seu país? Qual seria a consequência
para cada violação?...................................................................................
Tarefa 2
Tema:
Termos e Condições de serviço na internet
Condições gerais e especiais,
disposições, requisitos, regras, especificações e normas que fazem parte
integral de um acordo ou
contrato.
BusinessDictionary (2012), ‘Terms
and Conditions’
http://www.businessdictionary.com/definition/terms-and-conditions.html
Atividade:
Sem dúvida você já marcou um
(concordo) em algum site para aceitar os termos e condições de um serviço.
Mas você sabe exatamente o que está aceitando?..............................................................
Imprima os termos e condições
de um site que utiliza regularmente e resuma os pontos principais.
Q1 De
onde este texto foi retirado? (preencher a linha relativa à referência acima)
Q2 Você
aceitou estes termos e condições? SIM NÃO
Q3 No
espaço abaixo, você consegue reescrever este texto numa linguagem mais fácil de
entender?
Tarefa 3:
“Uma imagem vale mais que 1000
palavras”
É por isso que muitas vezes
utilizamos símbolos quando nos comunicamos.
Atividade:
Identifique o significado do
seguinte símbolo:
Agora tente desenhar ícones
que possam simbolizar os principais pontos de internet que provavelmente você
encontrará nos termos e condições e escreva o seu significado.
Tarefa 4
Responda:
1.O que você aprendeu com esta
atividade?
2.E quanto as atividades do
terceiro bimestre, o que você aprendeu?
Orientações:
Violação: Agir de forma contrária
a uma lei ou regra. Uma infração não é automaticamente um crime.
Em termos jurídicos, a palavra violação5 é
empregada com frequência, como por exemplo, a
expressão violação dos
direitos autorais.
Os seus direitos na Internet
podem ser violados ou infringidos de várias maneiras. Embora
algumas vezes isto esteja
relacionado com a Netiqueta ou com o comportamento eticamente
previsível na Internet, em
outras ocasiões pode se tratar de uma violação da lei, que pode
acabar em uma ação em tribunal.
Uma pessoa levaria 76 dias de
trabalho para ler as políticas de privacidade de todos os sites que
visita ao longo de um ano. Por isso, não é de admirar que as pessoas apenas
rolem a página para baixo e apenas cliquem em “Aceito todos os termos e
condições”
Existem ferramentas para te
ajudar a traduzir termos e condições de difícil entendimento. Você pode
conferir, por exemplo, o EULAlyzer.
Para o conteúdo coberto pelas
leis de direitos de propriedade intelectual, como fotos e vídeo (conteúdo
IP), você nos concede
especificamente a seguinte permissão, sujeita às configurações de privacidade
e aplicativos: você nos
concede uma licença mundial não exclusiva, transferível, sublicenciável, livre
de
royalties, para usar qualquer
conteúdo IP publicado por você ou associado ao Facebook (Licença IP). Essa
licença IP termina quando você exclui seu conteúdo de IP ou sua conta, a menos
que seu conteúdo tenha sido compartilhado com outros e eles não o tenham excluído.
Referência:
...............................................................
Você sabia que no Brasil é
crime invadir um dispositivo informático? A lei 12.737/2012 alterou o Código
Penal para incluir delitos informáticos, como destacamos abaixo.
Lei 12.737/2012 - Delitos Informáticos - Extrato
Art. 154-A
Invadir dispositivo
informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação
indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir
dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do
dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita:
Pena - detenção, de 3 (três)
meses a 1 (um) ano, e multa.
https://cartilha.cert.br/criptografia/
Observações
Fontes:
The Atlantic (2012), ‘Reading
the Privacy Policies You Encounter in a Year Would Take 76 Working Days
http://www.theatlantic.com/technology/archive/2012/03/reading-the-privacy-policies-you-encounter-in-a-year-would-take-76-work-days/253851/
Merriam-Webster (2012), ‘Violation’ (online),
http://www.learnersdictionary.com/search/violation
Ibid, ‘Infringement’ http://www.learnersdictionary.com/search/infringement
Nenhum comentário:
Postar um comentário