segunda-feira, 26 de outubro de 2020

ATIVIDADE -16 - 2ª B,C,D,E - GEOGRÁFIA - PROFESSOR MAURICIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Professor (a): Maurício Flávio de Oliveira

Turma: 2ºs anos B, C, D e E

Disciplina: Geografia

Canal de resposta: mauricioflavio@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 15 dias a partir da postagem

Período de envio: de 26/10/2020 a 09/11/2020

 

Material utilizado: S. Paulo faz escola (caderno do aluno, páginas 69, 70 e 71) – 2º Bimestre

 

Tarefas:

Tema 3: A formação e a evolução da rede urbana brasileira

1.      Leia e analise o texto e a tabela (páginas 69 e 70) – Atividade 1

2.      Responda as questões a, b e c (página 71)

3.      Envie para o e-mail do professor: mauricioflavio@professor.educação.sp.gov.br

 

 

 

Observações: Texto Complementar

 

Urbanização brasileira

 

A população do Brasil migrou do campo para as cidades ocasionando a urbanização brasileira, que provocou muitas transformações sócio - espaciais no país.

Hoje, no Brasil, existem muitas cidades e população da zona urbana é muito maior do que a população da zona rural. Para se ter uma ideia, no Censo do IBGE de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes, desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto que apenas 29 milhões viviam na zona rural.

Mas nem sempre foi assim, até a década de 1960, a maioria da população morava no campo e a quantidade de cidades era bem menor do que a atual. Nesse período, as cidades existiam para atender às necessidades das atividades desenvolvidas no espaço agrário e das atividades mineradoras, principalmente da cana-de-açúcar, do ouro e do café.

Na década de 1970 o número de habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural. Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização e no Brasil se iniciou no século XIX, intensificando-se a partir de 1920, motivados, principalmente, pela:

·        implantação de indústrias nas cidades brasileiras, que atraiu muitas pessoas da zona rural para a urbana em busca de trabalho e melhores condições de vida, provocando assim o êxodo rural brasileiro.

·        Implantação de máquinas nas atividades do meio agrário, que substituíram a mão de obra assalariada, que sem trabalho migrou para as grandes cidades.

 

Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-no-brasil.htm#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%A3o%20do%20Brasil%20migrou,a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20da%20zona%20rural. Acesso em

21.10.2020.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário