quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ATIVIDADE 16 - 6ºA,B,C,D - História - Claudio Oliveira Fernandes

 

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes

A,B,C,D

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Canal de resposta para o 6º Ano A: E- Mail:  marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:  Até 15 dias após a entrega da atividade.

Período da postagem: Semana de 19 a 23/10/2020 e 26 a 29/10/2020.

Material utilizado:

Para realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas e/ou materiais disponibilizadas pelo CMSP e pela unidade escolar; material do São Paulo faz Escola volume 3 – parte 2.

 

Tarefas:

Atividade 1, proposta no período de 27/04 a 30/04/2020, no 1º bimestre.

 

Atividades propostas: Leitura dos textos enviados para auxiliar na resolução das atividades, resolução das questões, participação nas aulas e resolução de atividades on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da escola e/ou na forma impressa. Também contará como atividades propostas a participação na AAP de português. Serão consideradas as atividades propostas nas aulas do CMSP.

Questões (para resolução)

1-           Jogo aberto: observe as imagens (duas páginas iniciais do primeiro capítulo).

a)           Identifique e descreva cada uma das imagens.

b)           Identifique a imagem que se refere à situação histórica mais antiga.

c)           Identifique a imagem que se refere à situação mais recente. Qual é a origem dessa celebração?

d)           Indique a sequência numérica da imagem em ordem cronológica. Pode fazer usando o esquema de linha do tempo, como trabalhamos em sala antes do distanciamento social.

e)           Indique os tipos de imagens apresentadas.

f)            Você considera essas imagens documentos históricos? Tente justificar sua resposta.

2-           A história é apenas o estudo do passado? Justifique sua resposta. (Está na terceira página do capítulo).

3-           Faça uma lista das atividades do historiador. (Está na quarta página do capítulo).

4-           Defina documento histórico.

5-           Elabore uma lista com cinco documentos históricos. (a questão 4 e 5 estão na página sexta página do capítulo).

6-           Seguindo o calendário usado no ocidente, o calendário cristão, faça uma linha do tempo do Coronavírus, desde seu início na China até agora.

 

Atividade 2, proposta no período de 04/05 a 08/05/2020, no 1º bimestre.  

 

Durante as aulas presenciais, trabalhamos em sala de aula os significados dos dias da semana, suas origens e significados na língua alemã, na língua inglesa e na língua portuguesa. Foi possível perceber a combinação de culturas diferentes nos nomes da semana. Usando o livro didático de História, que você recebeu na escola realize a seguinte atividade. (No capítulo 1 do livro didático de História).

 

1-     Se você pertencesse a esses povos e culturas (Hebreus, Roma Antiga, Muçulmanos ou Espanhóis). Como você escreveria os nomes dos dias da semana?

Hebreus

Roma Antiga

Muçulmanos

Espanhol (língua)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2-     No Brasil adotamos o calendário Judaico-Cristão, que conta o tempo cronológico Antes de Cristo (a. C), em ordem decrescente, e Depois de Cristo (d. C), em ordem crescente. Mas por influência dos Romanos, usamos os algarismos romanos para falar de século (EX: Século IV a. C). Para saber de que século estamos falando, usaremos uma fórmula bem prática.  Se o ano terminar em 00, utilize o(os) algarismo (s) iniciais para definir o século (EX: 200 = século I. se o ano não terminar em 00, elimine os dois últimos algarismos, e some 1 ao(s) número(s) restante(s). (Ex: 301+1= 4). Resolva.

 

Ano Cristão

Século

Ano Cristão

Século

Ano Cristão

Século

476

 

1054

 

1600

 

622

 

1096

 

1640

 

313

 

1147

 

1888

 

527

 

1189

 

1900

 

732

 

1202

 

1999

 

1453

 

1385

 

2000

 

1500

 

1516

 

2019

 

 

Responda as questões abaixo, que foram elaboradas na aula de História (CMSP), no dia 04/05/2020.

3-     A História precisa do tempo? Justifique.

4-     Quais formas você conhece de medir o tempo? Exemplifique.

5-     Além do tempo cronológico, que estamos usando nas perguntas acima: quais as outras formas de tempo?

 

Atividade 4, postada no período de 26 a 29/05/2020, no 1º bimestre.

Material utilizado:

 

Para realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  2 garrafas plásticas (pet) – pode ser de refrigerante ou água bem secas (a sugestão é usar uma garrafa de até 600ml, pois garrafas maiores e dificulta a estabilidade da ampulheta depois de finalizada);

ü  Areia fina ou farinha de rosca (nesse caso recomenda-se que peneire os ingredientes, pois quanto mais fino melhor será para passar no espaço, ou seja, no furo entre as garrafas);

ü  Uma fita adesiva, ou cola quente;

ü  Um objeto para realizar o furo na tampa da garrafa (pode ser um prego ou chave de fenda e um martelo;

ü  Caneta (para marcar registrar o tempo na ampulheta) e um celular para fotografar as etapas e enviar a atividade.  

Tarefas:

Observe a figura abaixo e siga os passos para confeccionar seu instrumento de marcação de tempo. Para realização desta atividade fique atento aos seguintes passos:

ü  Higienize as garrafas e deixe secar. É necessário que o interior das garrafas estejam livres de qualquer sujidade ou líquido, ou seja, sem nenhuma umidade;

ü  Depois faça um furo na tampa da garrafa, suficiente para passar a areia ou farinha de rosca de um recipiente para outro (observe que só vamos usar uma das tampas);

ü  Coloque a areia ou a farinha de rosca em uma das garrafas, em seguida coloque a tampa com o furo;

ü  Na penúltima etapa cole as garrafas uma na outra, pelo gargalo, conforme podemos ver na foto;

ü  Por último, quando tudo estiver pronto, use um cronometro (pode ser o do celular), para medir o tempo que a areia ou a farinha de rosca demora para passar de um recipiente (garrafa) para outro. Registre o tempo na própria ampulheta ou em seu caderno;

ü  Use números romanos para registrar o tempo.

 

Importante: não realizar essa atividade sem a supervisão, ajuda ou acompanhamento de um responsável.

Existem outros modelos de ampulheta confeccionados com garrafas plásticas. Se o estudante ou a estudante preferir elaborar outro modelo, também será aceito.

 

Avaliação

ü  Ao realizar a atividade, fotografe as etapas da confecção da ampulheta;

ü  Depois envie para o professor ou professora, no mesmo e-mail que utiliza para envio das demais atividades.


Fonte: Caderno do professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; História; 6º ano do Ensino fundamental II; volume 1; ano letivo de 2014. 

 

Atividade 1, 2º Bimestre. Enviada no período de 08/06 a 12/06/2020.

Tarefas:

Para realização desta atividade será necessário seguir as seguintes orientações e estratégias:

ü  10/junho, quarta-feira, 6º ano do EF II, das 00:09:00 as 00:09:45, disciplina de História;

ü  Acompanhar as atividades e orientações no plantão de dúvidas, no cronograma que será disponibilizado;

 

Leia o texto para realizar as atividades:

Durante muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia, as novas descobertas arqueológicas indicaram que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo. A escrita pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, ou na China. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas, foi criada pelos Sumérios, era produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e registravam a contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações comerciais.

Os Egípcios criaram um sistema de escrita chamada de escrita hieroglífica geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo. Os Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos2: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir.

Na antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos, só alguns liam e escreviam (os escribas); na atualidade houve uma democratização do ensino que permite o aprendizado a todos independente do lugar social dos sujeitos. Nos dias atuais, a escrita está universalizada, a vemos em livros, jornais e revistas, sites da internet e em muitos outros lugares. A escrita é uma forma de comunicação para transmitir e receber informações auxiliando no conhecimento. A linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

 

1.      As descobertas arqueológicas auxiliam aos historiadores entender como e onde ocorreram determinados fatos históricos. Durante muito tempo muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu em qual civilização antiga?

a)      Grécia

b)     Egito

c)      Suméria 

d)     Babilônia

e)     Mesopotâmia

2.      A escrita dos Sumérios é considerada uma das mais antigas. Segundo o texto, a escrita do Sumérios é chamada de cuneiforme e tinha como função registrar a contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações comerciais. Chamava-se assim, pois era produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha.

(  ) Verdadeiro                                     (  ) Falso

 

3.      Os Egípcios geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo, para isso criaram um sistema de escrita chamada de:

a)     Escrita Hieroglífica;

b)     Escrita Cuneiforme;

c)      Escrita Glificaforme;

d)     Escrita Simbólica;

e)      Escrita Hieroforme.

 

4.      O texto faz referência à povos do Continente Americano, pré-colombiano, que não tinham um alfabeto e sua a escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos2: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir.

 

a)      Aqueus;

b)     Dários;

c)      Astecas;

d)     Maias;

e)     Petecas.

5.      O texto fala que a linguagem é usada desde a antiguidade para comunicação, transmissão de conhecimento e informações. O texto também relata que a linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas.

(   ) Verdadeiro                                                (  ) Falso

 

Atividade 2, 2º Bimestre. Enviada no período de 15/06 a 19/06/2020.

Tarefas:

Para realização desta atividade será necessário seguir as seguintes orientações e estratégias:

ü  Acompanhar no mês junho, as quartas-feiras, 6º ano do EF II, das 09:00 as 09:45, a aula da disciplina de História no CMSP;

ü  Acompanhar as atividades e orientações no plantão de dúvidas, no cronograma que será disponibilizado;

ü  Ler os fragmentos dos textos sobre os diferentes tipos de escrita de vários povos na História para auxiliar na resolução das atividades.

 

1.     Leia os textos para realizar as atividades:

Texto 1

Durante muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia, as novas descobertas arqueológicas indicaram que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo. A escrita pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, ou na China. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas, foi criada pelos Sumérios, era produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e registravam a contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações comerciais.

Os Egípcios criaram um sistema de escrita chamada de escrita hieroglífica geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo. Os Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir, possuíam domínio com a escrita pictórica. Essa, por sua vez, era feita por meio de figuras e desenhos de objetos. Por exemplo, uma pessoa falando era representada com tiras de papel saindo da sua boca. Na antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos, só alguns liam e escreviam (os escribas); na atualidade houve uma democratização do ensino que permite o aprendizado a todos independente do lugar social dos sujeitos. Nos dias atuais, a escrita está universalizada, a vemos em livros, jornais e revistas, sites da internet e em muitos outros lugares. A escrita é uma forma de comunicação para transmitir e receber informações auxiliando no conhecimento. A linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

 

Texto 2.

Os símbolos Adinkra que são africanos, desenvolvidos pelos Akan (grupo cultural presente em Gana, Costa do Marfim e no Togo, países da África do Oeste), destacam-se pela utilização de símbolos para transmitir ideias. Cada um representa um conceito, ditado ou provérbio, específico, enraizado na experiencia dos Akan. O conjunto deles, chamados adinkra, formam um sistema de preservação e transmissão dos valores acumulados pelos Akan. Esses símbolos são um tipo de escritura pictográfica, utilizada amplamente no cotidiano dessa sociedade e que está presente nos tecidos tradicionais, cerâmica, decoração de utensílios domésticos, arquitetura, em objetos de bronze e rituais. Os traços fortes e as características tribais agradam e por isso, estão sendo utilizados para decorar a pele das pessoas como tatuagem.

Fonte: Disponível em: http://consuladogeraldeangolasp.net/det.asp?cod=87&caminho=mulher. Acesso em 15 de jun. de 2020.

 

Agora realiza a atividade a seguir:

 

2.      Atividades:

 

A ) Enumere a coluna 2  de acordo com a coluna 1:

 

 

Coluna 1

Coluna 2

 

 

(1)       Cuneiforme

 

 

(2)       Hieróglifos

 

 

(3)       Pictórica

            

 

 

 

  (4)      Adinkra

(  )  escrita utilizada na Mesopotâmia

( ) escrita pictográfica desenvolvidos pelos Akan

( ) escrita egípcia registravam os elementos do cotidiano como sol, a lua.

( ) era feito com sinais ou caracteres que representavam imagens de pássaros, insetos, objeto.

( ) símbolos africanos utilizados para transmitir ideias e valores.

( ) cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir.

( ) escrita produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha.

( ) usado para representar uma cena do cotidiano ou conhecimentos diversos.

( ) traços fortes de características tribais

( ) está presente nos tecidos tradicionais, cerâmica, decoração de utensílios domésticos, arquitetura, em objetos de bronze e rituais.

 

Atividade 5, 2º Bimestre. Enviada no período de 06 a 10/07/2020.

 

Tarefas:

Para realização da atividade proposta esta semana, será necessário a seguinte estratégia.

ü  Leitura do tema: Grécia Antiga (capítulo 5) no Livro “História escola e democracia”, recebido pelo estudante, no início do ano letivo.

ü  Deve ser realizada a leitura das seguintes páginas e subtítulos: 110 (o mundo grego na antiguidade); 114 (as Cidades-Estado gregas); 120 e 121 (Os jogos Olímpicos e a integração Grega) e 124 (a Maturidade da democracia ateniense).

 

Responder as seguintes questões.

1.      O que é Pólis?

2.      Defina Eclésia e Bulé.

3.      Como é dividida a periodização da História da Grécia Antiga?

4.      Como seria sua cidade ideal?

5.      Qual o evento esportivo realizado de quatro em quatro anos teve seu início na Grécia Antiga?

 

Atividade 7, 2º Bimestre. Enviada no período de 20 a 24/07/2020.

 

Tarefas:

Na atividade dessa semana, faremos uma revisão do conteúdo do bimestre. Consulte o livro de História, que você recebeu no início do ano e a aula do centro de mídias, do dia 22/07/2020. Realizar a leitura dos textos do livro, nas páginas citadas e, dos textos exibidos na aula do CMSP, para auxiliar nas respostas as questões abaixo.

1.      Quem foi o último rei de Roma?

2.      Quais as formas de governo no Período Clássico da Roma Antiga?

3.      Quando foi criada e o que era a Lei das doze Tábuas?

4.      Explique quem eram os gladiadores.

5.      Antes de morrer, Otávio Augusto expressava seu orgulho das grandes obras públicas que realizou no seu governo. Cite quatro.

 

Consulte as páginas 141, 142, 147, 151 e 152 do livro didático de História, que você recebeu.  

 

Atividade 4, 3º Bimestre. Período da postagem: Semana de 08/09 a 11/09/2020.

 

Tarefas:

Para a atividade dessa semana, usaremos as seguintes estratégias:

 

ü  Assistir as aulas da disciplina de História, no CMSP, do dia:  02/09/2020 – Império Alexandrino;

ü  Ler o texto a seguir;

ü  Responder as questões abaixo;

ü  Assistir o vídeo do Você Sabia?  Sobre o incêndio da biblioteca de Alexandria;

ü  Nesse texto usaremos o termo antes da Era Comum (a. E. C.) e não mais antes de Cristo (a. C.), conforme orienta o novo Currículo Paulista.

 

                                      Alexandre Magno, O Grande

Alexandre Magno (ou Alexandre, o Grande), nasceu em 356 (a. E. C.), na Macedônia, ao norte da Grécia, foi príncipe e rei da Macedônia. Conquistou um dos maiores impérios do mundo, com território compreendido da Macedônia até a Índia. Alexandre era filho de Filipe II, na época a Macedônia era um território periférico da Magna Grécia, e Alexandre foi aluno do filósofo Aristóteles assimilando valores da cultura grega. Quando o rei Filipe II foi assassinado em 336 (a. E.C.), Alexandre tornou-se rei dos macedônios e assumiu os postos de chefe da Liga de Corinto (união de várias cidades - estado gregas) comandante do exército macedônio. Em seguida, partiu para a expansão territorial do seu reino, tomando a Ásia Menor, a Pérsia e chegando até as margens do rio Indo na Índia. Enquanto submetia os reinos, fundava cidades com o nome de Alexandria que se tornaram centro de difusão da cultura grega no Oriente. A mais famosa delas, no Egito, abrigou a mais importante biblioteca da Antiguidade. Casou-se três vezes a fim de reforçar as alianças com os reinos do Império Persa. Seu vasto império durou doze anos e terminou com sua morte, ocorrida em 323 (a. E. C.). Apesar disso, o império de Alexandre uniu o mundo ocidental e o oriental, e espalhou os valores gregos de virtude e beleza no território asiático.

 

Cultura Helenística:  elementos gregos acabaram-se fundindo com as culturas locais. Esse processo foi chamado de Helenismo e a cultura grega mesclada a elementos orientais deu origem à Cultura Helenística, numa referência ao nome como os gregos chamavam a si mesmos – Helenos.

 

Administração do império de Alexandre Magno

Para administrar o seu vasto império, Alexandre Magno buscou incorporar elementos da cultura asiática à maneira de governar dos gregos. Na administração, o ouro persa foi absorvido na cunhagem de moedas que circulavam por todo o império. Os caminhos da conquista viraram estradas; e nas diversas Alexandrias que fundou, surgiram centros de cultura e comércio. A maioria dos governantes regionais foi mantida, mas passou a ser supervisionada. Cada grupo de província tinha um responsável pelas finanças, que prestava contas a Babilônia, onde Hárpalo, homem de confiança do imperador, dirigia a economia.

Exército de Alexandre Magno

Alexandre Magno teve um exército poderoso – a falange – formação militar típica da Macedônia, aperfeiçoada por Filipe II. Era composta por várias fileiras laterais de soldados armados com uma lança de cinco a sete metros (sarissa). Os soldados ficavam formados em filas de seis cada uma e somavam nove mil homens. Estes eram distribuídos em seis batalhões formando uma verdadeira parede de lanças. A infantaria era composta por soldados da Liga de Corinto, enquanto a cavalaria era uma das partes mais experientes, pois reunia soldados com várias gerações de lutas. Havia também batalhões de arqueiros e lançadores de azagaias (lanças curtas de arremesso), Além de grupos especiais formados por cartógrafos, engenheiros e científicos que eram capazes de construir máquinas para transpor qualquer outro obstáculo.

Morte de Alexandre Magno

Alexandre Magno morreu em 323 (a. E. C.) com 32 anos, deixando um dos mais vastos impérios conhecidos até então. Como seus filhos ainda eram pequenos, o império de Alexandre acabou dividido entre seus principais generais. Até hoje, os historiadores especulam sobre a causa da sua morte. Alguns pensam que ele teria sido envenenado por um inimigo, enquanto outros sustentam que ele contraiu malária durante a viagem para Babilônia. Logo seu vasto e heterogêneo império se desagregaria. Nos séculos II e I (a. E. C.), os reinos helenísticos aos poucos foram conquistados pelos romanos, que se tornaram sucessores do império criado por Alexandre Magno.

  Após a leitura do texto, responda às seguintes perguntas:

1.            O que você compreendeu por Império Macedônico?

2.            Qual foi o principal triunfo do império macedônico para dominar os territórios? Explique sua resposta.

3.            Quem foi Alexandre Magno, conhecido como Alexandre, o Grande? Quais foram seus feitos?

4.           Explique a cultura Helenística.

5.           Como era a administração do Império Macedônico?

Ampliando o conhecimento. VOCÊ SABIA?

Assista ao vídeo e veja o incêndio na biblioteca de Alexandria em meados de 350 (a. E. C.).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PCSXXb6J75c. Acesso em 03 de set. de 2020.

Alexandre, o Grande, e Aristóteles. Disponível em: https://youtu.be/Dy87fKhZQnE. Acesso em 03 de set. de 2020. 

Alexandre, o Grande, e Ptolomeu. Disponível em: https://youtu.be/bn7j4KD6DVo. Acesso em 03 de set. de 2020.

Alexandre, o Grande, cena do discurso em Gaugamela. Disponivel em: https://youtu.be/yas1w4oNMnc. Acesso em 03 de set. de 2020.

 

Atividade 5, 3º Bimestre. Período da postagem: Semana de 14 a 18/09/2020.

 

Tarefas:

Para realizar as atividades desta semana, serão necessárias as seguintes estratégias:

ü  Assista a aula do dia 16/09, do Centro de Mídias sobre o Mediterrâneo, comércio e cultura;

ü  Disponível em: https://youtu.be/2FthCMxIQZg;

ü  Responda as seguintes questões:

Questões

1.      Se estivesse em uma caravana de comerciantes no deserto, quais mercadorias você levaria para vender? E para qual lugar você levaria?

2.      O mapa mostrado na aula indica o que? A setas vermelhas apontam para quais continentes?

3.      Por que os comerciantes mudavam o tipo de rota?

4.      O que significa a palavra especiarias?

5.      Quais especiarias foram apresentadas na aula?

6.      De que é feita a seda (tecido)?

7.      A porcelana é originária de qual país?

 

Atividade 6, 3º Bimestre: Período da postagem: Semana de 21 a 25/09/2020.

 

Tarefas:

Para realizar a atividade desta semana será necessário seguir as seguintes estratégias:

ü  Assistir a aula da disciplina de História no CMSP, do dia 23/09/2020;

ü  Responder as questões que se seguem.

Questões:

1.      O que significa migração?

2.      Dê exemplos de migração na atualidade;

3.      O que é cultura?

4.      Por que as pessoas migram?

5.      A aula apresenta uma das teorias sobre a migração e povoamento do espaço terrestre. Qual é essa teoria?

6.      Quais os lugares que Alexandre, o Grande, migrou com seu exército na expansão da cultura Helenística?

7.      Quem são os Bárbaros?

8.      Que elementos contribuíram para o enfraquecimento e o declínio do Império Romano do Ocidente?

9.      O que foi a Pax Romana?

10.   A Pax Romana, diminuiu a mão de obra escrava. Quais as consequências?

     

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos.

● Ter ao alcance todos os materiais necessários.

● Separe um tempo para revisões.

● Evitar distrações.

Caros estudantes e responsáveis, cada atividade sugerida, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

Conteúdo do 1º Bimestre: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias e Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.

 

Habilidades e competências gerais: (EF06HI01A) Identificar as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico); (EF06HI01C) Reconhecer que a organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e o contexto; (EF06HI02A) Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico;

 

Conteúdo do 2º Bimestre: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais sociais e As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma: Domínios e expansão das culturas grega e romana; Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias.

 

Habilidades e competências gerais: (EF06HI07B) Reconhecer a importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas); (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais e (EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.

Conteúdo do 3º Bimestre: Alexandre Magno (o Grande) ou Império Alexandrino; Mediterrâneo: comércio e cultura; A circulação e interação entre povos: Do final da antiguidade até a Era Medieval.

Habilidades e competências gerais: (EF06HI20*) Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa no Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo; (EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado; (EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

 

 

 

 

 

 

 

 


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