Professor
(a):
Claudio Oliveira Fernandes
6ºA,B,C,D
Disciplina:
História
Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Canal de resposta para o 6º Ano A: E- Mail: marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: Até 15 dias após a entrega da atividade.
Período
da postagem:
Semana de 19 a 23/10/2020 e 26 a 29/10/2020.
Material
utilizado:
Para
realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:
ü Serão
utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o
aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas e/ou materiais
disponibilizadas pelo CMSP e pela unidade escolar; material do São Paulo faz
Escola volume 3 – parte 2.
Tarefas:
Atividade
1, proposta no período de 27/04 a 30/04/2020, no 1º bimestre.
Atividades
propostas: Leitura dos textos enviados para auxiliar na resolução das
atividades, resolução das questões, participação nas aulas e resolução de
atividades on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog
da escola e/ou na forma impressa. Também contará como atividades propostas a
participação na AAP de português. Serão consideradas as atividades propostas
nas aulas do CMSP.
Questões (para resolução)
1- Jogo
aberto: observe as imagens (duas páginas iniciais do primeiro capítulo).
a) Identifique
e descreva cada uma das imagens.
b) Identifique
a imagem que se refere à situação histórica mais antiga.
c) Identifique
a imagem que se refere à situação mais recente. Qual é a origem dessa
celebração?
d) Indique a
sequência numérica da imagem em ordem cronológica. Pode fazer usando o esquema
de linha do tempo, como trabalhamos em sala antes do distanciamento social.
e) Indique os
tipos de imagens apresentadas.
f) Você
considera essas imagens documentos históricos? Tente justificar sua resposta.
2- A história
é apenas o estudo do passado? Justifique sua resposta. (Está na terceira página
do capítulo).
3- Faça uma
lista das atividades do historiador. (Está na quarta página do capítulo).
4- Defina
documento histórico.
5- Elabore
uma lista com cinco documentos históricos. (a questão 4 e 5 estão na página
sexta página do capítulo).
6- Seguindo o calendário usado no
ocidente, o calendário cristão, faça uma linha do tempo do Coronavírus, desde
seu início na China até agora.
Atividade
2, proposta no período de 04/05 a 08/05/2020, no 1º bimestre.
Durante as aulas presenciais,
trabalhamos em sala de aula os significados dos dias da semana, suas origens e
significados na língua alemã, na língua inglesa e na língua portuguesa. Foi possível
perceber a combinação de culturas diferentes nos nomes da semana. Usando o
livro didático de História, que você recebeu na escola realize a seguinte
atividade. (No capítulo 1 do livro didático de História).
1-
Se
você pertencesse a esses povos e culturas (Hebreus, Roma Antiga, Muçulmanos ou
Espanhóis). Como você escreveria os nomes dos dias da semana?
Hebreus |
Roma
Antiga |
Muçulmanos |
Espanhol (língua) |
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|
2-
No Brasil adotamos o calendário Judaico-Cristão,
que conta o tempo cronológico Antes de Cristo (a. C), em ordem decrescente, e
Depois de Cristo (d. C), em ordem crescente. Mas por influência dos Romanos,
usamos os algarismos romanos para falar de século (EX: Século IV a. C). Para
saber de que século estamos falando, usaremos uma fórmula bem prática. Se o ano terminar
em 00, utilize o(os) algarismo (s) iniciais para
definir o século (EX: 200 = século I. se o ano
não terminar em 00, elimine os dois últimos algarismos, e some 1 ao(s)
número(s) restante(s). (Ex: 301+1= 4). Resolva.
Ano Cristão |
Século |
Ano Cristão |
Século |
Ano Cristão |
Século |
476 |
|
1054 |
|
1600 |
|
622 |
|
1096 |
|
1640 |
|
313 |
|
1147 |
|
1888 |
|
527 |
|
1189 |
|
1900 |
|
732 |
|
1202 |
|
1999 |
|
1453 |
|
1385 |
|
2000 |
|
1500 |
|
1516 |
|
2019 |
|
Responda as questões abaixo, que
foram elaboradas na aula de História (CMSP), no dia 04/05/2020.
3-
A História precisa do tempo? Justifique.
4-
Quais formas você conhece de medir o tempo?
Exemplifique.
5-
Além do tempo cronológico, que estamos usando
nas perguntas acima: quais as outras formas de tempo?
Atividade
4, postada no período de 26 a 29/05/2020, no 1º bimestre.
Material
utilizado:
Para
realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:
ü
2 garrafas plásticas (pet) – pode ser de refrigerante ou
água bem secas (a sugestão é usar uma garrafa de até 600ml, pois garrafas
maiores e dificulta a estabilidade da ampulheta depois de finalizada);
ü
Areia fina ou farinha de rosca (nesse caso recomenda-se que
peneire os ingredientes, pois quanto mais fino melhor será para passar no
espaço, ou seja, no furo entre as garrafas);
ü
Uma fita adesiva, ou cola quente;
ü
Um objeto para realizar o furo na tampa da garrafa (pode ser
um prego ou chave de fenda e um martelo;
ü
Caneta (para marcar registrar o tempo na ampulheta) e um
celular para fotografar as etapas e enviar a atividade.
Tarefas:
Observe a
figura abaixo e siga os passos para confeccionar seu instrumento de marcação de
tempo. Para realização desta atividade fique atento aos seguintes passos:
ü
Higienize as garrafas e deixe secar. É necessário que o
interior das garrafas estejam livres de qualquer sujidade ou líquido, ou seja,
sem nenhuma umidade;
ü
Depois faça um furo na tampa da garrafa, suficiente para
passar a areia ou farinha de rosca de um recipiente para outro (observe que só
vamos usar uma das tampas);
ü
Coloque a areia ou a farinha de rosca em uma das garrafas,
em seguida coloque a tampa com o furo;
ü
Na penúltima etapa cole as garrafas uma na outra, pelo
gargalo, conforme podemos ver na foto;
ü
Por último, quando tudo estiver pronto, use um cronometro
(pode ser o do celular), para medir o tempo que a areia ou a farinha de rosca
demora para passar de um recipiente (garrafa) para outro. Registre o tempo na
própria ampulheta ou em seu caderno;
ü
Use números romanos para registrar o tempo.
Importante: não
realizar essa atividade sem a supervisão, ajuda ou acompanhamento de um
responsável.
Existem
outros modelos de ampulheta confeccionados com garrafas plásticas. Se o estudante
ou a estudante preferir elaborar outro modelo, também será aceito.
Avaliação
ü
Ao realizar a atividade, fotografe as etapas da confecção da
ampulheta;
ü
Depois envie para o professor ou professora, no mesmo e-mail
que utiliza para envio das demais atividades.
Fonte: Caderno do professor da Secretaria de Educação do
Estado de São Paulo; História; 6º ano do Ensino fundamental II; volume 1; ano
letivo de 2014.
Atividade
1, 2º Bimestre. Enviada no período de 08/06 a 12/06/2020.
Tarefas:
Para realização desta atividade será necessário seguir as seguintes
orientações e estratégias:
ü 10/junho,
quarta-feira, 6º ano do EF II, das 00:09:00 as 00:09:45, disciplina de
História;
ü Acompanhar
as atividades e orientações no plantão de dúvidas, no cronograma que será
disponibilizado;
Leia o texto para realizar as atividades:
Durante
muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia, as
novas descobertas arqueológicas indicaram que a escrita se desenvolveu, ao
mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo. A escrita pode ter sido inventada
na Suméria, no Egito, ou na China. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas,
foi criada pelos Sumérios, era produzida com auxílio de instrumentos em forma
de cunha e registravam a contabilidade, administração dos bens, das
propriedades, cálculos e transações comerciais.
Os Egípcios criaram um sistema de escrita chamada de escrita
hieroglífica geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a
Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo. Os Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era
representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os
calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia
regras ou glifos2: cada escriba criava suas próprias representações das ideias
que ele desejava transmitir.
Na
antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos, só alguns liam e
escreviam (os escribas); na atualidade houve uma democratização do ensino que
permite o aprendizado a todos independente do lugar social dos sujeitos. Nos
dias atuais, a escrita está universalizada, a vemos em livros, jornais e
revistas, sites da internet e em muitos outros lugares. A escrita é uma forma
de comunicação para transmitir e receber informações auxiliando no
conhecimento. A linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma
simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas.
Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao
Currículo Paulista
1.
As descobertas arqueológicas auxiliam aos historiadores
entender como e onde ocorreram determinados fatos históricos. Durante muito
tempo muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu em qual civilização
antiga?
a)
Grécia
b)
Egito
c)
Suméria
d)
Babilônia
e)
Mesopotâmia
2.
A escrita dos Sumérios é considerada uma das mais antigas.
Segundo o texto, a escrita do Sumérios é chamada de cuneiforme e tinha como
função registrar a contabilidade, administração dos bens, das propriedades,
cálculos e transações comerciais. Chamava-se assim, pois era produzida com
auxílio de instrumentos em forma de cunha.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
3.
Os Egípcios geralmente registravam os elementos do
cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do
corpo, para isso criaram um sistema de escrita chamada de:
a)
Escrita Hieroglífica;
b)
Escrita Cuneiforme;
c)
Escrita Glificaforme;
d)
Escrita Simbólica;
e)
Escrita Hieroforme.
4.
O texto faz referência à povos do Continente Americano, pré-colombiano,
que não tinham um alfabeto e sua a escrita era representada por desenhos e
símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do
cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos2: cada escriba
criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir.
a)
Aqueus;
b)
Dários;
c)
Astecas;
d)
Maias;
e)
Petecas.
5.
O texto fala que a linguagem é usada desde a antiguidade
para comunicação, transmissão de conhecimento e informações. O texto também
relata que a linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma
simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas.
Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas.
( ) Verdadeiro ( )
Falso
Atividade
2, 2º Bimestre. Enviada no período de 15/06 a 19/06/2020.
Tarefas:
Para realização desta atividade será necessário seguir as seguintes
orientações e estratégias:
ü Acompanhar
no mês junho, as quartas-feiras, 6º ano do EF II, das 09:00 as 09:45, a aula da
disciplina de História no CMSP;
ü Acompanhar
as atividades e orientações no plantão de dúvidas, no cronograma que será
disponibilizado;
ü Ler os fragmentos
dos textos sobre os diferentes tipos de escrita de vários povos na História para
auxiliar na resolução das atividades.
1. Leia os textos para realizar as atividades:
Texto 1
Durante muito tempo acreditava-se que a
escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia, as novas descobertas arqueológicas
indicaram que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes lugares
do mundo. A escrita pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, ou na China.
A escrita cuneiforme é uma das mais antigas, foi criada pelos Sumérios, era
produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e registravam a
contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações
comerciais.
Os Egípcios criaram um sistema de escrita
chamada de escrita hieroglífica geralmente registravam
os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as
pessoas e as partes do corpo. Os Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era
representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os
calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras
ou glifos: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele
desejava transmitir, possuíam domínio com a escrita pictórica. Essa, por sua vez, era feita por meio de
figuras e desenhos de objetos. Por exemplo, uma pessoa falando era representada
com tiras de papel saindo da sua boca. Na antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos,
só alguns liam e escreviam (os escribas); na atualidade houve uma
democratização do ensino que permite o aprendizado a todos independente do
lugar social dos sujeitos. Nos dias atuais, a escrita está universalizada, a
vemos em livros, jornais e revistas, sites da internet e em muitos outros
lugares. A escrita é uma forma de comunicação para transmitir e receber
informações auxiliando no conhecimento. A linguagem pictográfica tem por
objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade
das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações
específicas.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo
Paulista
Texto
2.
Os símbolos Adinkra
que são africanos, desenvolvidos pelos Akan (grupo cultural presente em Gana,
Costa do Marfim e no Togo, países da África do Oeste), destacam-se pela
utilização de símbolos para transmitir ideias. Cada um representa um conceito,
ditado ou provérbio, específico, enraizado na experiencia dos Akan. O conjunto
deles, chamados adinkra, formam um sistema de preservação e transmissão dos valores
acumulados pelos Akan. Esses símbolos são um tipo de escritura pictográfica,
utilizada amplamente no cotidiano dessa sociedade e que está presente nos
tecidos tradicionais, cerâmica, decoração de utensílios domésticos,
arquitetura, em objetos de bronze e rituais. Os traços fortes e as
características tribais agradam e por isso, estão sendo utilizados para decorar
a pele das pessoas como tatuagem.
Fonte:
Disponível em: http://consuladogeraldeangolasp.net/det.asp?cod=87&caminho=mulher.
Acesso em 15 de jun. de 2020.
Agora
realiza a atividade a seguir:
2.
Atividades:
A
) Enumere a coluna 2 de acordo com a
coluna 1:
Coluna 1 |
Coluna 2 |
(1) Cuneiforme (2) Hieróglifos (3) Pictórica (4)
Adinkra |
( )
escrita utilizada na Mesopotâmia ( )
escrita pictográfica desenvolvidos pelos Akan ( )
escrita egípcia registravam os elementos do cotidiano como
sol, a lua. ( ) era
feito com sinais ou caracteres que representavam imagens de pássaros,
insetos, objeto. ( )
símbolos africanos utilizados para transmitir ideias e valores. ( ) cada escriba
criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir. ( ) escrita produzida com
auxílio de instrumentos em forma de cunha. ( )
usado para
representar uma cena do cotidiano ou conhecimentos diversos. ( ) traços fortes de características
tribais ( ) está presente nos tecidos
tradicionais, cerâmica, decoração de utensílios domésticos, arquitetura, em
objetos de bronze e rituais. |
Atividade
5, 2º Bimestre. Enviada no período de 06 a 10/07/2020.
Tarefas:
Para
realização da atividade proposta esta semana, será necessário a seguinte
estratégia.
ü
Leitura do tema: Grécia Antiga (capítulo 5) no
Livro “História escola e democracia”, recebido pelo estudante, no início do ano
letivo.
ü
Deve ser realizada a leitura das seguintes
páginas e subtítulos: 110 (o mundo grego na antiguidade); 114 (as
Cidades-Estado gregas); 120 e 121 (Os jogos Olímpicos e a integração Grega) e
124 (a Maturidade da democracia ateniense).
Responder
as seguintes questões.
1.
O que é Pólis?
2.
Defina Eclésia e Bulé.
3.
Como é dividida a periodização da História da
Grécia Antiga?
4.
Como seria sua cidade ideal?
5.
Qual o evento esportivo realizado de quatro em
quatro anos teve seu início na Grécia Antiga?
Atividade
7, 2º Bimestre. Enviada no período de 20 a 24/07/2020.
Tarefas:
Na
atividade dessa semana, faremos uma revisão do conteúdo do bimestre. Consulte o
livro de História, que você recebeu no início do ano e a aula do centro de
mídias, do dia 22/07/2020. Realizar a leitura dos textos do livro, nas páginas citadas
e, dos textos exibidos na aula do CMSP, para auxiliar nas respostas as questões
abaixo.
1.
Quem foi o último rei de Roma?
2.
Quais as formas de governo no Período Clássico
da Roma Antiga?
3.
Quando foi criada e o que era a Lei das doze
Tábuas?
4.
Explique quem eram os gladiadores.
5.
Antes de morrer, Otávio Augusto expressava seu
orgulho das grandes obras públicas que realizou no seu governo. Cite quatro.
Consulte
as páginas 141, 142, 147, 151 e 152 do livro didático de História, que você
recebeu.
Atividade
4, 3º Bimestre. Período da postagem: Semana de 08/09 a 11/09/2020.
Tarefas:
Para
a atividade dessa semana, usaremos as seguintes estratégias:
ü Assistir
as aulas da disciplina de História, no CMSP, do dia: 02/09/2020 – Império Alexandrino;
ü Ler
o texto a seguir;
ü Responder
as questões abaixo;
ü Assistir
o vídeo do Você Sabia? Sobre o incêndio
da biblioteca de Alexandria;
ü Nesse
texto usaremos o termo antes da Era Comum (a. E. C.) e não mais antes de Cristo
(a. C.), conforme orienta o novo Currículo Paulista.
Alexandre
Magno, O Grande
Alexandre Magno (ou Alexandre, o Grande), nasceu em
356 (a. E. C.), na Macedônia, ao norte da Grécia, foi príncipe e rei da
Macedônia. Conquistou um dos maiores impérios do mundo, com território
compreendido da Macedônia até a Índia. Alexandre era filho de Filipe II, na
época a Macedônia era um território periférico da Magna Grécia, e Alexandre foi
aluno do filósofo Aristóteles assimilando valores da cultura grega. Quando o
rei Filipe II foi assassinado em 336 (a. E.C.), Alexandre tornou-se rei dos
macedônios e assumiu os postos de chefe da Liga de Corinto (união de várias
cidades - estado gregas) comandante do exército macedônio. Em seguida, partiu
para a expansão territorial do seu reino, tomando a Ásia Menor, a Pérsia e
chegando até as margens do rio Indo na Índia. Enquanto submetia os reinos,
fundava cidades com o nome de Alexandria que se tornaram centro de difusão da
cultura grega no Oriente. A mais famosa delas, no Egito, abrigou a mais
importante biblioteca da Antiguidade. Casou-se três vezes a fim de reforçar as
alianças com os reinos do Império Persa. Seu vasto império durou doze anos e
terminou com sua morte, ocorrida em 323 (a. E. C.). Apesar disso, o império de
Alexandre uniu o mundo ocidental e o oriental, e espalhou os valores gregos de
virtude e beleza no território asiático.
Cultura Helenística: elementos gregos acabaram-se fundindo com as
culturas locais. Esse processo foi chamado de Helenismo e a
cultura grega mesclada a elementos orientais deu origem à Cultura
Helenística, numa
referência ao nome como os gregos chamavam a si mesmos – Helenos.
Administração do império de Alexandre Magno
Para
administrar o seu vasto império, Alexandre Magno buscou incorporar elementos da
cultura asiática à maneira de governar dos gregos. Na administração, o ouro
persa foi absorvido na cunhagem de moedas que circulavam por todo o império. Os
caminhos da conquista viraram estradas; e nas diversas Alexandrias que fundou,
surgiram centros de cultura e comércio. A maioria dos governantes regionais foi
mantida, mas passou a ser supervisionada. Cada grupo de província tinha um
responsável pelas finanças, que prestava contas a Babilônia, onde Hárpalo,
homem de confiança do imperador, dirigia a economia.
Exército de Alexandre Magno
Alexandre
Magno teve um exército poderoso – a falange – formação militar típica da
Macedônia, aperfeiçoada por Filipe II. Era composta por várias fileiras
laterais de soldados armados com uma lança de cinco a sete metros (sarissa). Os
soldados ficavam formados em filas de seis cada uma e somavam nove mil homens.
Estes eram distribuídos em seis batalhões formando uma verdadeira parede de
lanças. A infantaria era composta por soldados da Liga de Corinto, enquanto a
cavalaria era uma das partes mais experientes, pois reunia soldados com várias
gerações de lutas. Havia também batalhões de arqueiros e lançadores de azagaias
(lanças curtas de arremesso), Além de grupos especiais formados por
cartógrafos, engenheiros e científicos que eram capazes de construir máquinas
para transpor qualquer outro obstáculo.
Morte de Alexandre Magno
Alexandre
Magno morreu em 323 (a. E. C.) com 32 anos, deixando um dos mais vastos
impérios conhecidos até então. Como seus filhos ainda eram pequenos, o império
de Alexandre acabou dividido entre seus principais generais. Até hoje, os historiadores
especulam sobre a causa da sua morte. Alguns pensam que ele teria sido
envenenado por um inimigo, enquanto outros sustentam que ele contraiu malária
durante a viagem para Babilônia. Logo seu vasto e heterogêneo império se
desagregaria. Nos séculos II e I (a. E. C.), os reinos helenísticos aos poucos
foram conquistados pelos romanos, que se tornaram sucessores do império criado
por Alexandre Magno.
Após a leitura do texto, responda às seguintes
perguntas:
1.
O que você compreendeu por Império Macedônico?
2.
Qual foi o principal triunfo do império
macedônico para dominar os territórios? Explique sua resposta.
3.
Quem foi Alexandre Magno, conhecido como Alexandre,
o Grande? Quais foram seus feitos?
4.
Explique
a cultura Helenística.
5.
Como
era a administração do Império Macedônico?
Ampliando o conhecimento. VOCÊ SABIA?
Assista
ao vídeo e veja o incêndio na biblioteca de Alexandria em meados de 350 (a. E.
C.).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PCSXXb6J75c. Acesso em 03 de set. de 2020.
Alexandre, o Grande, e Aristóteles. Disponível em: https://youtu.be/Dy87fKhZQnE.
Acesso em 03 de set. de 2020.
Alexandre, o Grande, e Ptolomeu. Disponível em: https://youtu.be/bn7j4KD6DVo.
Acesso em 03 de set. de 2020.
Alexandre, o Grande, cena do discurso em Gaugamela. Disponivel em: https://youtu.be/yas1w4oNMnc.
Acesso em 03 de set. de 2020.
Atividade
5, 3º Bimestre. Período da postagem: Semana de 14 a 18/09/2020.
Tarefas:
Para
realizar as atividades desta semana, serão necessárias as seguintes
estratégias:
ü
Assista a aula do dia 16/09, do Centro de
Mídias sobre o Mediterrâneo, comércio e cultura;
ü
Disponível em: https://youtu.be/2FthCMxIQZg;
ü
Responda as seguintes questões:
Questões
1.
Se estivesse em uma caravana de comerciantes
no deserto, quais mercadorias você levaria para vender? E para qual lugar você
levaria?
2.
O mapa mostrado na aula indica o que? A setas
vermelhas apontam para quais continentes?
3.
Por que os comerciantes mudavam o tipo de
rota?
4.
O que significa a palavra especiarias?
5.
Quais especiarias foram apresentadas na aula?
6.
De que é feita a seda (tecido)?
7.
A porcelana é originária de qual país?
Atividade
6, 3º Bimestre: Período da postagem: Semana de 21 a 25/09/2020.
Tarefas:
Para realizar a atividade desta semana será necessário seguir as
seguintes estratégias:
ü Assistir a
aula da disciplina de História no CMSP, do dia 23/09/2020;
ü Responder
as questões que se seguem.
Questões:
1.
O que significa migração?
2.
Dê exemplos de migração na atualidade;
3.
O que é cultura?
4.
Por que as pessoas migram?
5.
A aula apresenta uma das teorias sobre a
migração e povoamento do espaço terrestre. Qual é essa teoria?
6.
Quais os lugares que Alexandre, o Grande,
migrou com seu exército na expansão da cultura Helenística?
7.
Quem são os Bárbaros?
8.
Que elementos contribuíram para o
enfraquecimento e o declínio do Império Romano do Ocidente?
9.
O que foi a Pax Romana?
10.
A Pax Romana, diminuiu a mão de obra escrava.
Quais as consequências?
Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização
das atividades à distância.
● Manter horários fixos.
● Ter ao alcance todos os materiais necessários.
● Separe um tempo para revisões.
● Evitar distrações.
Caros estudantes e responsáveis, cada atividade sugerida, foi
elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos
anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h
semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como
estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do
estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos
fazermos a adequação necessárias.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas.
Conteúdo do 1º Bimestre: A questão do
tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias e Formas
de registro da história e da produção do conhecimento histórico.
Habilidades e competências gerais: (EF06HI01A) Identificar
as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico); (EF06HI01C)
Reconhecer que a organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com
a sociedade e o contexto; (EF06HI02A) Identificar a importância das fontes
históricas para a produção do saber histórico;
Conteúdo do 2º Bimestre: Povos da
Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas
Américas (pré-colombianos); Os povos indígenas originários do atual território
brasileiro e seus hábitos culturais sociais e As noções de cidadania e política
na Grécia e em Roma: Domínios e expansão das culturas grega e romana;
Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e
negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de
organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades
linhageiras ou aldeias.
Habilidades e competências gerais: (EF06HI07B) Reconhecer a importância
da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do
conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas); (EF06HI10)
Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações
políticas, sociais e culturais e (EF06HI11) Caracterizar o processo de formação
da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico
e republicano.
Conteúdo do 3º Bimestre: Alexandre Magno (o Grande) ou Império Alexandrino;
Mediterrâneo: comércio e cultura; A circulação e interação entre povos: Do
final da antiguidade até a Era Medieval.
Habilidades e competências gerais: (EF06HI20*) Identificar os legados
dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa no Império
Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo; (EF06HI15) Descrever
as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e
seu significado; (EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas,
produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
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