CONTÉUDO PROGRAMÁTICO
Atividade 7, 3º bimestre.
Professor (a):
Claudio Oliveira Fernandes
Turma: Primeiros Anos A, B e
C do Ensino Médio.
Disciplina: História
Canal de resposta:
E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo para devolutiva: Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período da postagem:
Semana de 28/09 a 02/10/2020
Cronograma dos Plantões de dúvidas:
Disponibilizado nas observações desta atividade.
Material utilizado:
Para o desenvolvimento desta atividade desta semana vamos precisar dos seguintes
materiais:
ü Serão utilizados diferentes meios de comunicação,
celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as
diversas plataformas materiais disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom)
e pela unidade escolar Blog de atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz
Escola, volume 3.
Tarefas:
Para realização da atividade desta semana, será
necessário observar as seguintes estratégias:
ü
Assistir a aula da disciplina de História no CMSP, do dia 30/09/2020. Disponível
em: https://youtu.be/klL77NUH6dI;
ü
Leitura do texto complementar;
ü
Resolução das questões.
O Feudalismo na Europa Ocidental.
A estrutura econômica, social,
política e cultural que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média,
em substituição ao escravismo greco-romano, foi chamada de feudalismo e
caracterizou o modo de produção do período. Lembrando que, dentro de uma certa
visão de história (o materialismo histórico), modo de produção significa a
forma como se organiza a produção de riquezas numa sociedade, o que implica um
conjunto de relações econômicas, mas também sociais, políticas e culturais,
intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. Permite também, em
linhas gerais, caracterizar um determinado período histórico em uma dada região
(p. 117).
O feudo, unidade de
produção agrária, pertencia a uma camada de senhores feudais, que poderiam ser
membros do alto clero ou nobres guerreiros. A área de cada feudo apresentava-se
dividida em três partes:
- Manso
senhorial ou
domínio: área explorada pelos servos diretamente em benefício do senhor,
dentro do qual erguia-se o castelo;
- Manso servil:
correspondente as terras arrendadas pelos servos para exploração própria,
mas das quais deviam várias obrigações e taxas ao senhor feudal;
- Manso comunal: formado por terras –
normalmente pastos e bosques – de uso comum de senhores e camponeses.
O trabalho na
sociedade feudal estava fundado na servidão, relação que mantinha os
trabalhadores presos à terra e subordinados a uma série de obrigações em
impostos e serviços. Nessa época era comum que as pessoas nascessem, vivessem e
morressem sem jamais sair do mesmo lugar, atreladas às obrigações para com o
senhor do feudo (p. 118).
A sociedade feudal
baseava-se na existência de dois grupos sociais -senhores e servos – podendo
ser caracterizada como estamental, na medida em que as categorias eram
claramente definidas e não era comum qualquer tipo de mobilidade. Os servos
deviam uma série de obrigações para os senhores, normalmente conhecidas como
impostos feudais. Os principais eram:
§ Corvéia: trabalho
obrigatório nas terras do senhor (manso senhorial), executando reparos e
construções, além do plantio, durante alguns dias da semana;
§ Talha: porcentagem da
produção obtida no trabalho no manso servil;
§ Banalidade: imposto, pago em
produtos, pela utilização de equipamentos pertencentes ao senhor (forno, moinho,
celeiro).
Além desses impostos, existiam os cobrados sobre herança (mão morta),
de acordo com o número de membros da família (capitação) e destinados à igreja
(tostão de Pedro, uma espécie de dízimo). (p. 119).
Os senhores
feudais, por sua vez, ligavam-se entre si, travando relações de suserania
e vassalagem. Para marcar essa
relação de dependência, realizava-se uma cerimônia, a homenagem, durante
a qual o senhor que recebia, por exemplo, a concessão de uma área territorial,
realizava um juramento de fidelidade diante de uma relíquia religiosa ou
perante os evangelhos. (p. 120).
Questões:
1.
O que significa o termo ruralização, citado na aula?
2.
Quais foram os fatores históricos que possibilitaram a formação do
feudalismo?
3.
Esses processos impactaram o sistema econômico do nesse período, cite
um dos impactos;
4.
Como eram divididas as terras cultiváveis de um feudo?
5.
O que significa o termo comitatus, e como se dava essa
relação?
6.
A sociedade feudal era estamental e hierarquizadas. Como era dividida
a sociedade feudal?
7.
Quais as obrigações dos servos, no sistema feudal?
8.
Quem era responsável pela produção intelectual no mundo medieval?
Os textos foram
extraídos da seguinte fonte:
VICENTINO, Cláudio.
História para o ensino médio: história geral do Brasil. Volume único. São
Paulo: Scipione, 2001.
Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível,
para ajudar na realização das atividades à distância.
● Manter horários fixos;
● Ter ao alcance todos os materiais
necessários;
● Separe um tempo para revisões;
● Evitar distrações;
Conteúdo: O Feudalismo
Habilidades e
competências gerais: Desenvolver a
compreensão dos elementos socioculturais que constituem as identidades a partir
do estudo das questões de alteridade.
Objetivos: Apresentar as principais características do
feudalismo, por meio da análise de textos verbais e não verbais, mobilizando o
conhecimento do estudante com base em seus conhecimentos prévios,
proporcionando o protagonismo.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas.
Observações:
Cronograma
dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá
prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados
móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras
plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.
Cronograma Plantão de dúvidas
História das 1ª Séries do Ensino Médio |
||||||
Data/mês |
Dia da Semana |
Etapa/Ano/Série
& Outras clas. |
Horário início |
Horário fim |
Duração |
Componente |
Setembro |
SEG |
1ª série A do EM |
00:08:30 |
00:09:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
SEG |
1ª série C do EM |
00:09:35 |
00:10:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
SEG |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série C do EM |
00:11:05 |
00:11:50 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série A do EM |
00:11:50 |
00:12:35 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário