quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ATIVIDADE 17 - 1ª A, B e C - PROFº CLAUDIO

 

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO


Atividade 7, 3º bimestre.

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes

Turma: Primeiros Anos A, B e C do Ensino Médio.

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo para devolutiva:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: Semana de 28/09 a 02/10/2020

Cronograma dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta atividade.

 

Material utilizado:

Para o desenvolvimento desta atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas materiais disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom) e pela unidade escolar Blog de atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz Escola, volume 3.

 

Tarefas:

Para realização da atividade desta semana, será necessário observar as seguintes estratégias:

ü  Assistir a aula da disciplina de História no CMSP, do dia 30/09/2020. Disponível em: https://youtu.be/klL77NUH6dI;

ü  Leitura do texto complementar;

ü  Resolução das questões.

O Feudalismo na Europa Ocidental.

                A estrutura econômica, social, política e cultural que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média, em substituição ao escravismo greco-romano, foi chamada de feudalismo e caracterizou o modo de produção do período. Lembrando que, dentro de uma certa visão de história (o materialismo histórico), modo de produção significa a forma como se organiza a produção de riquezas numa sociedade, o que implica um conjunto de relações econômicas, mas também sociais, políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. Permite também, em linhas gerais, caracterizar um determinado período histórico em uma dada região (p. 117).

                O feudo, unidade de produção agrária, pertencia a uma camada de senhores feudais, que poderiam ser membros do alto clero ou nobres guerreiros. A área de cada feudo apresentava-se dividida em três partes:

  • Manso senhorial ou domínio: área explorada pelos servos diretamente em benefício do senhor, dentro do qual erguia-se o castelo;
  • Manso servil: correspondente as terras arrendadas pelos servos para exploração própria, mas das quais deviam várias obrigações e taxas ao senhor feudal;
  • Manso comunal: formado por terras – normalmente pastos e bosques – de uso comum de senhores e camponeses.

 

O trabalho na sociedade feudal estava fundado na servidão, relação que mantinha os trabalhadores presos à terra e subordinados a uma série de obrigações em impostos e serviços. Nessa época era comum que as pessoas nascessem, vivessem e morressem sem jamais sair do mesmo lugar, atreladas às obrigações para com o senhor do feudo (p. 118).

A sociedade feudal baseava-se na existência de dois grupos sociais -senhores e servos – podendo ser caracterizada como estamental, na medida em que as categorias eram claramente definidas e não era comum qualquer tipo de mobilidade. Os servos deviam uma série de obrigações para os senhores, normalmente conhecidas como impostos feudais. Os principais eram:

§  Corvéia: trabalho obrigatório nas terras do senhor (manso senhorial), executando reparos e construções, além do plantio, durante alguns dias da semana;

§  Talha: porcentagem da produção obtida no trabalho no manso servil;

§  Banalidade: imposto, pago em produtos, pela utilização de equipamentos pertencentes ao senhor (forno, moinho, celeiro).

Além desses impostos, existiam os cobrados sobre herança (mão morta), de acordo com o número de membros da família (capitação) e destinados à igreja (tostão de Pedro, uma espécie de dízimo). (p. 119).

Os senhores feudais, por sua vez, ligavam-se entre si, travando relações de suserania e vassalagem.  Para marcar essa relação de dependência, realizava-se uma cerimônia, a homenagem, durante a qual o senhor que recebia, por exemplo, a concessão de uma área territorial, realizava um juramento de fidelidade diante de uma relíquia religiosa ou perante os evangelhos. (p. 120).

Questões:

1.       O que significa o termo ruralização, citado na aula?

2.       Quais foram os fatores históricos que possibilitaram a formação do feudalismo?

3.       Esses processos impactaram o sistema econômico do nesse período, cite um dos impactos;

4.       Como eram divididas as terras cultiváveis de um feudo?

5.       O que significa o termo comitatus, e como se dava essa relação?

6.       A sociedade feudal era estamental e hierarquizadas. Como era dividida a sociedade feudal?

7.       Quais as obrigações dos servos, no sistema feudal?

8.       Quem era responsável pela produção intelectual no mundo medieval?

 

Os textos foram extraídos da seguinte fonte:

VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: história geral do Brasil. Volume único. São Paulo:  Scipione, 2001.

 

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos;

● Ter ao alcance todos os materiais necessários;

● Separe um tempo para revisões;

● Evitar distrações;

Conteúdo: O Feudalismo

Habilidades e competências gerais: Desenvolver a compreensão dos elementos socioculturais que constituem as identidades a partir do estudo das questões de alteridade.

Objetivos: Apresentar as principais características do feudalismo, por meio da análise de textos verbais e não verbais, mobilizando o conhecimento do estudante com base em seus conhecimentos prévios, proporcionando o protagonismo.

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

Observações:

Cronograma dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.

Cronograma Plantão de dúvidas História das 1ª Séries do Ensino Médio

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Setembro

SEG

1ª série A do EM

00:08:30

00:09:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

1ª série C do EM

00:09:35

00:10:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série C do EM

00:11:05

00:11:50

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série A do EM

00:11:50

00:12:35

00:00:45

Plantão de dúvidas

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