CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Professora Dra:
Ariella
Turmas:
2C, 2D, 2E
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula
Período de envio:
até 15/10/2020
Período de envio:
28/09 a 02/10
Plantão de dúvidas por
meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
2C: Quinta-feira das 21h20
às 21h50
2D: Sexta feira 20h50 às
21h20
2E: Quinta-feira das 20h20
às 20h50
Google Sala de Aula
Tutorial de acesso aqui anexado
Caso você tenha seguido
todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes
códigos:
2C: 47azegf
2D: wzi7nke
2E:
q7egkh6
Material
utilizado
Aula
do Centro de Mídia e box resumo
Tarefa
Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e
responder as questões-roteiro da aula
Objetivo
Refletir
sobre as mudanças na organização do trabalho e nas diferentes especializações e
funções que fomos adiquirindo ao longo do tempo. Compreender o que é emprego (e
sua distinção do sentido ontológico de trabalho), desemprego, trabalho
informal, suas manifestações e problemas na atualidade.
Habilidades
Identificar
as transformações no Mundo do Trabalho: as mudanças na organização do trabalho.
Compreende as categorias de emprego e desemprego na atualidade.
Orientações
1) Assistir as duas aulas de Sociologia do CMSP
Sobre Transformações
no Mundo do Trabalho, aula do dia 17 de setembro
Disponível em https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2980&id=41
Sobre Emprego e
Desemprego, aula do dia 24 de setembro
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=3202&id=41
2) Depois
de assistir as duas aulas (17 e 24 de setembro), responder as seguintes
questões-guia:
a) De
acordo com a aulas, as professoras citam mudanças na forma como trabalhamos ao
longo do tempo, na qual chamamos de Reestruturações Produtivas. O que é e quais
são as suas características?
b) Quais
são os três setores essenciais da economia?
c) O
que é precarização e flexibilização do trabalho?
d) Como
se classificam emprego, desemprego e trabalho informal?
e) Quais
são os tipos de desemprego que as professoras apresentam?
Observações:
Box-Resumo: Trabalho e
Alienação
Nas aulas e bimestres anteriores nós aprendemos muitas coisas
relacionadas à Cultura, suas manifestações, formas de organização,
hábitos adquiridos em Sociedade e como algo que nos diferencia dos animais
(principalmente devido à possibilidade
de transmiti-la por meio da linguagem). Depois dessa introdução, você aprendeu
a diferenciar a cultura geral da chamada cultura de massa e como essa
cultura massificada é produzida e disseminada por uma Indústria Cultural.
Relacionadas a essas discussões, vocês foram levados a refletir sobre o Consumo
e o Consumismo, que estão
diretamente vinculados, principalmente,
às sociedades ocidentais que passaram por processo de industrialização e
as falsas necessidades criadas a partir disso (e a sensação de felicidade). Por
último, foram discutidos a relação entre Juventude,
Consumo e Arte, conceitos que vão se modificando ao longo da história, e
como uma identidade juvenil é formada a partir do consumo, das propagandas e das
redes sociais. Em outros termos, como os meios de comunicação exercem forte
influência no consumo dos jovens, voltados para além da dimensão da mera
satisfação das necessidades, nas formas como nos vestimos e, inclusive, como
nos apropriamos de elementos de outros culturas e ressignificamos. Os novos
temas introduzidos nas aulas do dias dias 03 de 10 de setembro teve como
objetivo discutir como se produz cultura, os meios necessários para a nossa
sobrevivência e para a criação de novas necesidades através de um elemento fundamental:
o trabalho. Mas o trabalho aqui compreendido vai para além daquilo que você
conhece. Você deve ter percebido como “Trabalho” é um conceito que muda ao
longo da história e como ele se diferencia do Emprego. Aprendeu também que o trabalho não é um elemento apenas
que garante a nossa sobrevivência, mas a partir do momento que é uma mediação,
o homem transforma a natureza e a si mesmo. E na concepção moderna,
capitalista, esse conceito está intimamente ligado ao da Alienação e Fetiche da
Mercadoria, conceitos desenvolvidos por Karl Marx em o Capital. Alienação nada mais é do que o estranhamento que o trabalhador passa
a ter com o produto do seu trabalho, ou seja, o trabalhador não mais dominando
todas as etapas de fabricação e não possuindo os meios de produção para tal.
Assim, esse trabalhdor acaba não se reconhecendo no produto do seu trabalho,
naquilo que ele produz. É como se o produto tivesse surgido independente do
homem/produtor, como uma espécie de feitiço, daí o termo utilizado por Max:
fetichismo da mercadoria. É uma sensação de que o produto possui vida própria,
pois esconde as relações de trabalho por trás de sua produção. Exemplo, quando
você compra uma mochila, um celular, você não pensa nas pessoas que produziram
esse produto ou os materiais necessários para a sua fabricação, pensa? Esses fenômenos,
a Alienação e o fetiche da Mercadeoria, estão intimante ligados ao que chamamos
de racionalização do trabalho, tema das aulas do dia 17 e 24 de setembro.
Você provavelmente já ouviu falar em taylorismo, fordismo e toyotismo, não?
Pois é, depois que o capitalismo se constituiu como força econômica e relação
social dominante, a humanidade perdeu a concepção totalizando do trabalho (ou
seja, apenas conhece partes do trabalho) e passou a desempenhar apenas funções
na sociedade, que chamamos de emprego.
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