quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ATIVIDADE 17 - 2ª C, D e E - PROFª ARIELLA


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Professora Dra: Ariella

Turmas: 2C, 2D, 2E

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Sala de Aula

Período de envio: até 15/10/2020

Período de envio: 28/09 a 02/10

 

 

Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula

2C: Quinta-feira das 21h20 às 21h50

2D: Sexta feira 20h50 às 21h20

2E: Quinta-feira das 20h20 às 20h50

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial de acesso aqui anexado

Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:

2C: 47azegf

2D: wzi7nke

2E: q7egkh6

 

Material utilizado

Aula do Centro de Mídia e box resumo

 

Tarefa

Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e responder as questões-roteiro da aula

 

Objetivo

Refletir sobre as mudanças na organização do trabalho e nas diferentes especializações e funções que fomos adiquirindo ao longo do tempo. Compreender o que é emprego (e sua distinção do sentido ontológico de trabalho), desemprego, trabalho informal, suas manifestações e problemas na atualidade.

 

Habilidades

Identificar as transformações no Mundo do Trabalho: as mudanças na organização do trabalho. Compreende as categorias de emprego e desemprego na atualidade.

 

Orientações

 

1)      Assistir as duas aulas de Sociologia do CMSP

 

Sobre Transformações no Mundo do Trabalho, aula do dia 17 de setembro

Disponível em https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2980&id=41

 

Sobre Emprego e Desemprego, aula do dia 24 de setembro

Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=3202&id=41

 

2)      Depois de assistir as duas aulas (17 e 24 de setembro), responder as seguintes questões-guia:

 

a)      De acordo com a aulas, as professoras citam mudanças na forma como trabalhamos ao longo do tempo, na qual chamamos de Reestruturações Produtivas. O que é e quais são as suas características?

b)      Quais são os três setores essenciais da economia?

c)      O que é precarização e flexibilização do trabalho?

d)      Como se classificam emprego, desemprego e trabalho informal?

e)      Quais são os tipos de desemprego que as professoras apresentam?

 

Observações:

São duas atividades: 1) assistir as duas aulas; 2) responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a atividade) Atividade 17, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP,  para entrega de atividades e plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.

 

Box-Resumo: Trabalho e Alienação

 

Nas aulas e bimestres anteriores nós aprendemos muitas coisas relacionadas à Cultura, suas manifestações, formas de organização, hábitos adquiridos em Sociedade e como algo que nos diferencia dos animais (principalmente  devido à possibilidade de transmiti-la por meio da linguagem). Depois dessa introdução, você aprendeu a diferenciar a cultura geral da chamada cultura de massa e como essa cultura massificada é produzida e disseminada por uma Indústria Cultural. Relacionadas a essas discussões, vocês foram levados a refletir sobre o Consumo e o Consumismo,  que estão diretamente vinculados, principalmente,  às sociedades ocidentais que passaram por processo de industrialização e as falsas necessidades criadas a partir disso (e a sensação de felicidade). Por último, foram discutidos a relação entre Juventude, Consumo e Arte, conceitos que vão se modificando ao longo da história, e como uma identidade juvenil é formada a partir do consumo, das propagandas e das redes sociais. Em outros termos, como os meios de comunicação exercem forte influência no consumo dos jovens, voltados para além da dimensão da mera satisfação das necessidades, nas formas como nos vestimos e, inclusive, como nos apropriamos de elementos de outros culturas e ressignificamos. Os novos temas introduzidos nas aulas do dias dias 03 de 10 de setembro teve como objetivo discutir como se produz cultura, os meios necessários para a nossa sobrevivência e para a criação de novas necesidades através de um elemento fundamental: o trabalho. Mas o trabalho aqui compreendido vai para além daquilo que você conhece. Você deve ter percebido como “Trabalho” é um conceito que muda ao longo da história e como ele se diferencia do Emprego. Aprendeu  também que o trabalho não é um elemento apenas que garante a nossa sobrevivência, mas a partir do momento que é uma mediação, o homem transforma a natureza e a si mesmo. E na concepção moderna, capitalista, esse conceito está intimamente ligado ao da Alienação e Fetiche da Mercadoria, conceitos desenvolvidos por Karl Marx em o Capital.  Alienação nada mais é do que o estranhamento que o trabalhador passa a ter com o produto do seu trabalho, ou seja, o trabalhador não mais dominando todas as etapas de fabricação e não possuindo os meios de produção para tal. Assim, esse trabalhdor acaba não se reconhecendo no produto do seu trabalho, naquilo que ele produz. É como se o produto tivesse surgido independente do homem/produtor, como uma espécie de feitiço, daí o termo utilizado por Max: fetichismo da mercadoria. É uma sensação de que o produto possui vida própria, pois esconde as relações de trabalho por trás de sua produção. Exemplo, quando você compra uma mochila, um celular, você não pensa nas pessoas que produziram esse produto ou os materiais necessários para a sua fabricação, pensa?  Esses fenômenos, a Alienação e o fetiche da Mercadeoria, estão intimante ligados ao que chamamos de racionalização do trabalho, tema das aulas do dia 17 e 24 de setembro. Você provavelmente já ouviu falar em taylorismo, fordismo e toyotismo, não? Pois é, depois que o capitalismo se constituiu como força econômica e relação social dominante, a humanidade perdeu a concepção totalizando do trabalho (ou seja, apenas conhece partes do trabalho) e passou a desempenhar apenas funções na sociedade, que chamamos de emprego.

 

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