Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 6º e 7º
Disciplina: Eletiva/Música
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 12 de Novembro 2020
Período de envio: 26 á 30 de outubro de 2020
Plantão de duvidas: Quinta-feira das 10:00 ás 17:00 (Utlilizar email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as, chegamos ao 4 º bimestre e continuamos firmes, fortes á nossa jornada em
busca do conhecimento. Dando prosseguimento aos estudos, nesta aula iremos abordar a importância da música
como uma aliada (super companheira) em tempos de Pandemia.
Vamos a atividade 18 !
Observações:
- Extremamente importante desenvolver as atividades, constarão como presença e nota.
- Muito importante assistir a vídeo aula do Professor Vinicius (até o final) se inscrever no canal e curtir o vídeo para
constar como comprovação que assistiu a aula.
- Muito importante não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de
sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Material utilizado:
- Caderno
- Caneta
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Bons estudos meus queridos/as.
Eletiva – Música
Atividade 18: Música: Uma
aliada do cérebro em tempos
de quarentena
Imagem:
https://br.pinterest.com/pin/634655772462887086/
Iniciando conversa: Música: Uma aliada do cérebro
em tempos de quarentena
Nesses tempos de isolamento
social e
confinamento domiciliar, pensar em nossa saúde mental é fundamental. Temos
visto várias sugestões de atividades para nos mantermos ativos intelectualmente
e uma das atividades que mais mobiliza nosso cérebro é a música.
Estudos das neurociências têm demonstrado que a percepção
dos sons envolve tanto as áreas do córtex cerebral quanto as do sistema límbico
– aquele responsável pelas emoções -, fazendo com que o processamento musical
seja influenciado pelas emoções. Ou seja, quando você escuta uma música, sua emoção obrigatoriamente é
mobilizada. Assim, por que não usar isso a nosso favor neste período de quarentena? Aproveitar a música para
estimular positivamente nosso cérebro. São inegáveis os efeitos benéficos
que a música proporciona às pessoas em diferentes momentos da vida.
Relaxamento, motivação, companhia, lembranças, carinho … O cardápio está posto,
basta o freguês escolher!
Ao ouvirmos uma música, também estimulamos
a concentração, a atenção visual e a atenção
auditiva. É uma forma de focarmos um pouco em uma atividade que é cultural,
lúdica e, ao mesmo tempo, estimularmos nossas habilidades mentais. O ponto
maravilhoso desta história é que; além de poder usufruir livremente da música,
seus efeitos podem ser utilizados terapeuticamente, ou seja, por profissionais
habilitados para fins específicos de saúde e bem-estar das pessoas. Este ramo de
trabalho é a Musicoterapia, que estuda e utiliza a música e seus elementos (ritmo,
melodia, harmonia) para objetivos específicos, a serem alcançados por meio de
métodos e técnicas pré-estabelecidas. Este uso “medicinal” da música já é
relatado em comunidades primitivas; porém, consideramos que a moderna Musicoterapia teve início após a 2ª Guerra Mundial, na
reabilitação dos soldados feridos. Com um importante avanço a partir das pesquisas em neurociências, destacando as técnicas de
imagens do cérebro, foi possível verificar uma grande mobilização cerebral
provocada pela música. Associado ao ato de ouvir as práticas de cantar e tocar
um instrumento, ativa-se ainda as áreas visuais e motoras.
Publicado em: 27/05/2020 por: Assessoria
de Imprensa SUPERA. Site: https://metodosupera.com.br/musica-uma-aliada-do-cerebro-em-tempos-de-quarentena/
Agora que você leu o texto responda:
1 – Neste período de confinamento e
isolamento social estudamos alguns instrumentos musicais. Você sentiu alguma
mudança em seu conceito em relação a música e sua personalidade? Explique.
2 -
Ouça as seguintes músicas:
Música
- 1
O Tempo Foge
- Alter ego: https://www.youtube.com/watch?v=wWCsCL8WP10
A - Qual a relação dá música: O tempo foge com
o período de confinamento nesta quarentena? Aponte trechos caso haja relações.
Música – 2
Pelo mundo - Abertura Os
Cavaleiros do Zodíaco Hades a Saga do santuário
https://www.youtube.com/watch?v=vZ8ihOphtho
B - Em sua opinião
quais características e sentimentos a letra da canção Pelo mundo traz para você em
todo esse período de Pândemia?
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e
disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir a vídeo aula
do Professor Vinicius, se inscrever no canal e curtir como comprovação de
visualização da aula.( Quem ainda não assistiu)
- O trabalho sugerido foi pensando no
tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva
com calma sua tarefa.
Observações:
- A atividade pode ser feita: No
caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.
- Fazer a leitura e assistir com
calma o conteúdo.
-Acompanhar as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão
utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter
melhor rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas,
mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do
Professor e blog da unidade escolar nos comentarios. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em
construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente
sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do
Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do Trabalho
Habilidades:
(EF15AR26) Explorar
diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística.
(EF02AR14) Perceber,
explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos,
brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.
(EF03AR14) Perceber,
explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e
apreciação musical.
(EF04AR13) Identificar e
apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de
diferentes países.
(EF04AR15) Explorar e
caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os
elementos constitutivos da música.
Competências Gerais:
Artes
- Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
- Analisar e valorizar o patrimônio artístico
nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes
visões de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário