quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ATIVIDADE 18 - 6º e 7º - Eletiva/Música - Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

 Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 6º e 7º 

Disciplina: Eletiva/Música

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 12 de Novembro 2020

Período de envio: 26 á 30 de outubro de 2020

Plantão de duvidas: Quinta-feira das 10:00 ás 17:00 (Utlilizar email do Professor)

Oláaa meus alunos/as queridos/as, chegamos ao 4 º bimestre e continuamos firmes, fortes á nossa jornada em

busca do conhecimento. Dando prosseguimento aos estudos, nesta aula iremos abordar a importância da música

como uma aliada (super companheira) em tempos de Pandemia.

Vamos a atividade 18 !

Observações:

- Extremamente importante desenvolver as atividades, constarão como presença e nota.

- Muito importante assistir a vídeo aula do Professor Vinicius (até o final) se inscrever no canal e curtir o vídeo para

constar como comprovação que assistiu a aula.

- Muito importante não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

- Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de

sua tarefa.

- Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

Material utilizado:

- Caderno

- Caneta

-Celular ou notebook(caso tenham)

-Internet

Bons estudos meus queridos/as.

Eletiva – Música

Atividade 18: Música: Uma aliada do cérebro em tempos de quarentena

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/634655772462887086/

 

Iniciando conversa: Música: Uma aliada do cérebro em tempos de quarentena

   Nesses tempos de isolamento social e confinamento domiciliar, pensar em nossa saúde mental é fundamental. Temos visto várias sugestões de atividades para nos mantermos ativos intelectualmente e uma das atividades que mais mobiliza nosso cérebro é a música.

   Estudos das neurociências têm demonstrado que a percepção dos sons envolve tanto as áreas do córtex cerebral quanto as do sistema límbico – aquele responsável pelas emoções -, fazendo com que o processamento musical seja influenciado pelas emoções. Ou seja, quando você escuta uma música, sua emoção obrigatoriamente é mobilizada. Assim, por que não usar isso a nosso favor neste período de quarentena? Aproveitar a música para estimular positivamente nosso cérebro.  São inegáveis os efeitos benéficos que a música proporciona às pessoas em diferentes momentos da vida. Relaxamento, motivação, companhia, lembranças, carinho … O cardápio está posto, basta o freguês escolher!

   Ao ouvirmos uma música, também estimulamos a concentração, a atenção visual e a atenção auditiva. É uma forma de focarmos um pouco em uma atividade que é cultural, lúdica e, ao mesmo tempo, estimularmos nossas habilidades mentais. O ponto maravilhoso desta história é que; além de poder usufruir livremente da música, seus efeitos podem ser utilizados terapeuticamente, ou seja, por profissionais habilitados para fins específicos de saúde e bem-estar das pessoas. Este ramo de trabalho é a Musicoterapia, que estuda e utiliza a música e seus elementos (ritmo, melodia, harmonia) para objetivos específicos, a serem alcançados por meio de métodos e técnicas pré-estabelecidas. Este uso “medicinal” da música já é relatado em comunidades primitivas; porém, consideramos que a moderna Musicoterapia teve início após a 2ª Guerra Mundial, na reabilitação dos soldados feridos. Com um importante avanço a partir das pesquisas em neurociências, destacando as técnicas de imagens do cérebro, foi possível verificar uma grande mobilização cerebral provocada pela música. Associado ao ato de ouvir as práticas de cantar e tocar um instrumento, ativa-se ainda as áreas visuais e motoras.

Publicado em: 27/05/2020 por: Assessoria de Imprensa SUPERA. Site: https://metodosupera.com.br/musica-uma-aliada-do-cerebro-em-tempos-de-quarentena/

Agora que você leu o texto responda:

1 – Neste período de confinamento e isolamento social estudamos alguns instrumentos musicais. Você sentiu alguma mudança em seu conceito em relação a música e sua personalidade? Explique.

2 -  Ouça as seguintes músicas:

Música - 1

 O Tempo Foge - Alter ego: https://www.youtube.com/watch?v=wWCsCL8WP10

A - Qual a relação dá música: O tempo foge com o período de confinamento nesta quarentena? Aponte trechos caso haja relações.

Música – 2

Pelo mundo - Abertura Os Cavaleiros do Zodíaco Hades a Saga do santuário

https://www.youtube.com/watch?v=vZ8ihOphtho

B - Em sua opinião quais características e sentimentos a letra da canção Pelo mundo traz para você em todo esse período de Pândemia?

 

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome completo da escola

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Ler o texto.

- Assistir a vídeo aula do Professor Vinicius, se inscrever no canal e curtir como comprovação de visualização da aula.( Quem ainda não assistiu)

- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

Observações:

- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.

- Fazer a leitura e assistir com calma o conteúdo.

-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentarios. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo do Trabalho

Habilidades:

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.

(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

(EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

Competências Gerais:

Artes

- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário