quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ATIVIDADE 17 - 1ªD - História - Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

 Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 1ªD

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 12 de Novembro

Período de envio: 26 á 30 de Outubro.

Oláaa meus alunos/as queridos/as! Espero que esteja tudo bem com todos vocês, chegamos ao 4º bimestre e

continuaremos á nossa jornada em busca do conhecimento! No episódio anterior estudamos o Império Romano:

Ascensão de Julio Cesar e , como se configurou a origem do Império e sua disfusão cultural. Na aula de hoje iremos

analizar semelhanças e lagado do Império Romano nos dias de hj. Vamos á aula 17.


Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades constarão como presença e nota.

- Não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

- Fazer a leitura das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização

de sua tarefa.

- Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar

lápis).

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno, livro didático.

-Internet.


Bons estudos meus queridos/as.

História – 1ºD

Atividade 17 – Império Romano e seu legado nos dias atuais


Imagem: https://www.discoverynaescola.com/programacion/legado-do-imperio-romano/

Iniciando a conversa: O Historiador Francês Jacques Legoff faz um uma comparação entre a atual dominação estadunidense sobre o mundo e a que era exrecida pelo Império Romano:

“ Os Romanos de fato conseguiram fazer uma coisa que os americanos não alcançaram: eles transformaram os habitantes de seu império em cidadãos romanos. Há um acontecimento que considero um dos maiores da história (...), que é o Edito de Caracala (212 d.C.), que levou a cidadania romana a todos os habitantes do império. Já no primeiro século da era cristã, o próprio São Paulo, que era judeu (...), se dizia antes de tudo um cidadão romano.

Não quero dizer que seja culpa deles, mas os americanos estão num mundo em que a americanização deve forçosamente parar num certo momento. Pode haver uma americanização dos meios (...), pois os produtos culturais seduzem muita gente. Com sua potência militar ou econômica, eles dominam muitos Estados, mas não estão numa situação que lhes permita fazer das pessoas que dominam verdadeiros americanos. Isso é ao mesmo tempo bom e ruim. É bom, porque as pessoas conservam o que se chama hoje de sua identidade. È ruim, porque isso impede que essas pessoas se tornem membros inteiros da democracia americana, que é, apesar de seus enormes defeitos, uma democracia.”

                                                                                                                                 LE GOFF, Jacques. In: Folha de S.Paulo. Caderno Mais, 14 abr.2002

    

 

Agora que você leu o texto responda:

1 – Que outras comparações de: Semelhanças ou diferenças, você faria entre o domínio do Império Romano e o atual poder mundial dos Estados Unidos?

Mínimo 10 linhas

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

Observações:

- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo do trabalho:

 - Retomar os aspectos políticos e sociais que levaram a ascensão dos militares ao poder em Roma.                                                                                                                                          

 - Relacionar o declínio do império Romano do ocidente com suas questões políticas e administrativas internas.

 - Problematizar a questão das invasões Germânicas e sua relação com o declínio do Império Romano.

 

Habilidades

H2- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

 

Competências

- Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

- Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário